Amostra de idade e KMS para aferir a fiabilidade

ELVTMB

Active member
​​​​​OIço por vezes falar-se que um carro com 3 ou 4 anos e menos de 100 mil KMS demonstrou excelente fiabilidade. Será esta idade e rodagem significativa para se tirar conclusões a respeito da fiabilidade de um carro? Será que nos últimos anos, os carros pioraram assim tanto de fiabilidade? Baixamos as exigências? Qual o factor idade/ KMS que considerariam satisfatório para aferir a fiabilidade de um carro?

​​​

talvez a 1/3 da sua vida útil, coisa de 5-10 anos

quanto aos kms, com os carros elétricos isso deixou de ter tanta importância.. o desgaste do motor elétrico por km é menor do que o a combustão

​​​​​OIço por vezes falar-se que um carro com 3 ou 4 anos e menos de 100 mil KMS demonstrou excelente fiabilidade. Será esta idade e rodagem significativa para se tirar conclusões a respeito da fiabilidade de um carro? Será que nos últimos anos, os carros pioraram assim tanto de fiabilidade? Baixamos as exigências? Qual o factor idade/ KMS que considerariam satisfatório para aferir a fiabilidade de um carro?
​​​

Fazer 100 mil km sem problemas (mesmo problemas pequenos) é bom.

Talvez deve ser o normal, mas com a crescente complexidade dos carros há muitos potenciais pontos de ruptura, desde a abertura eléctrica de um vidro, a um FAP.

Depois com a manutenção normal qualquer carro passa dos 200 mil km

talvez a 1/3 da sua vida útil, coisa de 5-10 anos

quanto aos kms, com os carros elétricos isso deixou de ter tanta importância.. o desgaste do motor elétrico por km é menor do que o a combustão

um carro não é só motor.

por isso é que vemos dezenas de anúncios a dizer que o carro tem 80.000 kms ( motor novo ) ... como se tudo o resto não sofresse desgaste.

creio que 5 anos e 250.000 kms já servem de teste de fiabilidade, não esquecer também que a idade vai revelando outras fraquezas e para isso temos de esperar pelo menos 10 anos para começar a sentir as falhas de construção que nem sempre são mecânicas.

quanto ao nível de exigência sim, estamos cada vez mais tolerantes porque o que importa é :

ser elétrico ou hibrido
ter tablets ( quanto mais e maiores melhor )
Leds, muitos leds por fora e por dentro - ah, se fizer um jogo de luzes estranho melhor.

creio que 5 anos e 250.000 kms já servem de teste de fiabilidade, não esquecer também que a idade vai revelando outras fraquezas e para isso temos de esperar pelo menos 10 anos para começar a sentir as falhas de construção que nem sempre são mecânicas.

quanto ao nível de exigência sim, estamos cada vez mais tolerantes porque o que importa é :

ser elétrico ou hibrido
Leds, muitos leds por fora e por dentro - ah, se fizer um jogo de luzes estranho melhor.

Xiii, que cenário tão negro!!!

Acho que a eletrificação é racionalmente consistente. Basta ver o que a Audi fez no Dakar e a poupança que acabou por ter, porque deixou o motor a combustão servir aenas para carregar as baterias!

Xiii, que cenário tão negro!!!

Acho que a eletrificação é racionalmente consistente. Basta ver o que a Audi fez no Dakar e a poupança que acabou por ter, porque deixou o motor a combustão servir aenas para carregar as baterias!

que tipo de poupança ?

ter um gerador a carregar baterias é uma solução inteligente ?

tanto peso nos carros para poupar o quê ?

que tipo de poupança ?

ter um gerador a carregar baterias é uma solução inteligente ?

tanto peso nos carros para poupar o quê ?

60% menos de emissões no veículo vencedor (o que deve ter dado um valor muito interessante em termos de consumos médios).

Realmente é um tema pertinente.

Torço sempre o nariz quando os donos referem estar muito contentes com a fiabilidade de um carro com 3 anos e 40k km.[:D]

Ainda é por cima normalmente é malta que troca aos 4 anos por causa de benesses fiscais. Ou seja temas como fiabilidade são pouco mais que irrelevantes dado que pouco andam fora da garantia se é que andam.

Anyway diria que a partir dos 120k km e 7/8 anos já dá para perceber a fiabilidade de uma viatura.

Realmente é um tema pertinente.

Torço sempre o nariz quando os donos referem estar muito contentes com a fiabilidade de um carro com 3 anos e 40k km.[:D]

Ainda é por cima normalmente é malta que troca aos 4 anos por causa de benesses fiscais. Ou seja temas como fiabilidade são pouco mais que irrelevantes dado que pouco andam fora da garantia se é que andam.

Anyway diria que a partir dos 120k km e 7/8 anos já dá para perceber a fiabilidade de uma viatura.

E a partir dos 15 anos não há nenhum própriamente fiável, todos dão problemas, nem que sejam tubos e borrachas que precisam de ser substituídos.

Hesito...

Do que li, em modo "RACE" (!), mesmo sendo a baterias, o veículo gastou quase 1L / 1km ...

Isso é mais que um F1 em Monza, em que a média é inferior a 46L/100km (circuito com muita carga de acelerador).

Estranho esse valor, onde leste isso?

Relativamente ao tópico, terá sempre a ver com o tipo de utilização. Por norma olho para os carros dos outros e possuem um desgaste mais acentuado que os meus. O último que saiu tinha 260 mil km e espantou o comprador pela ausência de folgas, ruídos parasitas, etc. Podíamos ainda reflectir sobre se é correcto medir o desgaste em km, horas de utilização ou uma formula matemática com factores ponderados... é que as duas primeiras são bastante subjectivas.

Mas sim, quando vejo a malta a gabar a fiabilidade de carros com a meia dúzia de anos e < 100 mil km, fico sempre na dúvida se é falta de exigência ou de espírito crítico. Obviamente que isto não se aplica a que compra PSAs 1.2 e 1.5 😂😂😂

(Agora vou fugir)

60% menos de emissões no veículo vencedor (o que deve ter dado um valor muito interessante em termos de consumos médios).

Os 60% de redução das emissões têma ver com o tipo de combustível, e não com o consumo da viatura.

Audi RS Q e-tron saves over 60% CO2 at the 2023 Dakar Rally - Racecar Engineering (racecar-engineering.com)

O consumo, em 2021, antes da 1ª prova disputada, calculava-se que fosse ligeiramente acima dos 30 l/100 km, o que não deixa de ser bom. Qualquer jipe normal faz >20 na areia.

Why is an Audi RS Q E-Tron taking on Dakar? (whichcar.com.au)

ser elétrico ou hibrido

eu diria que cada vez estão mais intolerantes se é isso que importa, luzes, tablets e chega. ou seja, visto de outro prisma, são intolerantes no facto de serem restritos na escolha, é só isto e aquilo que interessa e não quero mais nada extra, o que vier vem por acréscimo, nem que seja as rodas e o volante. [:D]

para fiável tenho o meu carro. faltam menos de 20 mil para os 400 mil, faltam uns quantos meses para os 20 anos e nunca me deixou ficar mal. vamos indo e vamos vendo, digo eu.

mas realmente aquele pessoal que diz que os carros deles não dão problemas e até aconselham os outros, a maior parte das vezes é gente que tem o carro há 2 anos ou que lhes meteu 20 e 30 mil kms em cima. o meu mundo não é esse. o meu mundo REAL são pessoas que têm os carros, comprados novos ou já usados, há 10, 15 anos e fazendo muitos ou poucos kms, têm sempre coisas para arranjar, nem que sejam pequenas e fora da mecânica. [;)]

O anterior durou 21 anos e 230 mil KMS. Ainda circulava, mas com os níveis atestados sistematicamente. E claro que precisava de trocar desde borrachas a amortecedores. Não tinha muito por onde avariar, mas já era martirizante fazer 30 KMS para qualquer lado ou andar numa AE a 100 quanto mais a 120. E sem AC era cada Verão custoso.

O atual vai com 4 anos e meio,
e 75 mil KMS. Como tem mais por onde avariar, vai de vela quando começar a dar dores de cabeça. É tablet, é o AC manual mas de controlo eléctrico, controlos disto e daquilo, airbags, e por aí fora...

Portanto para mim isso da fiabilidade é ver quanto duram até partir. Isso de meia duzia de anos e duas centenas e meia de milhar de KMS é para quem pode trocar regularmente. A realidade onde vivo é comprar usado e esticar até onde der.

menos emissões durante a corrida ... como se isso fosse um grande trunfo, deviam aplicar essa técnica nos tanques de guerra também.

nada contra a redução de poluentes, mas em breve corremos o risco de ver reduzido, ou mesmo banido, esse tipo de eventos á custa da redução de emissões.

os carros com menos de 20 anos já são muito bons em termos de emissões e não precisavam de baterias adicionais, pena é que quem faz as leis não perceba que está a matar muita boa máquina ( automóveis ) e estão a deixar de parte os navios e outras máquinas que deviam também sofrer um ajuste em termos de emissões.

não pode ser sempre o automóvel a ser penalizado.

deviam também legislar sobre as armas e guerras e podiam até enviar aqueles loucos de "save the planet" para esses países de forma a pararem com as explosões que certamente poluem mais que qualquer carro da década de 60.

menos emissões durante a corrida ... como se isso fosse um grande trunfo, deviam aplicar essa técnica nos tanques de guerra também.

nada contra a redução de poluentes, mas em breve corremos o risco de ver reduzido, ou mesmo banido, esse tipo de eventos á custa da redução de emissões.

os carros com menos de 20 anos já são muito bons em termos de emissões e não precisavam de baterias adicionais, pena é que quem faz as leis não perceba que está a matar muita boa máquina ( automóveis ) e estão a deixar de parte os navios e outras máquinas que deviam também sofrer um ajuste em termos de emissões.

não pode ser sempre o automóvel a ser penalizado.

deviam também legislar sobre as armas e guerras e podiam até enviar aqueles loucos de "save the planet" para esses países de forma a pararem com as explosões que certamente poluem mais que qualquer carro da década de 60.

Concordo contigo e discordo de ti ao mesmo tempo.

Pela minha experiência com o 300de, a minha média de consumo (e já tem 90.000km) é de 1,7l/100km. será que não é uma redução significativa face a um 220d normal? (fora o facto de ter 300cv em vez de menos de 200).

Concordo contigo e discordo de ti ao mesmo tempo.

Pela minha experiência com o 300de, a minha média de consumo (e já tem 90.000km) é de 1,7l/100km. será que não é uma redução significativa face a um 220d normal? (fora o facto de ter 300cv em vez de menos de 200).

essa média só é possível mediante o uso intensivo e com boa gestão de quem tem uma viatura com esse sistema.

de qualquer forma, não acredito que essa média seja de uma utilização normal de centenas de kms por dia e sim de pouco mais de 50~70 / Dia.

as baterias dos Plug in raramente permitem mais de 50~70 km sem ter de carregar.

essa média só é possível mediante o uso intensivo e com boa gestão de quem tem uma viatura com esse sistema.

de qualquer forma, não acredito que essa média seja de uma utilização normal de centenas de kms por dia e sim de pouco mais de 50~70 / Dia.

as baterias dos Plug in raramente permitem mais de 50~70 km sem ter de carregar.

Raramente chego aos 35kms reais... :P

Back