Alinhamento de direcção

bizopt

New member
Boas,

Ontem fui rodar os pneus e pedi para verificarem o alinhamento das rodas e alinhar se necessário.

Este "trabalho" faço-o regularmente em vários sitios, mesmo sem ter sintomas de direcção desalinhada.

Tenho reparado que quase nenhuma máquina dispõe do modelo exacto. Mas o problema não é esse, destas ultimas vezes em modelos diferentes deixam-me o volante torto, ou seja para seguir uma trajectória linear tenho de manter o volante com um ângulo, ínfimo é certo, mas isso irrita-me..

Decidi que não volto a casas de pneus, vou pagar os 40€ q a Alfa pede e vou ver se ao menos fica direito..

A mais alguém acontece o mesmo? Sabem de casas onde deixem tudo direitinho?

Decidi que não volto a casas de pneus, vou pagar os 40€ q a Alfa pede e vou ver se ao menos fica direito.
existe uma enorme probabilidade de pagares isso na alfa e eles apenas pegarem no carro e levá-lo para uma casa de pneus e fazer lá o alinhamento [:D]

Como? Explica lá isso melhor!
:confused:

Boas,

O que o colega quis dizer é que tens uma grande probabilidade de levares o carro à Alfa e eles não fazerem o alinhamento nas próprias instalações (por não terem o equipamento para o efeito) mas sim levarem o teu carro a uma casa de pneus para eles lá fazerem o trabalho.

Eles pagam €20 à oficina e tu pagas €40 à Alfa (e ainda por cima usaram o teu gasóleo para fazer a viagem [:D]).

Cumprs [;)]

Quando meti os 4 pneus no meu Alfa só ao fim da terceira vez aquando do alinhamento é que colocaram o volante na posição certa.

Mas já antes tinha ido lá e alinharam-me aquilo à primeira, aliás em conversa com o gajo que alinhava a direcção expliquei-lhe que estando a camber no eixo da frente a negativo queria que me mudasse a convergência para fechar um pouco e não comer tanto o pneu por dentro.

E ele mostrou-se entendido na matéria e fez isso bem.

Mas quando meti lá os pneus tive que ir lá três vezes para ficar direito, mas o erro era sempre o mesmo volante torto... mas reclamei sempre e nunca paguei nada. E disse que ia lá as vezes que fossem necessárias até o carro sair de lá perfeito.

bizopt vai à casa onde alinhaste e reclama.

Last edited:
Quando meti os 4 pneus no meu Alfa só ao fim da terceira vez aquando do alinhamento é que colocaram o volante na posição certa.

Mas já antes tinha ido lá e alinharam-me aquilo à primeira, aliás em conversa com o gajo que alinhava a direcção expliquei-lhe que estando a camber no eixo da frente a negativo queria que me mudasse a convergência para fechar um pouco e não comer tanto o pneu por dentro.

E ele mostrou-se entendido na matéria e fez isso bem.

Mas quando meti lá os pneus tive que ir lá três vezes para ficar direito, mas o erro era sempre o mesmo volante torto... mas reclamei sempre e nunca paguei nada. E disse que ia lá as vezes que fossem necessárias até o carro sair de lá perfeito.

bizopt vai à casa onde alinhaste e reclama.

O problema é que fiz na minha cidade natal a 200 km de onde estou agora...

Ora aí está uma questão que também gostava de ver respondida.
Eles alinham o volante a olho, depois enquanto mexem nas rodas, aquilo sempre vira mais um pouco (pode acontecer a felicidade de se mexer para onde depois acaba por ficar bom) e voilá, o carro não foge, não senhor. Mas o volante...
Pelo que eu aprendi até hoje, o carro deve ser alinhado com o volante preso e centrado e com o motor a trabalhar, se o carro tiver DA. Não sei de nenhuma que faça isto. Sei de uma que prende o volante mas desliga o carro. E depois uma pessoa, mero condutor, custa-se a "ensinar" os profissionais possuidores de diplomas...
Mas acho que para a próxima também vou ser melga.

Ora aí está uma questão que também gostava de ver respondida.
Eles alinham o volante a olho, depois enquanto mexem nas rodas, aquilo sempre vira mais um pouco (pode acontecer a felicidade de se mexer para onde depois acaba por ficar bom) e voilá, o carro não foge, não senhor. Mas o volante...
Pelo que eu aprendi até hoje, o carro deve ser alinhado com o volante preso e centrado e com o motor a trabalhar, se o carro tiver DA. Não sei de nenhuma que faça isto. Sei de uma que prende o volante mas desliga o carro. E depois uma pessoa, mero condutor, custa-se a "ensinar" os profissionais possuidores de diplomas...
Mas acho que para a próxima também vou ser melga.

Foi assim que me fizeram nos carros (desligam o motor mas com a peça no volante e pedais), o engraçado é que fiquei nos dois com o volante ligeiramente mais para a direita... :rolleyes:

Eu nunca me lembro de me terem deixado o volante centrado[8b][8b]
Há sempre uma inclinação ligeirinha...:(

Não sou perito nesta matéria, mas já fui tantas vezes com várias viaturas (minhas) ao alinhamento que até parece que já percebo mais umas coisitas sobre isso.

Prender o volante, sim é verdade, geralmente fazem isso com uma ferramenta que tem aspecto artesanal. Não passa de um veio montado numa mola. O efeito é restringir o movimento do volante. O motor deve estar parado. As máquinas de calibragem de direcção, por vezes as mais modernas, calibram a "lazer", com refectores e o movimento do motor pode alterar os dados recolhidos pelos sensores da máquina.
No entanto, a maior parte dos técnicos não desliga o motor porque o carro está num elevador, por exemplo e dá muito trabalho para chegar á chave de ingnição.

Quanto ao volante manter-se "direito" ou não durante a condução numa estrada a direito e sem inclinação... Não depende sómente do alinhamento da direcção.
Os pneus mais largos do que o habitual, normalmente têm um desgaste maior, tanto na parte interior como na exterior.
Isso faz com que o carro "puxe" para a esquerda ou direita.
Geralmente, fazer a rotação em x dos pneus, resolve o problema. Quando os pneus são de rotação única, pode-se trocar os pneus da frente para trás e vice versa.

Isso aconteceu recentemente com um dos meus carros. Resultou.
No entanto na maior parte dos casos , a substituição de um ou 2 pneus é a solução.

Sobre os concessionários fazerem o alinhamento, concordo; raramente são eles que efectuam o trabalho na oficina deles. Geralmente é feito no tipo dos pneus mais perto ou aquele que lhes faz mais barato.

Nas 2/3 casas de pneus que frequento é muito raro deixarem o volante "torto", mas todas elas utilizam o ferro para segurar o volante a um dos pedais.

Claro que uma casa que não use esta ferramenta vai deixar o volante na posição errada.

Eu tenho uma Nubira SW. Como é de 2004 ainda é Daewoo.

Das vezes que levava a alinhar nunca saía a 100%. Havia sempre um "puxar" para um lado.

Desta vez disse ao gajo para colocar na máquina os settings da Chevrolet Nubira de 2005. Lá tive de lhe explicar o historial do modelo.

O que é certo é que desta vez saíu perfeito. Até alinharam o eixo traseiro, algo que nunca tinha acontecido.

Acontece que ao colocarem os settings da Nubira de 2004 era do modelo anterior, que tem um chassis diferente...

Boas, em virtude de um furo tive de meter 2 pneus novos..

Até aqui tudo bem, aproveitei então para dar um jeito na direcção pois como já tinha dito andava com o volante torto..

Bom, meti os pneus numa casa de pneus no Porto "Garagem da ALTA"... Escolhi estes pq com o temporal que se tinha abatido nestes últimos dias não podia andar a adiar e arriscar com o pneu sobresselente..

Depois de uns filmes com o não conseguirem desapertar uma porca para alinhar uma roda (tive de ir a um mecânico), mesmo depois de lá ter ido uma segunda vez para refazer o que deixaram mal feito, saio de lá com o volante na mesma.. Ou seja, torto.. [8b]

Será que não há ninguém que saiba meter isto direito?!?! :confused:

De referir ainda o mau serviço prestado pela garagem (mal-educados e com a mania de chicos-espertos...)

Enfim...

Back