Alinhar direcção com motor a trabalhar?

Gilinho

New member
Boas,

Já li aqui no Forum qualquer coisa sobre isto (não me lembro onde...).
Na altura alguém dizia, ou melhor, escrevia, que nos casos de viaturas com direcção assistida era conveniente alinhar a direccção com o motor a trabalhar.
É estranho, nunca tal vi fazer nem ouvi...
Alguém pode explicar isto melhor?

cumps

Sim, viaturas com direcção assistida devem ser alinhadas com o motor a funcionar, para evitar folgas e divergencias.
Sem o motor a funcionar, a bomba hidraulica da direção não funciona e pode levar a dar valores incorrectos ao computador.
Alem disso o alinhamento deve ser feito nas condições mais proximas da condução habitual, pois em alguns casos pedem inclusive que se ponha peso em certas zonas do carro para simular os ocupantes.

Só se for para a direcção assistida estar activada.

Não me lembro se andam com o volante de um lado para o outro, mas acho que não, até o prendem.

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Só se for para a direcção assistida estar activada.

Não me lembro se andam com o volante de um lado para o outro, mas acho que não, até o prendem.

Pois para evitar que o centro fique alterado.

Já que falam nisso.

Onde costumo ir, eles ligam o carro para pôr o volante direito, mas depois desligam e vem alinhar a direcção...

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Sim, viaturas com direcção assistida devem ser alinhadas com o motor a funcionar, para evitar folgas e divergencias.
Sem o motor a funcionar, a bomba hidraulica da direção não funciona e pode levar a dar valores incorrectos ao computador.
Alem disso o alinhamento deve ser feito nas condições mais proximas da condução habitual, pois em alguns casos pedem inclusive que se ponha peso em certas zonas do carro para simular os ocupantes.

foi isso mesmo que me aconteceu numa certa casa...

[8D]

O acto de alinhar pode e deve ser feito com o motar desligado até por razões de segurança óbvias!

Mas em determinada altura a pessoa que está a efectuar o alinhamento tem de ir mexer no volante de um lado para o outro e nessa altura carros com direcção assistida deve estar ligado para está estar activa! Mas logo a seguir o motor é desligado e o volante fixado na posição central para evitar que este fique "torto" após o alinhamento!

O motor só funciona durante a leitura e calibração dos sensores.
Depois de a maquina apresentar os dados de correcção, o motor é desligado e o volante e travões trancados.

a ultima vez k alinhei só à 3ª é k ficou bem...
1ª alinharam---voltante ficou torto
2ª voltei lá reclamar e voltaram a alinhar---ficou na mesma...
3ª fui a outra casa expliquei o sucedido e eles alinharam com o carro a trabalhar, volante preso e um funcionario sentado dentro

ficou 5*

A estranheza inicial devia-se ao facto de não conhecer nenhum local onde, correntemente, alinhem assim a direcção, pelo menos aqui no grande Porto.

Alguém conhece?

mas tas a testar amortecedores ou direcção??:D

direcção seja assistida ou não é igual.

e é assim:

poem o volante direito e preso para ficar alinhado

e depois metem uns aparelhos nas rodas directrizes para ver a divergencia e convergencia das rodas e a porca é ajustada até ficar bom.

e pronto não fazem mais nada;)

Ainda ontem fui alinhar a direcção e a determinado momento depois de ele colocar os sensores, ligou o carro e virou a direcção de um topo ao outro.. Nem sei para que, pois o carro n tem direcção assistida mas tudo bem :D

Uma coisa que eu reparo é que na maior parte das recauchutagens o software que utilizam é bem antigo.. Neste reparei que era de 1998, ou pelo menos era a data que aparecia la [xx(]

Depois convem dar sempre uma ajudinha a quem está a mexer na máquina.. Já por algumas vezes que senti que tem essa dificuldade.. No meu por exemplo já estava para por Civic 1.6i 90-91 quando eu alertei para ver se nao tinha outro modelo.. Quando la meio escondido aparece Civic/Crx VTEC 90-91.. Por isso é que se calhar muitas das vezes o alinhamento não fica bem feito

citação:Originalmente colocada por Nephilim

mas tas a testar amortecedores ou direcção??:D

direcção seja assistida ou não é igual.

e é assim:

poem o volante direito e preso para ficar alinhado

e depois metem uns aparelhos nas rodas directrizes para ver a divergencia e convergencia das rodas e a porca é ajustada até ficar bom.

e pronto não fazem mais nada;)

Não sabia que eras perito em alinhamentos:D

Deve ser o teu trabalho todos os dias, não?[}:)]

Voltar
Superior