Andar de Bicicleta À noite.

ESPRIT

New member
Saudações a todos.

Abri este tópico, apenas para chamar À atenção um "pequeno" aspecto relacionado c o titulo.
Ainda há umas horas na "margem sul do Tejo", por pco n dava uma valente cacetada num ciclista q seguia despreocupado numa estrada nacional, estrada esta sem iluminação, e o ciclista e a bicicleta sem qquer tipo de luz ou reflectores!
Saio de uma curva, e mal começo a acelerar novamente, sai da sombra de uma arvore o idiota, dei uma valente guinada fazendo o GTI fazer o "teste do Alce" improvisado.
Caso n tivesse tido reflexos rápidos, ou a faixa fosse mais estreita e c trÂnsito do lado contrário, este episódio podia ter corrido mal. Seria optar entre o instinto de n atropelar um ser humano, ou bater contra outro carro.
Passados uns kms, mais uma besta na mesma situação, tbem só o vi qse em cima! Burros pah!

Peço encarecidamente, q quem anda de bicicleta À noite, use pelo menos reflectores e de preferência luzes, para verem e ser vistos.
Pois n quero ter um dia, a desagradavel experiência concerteza de bater/atropelar alguem nesta situação.

Obrigado.

concordo! na minha zona há muita gente que anda de bina á noite e gostam de andar em sentido contrário para ver os carros......., só que alguns espadachins ñem sabem andar de bina direito, andam aos S´s, já me aconteceu quase bater num gordinho que parecia um bebado a andar naquilo.....

umas luzinhas nao são nada caras e podem valer a vida!

Mas deve-se andar em sentido contrário ao dos carros por isso mesmo, para verem e serem vistos. É como andar a pé na estrada, também devemos sempre fazê-lo em sentido contrário.

Já andar de bicicleta à noite sem colete nem qualquer luz, dá multa.

Compreendo a situação, pelo que me levou a comprar luz traseira em vermelho, dá para a opção de piscar(lanterna de 4 leds traseira), no valor de 10 euros e já vem com pilhas, ainda comprei luz para a frente, em branco que foge para o azul e tem também a opção de piscar(lanterna de 3 leds 227) que custou 15 euros, já com pilhas e o belo colete reflector, que já o tinha, mas ronda os 3 euros(penso eu), fora luvas(10 euros) e capacete (10 euros, existia até 50euros, mas como não vi grande diferença, trouxe os de 10 euros, que em tudo é quase igual [kiss] ), isto tudo na sportzone, que é mais cara que nos hiper´s [:vm)] .​

Resumindo, quem anda de bike á noite, gastar apenas 48 euros em segurança, que pode ser, depender entre a vida e a morte, ou no mínimo uns dias no hospital, hã e ter muito cuidado como pedalam [;)] ...​

Mas deve-se andar em sentido contrário ao dos carros por isso mesmo, para verem e serem vistos. É como andar a pé na estrada, também devemos sempre fazê-lo em sentido contrário.

Desde quando é que uma bicicleta se deve comportar na estrada como um peão? :eek: Uma bicicleta é um veículo, não motorizado, mas não deixa de ser um veículo, e na estrada tem que respeitar as regras dos outros veículos!

capacete (10 euros, existia até 50euros, mas como não vi grande diferença, trouxe os de 10 euros, que em tudo é quase igual [kiss] )

Grande asneira, até os de 50€ não são grande coisa, porque a Sportzone não tem capacetes de jeito e acredita que quando caires notas bem a diferença.

Desde quando é que uma bicicleta se deve comportar na estrada como um peão? :eek: Uma bicicleta é um veículo, não motorizado, mas não deixa de ser um veículo, e na estrada tem que respeitar as regras dos outros veículos!

Tu não vais andar com a bicicleta no meio da estrada, andas na berma e por isso convém ires em sentido contrário aos carros para poderes ver e ser visto.

Tu não vais andar com a bicicleta no meio da estrada, andas na berma e por isso convém ires em sentido contrário aos carros para poderes ver e ser visto.

Não vais andar no meio da estrada, andas o mais à direita possível como manda o código! Em relação à berma, é proibido circular de bicicleta nos passeios e passadeiras, estes são exclusivos para peões, se queres circular nos passeios e passadeiras desmontas de bicicleta e vais a pé, e aí és considerado um peão.

De bicicleta circula-se na estrada de acordo com o código desta! Apesar de não estar muito regulamentada a circulação de bicicletas está prevista no código da estrada e esta é reconhecida como veículo, tal como acontece com cavalos e carroças, em que por exemplo estes têm prioridade sobre os veículos motorizados nas rotundas. Portanto o CE é bem explícito neste caso, circular no sentido contrário ao legalmente estabelecido é proibido, não percebo onde está a dúvida... Se querem ser vistos comprem luzes e reflectores!

bicicleta e o menos.. ca na minha zona o pessoal aderiu a moda de andar a caminhar a noite..
entao andam aos grupos na estrada sem coletes refelectores e pior do que tudo nao andam em fila obrigando os carros a terem de se desviar[8b] [8b] [8b] [8b] .. nao entendo esta malta, ainda por cima em estradas cheias de curvas e por vezes com pouca visibilidade, as vezes so damos por eles qd ja estamos msm em cima deles...[8b] [8b]
enfim...:(
cumps..

E depois são atropelados e a culpa é do automobilista criminoso que "vinha todo lançado" e não tinha nada que andar na estrada.

Já me faz lembrar quando chega a altura da malta que vai para Fátima a pé...

Não é bem assim...uma bicicleta é um veículo, sujeito às regras de trânsito. Como tal, deve circular no sentido correcto, o mais à direita possível.

E depois são atropelados e a culpa é do automobilista criminoso que "vinha todo lançado" e não tinha nada que andar na estrada.

Já me faz lembrar quando chega a altura da malta que vai para Fátima a pé...

os que vao pra fatima a malta ainda compreende, agr estes que so andam a passear em bando a noite e sem ligar nenhuma aos carros e que m deixam de boca aberta...
e que nao tem a menor noçao do que estao a fazer, qualquer dia dao se mal e a culpa vai ser do desgraçado que tiver o azar... o cumulo e que eles passam em frente a um posto da gnr e eles nao ligam nenhuma, de facto atem nem me espantava nada se tb andassem os geninhos nessa vida...
que se deixem e estar em casa sossegadinhos, ai e que eles eram esperto ou entao que vao caminhar para onde nao houver transito....[8b] [8b]
cumps..[;)]

E se fores de motorizada/scotter?!!! Também vais no sentido contrário aos carros??[8b] [8b]
A bicicleta não tem motor... mas não deixa de um um veículo. Logo tem de circular no sentido do trânsito.

Eu também ando de bina (btt) mas é mais monte e terra batida nada de alcatrão e mesmo assim se for à noite uso luz e reflectores...

Por acaso apanhei uns artistas desses, só por acaso ñ foi na EN10? Ainda há pco tp encontrei lá uns qtos [8b] A sorte é a ali a estrada é larga, dá para desviar bem, apesar de só os ver mesmo em cima.

Ñ vejo o pq de andar à noite, sem sinalização, se de dia, já é o q é, para nos virem(ciclistas), qto mais à noite.
Com menos de 25€ tem 1 par de luzes, 1 para a frente e outra para trás.
Isso a capacete e colete, se tiver as luzes ñ precisa de colete. E capacete ñ curto faz-me impressão, e até agora nenhum agente de autoridade me disse nada. E já passei por muitos.

Já que se fala de bicicletas, coisa que eu gosto imenso, o que me dizem daquela gente que tem extrema dificuldade em andar em linha recta, (ou seja andam aos zigue-zagues), o que em certas estradas torna a sua ultrapassagem um autentico desafio.
Cumprimentos

bicicleta e o menos.. ca na minha zona o pessoal aderiu a moda de andar a caminhar a noite..
entao andam aos grupos na estrada sem coletes refelectores e pior do que tudo nao andam em fila obrigando os carros a terem de se desviar[8b] [8b] [8b] [8b] .. nao entendo esta malta, ainda por cima em estradas cheias de curvas e por vezes com pouca visibilidade, as vezes so damos por eles qd ja estamos msm em cima deles...[8b] [8b]
enfim...:(
cumps..

Aqui n minha zona tambem esta na moda andar a pe, e o mais ridiculo alem de andar a par é que quando vem carros eles nao se arredam ja me aconteceu ter que parar, esperar que o carro da outra faixa passa-se, para eu poder passar e eles na amena cavaqueira como se nada fosse....

É isso e aquela malta que teima em ir na estrada, quando têm um passeio...

Que eu saiba os passeios são para os peões ... pelos menos é o que estava no código da ultima vez que o vi.

Acho que andar de bike á noite é um beca suicídio, mesmo com reflectores.

E já agora, de realçar que muitas vezes são os automobilistas a fazer asneira com ciclistas, é ultrapassagens à campeão, apitanços sem razão nenhuma, pessoal que faz marcha atrás e nem os vê, enfim, coisa que não haveriam se se respeitassem uns aos outros..

Last edited:
Já agora os donos dos gatos e cães que os deixam soltos durante a noite deviam vestir-lhes coletes fluorescentes que isto de de apanhar sustos já chateia.

Que eu saiba os passeios são para os peões ... pelos menos é o que estava no código da ultima vez que o vi.

Acho que andar de bike á noite é um beca suicídio, mesmo com reflectores.

E já agora, de realçar que muitas vezes são os automobilistas a fazer asneira com ciclistas, é ultrapassagens à campeão, apitanços sem razão nenhuma, pessoal que faz marcha atrás e nem os vê, enfim, coisa que não haveriam se se respeitassem uns aos outros..

Tava a referir-me aos peões, esqueci-me de especificar.

Mea culpa! [;)]

Back