marelo
New member
(esqueci-me do quote.)
...continuando a conversa das diferenças de binário...
Hoje em dia, com tudo sobrealimentado, e com a tendência de extrair mais de menor capacidade, os números não param de crescer.
Graças à gestão electrónica, também mais fácil adapta-se o motor à transmissão que tem de lidar com ele.
Acreditam mesmo em curvas de binário com "planaltos naturais" entre as 2000 e 5000 rpm? E alguns até oferecem planaltos de potência, como dá para ver no grupo VW.
O surgimento destas "não-curvas" surge apenas e só por limitação das transmissões.
Transmissões que aguentem números de binário enormes também têm os seus custos.
Essa automática de 8 velocidades da ZF de momento deve alimentar uma parte considerável do parque automóvel, e podemos encontrá-la em pick-ups como a Ram até desportivos como o F-Type.
(Fica uma lista: https://en.wikipedia.org/wiki/ZF_8HP_transmission)
E como dá para ver tem versões que diferem pelos números de binário que podem aguentar. E a Alfa escolheu a que suporta até 500Nm.
E também pode explicar o facto de não haver diferença de binário nas variantes de 150 e 180cv.
Não sei qual a origem da transmissão manual do Giulia, mas provavelmente deve ter um tecto próximo dos 400.
No QV, em que o motor produz 600 "torques", a transmissão manual deve estar devidamente reforçada para o efeito, e provavelmente até será específica para o modelo sem relação com a que se vê nas outras versões. Aplicar essa transmissão para que os motores mais abaixo pudessem apresentar valores de binário, pelo menos, equivalentes aos de transmissão automática, poderia significar custos que poderiam afectar o preço final ou reduzir a margem de lucro.
Então o 2.0 de 150cv da BMW e da Audi estão já ultrapassados. Ou seja, no papel o Giulia é o melhor do segmento e por uma margem nada negligenciável! Isto é que eu estranho, nunca na vida esperaria este diferencial tão grande para os outros, faz os outros concorrentes parecerem desactualizados, e alguns deles são bem recentes como o A4 e o XE.
Last edited: