Alfa Romeo 159 1.9

augbmw

New member
Boas,

O que acham do motor 1.9 JTD (120cv) no 159.

Será que é muito molengão? Em termos de insonorização coomo se porta este motor com o carro em questão.

Cumpts

Boas,

Será que é muito molengão? Em termos de insonorização coomo se porta este motor com o carro em questão.

Cumpts

Depende da condução que se pretende fazer.

Para o peso do carro em questão 120 cv à priori é curto se se quér fazer uma condução despachada, mas se fazemos condução ECO e não ligamos a picanços, tudo bem.

Mas penso que regra geral, para o tipo de carro que é, menos de 140/150 cv. vão saber a pouco.

Boas,

Cumpts

É um carro com desenho fantástico. Só é pena é ser um bocado pesado (acabando por se traduzir em consumos ligeiramente altos em pára-arranque ou cidade)

o motor não é o mais poupado, se juntarmos isso às reduções para ter mais embalo, então é melhor esquecermos este motor e passarmos para os 150cv. agora se pouca viagem fizeres e não forem muitas subidas, além de uma condução mais pausada, então os 120cv chegam perfeitamente.

Os 120cv chegam perfeitamente.

Porém...são 120cv. Chega perfeitamente para dares 200km/h e para fazeres Lx-Algarve a 170/180...precisas de mais que isto? :P

bastou-me focar nisto:

"Hemos querido empezar con el 1.9 JTD Multijet de 120 CV, un motor lleno de virtudes, pero incapaz de estar a la altura de tan avanzado bastidor..."

Eish!... Até parece que o carro não se mexe. No dia-a-dia só usas cerca de 60-70 cavalos... e nem é sempre, por isso, 120 chegam e sobram. Vê lá que até já há Passat's Variant com 105 cavalos... esta então nem deve sair do sítio.

Eish!... Até parece que o carro não se mexe. No dia-a-dia só usas cerca de 60-70 cavalos... e nem é sempre, por isso, 120 chegam e sobram. Vê lá que até já há Passat's Variant com 105 cavalos... esta então nem deve sair do sítio.

segmento D, com essa potencia é complicado.

Claro que anda, mas anda pouquinho e carregado(5 pessoas e A/c) é um tormento.

Senhor das trevas :P
Já disse aqui neste fórum e volto a dizer: É tão fácil colocar um carro com 50 cavalos a dar 200 km\h, como colocar um carro de 300 cavalos a não passar dos 120.

Falar só de número de cavalos é muiiiiiiito limitativo... e as relações de caixa? Por isso é que se ouve coisas do género: "ah... Como é que este 1.2 tem baixas tão boas?" ou então "Como é que este 2.8 v6 não dá mais?"

Relações da caixa are underrated! [;)]

Tormento? Eu tenho uma Marea Weekend 1.6 e ainda este verão foi com 5 pessoas + AC + 2 cães(um de 70kg..) + mala cheia + uma bageira cheia até ao sul de Espanha..foram 1100kms num dia e o único tormento foi barulho do motor acima dos 14x dado ser um otto e um carro já com uns anitos.

E olha que não fui a 120km/h.

Um carro com um 1,9 TurboDiesel com 120cv chega perfeitamente para fazer viagens carregado, a velocidades de cruzeiro boas para ficar sem carta e sem se gastar muito.

Quando tínhamos uma C5 2,0HDI 110 Break cá em casa também fez Lisboa - Praia da rocha em uma hora e meia/hora e 40...e também ia carregada...e só tinha 110cv.

Não sei que carro é que conduzes Darth, mas se para ti um 159 com 120cv é um "tormento", claramente nunca conduziste Puntos/Corsas/Clios de 60cv ou Astras/Meganes de 90cv a gasolina....

Só para por as coisas em perspectiva, este 159 que falamos faz 11s 0-100 e dá 191km/h.

Uma Passat Variant 1.9 TDI 130cv, tido como um carro "rápido", faz 10s 0-100 e 208km/h...é mais rápido sem dúvida, mas não é uma diferença assim tão grande para um ser "rápido" e o outro um "tormento".

Última edição:
Os 120cv chegam perfeitamente.

Porém...são 120cv. Chega perfeitamente para dares 200km/h e para fazeres Lx-Algarve a 170/180...precisas de mais que isto? :P

Acho esta visão muito redutora.

Eu raramente ando a mais de 150 em AE (por as mais variadas razões) mas acho que 120cv é pouco para um carro do peso do 159.

Portanto para ti um carro de 70/80cv devia chegar para mim não ?

Errado.

Sobre esse 1.9 120cv no 159:

Em AE embalado pode até não se notar muito que faltam ali uns póneis mas vai lá fazer EN com o carro carregado... Para algumas ultrapassagens deve ficar ali muito à justa.

Noto isto numa A4 PD130 Avant.

Na PDA fiz EN com ela com 4 pessoas e bagagens até ao tecto e nalgumas ultrapassagens notava-se ali falta de pulmão.

Mas ok, isto depende da exigência de cada um.

Mais uma vez não estás a perceber.

No dia a dia (em cidade) até podes só usar 60/70cv mas não sei se já ouviste falar de uma coisa que se chama agradabilidade de condução.

E isso nem depende só da potência e peso do veículo.

Depende também muito do tipo de entrega de potência do motor, do tipo de motor (otto NA, turbodiesel) etc.

Já disse aqui neste fórum e volto a dizer: É tão fácil colocar um carro com 50 cavalos a dar 200 km\h, como colocar um carro de 300 cavalos a não passar dos 120.

Diz lá aí um carro de 50cv que dê facilmente 200 reais ?

É que eu tive um carro de 70cv e mesmo a descer penhascos nunca passei dos 190 de GPS.

EDIT:

Uma Passat Variant 1.9 TDI 130cv, tido como um carro "rápido", faz 10s 0-100 e 208km/h...é mais rápido sem dúvida, mas não é uma diferença assim tão grande para um ser "rápido" e o outro um "tormento".

Se for Variant só faz 201km/h:

http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=117524

Sobre isso dessa Passat ser um carro rápido e o 159 1.9 JTDm 120 um tormento..

Como dás a entender, nem tanto ao mar, nem tanto à terra:

http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=143275

Última edição:
Senhor das trevas :P

Falar só de número de cavalos é muiiiiiiito limitativo... e as relações de caixa? Por isso é que se ouve coisas do género: "ah... Como é que este 1.2 tem baixas tão boas?" ou então "Como é que este 2.8 v6 não dá mais?"

Relações da caixa are underrated! [;)]

As prestações desse 159 são algo fracas, para a minha exigência.

Na minha optica como condutor, acho que um segmento D com 150 cavalos, é um bom conjunto, abaixo disso em muitas situações e ainda para mais com o peso do 159, algumas ultrapassagens serão complicadas.

Mas atenção que isto sou eu, admito que haja quem chegue e sobre.[;)]

Tormento? Eu tenho uma Marea Weekend 1.6 e ainda este verão foi com 5 pessoas + AC + 2 cães(um de 70kg..) + mala cheia + uma bageira cheia até ao sul de Espanha..foram 1100kms num dia e o único tormento foi barulho do motor acima dos 14x dado ser um otto e um carro já com uns anitos.

E olha que não fui a 120km/h.

Um carro com um 1,9 TurboDiesel com 120cv chega perfeitamente para fazer viagens carregado, a velocidades de cruzeiro boas para ficar sem carta e sem se gastar muito.

Quando tínhamos uma C5 2,0HDI 110 Break cá em casa também fez Lisboa - Praia da rocha em uma hora e meia/hora e 40...e também ia carregada...e só tinha 110cv.

Não sei que carro é que conduzes Darth, mas se para ti um 159 com 120cv é um "tormento", claramente nunca conduziste Puntos/Corsas/Clios de 60cv ou Astras/Meganes de 90cv a gasolina....

Só para por as coisas em perspectiva, este 159 que falamos faz 11s 0-100 e dá 191km/h.

Para começar, conduzo um fiesta 1.6 tdci(95 cvs).
Para cidade é bom,mas em AE é limitado.

E cada vez,acho que deveria ter comprado algo com pelo menos 110/120 cvs, em muitas situações acho curto.:sh)

O 159 face ao peso, aposto que será algo do género ou pior em relação.

Quanto a comparação da marea, posso-te dizer que tive durante 6 anos um 156 1.6, e situações que fosse carregado e com A/c a subir eram complicadas:(

Portanto volto a frisar, para mim é curto, mas admito que para algumas pessoas não o seja.[;)]

Última edição:
Voltar
Superior