Alfa 4c

Sobre as criticas à caixa, de facto percebo essa percepção de alguma hesitação sobretudo no momento de reduzir em modo auto, mas é algo que não se torna problemático visto que em modo manual a hesitação desaparece.
Eu sinceramente não notei hesitação, mas também já estou calejado com a caixa (num Giu) e sei como reage aos diferentes inputs do pé direito, havendo o ligeiro prenuncio de hesitação, mais vigor no pé direito e a hesitação desaparece. Aos comandos do piloto, o 4c não sofreu qualquer hesitação pois foi sempre em controlo manual. Alias o unico a hesitar fui eu, quando já eu estava a calcar o pé ficticio do travão do pendura, ainda o piloto continuava a pisar violentamente o acelerador com a maior das descontrações .[:D]

Como já referi no tópico ao lado: Memorável!

Infelizmente não. O evento estava bastante mal organizado. E nota-se bem que na "família" alfa o pertencer aos clubes e grupos dá jeito. [;)]

Numa coisa estava "bem organizado": só terá andado no 4C quem previamente se inscreveu através do site da Alfa. A questão é que havia inscrições limitadas e por exemplo eu próprio, não obstante me ter inscrito, fiquei de fora.

O 4C impressiona pelo tamanho... É pequeno, compacto e muito muito rasteiro.

Tem um som engraçado, nota-se que é claramente escape, mas já dá algum gozo.

Infelizmente não. O evento estava bastante mal organizado. E nota-se bem que na "família" alfa o pertencer aos clubes e grupos dá jeito. [;)]

Exactamente o que eu penso.

Quanto ao primeiro, já cansa dizer sempre o mesmo mas as fotos não lhe fazem justiça, só vendo ao vivo. Largo, curto e baixinho... muito bom. É um brinquedo.
O som é alto e estridente, o que para mim é de louvar sendo um carro de fábrica. Mas vê-se isso mesmo, no fim de contas é um 4 cilindros turbo e o som é escape e por vezes faz lembrar quase uma linha directa.

Quanto ao segundo... tive 2 horas na fila, por exemplo. Não percebi muito bem qual o critério seguido para decidir quem fazia o quê. Falei com um homem que estava ao meu lado que me disse ''Eh pá mandei uma frase, já nem me lembro o que escrevi, e pronto ganhei, vou andar de 4c''. Todos mandaram uma frase, supostamente... agora o porquê de uns andarem 20 segundos a passar entre pinos cá fora e outros irem para a pista dar umas voltas no 4c, não sei...
Mas, não querendo ser injusto, fiquei (eu e o amigo com quem fui, também) com a clara ideia de que não foi acaso e que não foram os ''graúdos'' que ficaram a ver os outros andar...

e havia comes e bebes, ao menos?[:)]

[:D]

Pelo menos vinguei-me nos pasteis, bolos, sumo e tal... e a falar com as gajas, que eram bastantes.

Mas o que gostava mesmo era de ter andado no 4c...

Infelizmente não pude ir.

Vários amigos foram e conduziram.

O aspecto realmente negativo foi consensual. A caixa de velocidades. Lenta e pouco precisa. Um aspecto que bem resolvido podia tornar o carro ainda mais fantástico.

Ao que consta o modo "race" nunca foi activado, apenas o modo "dynamic". Não sei se terá alguma influência na caixa de velocidades...

Infelizmente não. O evento estava bastante mal organizado. E nota-se bem que na "família" alfa o pertencer aos clubes e grupos dá jeito.

Não acho que o evento tivesse sido mal organizado. O maior problema penso que foi a enorme afluência e acho que foi apenas aí que "pecaram". Deviam ter inscrito apenas metade das pessoas.
O tempo de espera para o 4C era grande, tanto na fila de inscrição/confirmação, como depois para o test drive!
Não sei como foi o vosso contacto com a Alfa Romeo, eu escrevi uma frase e disse que levava acompanhante. Do que me lembro só as melhores frases davam direito ao test drive no 4C. A meio da semana passada acabei por receber este mail:

Bom dia,

Informamos que foi seleccionado(a) para participar na Experiência Gama Alfa Romeo – Giullietta, no Alfa Romeo Track Day, no próximo dia 7 de Setembro, a ter lugar no Autódromo do Estoril, das 13h30 às 19h00.

Agradecemos a sua presença no Autódromo para acreditação até às 16h20, hora em que se inicia a sua Experiência. A não presença na hora indicada pode anular a sua participação.

Para validar a sua presença solicitamos a resposta de confirmação a este e-mail.

Além das experiências para o qual foi seleccionado(a), relembramos que temos uma série de outras actividades a decorrer no local dirigidas aos acompanhantes, incluindo crianças.

O acesso ao Track Day e estacionamentos é efectuado pela entrada lateral de acesso ao Paddock e boxes do Autódromo do Estoril.

Divirta-se nesta tarde única e inesquecível,

Acabei por ir para a fila às 16h e às 16h40 já estava dentro do Giullieta.

Na altura da confirmação, perguntei se dava para trocar para o AR 4C ao que me foi respondido que sim. Mas que só haveria disponibilidade a partir das 19h... como já tinha outros compromissos acabei por perder talvez a unica oportunidade que tive para conduzir um AR 4C! :sh)[:D]

Relativamente ao compadrio com os clubes e grupos, até faz sentido que assim seja.

Last edited:
Conduzi o cinzento.

Já ia avisado, mas mesmo assim fiquei surpreendido com pureza das sensações que transmite.
Um carro moderno que não luta contra com o condutor! Um passo em frente gigante para a Alfa Romeo.

Bom parece-me que cada um teve uma visão diferente da sua experiência em relação á organização. Deixo o meu ponto de vista

- Fui selecionado para a experiencia 4C sem qualquer tipo de compadrio (não pertenço a nenhum clube alfa, nem conheço ninguem no meio), inscrevi-me através do formulário que tantos outros usaram, pus uma frase e recebi dias depois um mail semelhante ao que o levezinho ja postou. Não sei o critério de seleção para as experiências (qualidade das frases?), mas posso assegurar que não foi por cunhas.
- A afluência parece-me que foi bastante superior ao experado pela organização, o que é positivo para a marca mas naturalmente causou alguns atrasos. Eu fui do Porto, cheguei ao recinto as 15h30m, fiz a minha experiencia de condução por volta das 5h (até um pouco antes do agendado 5h30) e consegui ver todos os items de exposição, comer e beber, estar a apreciar os carros no padock e a passarem na reta.
- A experiencia 4C em si, fiz um briefing de cerca de 10 minutos, esperei mais 10 minutos por vez num dos 3 carros que andavam a rolar, e lá fui eu (no cinza), sem grandes confusões.
- Quem pertencia a um clube alfa, presumo que tenha havido organização prévia, teve o privilégio de andar com o seu carro na pista, o que também me pareceu bem organizado.

Só me queixo de algum tempo de espera para a acreditação inicial mas julgo que nem a organização esperava uma afluencia tao grande. Também não percebi o critério de inscrição, pelo que percebi no local, era um evento aberto a todos, no entanto quando recebi o e-mail de convite nao fiquei com essa sensação. Como resultado prático, levei acompanhantes que também se poderiam ter inscrito e não o fizeram por não sabermos, mas ai nada a apontar, foi interpretação minha.

Podia ter corrido melhor? Podia, mas sinceramente foi um dia de grande convivio e pareceu-me que tudo corria com boa vontade e esforço da organização.

Numa coisa estava "bem organizado": só terá andado no 4C quem previamente se inscreveu através do site da Alfa. A questão é que havia inscrições limitadas e por exemplo eu próprio, não obstante me ter inscrito, fiquei de fora.

Nem seria possível de outra forma.

A questão é que parecem ter convidado demasiadas pessoas e o programa era demasiado simples para o que outras marcas (mais habituadas) fazem.

Uma pessoa inscrever-se, "ganhar" o programa "Condução Desportiva", chegar lá, estar 1h15m para acreditação e o programa condução desportiva ser um Slalom 1 vez... pouco mais de 20seg. É uma vergonha.

Ainda há pouco tempo fui a um evento semelhante da Renault, a acreditação demorou 30seg. Fiz slalom, fiz um arraque num Clio RS, fiz num Zoe, andei de Twizzy, uma prova cega, dei 3+1 voltas em pista num Megane RS, 3+1 voltas num Megane dci 130cv, experimentei o simulador e tive direito a uma t-shirt e uns óculos escuros.
No anterior para além de +/- o mesmo andava-se na pista com o Megane RS e o Clio RS e ainda havia a possibilidade de se ganhar um concurso para andar num Megane Trophy!

Nem seria possível de outra forma.

A questão é que parecem ter convidado demasiadas pessoas e o programa era demasiado simples para o que outras marcas (mais habituadas) fazem.

Uma pessoa inscrever-se, "ganhar" o programa "Condução Desportiva", chegar lá, estar 1h15m para acreditação e o programa condução desportiva ser um Slalom 1 vez... pouco mais de 20seg. É uma vergonha.

Ainda há pouco tempo fui a um evento semelhante da Renault, a acreditação demorou 30seg. Fiz slalom, fiz um arraque num Clio RS, fiz num Zoe, andei de Twizzy, uma prova cega, dei 3+1 voltas em pista num Megane RS, 3+1 voltas num Megane dci 130cv, experimentei o simulador e tive direito a uma t-shirt e uns óculos escuros.
No anterior para além de +/- o mesmo andava-se na pista com o Megane RS e o Clio RS e ainda havia a possibilidade de se ganhar um concurso para andar num Megane Trophy!

eu neste evento da renault estive.

muito boas sandes de fiambre[:p]

Viva SilverArrow, parece que nem todos conseguiram ter experiencias satisfatórias, o que é de lamentar.

Mas todos os que vi no slalom davam duas voltas, foste roubado :P. Em relação á comparação com as atividades de outros eventos, percebo que saiba a pouco, mas o facto de ser pouco não significa que seja mau. Naturalmente se tivesse feito 600km para um slalom num carro igual ao meu com mangueiras de rega a molhar o piso para simular a chuva que tenho na minha cidade grande parte do ano, ia ficar desiludido, mas não ia saber mal, ia saber a pouco :)

(nota: nunca participei noutros eventos do género unimarca, pelo que nao tenho a mesma experiência e visão que tu sobre o assunto)

Viva SilverArrow, parece que nem todos conseguiram ter experiencias satisfatórias, o que é de lamentar.

Mas todos os que vi no slalom davam duas voltas, foste roubado :P. Em relação á comparação com as atividades de outros eventos, percebo que saiba a pouco, mas o facto de ser pouco não significa que seja mau. Naturalmente se tivesse feito 600km para um slalom num carro igual ao meu com mangueiras de rega a molhar o piso para simular a chuva que tenho na minha cidade grande parte do ano, ia ficar desiludido, mas não ia saber mal, ia saber a pouco :)

(nota: nunca participei noutros eventos do género unimarca, pelo que nao tenho a mesma experiência e visão que tu sobre o assunto)

Tb dei duas voltas, mas a primeira era devagar para reconhecimento do circuito, e não era contabilizado tempo. Isso para mim nem conta.

Tb dei duas voltas, mas a primeira era devagar para reconhecimento do circuito, e não era contabilizado tempo. Isso para mim nem conta.

Esclarecido. Prá próxima dás uma apitadela que eu desmarcava a pulseira preta e ias de 4C :)

Last edited:
A Alfa Romeo Portugal (FGA) tem experiência em organizar este tipo de eventos? Quando foi o último que organizou?

Tendo em conta isso e a imensa quantidade de curiosos não detentores de Alfas (a avaliar pelos parques de estacionamento e a diversidade de marcas lá estacionados) que afluiram ao evento, acho que correu muito bem.

Eu tinha marcada a Experiência 4C para as 15:30, informaram para estar lá 1 hora antes, mas preferi chegar às 13:30 (já imaginava)...a fila era de umas 10/15 pessoas e despachei a Acreditação do 4C e das mangas de Velocidade pelos clubes em menos de nada.

Se na acreditação podiam usar uma Base de Dados ou uma Folha de Cálculo e imprimirem os Termos na hora e não andarem aos papeis/listas impressas, podiam (deviam!!!), mas não era a mesma coisa.
Obviamente que há muito a melhorar, desde pessoal da "organização" que me diz "ahh só estou aqui para marcar tempos" ou "É para o Mito ou a Juliana?", sopa? :o

Venham é mais eventos destes promovidos pela marca...senão tenho de ir comer as sandes de fiambre à Renault.

Este forum não tem emenda... lol Em vez de falarmos do que interessa, o carro! Afinal como é conduzir? Estamos para aqui a falar dos canapés e aperitivos e da má organização etc etc... Isso interessa para que?!
Afinal foi em modo race ou não? A caixa, tanto quanto sei, fora do modo race é mais lenta.
Eu já estive dentro de um mas nem o ouvi trabalhar e pareceu-me muito bom e que valia cada € dos 60.000, agora que já experimentaram, vale o €?

JEDI, tanto a volta com o piloto em co-drive como a minha foi em Dynamic, ele em manual e eu automática (por opção minha).

Confesso que a minha experiência com caixas automáticas, dupla embraiagem, robotizadas e afins é praticamente 0...no entanto não me pareceu em nada lenta, calcava-se a sério e fazia o kickdown instantaneamente para mim.

Este forum não tem emenda... lol Em vez de falarmos do que interessa, o carro! Afinal como é conduzir? Estamos para aqui a falar dos canapés e aperitivos e da má organização etc etc... Isso interessa para que?!
Afinal foi em modo race ou não? A caixa, tanto quanto sei, fora do modo race é mais lenta.
Eu já estive dentro de um mas nem o ouvi trabalhar e pareceu-me muito bom e que valia cada € dos 60.000, agora que já experimentaram, vale o €?

O que me disseram é que as pessoas não podiam andar em modo "Race". [s)]
Mesmo assim quem andou achou o carro fantástico em modo "Dynamic".
Um dos 4C testados estava a parecer mais lento, quer na caixa quer a cortar rotação, até que alguém se lembrou de ir ver e o carro estava em modo "N" e não "Dynamic".

A opinião geral é que o carro é muito rápido, agarra-se de uma forma estúpida, bem como trava muito bem.

Jedi,

O que pilotei ia em Dynamic e a caixa, pelo piloto ia em manual, eu fui em auto, sendo que fui fazendo praticamente manual nas passagens por dicas do piloto ( a tct permite override em manual sempre, desde que a reducao nao implique passar o redline ou o aumento nao baixe de perto do relanti).

Fruto do seu peso, o carro curva mesmo muito bem e trava num àpice, a aceleração é vigorosa sem ser demasiado explosiva, fica sempre a sensaçao de poder aliado a facilidade de controlo. Acredito que sem ajudas(modo race) eu tivesse dado um piao numa ou noutra situaçao de maior exagero nas saidas de curva, mas em Dynamic o carro segurava sempre e dava notas divertidas com a traseira ( nao, nao houve drifts :)).

Outra coisa que ficou da experiencia, ao vivo nem tive tempo/atençao de reparar nos dois pormenores que menos gostava nas fotos, os farois e os retrovisores. O que me leva a dizer que ao vivo, o conjunto funciona muito bem e nem reparamos nestes dois elementos menos conseguidos.

Quanto a preços, o carro é um brinquedo, acho que vale o dinheiro, mas não vejo que tenha um expectro de utilização muito vasto.

espero ter ajudado

Carro obviamente egoísta.

Mike: sobre o vidro pára-brisas.
Muito "baixo", muito rectangular para o que estamos habituados né?

Back