Alterar morada fiscal

EscapeLivre

Well-known member
Ora bem, há alguns anos que estou a viver numa casa arrendada na morada 2, mas a minha morada oficial mantem-se na morada 1.
Até porque tenho acesso à morada 1 ( casa dos meus pais ).
Ora segundo li, para alterar a morada fiscal ( que é como quem diz mudar morada no CC , certo? ) , tenho um prazo máximo de 60 dias após a mudança.

A minha dúvida é: assim que eu alterar a morada no Cartão do Cidadão, irei levar a ripada de 75 a 350 euros por não ter alterado nos 60 dias?

Como é que eles detectam isso? Podia estar com invenções de dizer " estou a pagar a renda da casa mas não estou lá " , que até podia ser verdade e eles não teriam como provar o contrário, digo eu. Mas não estou para isso.

Se tiver que pagar, que seja, mas a duvida mantem-se.

Thanks.

Eles inventam ripadas que nem nos passam pela cabeça... Já levei multas que não imaginava existirem. Culpa minha, lógico.

Neste caso, em geral esse prazo é importante para quem compra casa e pede isenção do IMI após a escritura.
Se for o caso de ser com recurso a empréstimo, ter a morada actualizada permite que os juros sejam tidos em conta no IRS.

No caso do arrendamento creio que seja de igual forma importante teres a morada actualizada para efeitos.das rendas no IRS. Mas eles não cruzar esses dados em termos de datas do contrato de arrendamento, suponho.

Ora bem, há alguns anos que estou a viver numa casa arrendada na morada 2, mas a minha morada oficial mantem-se na morada 1.
Ora segundo li, para alterar a morada fiscal ( que é como quem diz mudar morada no CC , certo? ) , tenho um prazo máximo de 60 dias após a mudança.

A minha dúvida é: assim que eu alterar a morada no Cartão do Cidadão, irei levar a ripada de 75 a 350 euros por não ter alterado nos 60 dias?

Como é que eles detectam isso? Podia estar com invenções de dizer " estou a pagar a renda da casa mas não estou lá " , que até podia ser verdade e eles não teriam como provar o contrário, digo eu. Mas não estou para isso.

Thanks.
Um conselho,com esta situação toda nestes dias aconselho a andar com cópia do contrato de arrendamento,caso saias do conselho de residência mesmo em trabalho.
O problema que tenho é o meu patrão ser teimoso e não assinar e carimbar a declaração...

Thanks.

Ninguém te vai perguntar se mudaste de morada a semana passado ou à 327 dias ...

Podes ter 50 casas arrendadas e continuares a morar em casa dos teus pais. Qual é o problema?

Um conselho,com esta situação toda nestes dias aconselho a andar com cópia do contrato de arrendamento,caso saias do conselho de residência mesmo em trabalho.
O problema que tenho é o meu patrão ser teimoso e não assinar e carimbar a declaração...

Não é teimoso. É burro. Algum prejuízo em assinar a declaração? Nenhum.

Thanks.

Sem stress, não vais ser multado por isso. Até porque, como alguém disse, podes ter várias casas arrendadas e manter a casa dos teus pais como morada fiscal.

Isso dos 60 dias é importante quando se troca de casa, por causa de pedir as isenções do IMI e por causa das mais-valias.

Obrigado desde já a todos,
Pois a minha questão era mesmo essa, se me iam perguntar alguma coisa, e depois claro, eu posso ter casas arrendadas em meu nome mas não ter morada oficial lá, não sei é se tinha de comunicar isso às finanças.
Agora a mudança de morada mesmo que online, está suspensa já que o envio de cartas não está a funcionar segundo aviso na página do EGOV.
Assim que ficar disponivel vou logo fazer alteração, até porque no livrete do carro, a morada não coincide com a do CC e isso numa operação stop mais afincada dá logo direito a multa.
Depois de mudar a morada do CC, no site das finanças aquilo actualiza logo ?

Obrigado desde já a todos,
Pois a minha questão era mesmo essa, se me iam perguntar alguma coisa, e depois claro, eu posso ter casas arrendadas em meu nome mas não ter morada oficial lá, não sei é se tinha de comunicar isso às finanças.
Agora a mudança de morada mesmo que online, está suspensa já que o envio de cartas não está a funcionar segundo aviso na página do EGOV.
Assim que ficar disponivel vou logo fazer alteração, até porque no livrete do carro, a morada não coincide com a do CC e isso numa operação stop mais afincada dá logo direito a multa.
Depois de mudar a morada do CC, no site das finanças aquilo actualiza logo ?

Em princípio, sim. Quando mudei a minha, por curiosidade, fiz login antes e imediatamente depois no site das Finanças e vi que foi instantâneo. Portanto, há de ser, a menos que haja alguma demora na sincronização nesse dia.

Back