alfa 156 TSpark 1.8, problemas!

xterra

New member
Boas pessoal é o meu 1º post, espero que alguem me dê umas dicas!
O meu alfa 156 1.8 está com dois problemas, um é com indicador do nivel de gasolina que não marca o que realmente tem o deposito, marca menos! Haverá algum meio de solucionar eu o problema?
Depois tem outro mais chato, que é o de ter por vezes o relentin inconstante, ou seja quando quando desce de rotação mto rápido com o pé na embraiagem, quase se cala o motor e logo de seguida sobe a´t ás 2000 rpm aprox. e torna a descer e torna a subir... isto por vezes parado em bichas de trânsito... É chato e consome mais o carro!... :(

Se alguem me pudesse ajudar agradecia muito.

Abraço a todos.

1o problema - por uma questão se segurança, o indicador de gasolina marca menos do que o carro tem, não vá alguém ficar apeado por falta de gota. A fiar-me no ponteiro do meu carro, já estou com litros negativos no depósito (ponteiro abaixo de zero) quando acende a luz da reserva...

2o problema - "ralenti" instável pode significar, normalmente, problemas na ignição (velas sujas ou gastas, cabos com maus contactos...), borboleta do ar suja (limpar é +/- fácil) ou nos injectores (hope not).

O problema do indicador da gasolina é mais acentuado do que a diferênça que é normal haver do
verdadeiro nivel de gasolina.. Marca mesmo mto menos, + ou - 15/20 litros.. O alfa156 leva 62L.
Em relação ao problema do ralenti instável, o problema não é permanente, só acontece mesmo quando desce rápido (solto) o motor de rotação. Problemas de velas ou cabos com maus contactos
não parece ser porque o carro carbura bem, sem falhas e pega tambem.
Pode ser falta de ar, como é que limpo a borboleta do ar, onde fica localizada no alfaromeo?

Obrigado, "ClioII" por tentares ajudar.

Quanto ao problema da gasolina, deve ser defeciência na boia da gasolina que fica dentro do depósito.Em príncipio tem que a trocar.
Quanto ao 2º problema, pode ser as velas gastas ou com com deficiência. Estes motores gastam 2 velas por cilindro e se não estiverem boas, alteram o comportamento do motor. Neste ultimo caso, o carro devia ser ligado a uma maquina para detectar o problema.

citação:Originalmente colocada por xterra

O problema do indicador da gasolina é mais acentuado do que a diferênça que é normal haver do
verdadeiro nivel de gasolina.. Marca mesmo mto menos, + ou - 15/20 litros.. O alfa156 leva 62L.
Em relação ao problema do ralenti instável, o problema não é permanente, só acontece mesmo quando desce rápido (solto) o motor de rotação. Problemas de velas ou cabos com maus contactos
não parece ser porque o carro carbura bem, sem falhas e pega tambem.
Pode ser falta de ar, como é que limpo a borboleta do ar, onde fica localizada no alfaromeo?

Obrigado, "ClioII" por tentares ajudar.

De nada! Por isso é que existe o fórum! [8D]

A borboleta fica sempre na ligação entre o filtro de ar e a admissão do motor. Se fores hábil, podes limpar tu mesmo. Eu nunca limpei a minha, mas acho que havia por aí um "post" qualquer sobre isso.

Pergunta ao "user" CL. Ele é bem capaz de te dar umas excelentes dicas. Ah! E outro gajo hábil, que faz algumas das suas própias reparações e é "tarado" por Alfas é o Baiones. ;)

O primeiro problema é a boia de certeza..
O segundo, é o sensor que controla o relanti...
Isso não é grave, mas eu já troquei isso no meu 1.6 TS

citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

O primeiro problema é a boia de certeza..
O segundo, é o sensor que controla o relanti...
Isso não é grave, mas eu já troquei isso no meu 1.6 TS

O sensor foste tu que mudas-te? E a bói muda-se sem mecher no depósito? Tenho alguns conhecimentos de mecanica, mas de motas...
Alguem tem ou sabe onde fazer download de microfichas do alfa 156?

Abraço e obr.!

viva, tb ja tive esse problema do ralenti do meu 156 1.6 e na altura no concesionario disseram-me que era um problema cumum nestes carros. foi substituido o potenciometro da borboleta e nca mais deu problemas

citação:Originalmente colocada por alfa_power

viva, tb ja tive esse problema do ralenti do meu 156 1.6 e na altura no concesionario disseram-me que era um problema cumum nestes carros. foi substituido o potenciometro da borboleta e nca mais deu problemas

A peça que dizes ter mudado deve de ser o "MAF sensor" não?

Em quanto te ficou mudar isso? Li algures que fora de portugal ficava por volta de 500€´s, é verdade?! Grande roubalheira, por uma coisa tão pequena!! :(
Por outro lado há a possibilidade de limpar a peça, mas acho que é preciso uma ferramenta especifica para a desemvcaixar do sitio, algum user alfista já fez isso com sucesso?

cumprim.

Em quanto te ficou mudar isso? Li algures que fora de portugal ficava por volta de 500€´s, é verdade?! Grande roubalheira, por uma coisa tão pequena!! :(
Por outro lado há a possibilidade de limpar a peça, mas acho que é preciso uma ferramenta especifica para a desemvcaixar do sitio, algum user alfista já fez isso com sucesso?

cumprim.

Já agora aproveito o post para perguntar onde se situa o potenciómetro
e qual o preço do mesmo. Cumpts.

citação:Originalmente colocada por xterra

cumprim.
Não é a MAF, é um potenciometro que controla o ralenti.

É diferente...

Este tópico deveria estar no geral não?

na altura que comprei o carro notava-se isso no ralanti, e tinha outro problema que era ao arrancar o carro parecia que "abafava" sobretudo em subidas, mas nca ia abaixo, apenas perdia a força. levei-o ao stand ao abrigo da garantia e mudaram o potenciomentro da borboleta(pelo que me disseram) e o carro ficou com os dois problemas resolvidos.

na altura que comprei o carro notava-se isso no ralanti, e tinha outro problema que era ao arrancar o carro parecia que "abafava" sobretudo em subidas, mas nca ia abaixo, apenas perdia a força. levei-o ao stand ao abrigo da garantia e mudaram o potenciomentro da borboleta(pelo que me disseram) e o carro ficou com os dois problemas resolvidos.

São esses mesmos sintomas que tem o meu! [:o)]
Alguem sabe onde fica situado o pontenciometro da borboleta para ver se posso muda-lo eu? [|)]

ui, a famosa borboleta do Alfa! o potenciómetro do meu também já foi substituido (ou foi apenas lavada, não me recordo)

Mas onde está colocada?!!
Parece uma operação que possa eu fazer.. Não quero pagar mais pela mão de obra que pela peça!!

abr.

Back