Analise SWOT

ponto

New member
Se vos pedissem para fazer uma analise ao vosso serviço, tendo em conta o modelo SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), o refeririam em cada um dos pontos?

Pontos Fortes/Fracos- Os vossos fortes/fraquezas no serviço que desempenham ou os fortes/fraquezas do serviço que desempenham de uma forma geral?

E as oportunidades e ameaças?

Estou familiarizado com a analise SWOT (sem ser expert), mas sempre na perspectiva da empresa como um todo. Agora uma análise ao serviço de cada um...

Agradeço todas as opiniões construtivas sobre este tema...

Eu axo que já ouvi falar nisso na faculdade.... axo, pois não me lembro de nada...

Onde é k isso lá vai... nunca foi coisa muito apelativa.

Eu axo que já ouvi falar nisso na faculdade.... axo, pois não me lembro de nada...

Onde é k isso lá vai... nunca foi coisa muito apelativa.

Pois..

o grande problema aqui, é pedirem para fazer uma análise do seu (meu) serviço segundo a analise SWOT...

De uma forma generica o que falar nos Pontos Fortes/Fracos.... e principalmente nas oportunidade(?!) e ameaças....

Uma ajudinha pessoal...

Boa sou contabilista, com forte gosto pela informática.

Strengths - Domínio da ciencia, actualização constante, há pouca concorrencia de outras profissoes, isto é, é dificil engenheiros e advogados andaram a fazer perninhas na contabilidade.

Weaknesses - trabalho em equipa. havendo milhares de contas para fazer, o silencio é a melhor opção. prejudicando o trabalho em equipa.

Opportunities - suporte a direcção sendo as melhores pessoas para relacionar a parte financeira com a parte economica

Threats - pouco interesse de alguns orgaos de gestao na contabilidade, ser um meio transparente que alguns nao queriam, acabar os imposto com base no lucro.

Bem, acho que isto era para ser de cada pessoa, mas fiz da minha profissão no geral.

Boa sou contabilista, com forte gosto pela informática.

Strengths - Domínio da ciencia, actualização constante, há pouca concorrencia de outras profissoes, isto é, é dificil engenheiros e advogados andaram a fazer perninhas na contabilidade.

Weaknesses - trabalho em equipa. havendo milhares de contas para fazer, o silencio é a melhor opção. prejudicando o trabalho em equipa.

Opportunities - suporte a direcção sendo as melhores pessoas para relacionar a parte financeira com a parte economica

Threats - pouco interesse de alguns orgaos de gestao na contabilidade, ser um meio transparente que alguns nao queriam, acabar os imposto com base no lucro.

Bem, acho que isto era para ser de cada pessoa, mas fiz da minha profissão no geral.

Obrigado!

A minha area de formação também a contabilidade, mas não exerço. O que é uma pena, ainda mais neste caso, pois ja tinha o meu problema resolvido. Mas deu para ficar com umas ideias....

Mais sugestões pessoal???

Mas pediram-te para fazeres uma análise SWOT a ti mesmo, lá na empresa? É que não estou a ver a lógica de aplicar essa análise a um indivíduo.

Mas pediram-te para fazeres uma análise SWOT a ti mesmo, lá na empresa? É que não estou a ver a lógica de aplicar essa análise a um indivíduo.

Nem mais...

Pediram para fazer uma análise ao meu serviço, seguindo o modelo SWOT.

Levanta-se aqui uma questão... Será uma análise individual ou uma análise ao cargo desempenhado?

Em ambos os casos acho este tipo de análise um pouco complicado e subjectivo, principalmente no que toca à parte de Oportunidades e Ameaças..

Tambem nao estou a perceber ao que queres fazer a analise.

EDIT:

Ao inidividuo é realmente ca uma adpatação...lol
No teu caso e se o pretendido for efectivamente um analise ao individuo eu adptava as fraquezas, forças, ameaças e oprtunidades a ti mesmo e posteriormente comparava com o ambiente externo... colegas, mercado...

PS: Para mim nao tem pés nem cabeça essa analise a uma pessoa.

Last edited:
Nem mais...

Pediram para fazer uma análise ao meu serviço, seguindo o modelo SWOT.

Levanta-se aqui uma questão... Será uma análise individual ou uma análise ao cargo desempenhado?

Em ambos os casos acho este tipo de análise um pouco complicado e subjectivo, principalmente no que toca à parte de Oportunidades e Ameaças..

Explica-nos aqui, como é que queres, que quem está deste lado, que não sabe o que fazes, onde trabalhas, que pessoa és, te façamos uma analise SWOT?

Explica-nos aqui, como é que queres, que quem está deste lado, que não sabe o que fazes, onde trabalhas, que pessoa és, te façamos uma analise SWOT?

Bem.... eu não pedi que me fizessem uma análise SWOT, muito menos de mim próprio. Pedi sim ajuda, na forma de sugestões sobre o que responderiam caso este pedido vos fosse feito.

Talvez não tenha sido suficiente explicito nos posts anteriores... mas basicamente queria opiniões e sugestões tendo em conta os vossos conhecimentos e sensibilidade sobre o assunto em questão.

Assim no ar é mais complicado. É mais facil dar um exemplo.

Há factores, que sao subjectivos. Isto é uma analise mt superficial, e subjectiva.

O forum Autohohe

Pontos fortes:

-Grande comunidade de users
-Facil utilização
-Grande facilidade de otenção de respostas de utilizadores de variadas marcas auto

Pontos fracos

-Facilidade de criar clones e armar confusão [:)]
-Grande comunidade de users

Oportunidades:

-Pouca qualidade em foruns semelhantes

Ameaças:

-Massificação da net e surgimento de foruns mais especificos
-Forum com fortissima implantação em Portugal (apenas)

[:D]

Os pontos Fortes e Fracos são intrínsecos á empresa.
As ameaças e Oportunidades externos.

É engraçado: toda a gente sabe o que é uma swot mas poucas vez vejo uma bem feita...

Analisando o objecto X (nós, empresa, o gato o negócio etc etc)

Pontos fortes são características DO objecto e não da envolvente.
Pontos fracos idem.

Oportunidades são características da envolvente e não do objecto.
Ameaças idem

Por exemplo em relação a uma profissão: "há pouca concorrencia de outras profissoes"

Não é nenhuma característica da profissão, é evidentemente da envolvente. Logo ou é oportunidade ou ameaça mas nunca ponto forte.

Last edited:
É engraçado: toda a gente sabe o que é uma swot mas poucas vez vejo uma bem feita...

Analisando o objecto X (nós, empresa, o gato o negócio etc etc)

Pontos fortes são características DO objecto e não da envolvente.
Pontos fracos idem.

Oportunidades são características da envolvente e não do objecto.
Ameaças idem

Por exemplo em relação a uma profissão: "há pouca concorrencia de outras profissoes"

Não é nenhuma característica da profissão, é evidentemente da envolvente. Logo ou é oportunidade ou ameaça mas nunca ponto forte.

exactamente...

Mais opiniões precisam-se...

Obrigado

Continuo a dizer que a SWOT tem de ser contextualizada num objectivo. Ou seja, tu podes ter pontos fortes ou fracos diferentes consoante o objectivo.

Queres fazer a análise Swot a um serviço.. a um produto?

Pontes fortes-> descrever aquilo que o teu produto ou serviço tem de unico face à concorrência.. aquilo que o distingue da concorrência.
Pontos fracos-> O que pode ser melhorado
Oportunidades-> Face a um estudo de mercado o que tens no teu produto/serviço que o faça evoluir para o sucesso
Ameaças->Descrever um ponte forte de um concorrente por exemplo

Espero não estar a dizer asneiras pois aprendi isto em marketing já há uns tempos [:blush:]

Uma analise swot a um individuo? [8b] :confused:
A analise Swot é para ser aplicada a marcas e produtos, para se comparar com a concorrencia e verificar os seus pontos fortes, negativos, e as oportunidades, não esquecendo as ameaças... Tudo isto com o objectivo de definir o posicionamento que se pretende á marca e a estratégia a aplicar.

Back