["Análise"] Start and Stop - custos

BuBlEaM

New member
Boa tarde,

Pesquisei antes de abrir este tópico e não encontrei nada sobre este assunto, visto que a maior parte dos tópicos é sobre Start and Stop e a longevidade dos turbos.
A minha pergunta, prende-se com o que vi na publicidade da Norauto. Baterias "normais" desde 70€ e bateria "start and stop" desde 300€:

20120805150448.jpg

Será que em condições normais, (e já não falando de turbos e outro material que sofre desgaste devido a este sistema) se poupa dinheiro em combustível que dê para sustentar as necessidades de um carro destes?

Boa pergunta. A questão não se prende só com a bateria, mas sim com os outros componentes mais esforçados com este sistema. Tenho um carro com S/S e muitas vezes desligo o sistema, dado que para estar poucos segundos desligado, não compensa sequer o combustivel para o arranque seguinte. No dia-a-dia citadino (não é o caso), calculo que se consigam melhores consumos, mas se valerá a pena, em função dos custos superiores a posteriori......não sei, honestamente.

Acaba por ser uma vantagem a nivel de marketing, podendo anunciar melhores consumos e menos emissões (em alguns casos baixando o IUC).

Última edição:
Por acaso ja tinha estado a pensar quanto custaria uma bateria dessas.

230 euros de diferença da para muito combustível, seria interessante comparar os consumos de um carro com SS e um sem SS, para ver a diferença de consumos.

230€ so na bateria... Depois tens o motor de arranque e alternador que serao sempre mais utilizados com este sistema levando a um desgaste prematuro.... Penso que se vai poupar em consumos ( pouco ) mas depois ira ter outro tipo de custos muito superior....

Mas o alternador e motor de arranque serão certamente diferentes dos usuais e projectados para mais ciclos.

Nem mais, por isso é uma "não questão"!

Eu pessoalmente, e apesar de ter um carro com S/S, não gosto muito daquilo e sempre que posso desligo, mas reconheço que em trânsito a sério (daquele de 1ou 2 horas em filas) se poupa muito dinheiro!

É um jogo...

Mas o alternador e motor de arranque serão certamente diferentes dos usuais e projectados para mais ciclos.

Não sou possuidor de nenhum com carro com S/S mas entendo que os carros com esse sistema têm certos componentes com uma longevidade superior.
Mas se o preço de uma bateria "especial" tem uma diferença de 230€, então um alternador e motor de arranque terão diferença de quantos milhares de euros?

Pior que isso: será que durante a vida útil desses componentes, poupas combustível para pagar 1/5 do preço deles?

Tal como o Ecoflex, o Ribeiros e o Redliner dizem, é verdade que se poupa combustivel. Ainda assim, (penso eu de que) não se poupe o suficiente - nem perto - para manter um carro com este sistema

O Star& Stop do meu Giulietta avariou ... Ja foi para reparar e ja avariou de novo ... desconfio que agora vai ficar assim a olhar para esses preços [:D]

O Star& Stop do meu Giulietta avariou ... Ja foi para reparar e ja avariou de novo ... desconfio que agora vai ficar assim a olhar para esses preços [:D]

(Cruzes canhoto claro), mas quem me dera que aquilo avariasse! [:)]

Se pudesse MESMO desligar ou um fusível retirado, é que era[:D]

Não sou possuidor de nenhum com carro com S/S mas entendo que os carros com esse sistema têm certos componentes com uma longevidade superior.
Mas se o preço de uma bateria "especial" tem uma diferença de 230€, então um alternador e motor de arranque terão diferença de quantos milhares de euros?

Pior que isso: será que durante a vida útil desses componentes, poupas combustível para pagar 1/5 do preço deles?

Tal como o Ecoflex, o Ribeiros e o Redliner dizem, é verdade que se poupa combustivel. Ainda assim, (penso eu de que) não se poupe o suficiente - nem perto - para manter um carro com este sistema

Não sei quanto se poupa como disse tem que se ver a diferença de consumos para depois fazer as contas..

Nem mais, por isso é uma "não questão"!

Eu pessoalmente, e apesar de ter um carro com S/S, não gosto muito daquilo e sempre que posso desligo, mas reconheço que em trânsito a sério (daquele de 1ou 2 horas em filas) se poupa muito dinheiro!

É um jogo...
Não sei se é uma "não questão".

É que se por um lado o material é preparado para aguentar mais ciclos, por outro quando estragar o preço deve ser mais alto...

Acredito que estes sistemas para a cidade e para os que estão a respirar o ar dos carros seja bom, para o utilizador não sei. Pode depender da "sorte" que se tem com a durabilidade do material.

enquanto o carro é novo tudo bem depois com 3/4 anos aquilo deve dar uma boa despesa.

Eu começo a acreditar que as baterias start/stop duram mais anos que as baterias normais.
Digo isto porque dois dos últimos carros sem start/stop que por aqui passaram (ambos Renault) viram as suas baterias entregar a alma ao criador durante o 3º ano de existência, ao passo que os carros com start/stop que vieram depois desses ainda têm as baterias de origem sendo que um deles já está no 5º ano de utilização.

Eu começo a acreditar que as baterias start/stop duram mais anos que as baterias normais.
Digo isto porque dois dos últimos carros sem start/stop que por aqui passaram (ambos Renault) viram as suas baterias entregar a alma ao criador durante o 3º ano de existência, ao passo que os carros com start/stop que vieram depois desses ainda têm as baterias de origem sendo que um deles já está no 5º ano de utilização.

Arrisco-me a dizer que as baterias são um dos maiores segredos do universo [:D]
Tenho um Ford Fiesta que já teve uma Tudor que durou exactamente 2 anos e 1 semana e que actualmente, com uma de marca branca, vai no 5º ano e ainda está para as curvas [:p] A bateria de origem do meu Renault Laguna, teve 6 anos sem problemas e morreu de um dia para o outro [8b]

No mesmo carro, tive uma bateria de origem que durou 3 anos e outra que a substituiu durou 8 anos e foi a após ter estado 3 semanas no bate chapa a arranjar (rádio ligado e portas abertas e só andavam com o carro para dentro e fora da oficina). No dia seguinte, morreu. Aliás já devia ter morrido, porque as tampas dos contactos da bateria estavam fora de sitio e niguém me tira da cabeça que pegaram o carro com cabos, deram um pouco de carga e entregaram-me o carro assim. E eu nem tenho a mania da teoria da conspiração.

A questão é pertinente, porque, se por um lado, os componentes podem estar preparados para aguentaram estes ciclos, por outro devem ser mais caros em caso de substituição (já não estou a falar da bateria que essa é mais que evidente a diferença de preço). Digo devem, porque ainda não ouvi nenhum relato acerca disso.....mas espero que não seja.

Bem, uma dúvida de burro:

Quem tem um carro com SS tem obrigatoriamente de comprar uma bateria assim? :sh)

A bateria tem que ter mais capacidade, porque quando o carro pára há coisas que tem que continuar a funcionar como luzes, ventilação radio etc Baterias convencionais não terão capacidade para fazer isto, alem de estarem projectadas para menos ciclos..

Voltar
Superior