Anda alguem com a matricula do carro do meu pai!

VSilva

Well-known member
Sexta-feira passada, o meu pai recebeu uma carta do Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias IP com uma notificação que o veículo XX-XX-BP ( matrícula do carro do meu pai ), Marca Mercedes Benz, Modelo 190 E 1.8 201. Passou na barreira de porgatem Queluz P.V. na A9 - CREL ás 16:31 do dia 30-04-2008, com a seguinte infração: Falta de Contrato de Adesão válido.

Ora acontece que o meu pai, desde 2001 quando comprou o carro, nunca passou de Fátima para baixo, uma vez há três anos atrás.

Tratamos logo de elaborar uma carta de resposta.

Ontem ( Segunda-Feira ) o meu pai recebeu uma carta da Via Verde com o assunto: Passagens em barreiras de portagens.
Essa carta indica que o carro do meu pai ( mesma matrícula ) passou na Portagem- Saída Carcavelos P.V.- A5, ás 06:33 doa dia 12-12-2008.

Ora dois erros não são coincidência. Fomos a PSP avisar que anda alguem por Lisboa com a matrícula do meu pai.
NA esquadra, o agente que nos recebeu disse que deveria ser um erro, e que deveríamos esclarecer primeiro com a Via Verde o suposto engano.
Eu insistí que queríamos apresentar queixa, porque é óbvio que anda alguém com a matrícula falsa e que em caso de acidente ou assalto, nós já nos "mexemos".

A queixa foi apresentada e segui agora uma carta, tanto a Via Verde como ao Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias IP com a indicação que essas infrações não foram cometidas pelo veículo do meu pai e que já apresentamos queixa na PSP da circulação de uma matrícula falsa/duplicada.

Alguma opinião de alguma coisa mais deverei fazer?

Obrigados pelos comentários.

Vais à Brisa e pede uma cópia das fotos tiradas ao carro que passou na Via Verde sem identificador e com a mesma matricula do carro do teu pai. Depois de confirmarem junto da Brisa que o carro é outro e a matricula não pertence ao mesmo, pegas nas fotos e vais à policia e entrega-las como prova.
Também pode acontecer que a matricula do carro infractor seja xx-xx-BB e não BP e a curvatura do segundo B esteja sem tinta. Já me aconteceu receber uma multa em casa com a matricula xx-xx-TI (que era a minha) quando afinal o carro infractor tinha a matricula xx-xx-TT, mas com o segundo T meio apagado.

Vais à Brisa e pede uma cópia das fotos tiradas ao carro que passou na Via Verde sem identificador e com a mesma matricula do carro do teu pai. Depois de confirmarem junto da Brisa que o carro é outro e a matricula não pertence ao mesmo, pegas nas fotos e vais à policia e entrega-las como prova.
Também pode acontecer que a matricula do carro infractor seja xx-xx-BB e não BP e a curvatura do segundo B esteja sem tinta. Já me aconteceu receber uma multa em casa com a matricula xx-xx-TI (que era a minha) quando afinal o carro infractor tinha a matricula xx-xx-TT, mas com o segundo T meio apagado.

Nessas portagens não se tiram fotos.

se não tiram fotos, como sabem a matricula do carro infractor??

Isso é uma boa questão...e talvez por isso é que nunca recebi nenhuma carta quanda lá passei sem via verde [;)]

O que é certo é que perguntei e disseram que ali não tiram fotos.

Isso é uma boa questão...e talvez por isso é que nunca recebi nenhuma carta quanda lá passei sem via verde [;)]

O que é certo é que perguntei e disseram que ali não tiram fotos.

Ah tiram, tiram!! Já me passaram pelas mãos n casos de carros aqui da empresa que não têm via verde e lá passaram e, meses depois, recebemos aqui a cartinha.

Rui_soad said:

Então como é que identificam os infractores? [:D]

Vai um funcionário da Brisa a correr com papel e caneta pela AE atrás do infractor? [:D]

Claro que tiram; há ainda as câmaras instaladas em vários pontos de todas as auto-estradas.

Os procedimentos que fizeste foram os correctos. Convém guardares bem essa cópia da queixa.

As sugestões de solicitares à Brisa/Via verde as imagens do infractor são uma excelente ideia; mas, contudo, duvido que a Brisa as faculte com essa facilidade...por outro lado e caso aguardes que as diligências de inquérito do crime em causa (à partida, parece-me ser de falsificação) para pedires às autoridades que intimem a Brisa a facultar essas imagens, corres o risco de, nessa altura, já não existirem imagens.

Tenta insistir junto da Brisa/via verde que te dêem as imagens; caso não as facultem, pede-lhes que as imprimam ou conservem por qualquer outra forma...diz-lhes que és o primeiro interessado em apanhar o infractor...e que estão todos do mesmo lado.

Boa sorte para a resolução disso tudo e esperemos que não tenha sido mais do que uma má leitura da matrícula em causa [;)]

Ah tiram, tiram!! Já me passaram pelas mãos n casos de carros aqui da empresa que não têm via verde e lá passaram e, meses depois, recebemos aqui a cartinha.

Se tu dizes acredito...mas na Brisa não foi isso que disseram [;)]

Então como é que identificam os infractores? [:D]

Vai um funcionário da Brisa a correr com papel e caneta pela AE atrás do infractor? [:D]

Claro que tiram; há ainda as câmaras instaladas em vários pontos de todas as auto-estradas.

Os procedimentos que fizeste foram os correctos. Convém guardares bem essa cópia da queixa.

As sugestões de solicitares à Brisa/Via verde as imagens do infractor são uma excelente ideia; mas, contudo, duvido que a Brisa as faculte com essa facilidade...por outro lado e caso aguardes que as diligências de inquérito do crime em causa (à partida, parece-me ser de falsificação) para pedires às autoridades que intimem a Brisa a facultar essas imagens, corres o risco de, nessa altura, já não existirem imagens.

Tenta insistir junto da Brisa/via verde que te dêem as imagens; caso não as facultem, pede-lhes que as imprimam ou conservem por qualquer outra forma...diz-lhes que és o primeiro interessado em apanhar o infractor...e que estão todos do mesmo lado.

Boa sorte para a resolução disso tudo e esperemos que não tenha sido mais do que uma má leitura da matrícula em causa [;)]

Estou a vender o peixe que me venderam...se ele sai a correr e escreve na testa a matricula ou na ponta da...mão isso é lá com ele.

O que me disseram foi para não me preocupar que não tiravam foto...ate hoje e ja la vai um ano.

Aqui há uns anos atrás aconteceu-nos o mesmo lá em casa, mas quem andava com uma matrícula falsa éramos mesmo nós...

O stand que nos vendeu o carro (novo) deu-nos o carro com uma matricula falsa, só quando chegaram os documentos (verdadeiros) é que demos pelo caso e o dono do stand inventou que tinha havido uma confusão com os números de registo, etc.. etc... :mad:

E a via-verde tinha 2 clientes registados com a mesma matrícula e nunca deu pelo problema, ou melhor, deu mas só uns meses depois.

Estou a vender o peixe que me venderam...se ele sai a correr e escreve na testa a matricula ou na ponta da...mão isso é lá com ele.

O que me disseram foi para não me preocupar que não tiravam foto...ate hoje e ja la vai um ano.

Estão lá montadas as câmaras. [;)]

Também já me aconteceu passar lá sem a VV colocada, dirigi-me de imediato aos eccritórios ali ao lado e disseram para esperar pela carta... já lá vão 3 anos. Mas isso não significa que não tenham câmaras.

Também já me aconteceu passar lá sem a VV colocada, dirigi-me de imediato aos eccritórios ali ao lado e disseram para esperar pela carta... já lá vão 3 anos. Mas isso não significa que não tenham câmaras.

Sim claro que não... a cena foi que eu perguntei a seguir na Portagem, como é que se processava as coias porque tinha passado na VV e não sou cliente VV...ele disse para não me preocupar que ia para casa a informação.

Perguntei mas há lá câmaras ? não, ali não...

arranquei mas fiquei a pensar nisso...o que é certo é que até hoje.

Sim claro que não... a cena foi que eu perguntei a seguir na Portagem, como é que se processava as coias porque tinha passado na VV e não sou cliente VV...ele disse para não me preocupar que ia para casa a informação.

Perguntei mas há lá câmaras ? não, ali não...

arranquei mas fiquei a pensar nisso...o que é certo é que até hoje.

Isto já é OT mas sinceramente tenho má opinião de alguns funcionários da VV... Já por duas vezes me deram informações erradas. Uma outra vez queriam aplicar-me uma taxa máxima por ticket inválido quando a culpa era deles, e irritam-me quando não retribuem o cumprimento, principalmente quando tenho o cuidado de os olhar nos olhos e cumprimentar.

(a do ticket inválido foi uma parvoíce!! entrei na crel ali junto ao IC19 em direcção à A8, tirei ticket e eis que, ao chegar á A8 me apercebo que me tinha esquecido de uma coisa e tenho que voltar atrás... saio, volto a entrar e nem uma portagem para pagar... chego ao nó sobre o IC19, apresento ticket e começam a refilar a dizer que é inválido, beca beca, devia ter tirado outro, ao que eu pergunto "onde?" visto não ter encontrado nenhuma portagem no percurso e não ter cometido nenhuma infracção)

Se for na via verde tiram sim.

Ja passei na Via verde por engano sem dar por isso( pensava q estava no meu carro) e nunca mais me lembrei disso.

Recebi a cartinha, onde nao me lembrando que tinha passado com um carro q nao era meu, pedi provas e foram me apresentadas ( as fotos), e posso adiantar q tira fotos de frente ( ve se bem a minha cara) e de tras.

Abraço

Ainda há outra situação a considerar. Eles descrevem o modelo do carro com mais pormenor que aquele que pode ser perceptível pela fotografia.

Assim, ou são dois carros absolutamente iguais, ou eles pela matrícula foram ao registo e tiraram o resto dos dados e portanto esta parte irá bater sempre certo.

Terá de ser mesmo através da fotografia para se poder distinguir a cor ou qualquer diferença que haja entre eles.

[8b][8b]
Isto já é OT mas sinceramente tenho má opinião de alguns funcionários da VV... Já por duas vezes me deram informações erradas. Uma outra vez queriam aplicar-me uma taxa máxima por ticket inválido quando a culpa era deles, e irritam-me quando não retribuem o cumprimento, principalmente quando tenho o cuidado de os olhar nos olhos e cumprimentar.

(a do ticket inválido foi uma parvoíce!! entrei na crel ali junto ao IC19 em direcção à A8, tirei ticket e eis que, ao chegar á A8 me apercebo que me tinha esquecido de uma coisa e tenho que voltar atrás... saio, volto a entrar e nem uma portagem para pagar... chego ao nó sobre o IC19, apresento ticket e começam a refilar a dizer que é inválido, beca beca, devia ter tirado outro, ao que eu pergunto "onde?" visto não ter encontrado nenhuma portagem no percurso e não ter cometido nenhuma infracção)

Concordo contigo.
Excelentes profissionais e extremamente cordiais! [8b]

Têm cameras e tiram fotografias a todas as viaturas com ou sem identificador. Já mostraram o sistema na RTP ou na SIC, mas com as matrículas desfocadas, numa peça à uns anos sobre os imigrantes que passavam na VV sem pagar.

Cá em casa, aquando da última troca de carro, retirámos o identificador do carro que foi vendido e uma vez que não houve possibilidade de alterar os dados antes da primeira grande viagem do carro, optámos por usar ainda assim o identificador no carro novo...

Na portagem da 25 de Abril deu amarelo mas não foi por isso que deixámos de usar na A1 logo a seguir onde o pagamento foi feito com sucesso.

No regresso da viagem passei logo na VV e na Lusoponte, onde foi feita a alteração da matrícula e onde informámos o sucedido.

Disseram-nos que como não tínhamos regularizado a situação no próprio dia, íriamos receber uma cartinha para pagar 25 Eur de multa (portagem da 25 de Abril) mas, dado que fizemos o pagamento voluntariamente, deveríamos ignorar.

Nesta situação, foi-nos dito que a regra da Lusoponte/VV é verificar se o identificador está válido e se estiver, inclui na facturação. Se tal não acontecer, manda uma cartinha... Certo é que chegou e com fotografia!

Cumps.

Obrigados pelos comentários.

A primeira coisa que pensei quando recebemos a carta, foi que, eles que provem a infração. Ou seja, que mostrem as fotos.
Depois de falar com um colega meu advogado, disse que não é bem assim, convém ter-mos a nossa defesa bem preparada.
Agora com esta segunda infração, fui aconselhado a dirigir-me imediatamente a PSP, apresentar queixa e responder a VV já com cópia da queixa apresentada para rejeitar qualquer responsabilidade.

O meu medo é que haja mesmo carro com matrícula aldrabada e o mesmo se envolva num assalto ou atropelamento/acidente com fuga.

Back