⚡️BITCOIN⚡️Lightning Network⚡️Lapps⚡️altcoins

Os governos querem é mais dinheiro, essa parte é simples, querem lá saber de onde vem! O estranho é terem demorado estes anos todos a meter impostos nas criptos.
Eles querem das cripto, como a seguir querem de nfcs, e de todas as invenções que vierem no futuro, como vão querer dos carros elétricos nas próximas décadas.
As criptos vieram para ficar, tem zero dúvidas sobre isso, há mercado para isso e muito.
O valor delas é que tenho dúvidas.
E tenho poucas dúvidas que algumas delas funcionam em esquema pirâmide ou num sistema semelhante, baseado em ar e vento e por isso é que em 24ou 48horas é possível uma coisa que vale biliões evaporar.

E tenho poucas dúvidas que algumas delas funcionam em esquema pirâmide ou num sistema semelhante, baseado em ar e vento e por isso é que em 24ou 48horas é possível uma coisa que vale biliões evaporar.

Tu sabes o que é uma pirâmide?

Os governos querem é mais dinheiro, essa parte é simples, querem lá saber de onde vem! O estranho é terem demorado estes anos todos a meter impostos nas criptos.

Mas como é agora que vai para zero também já não vale a pena...

As criptos vieram para ficar, tem zero dúvidas sobre isso, há mercado para isso e muito.
O valor delas é que tenho dúvidas.

Não percebo. Se vai tudo para zero como é que fica o mercado?
O pessoal vai andar a trocar zeros por zeros?

Tu podes não perder dinheiro, mas podes deixar de ganhar dezenas ou centenas de milhares de euros com as quedas.

Pois, se eu (ou alguém) soubesse isso com certeza, estava rico hoje... [:D]

Isso do deixar de ganhar é tão preocupante como ficar preocupado em não ganhar a lotaria esta semana porque não comprei o bilhete.

Mas percebes o porquê, nao percebes? Porque é estonteante ver uma compra às cegas de algo com 0 value added... (nao é o teu caso, mas é o de muitos, é o investimento da moda)

Todos os meses recebes um ordenado pago numa moeda que não vale mais que o papel onde está impresso, ou os bits de armazenamento num servidor qualquer a dizer que o salto da tua conta é X.
Vale apenas porque o colectivo acredita que aquilo tem algum valor. Desde o fim do gold standard, entenda-se.

Não percebo porque quando isso se aplica a uma criptomoeda, ninguém consegue compreender.

O ouro como metal é um bocado inútil, excepto para contactos de electrónica. Mas lá está há uns 40 ou 50 séculos a servir de base à moeda.

Não, não está. Desde 1971.

Mas o ouro em si é apenas mais um exemplo de como as coisas têm o valor que a maioria da comunidade lhes atribui por consenso. Tem umas propriedades físicas engraçadas, é bonito, é raro. Mas vendo bem, de facto pouca utilidade real tem para além de electrónica.

Todos os meses recebes um ordenado pago numa moeda que não vale mais que o papel onde está impresso, ou os bits de armazenamento num servidor qualquer a dizer que o salto da tua conta é X.
Vale apenas porque o colectivo acredita que aquilo tem algum valor. Desde o fim do gold standard, entenda-se.

Não percebo porque quando isso se aplica a uma criptomoeda, ninguém consegue compreender.

É pior!

A parte a bold pode-se aplicar a muitas shitcoins mas não se aplica a bitcoin, ethereum, monero e outras.

É impossível aparecerem bitcoins novas numa carteira só porque um Powell ou uma Lagarde se lembraram e printer goes brrrrrrrrrrrr. Para criar bitcoins novas é preciso gastar muita energia, aliás essa é outra das principais críticas que gostam de papaguear.

Vejam quanta energia é necessária para minerar 1 bitcoin e depois venham cá dizer que a bitcoin não tem valor intrínseco.

A ethereum supostamente iria passar para proof of stake e reduzir o consumo de energia, mas passam o tempo todo a adiar.

Agora supostamente é Agosto deste ano.

Se o BTC, ou outra cripto qualquer, tivesse a utilidade e comportamento de uma moeda normal, terias toda a razao.
Mas BTC é visto puramente como investimento, ninguém tem qualquer outro interesse, além disso tem 0 regulação ou suporte de um banco central por trás, não se comporta bem em tempos de crise (obviamente), é caríssimo de produzir,... comparar a uma moeda como o Euro ou o Dolar é simplesmente irresponsável.

Não me choca particularmente que um monte de bits, por consenso, também sirva para armazenar valor.
Nada contra, que sirva. Isso entende-se perfeitamente. Alias, fala-se numa e-Moeda já há algum tempo e acho o conceito interessante.

O caso de estudo para mim é o culto à volta do investimento cego em algo que nao só nao tem quase valor nenhum (pronto, quase), como tem um comportamento imprevisível.

Então e as joias?

encaixam perfeitamente na tal definição de algo cujo valor é determinado com algum consenso. Mas é social e cultural.

Pensei que estas questões do valor relativo fosse menos controverso.

De qualquer modo quem se passa com o valor de uma cryto, deve estar para cortar as veias com os NFTs...[:D]

Vejam quanta energia é necessária para minerar 1 bitcoin e depois venham cá dizer que a bitcoin não tem valor intrínseco.

Aqui entre nós que ninguém nos ouve, acho que isso do valor intrínseco é mais teologia do profeta Marx do que outra coisa. Há muito quem vá para o ginásio trabalhar/gastar energia a levantar pesos, e ninguém dá nada por isso ...

Basta um dia o consenso ser "que se lixem aqueles 123.456 fulanos que têm bitcoin, ninguém mais quer saber, vale zero", e passa a valer zero.

(E o mesmo podia acontecer ao ouro, se os media anunciassem insistentemente que quem possuísse ouro vivia menos 10 anos em média, ou coisa do género.)

encaixam perfeitamente na tal definição de algo cujo valor é determinado com algum consenso.
Então, mas isso aplica-se a tudo. As coisas valem aquilo que os potenciais compradores estão dispostos a gastar.

A questão é que a probabilidade desse consenso mudar bruscamente não é igual para todos os commodities.

Aqui entre nós que ninguém nos ouve, acho que isso do valor intrínseco é mais teologia do profeta Marx do que outra coisa. Há muito quem vá para o ginásio trabalhar/gastar energia a levantar pesos, e ninguém dá nada por isso ...

Basta um dia o consenso ser "que se lixem aqueles 123.456 fulanos que têm bitcoin, ninguém mais quer saber, vale zero", e passa a valer zero.

(E o mesmo podia acontecer ao ouro, se os media anunciassem insistentemente que quem possuísse ouro vivia menos 10 anos em média, ou coisa do género.)

Pois “basta”…

Também basta acertar 5 números e 2 estrelas para ganhar o Euromilhões.

Os bombados do ginásio acham que vale a pena ou não mexeriam uma palha. E a verdade é que se quiserem ter o corpo têm de gastar a energia, ninguém pode printer goes brrrrrrrrrrr para ganhar capado.

E é curioso ver o gráfico da dificuldade da rede de bitcoin mesmo quando o preço caiu para um terço…

Voltar
Superior