"andar com o carro a morrer" ??????

bravosp

New member
Afinal quando é que um carro anda em esforço e precisa de uma redução de caixa?
Já me disseram que ás vezes ando com o carro em esforço a uma rotação demasiado baixa e que não dá saúde nenhuma ao motor.
Concordo que prejudica o motor mas não acho que seja o meu caso nunca o esforço a baixo das 2000 rpm ( num a gasolina), por outro lado vejo casos em andam com um carro mesmo sendo a gasoleo a 1000 rpm por exemplo em 5ª.
Eu acho que um motor não "vai a morrer" se sem reduzir e com um pequeno toque de acelerador ele responde facilmente.
Esta "teoria" tá correta?

1000 rpm em 5ª? Não acho que isso faça nada bem além do mais que senão acelara-res em quinta a essas rpm's o carro "queixa-se" e acabas por ser obrigado a reduzir mudança e acelerar...

P.S. Não percebo nada de carros lol,isso depende dos carros tb, mas normalmente a gasoleo, eles queixam-se logo, isto digo eu o meu carro Fiat GrandPunt Multijet 1.3 Gasol , é assim, já testei...

Eu também ando mts vezes em 4ª a rotações ligeiramente abaixo das 2000 poupa-se combustível só cum um cheirinho acelarador, isto faz mal malta?

Last edited:
Eu ando em 6ª abaixo das 2000 (~1500) num carro a gasolina.
Sem problemas nenhuns.
Só depende do carro. Ou melhor, do motor.

sim depende muito do motor. eu em 6ª a 1500 só a descer.
Mas a subir de 3ª para cima nunca deixo o motor baixar das 2000.

Pois é isso, eu tb em 3 a subir se descer abaixo das 2000 já nouto diferença, se baixar para menos 1500 2ª=)
Mas acho que isto influencia mt também ser gasoleo ou gasolina, porque eu tenho um carro gasolina também e que ando em 5ª a 65/70Kmh sem problemas, o carro é tão antigo que nem tem visor RPM's :D

Se eu fizer isso no carro gasoleo esquece-se ele não me deixa, 5ª a menos de 70 queixa-se logo.
Cumps

Nos turbo-diesel, não faz sentido usar regimes abaixo da zona do turbo (normalmente o mínimo são 1750 rpms), pois o motor é mais eficiente a partir desse regime.

Bravo SP: Tens que adequar a relação de caixa à velocidade e inclinação do terreno e carga de acelerador.

Num carro a gasolina subir a menos de 2000 nunca me parece de fazer.

O meu não têm conta rotações, mas notas perfeitamente se o motor está em esforço ou não e se precisa de uma redução ou não, através das reações do carro ao carregares no acelerador

Ando muitas vezes num diesel a 1000rpm, sem stress e sem avarias (laliás se bem usado poupa o motor); depende do motor/caixa/condução/estrada.

Bravo SP: Tens que adequar a relação de caixa à velocidade e inclinação do terreno e carga de acelerador.

Num carro a gasolina subir a menos de 2000 nunca me parece de fazer.

O meu não têm conta rotações, mas notas perfeitamente se o motor está em esforço ou não e se precisa de uma redução ou não, através das reações do carro ao carregares no acelerador

Nem mais , tudo pode variar , e de acordo com a inclinaçao do terreno !

Podes ir em 4ª as 2000 rpm em plano que vais apenas com o pé mais "levantado" do acelerador e ele vai consumir menos , e ele responde .

Como é impensavel fazer o mesmo exercicio numa subida !

O que é o termo em esforço ? É quando vais a uma rotaçao demasiado baixa para um determinado tipo de "terreno " , e verificas logo isso se carregares no acelerador e ele nao responder ! Neste caso ao carregares no acelerador ele nao responde e "mama " gota !

O ideal é ires numa rotaçao mais alta em que ele se sinta á vontade e que á minima calcadela ele responda com prontidao , isto chama-se "motor folgado"

As rotaçoes estao lá para serem usadas , e muitas vezes nao é andarem as 1500 rpm que vao ser poupados quando por vezes é o contrario que acontece .

Eu ando sempre á menor rotação possível, ou seja a rotação sem que a carrinha comece a engasgar/falhar.
Quando acontece esse caso de acelerar e ela não querer responder, geralmente é quando vou em recta e aparece uma subida, deixo ir a rola na recta numa mudança alta mas a baixas rpm's, na subida deixo ir até precisar de acelerar, ou dependendo do transito que tiver á frente e precisar de travar ou acelerar para não ir a estorvar ou outra situação.

Eu ando sempre á menor rotação possível, ou seja a rotação sem que a carrinha comece a engasgar/falhar.
Quando acontece esse caso de acelerar e ela não querer responder, geralmente é quando vou em recta e aparece uma subida, deixo ir a rola na recta numa mudança alta mas a baixas rpm's, na subida deixo ir até precisar de acelerar, ou dependendo do transito que tiver á frente e precisar de travar ou acelerar para não ir a estorvar ou outra situação.

Nesse segundo exemplo se calhar vai te fazer consumos superiores . Podes deixar ir na subida mas depois chega o ponto em que nao tem força para aguentar a subida e ai tens de meter uma abaixo e com uma rpm relanxante para ires ali a carregar minimamente no acelerador e ele estar folgado e pronto para uma aceleradela se necessario

Depende bastante do carro/motor.

No Audi A3 2.0 TDi 140cv aguenta muito bem regimes de 1250 rpm sem morrer e em subidas. Basta pressionar um pouco o acelarador (mesmo nas relações de caixa mais altas) e ele deselvolve muito bem.

O 20d 150cv é diferente. Nas mesmas situações sente-se bem melhor as 1500/1750 rpm.

Num Astra GTC 1.3 CDTi 90cv o taquimetro tem de estar nas 2000rpm e mesmo assim...

Depende muito dos motores. No meu caso:

Alfa 166 2.4 JTD 136cvs: força q.b. e ausencia de vibrações logo desde o ralenti. (Ok, mais um pouco cerca das 1000rpm). Consigo andar na boa neste regime, sem sentir vibrações nem falta de força.
Alfa 159 1.9 JTDM 150cvs: Abaixo das 1500rpm é para esquecer. Muita vibração, comparativamente ao 166. Também menos força que o 166 nesta faixa de rotações. Teoricamente está reprogramada, para 180cvs. Na prática, não sei, nunca medi.

Muito se fala de usar rotações de binário máximo, mas o certo é que eu uso rotações baixas, desde que não esforce em demasia e consigo consumos baixos.

Se for a direito, sem pressas, apenas para rolar atrás do trânsito é bem possivel uma 5ª a 60 kms/h num hdi 1.6 por exemplo, ou até sair na mesma mudança, às 1.000 num 1.6 a gasolina.

Claro que se for para despachar reduz-se. Por isso mesmo, depende, não há aqui uma regra.

Cump.

Num fiesta andasse em subidas e afins entre as 2500 3000 rpm , e até é mais economico que andar abaixo das 2000 rpm !

Depende do carro/motor e também... da caixa e das suas relações.

...e do facto de quereres aumentar (ou não) a velocidade.

Podes rolar às 1.000rpm sem dificuldades, mas, caso necessites de acelerar, é possível que o motor comece a "bater".

Sim, esse bater já não é muito saudável. E é muito ineficiente na medida em que estamos a meter combustível (pé no fundo) a mais e não se irá traduzir em "andamento".

Back