Alfa Romeo Giulietta

Olá a todos!
Estive à procura deste tema no tópico, mas não encontrei nada que me ajudasse.
Tenho uma Giulietta de 2010. Até agora não tive grandes problemas, com exceção de uma fuga do circuito do ar condicionado e, especialmente, do problema no circuito de circulação de gases (EGR, salvo erro).
Neste momento aquilo que me deixa mais frustrado na sua utilização é mesmo o rádio e as suas funcionalidades multimédia tão limitadas. A minha versão, de 2010, nem um jack áudio tem. Queria poder reproduzir as músicas que eu quero a partir do meu telemóvel, como já acontece na grande maioria dos carros de hoje em dia. Mas isso não é possível no meu Giulietta.
Há uns dias atrás, fui a uma Norauto porque estava decidido a mudar o rádio original e adquirir um rádio com capacidade Bluetooth, que daria para aquilo que pretendo. No entanto, duas semanas depois (por insistência minha), lá me disseram que não conseguiam fazer o serviço no meu carro.
Alguém me consegue propor uma solução e/ou um sítio onde me consigam instalar uma solução tal como pretendo?
Muito obrigado!

Viva
De que zona és?
Existe esta empresa no Porto.

https://www.equipolarcar.com/

Já precisei de fazer um trabalho num carro meu, e recomendo.
Pelo que tenho lido, trabalham bem.
De certeza que te resolvem isso, e não precisas de arriscar por ti.

A dificuldade será mais ter as chaves para sacar o rádio.
Ligar o cabo são 2 min.
Só era preciso confirmar que o rádio tem essa entrada atrás.
Provavelmente no manual do rádio dirá.

Nunca percebi porque é que a Alfa Romeo abandona todos os modelos que constrói.

Não pode fazer Mito 2, Giullieta 2, etc?

Pq não há cacau e pq o pouco que há é para aSUVar a gama. Por tanto, á priori virá o Tonale e se não implodir entretanto, seguir-se-á o B-SUV. São os tempos que correm

Pq não há cacau e pq o pouco que há é para aSUVar a gama. Por tanto, á priori virá o Tonale e se não implodir entretanto, seguir-se-á o B-SUV. São os tempos que correm
Mas isto já vem de muito atrás. Abandonaram o 156/159 para criar a giullieta, abandonaram o 144 para criar o Mito.

Não podiam dar seguimento aos produtos? Assim perde-se a linha e a confiança...podiam fazer como clios, golfs, etc.

Basicamente como qualquer outra marca.

Mas isto já vem de muito atrás. Abandonaram o 156/159 para criar a giullieta, abandonaram o 144 para criar o Mito.

Não podiam dar seguimento aos produtos? Assim perde-se a linha e a confiança...podiam fazer como clios, golfs, etc.

Basicamente como qualquer outra marca.

Pois ! vão fazendo opções ao sabor das marés, com o que vai havendo. E não seria de estranhar que em breve a Giulia vá para a gaveta e a AR passe a ser uma marca de SUVs até ver

Mas sempre só com 3 modelos. [:D] No caso: B-SUV+Tonale+Stelvio. E este último, quem sabe, tb saia do cardápio se tb não vender o suficiente.

Last edited:
Obrigado pelo feedback.
Este é um assunto que me faz mesmo muita diferença.
A solução de transmissão FM é de facto uma solução, mas a qualidade é muito má e há ainda o risco de interferência. Já usei essa solução no meu anterior carro e não gostei dos resultados.
Quanto à entrada AUX, esta não está disponível mesmo no modelo de 2010. A partir de 2011 já passou a estar disponível.
Há, porém, pelo que consegui perceber, um "workaround": usar uma entrada na parte traseira do rádio, mas isso exigiria que fosse eu a fazer o trabalho e receio não ter as "skills" para o fazer bem. Para além de que, pelo que percebi também, tinha "enganar" o rádio e colocá-lo sempre no modo multimédia com uma pen inserida para esta solução funcionar - e eu tenho alguns problemas com a deteção das pens (umas vezes dá, outras nem tanto...).

Eu uso um emissor FM com cabo aux, confesso que não é o ideal, mas para mim é a única coisa que me permite manter o rádio original sem andar a mexer e acaba por ser a solução mais barata. Da minha experiência, há 2 coisas importantes para funcionar bem, usar um bom cabo aux "gold plated xpto anti interferência" e dependendo da localização arranjar a frequência FM mais longe de outras rádios. Isto implica andar novamente à procura da frequência ideal se formos para outra região, o que é um bocado chato :(

Por outro lado, lembrei-me que um amigo meu que teve um giulietta de 11/2010 pediu para colocarem uma entrada aux aqui (no entanto o carro dele tinha GPS com o ecrã que subia do tablier, não sei se faz diferença):

93650181_640115103213046_7751022703364014080_n.png

Diz que lhe ficou por volta dos 50€

Nunca percebi porque é que a Alfa Romeo abandona todos os modelos que constrói.

Não pode fazer Mito 2, Giullieta 2, etc?

Acho que ninguém consegue perceber a estratégia da AR. Dão um passo em frente e dois atrás de seguida...[8b]

Last edited:
Eu uso um emissor FM com cabo aux, confesso que não é o ideal, mas para mim é a única coisa que me permite manter o rádio original sem andar a mexer e acaba por ser a solução mais barata. Da minha experiência, há 2 coisas importantes para funcionar bem, usar um bom cabo aux "gold plated xpto anti interferência" e dependendo da localização arranjar a frequência FM mais longe de outras rádios. Isto implica andar novamente à procura da frequência ideal se formos para outra região, o que é um bocado chato :(

Por outro lado, lembrei-me que um amigo meu que teve um giulietta de 11/2010 pediu para colocarem uma entrada aux aqui (no entanto o carro dele tinha GPS com o ecrã que subia do tablier, não sei se faz diferença):

E qual a função do cabo?:confused:
Esses emissores fm são para se emparelharem por bt ao telemóvel e passar por sinal fm para o rádio...

Se o rádio em questão tiver a dita entrada atrás,são 4/5€ para um cabo e 10€ para o emissor bt que coloquei acima.

Eu quando me referia a ter uma entrada atrás,não me referia a uma entrada para uma pen.
Referia-me a ter atrás uma entrada AUX onde se pudesse ligar um fio com jack 3.5 e,na outra extremidade desse fio, ligar isto.

20200412-092744.jpg

É um emissor bt que emparelha com o tlmvl.
Quando seleciona a fonte no rádio(Rádio,Cd,...) não existe uma fonte "AUX"?
Também não sei até que ponto precisa de estar lá alguma coisa ligada para ela aparecer no ecrã do rádio...
Outra hipótese que acontece muitas vezes é haver um adaptador para ligar à saída que alguns rádios têm para uma caixa de cds(quando não existe nenhuma caixa lá ligada) e ligar por aí um jack 3.5 onde se ligará o emissor que coloquei lá acima.
Quase de certeza que uma das duas deve ter...
Uma vez mais, o carro nao traz entrada AUX com jack de 3.5mm.
Na parte de trás do rádio, que não se consegue aceder, a não ser desinstalando o rádio, tem sim vários pinos com algumas entradas que podem ser exploradas, como essa do CD, claro. Mas, lá está não me queria aventurar porque nunca fiz nada assim.

O meu não tem essa opção de GPS no tablier. O meu problema é encontrar um sítio/oficina que queira meter as mãos na massa. Só por isso percebo que não será um trabalho simples.

Uma vez mais, o carro nao traz entrada AUX com jack de 3.5mm.
Na parte de trás do rádio, que não se consegue aceder, a não ser desinstalando o rádio, tem sim vários pinos com algumas entradas que podem ser exploradas, como essa do CD, claro. Mas, lá está não me queria aventurar porque nunca fiz nada assim.

O meu não tem essa opção de GPS no tablier. O meu problema é encontrar um sítio/oficina que queira meter as mãos na massa. Só por isso percebo que não será um trabalho simples.

Eu não me referia a trazer entrada aux,referia-me a ter uma entrada na parte traseira do rádio.
Claro que é preciso sacar o rádio para ligar um fio,mas provavelmente no manual dá para confirmar se tem sem ser preciso desmontar para confirmar.

E qual a função do cabo?:confused:
Esses emissores fm são para se emparelharem por bt ao telemóvel e passar por sinal fm para o rádio...

Se o rádio em questão tiver a dita entrada atrás,são 4/5€ para um cabo e 10€ para o emissor bt que coloquei acima.

O meu emissor FM não se liga ao telemóvel por bluetooth mas sim por cabo aux [;)]

O meu emissor FM não se liga ao telemóvel por bluetooth mas sim por cabo aux [;)]

Ah,ok.....cheguei a usar 1 mas era por bt que se ligava ao tlmvl.
É menos um fio que andava lá.
Era da marca Energy System e funcionava bastante bem.Nem foi caro,já não me lembro,mas talvez 15 ou 18€.

Eu não me referia a trazer entrada aux,referia-me a ter uma entrada na parte traseira do rádio.
Claro que é preciso sacar o rádio para ligar um fio,mas provavelmente no manual dá para confirmar se tem sem ser preciso desmontar para confirmar.
Já vi um vídeo no Youtube onde um tipo usa umas dessas entradas traseiras para ligar um jack de 3.5mm. Porém, uma vez mais, teve de "enganar" o rádio, colocando uma pen na entrada USB e selecionando a opção de ouvir a pen para conseguir ter acesso à música que entra por essa entrada. Não parecia mal a solução, mas o problema é que no meu carro eu tenho imensos problemas a ouvir a pen usb - umas vezes dá, outras simplesmente não!

Back