Alfândega e a Letónia

XtraLong

Well-known member
Alguém me pode explicar porque é que tive que pagar [8b] para desalfandegar um objecto (encomenda) vindo da Letónia?:confused:
Supostamente os países da comunidade europeia não estão isentos dos impostos alfandegários?
Em 1998 quando tive geografia e a Letónia não fazia parte da comunidade europeia mas que eu saiba agora faz parte da comunidade da europeia, ou estarei enganado?

Alguém me pode explicar porque é que tive que pagar [8b] para desalfandegar um objecto (encomenda) vindo da Letónia?:confused:
Supostamente os países da comunidade europeia não estão isentos dos impostos alfandegários?
Em 1998 quando tive geografia e a Letónia não fazia parte da comunidade europeia mas que eu saiba agora faz parte da comunidade da europeia, ou estarei enganado?

Estás correcto. Desde 2004 que faz parte da União Europeia...

POde fazer parte da UE, mas ainda não estar abrangida pela livre circulação de mercadorias (espaço Schengen??)

Não faz parte!

Actualmente, as disposições do acervo de Schengen são aplicadas na íntegra por 13 Estados Membros da EU Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Grécia, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Espanha, Suécia –, bem como pela Noruega e pela Islândia.

Os dez novos Estados Membros da UE Chipre, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia e Eslovénia não são ainda membros de pleno direito do Espaço Schengen, uma vez que os controlos nas fronteiras entre os novos Estados Membros e os membros actuais do Espaço Schengen são mantidos até que o Conselho da UE decida que estão satisfeitas as condições para abolir os controlos internos. Contudo, desde a adesão, estes países aplicam parcialmente o acervo de Schengen, nomeadamente nos domínios da cooperação policial e judiciária e dos controlos nas fronteiras externas.

O espaço de Schengen tem mais a ver com a livre circulação de pessoas no espaço europeu entre os países aderentes a esse acordo.

Esse acordo não abrange a circulação de mercadorias.

E a Lituânia faz parte do espaço Schengen desde 30 de Março deste ano.[;)]

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1324130

O Reino Unido não faz parte do acordo Schengen e tudo que comprei lá nunca me pediram contas na alfândega.

Não percebo…[8b]

Cheira-me que deve ser algum marmanjo da alfândega que precisa de umas aulas de geografia…[8b]

O espaço de Schengen tem mais a ver com a livre circulação de pessoas no espaço europeu entre os países aderentes a esse acordo.

Esse acordo não abrange a circulação de mercadorias.

E a Lituânia faz parte do espaço Schengen desde 30 de Março deste ano.[;)]

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1324130

O Reino Unido não faz parte do acordo Schengen e tudo que comprei lá nunca me pediram contas na alfândega.

Não percebo…[8b]

Cheira-me que deve ser algum marmanjo da alfândega que precisa de umas aulas de geografia…[8b]

De geografia não digo...mas, de legilação talvez!

Mas agora a sério. Talvez haja alguma disposição anexa ao tratado que ponha de fora a Lituânia para assuntos alfandegarios.
Não estou a ver um organismo oficial como é a Alfandega a cometer um erro tão grosseiro.

Desenterrar este tópico...

Para encomendas dentro da UE com destino a Portugal, não há cobrança de IVA em Portugal numa mercadoria de 100€, mesmo que o pagamento tenha sido sem IVA?

Encomendas da UE não pagam IVA?

Isso é que era bom. Têm que pagar IVA, na origem ou no destino, mas têm que pagar IVA.

vinha mesmo da Letonia ou vinha da China via Letonia ?

Pagas o IVA na origem, ou seja, quem vende o produto cobra logo o IVA, e acho que o IVA tem que ser o do país de destino. Em Portugal não pagas nada para produtos vindos da UE. É como se tivesses a comprar um produto dentro de Portugal.

Back