Animais atropelados

kamafeu, então faz assim.
Vais numa AE apinhada de gente, atropelas um gato, e paras 100/220 metros à frente para ver os estragos.
Vês que não tens nada, vais atravessar 200 metros numa AE à noite para ver o animal?

Eu sou totalmente contra qualquer tipo de violencia ou maus tratos a animais, mas NUNCA ME ESQUEÇO que a vida humana está sempe em 1º lugar.

( isto aconteceu-me infelizmente)

pelo que vejo na tua resposta, as condicionantes para não teres ido verificar o estado do animal foi o facto de ser de noite e de haver transito intenso..

imagina que bates com o carro numa AE e que não tens bateria no telemóvel.. se tiveres de recorrer a um SOS vais correr o mesmo perigo ao atravessar 100/200 metros para chegar a este..

respondendo à tua pergunta, sim, ia.. provavelmente pediria às autoridades que removessem o animal da via para que o pudesse auxiliar da melhor forma possível.

é óbvio que existem situações que nos impossibilitam de prestar auxilio mas nem todas assim se traduzem, pelo que acho que o devemos fazer sempre que possível.

note-se que apenas achei relevante comentar posts do género : " atropelei um animal mas não vou prestar auxilio porque provavelmente custa dinheiro e porque o animal não é meu ", não estando em causa a impossibilidade de prestação de auxilio.

cumprimentos

pelo que vejo na tua resposta, as condicionantes para não teres ido verificar o estado do animal foi o facto de ser de noite e de haver transito intenso..

imagina que bates com o carro numa AE e que não tens bateria no telemóvel.. se tiveres de recorrer a um SOS vais correr o mesmo perigo ao atravessar 100/200 metros para chegar a este..

Percebo o que me dizes, mas o exemplo que me dá não é também o mais indicado.
Se ficar sem bateria, encosto e uso o telemovel, ou vou pela berma até ao telefone SOS.

Nunca vais ao meio da faixa da AE por causa disso.

Mas concordo contigo, não prestar socorro a um animal é de todo ridiculo e cobarde...

é desumano, não bastava o pobre do animal ter sido atropelado ainda leva uma tareia como se tivesse feito de propósito.. infelizmente há por aí muita gente que não pensa e acha que se mal tratar o bicho resolve o problema.. enfim

A veterinária disse que havia marcas consistentes com um atropelamento mas também havia algo mais.. Porque o maxilar estava partido e isso pode estar relacionado com o atropelo.. Mas tinha um corte no peito.. "preciso".. E cortes certos feitos por carros não papo..

Quando coloquei a questão nem me lembrei dos danos no veículo... Estava mesmo a pensar apenas nos animais que por vezes ficam mortos ou em grande sofrimento e acho que a grande maioria dos condutores não sabem como nem para onde os transportar.

Idealmente, não deviam os bombeiros ou o municipio ter um serviço próprio de transporte de animais feridos para o veterinário ou canil/gatil? Acho qe fazia mais sentido...

Bem, em conclusão, mesmo que não haja danos no veículos devemos contactar PSP/GNR que eles depois "encaminham" para as entidades que referiste. Correcto?

Obg

Correcto, é a GNR/PSP, que tem de accionar as entidades.

Quanto aos danos:
Se for um animal doméstico, podes sempre pedir responsabilidade ao proprietário, se for desconhecido, o veterinário municipal pode ainda ver se tem o "chipe" de identificação, que agora é obrigatório e através dele chega-se ao proprietário.
Se for um animal cinegético, podes sempre tentar junto da reserva municipal ou associativa de caça, que corresponda aquela área, sendo no entanto muito dificil pedir-lhes responsabilidades, sendo no entanto muito dificil que eles assumam o prejuízo.
Se for animal selvagem em geral, não há quem assuma responsabilidades, exceptuando quando o atropelamento ocorre em vias que se encontram vedadas (A; IC; IP; etc).
Quanto aos animais feridos, são transportados pelo canil municipal, que tem meios apropriados para o efeito.

Em caso de acidente com animal, deves chamar as autoridades para tomar conta da ocorrência, por vário motivos.
Se se tratar do atropelamento de um cão ou gato, deve chamar-se o veterinário municipal ou alguém responsável pelo canil/gatil, para que o recolham, ou até na eventualidade destes estarem em muita agonia, serem abatidos no local, com métodos de abate autorizados.
Se se tratar de um animal selvagem, deve chamar-se por exemplo o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA) ou ICN, para que os recolham e os levem para um centro de reabilitação de animais selvagens, para posteriormente serem tratados e se possível mais tarde, serem devolvidos ao meio.
Em casos de animais selvagem cinegéticos, que venham a morrer no acidente, serão apreendidos obrigatóriamente pela autoridade que registe a ocorrência para posterior entrega em instituição de beneficência social.

Caro EJPR.

Concordo inteiramente com o que disse. (utópicamente)
..., mas parecem palavras de um assessor de um senhor ministro. Estão completamente fora da realidade.
Já viu o que seria esperar por um qualquer veterinário ou responsável do canil num caso destes? No pais que estamos e com a "qualidade" de muita gente que anda por aí, isso poderia levar dias. Já para não falar que não é comum alguém andar com os números desses senhores ou entidades na agenda e o mais provável seria a chamada "morrer" no vigilante/recepcionista de serviço...

Peço desculpa, mas este assunto mexe demasiado comigo. Ainda por cima quando o que mais vejo são condutores a conduzir como (estes sim) animais, sem acautelar minimamente um animal errante. Sem qualquer tipo de cautela ou prudência mesmo vendo um animal a ziguezaguear na beira de uma estrada ou até passeio. Eu pessoalmente tenho SEMPRE esse cuidado. Abrando de forma a prevenir e poder manobrar de forma correcta para evitar algo do género. Claro que em estrada aberta e auto-estrada este procedimento nem sempre é possível e pode aliás criar um acidente bem mais grave no caso de uma auto-estrada.

A resposta num caso destes está sempre de acordo com a sensibilidade de cada um.
Eu já levei um animal que tinha sido atropelado e estava em sofrimento ao hospital veterinário do Porto. Se me importei com o sangue na alcatifa do carro? Nem pensei nisso.... Mas à noite chorei ao recordar os olhos daquele Cão enquanto morria a olhar para mim...

Cumprimentos.

A resposta do EJPR pareceu-me sensata.

Porque a verdade...é que por mais que possamos gostar de animais, quem é que csg tocar num cão ou gato dps de ele estar ferido?? Provavelmente o ultimo folgo do bixo, será com o intuito de se defender... e pregar uma valente mordidela ou arranhadela...
Tens animais?
Pelo teu comentário duvido...
Ao contrario de muitos humanos, os animais, por hábito, não mordem a mão que os alimenta. (Os que são tratados com carinho e respeito)

Caro EJPR.

Concordo inteiramente com o que disse. (utópicamente)
..., mas parecem palavras de um assessor de um senhor ministro. Estão completamente fora da realidade.
Já viu o que seria esperar por um qualquer veterinário ou responsável do canil num caso destes? No pais que estamos e com a "qualidade" de muita gente que anda por aí, isso poderia levar dias. Já para não falar que não é comum alguém andar com os números desses senhores ou entidades na agenda e o mais provável seria a chamada "morrer" no vigilante/recepcionista de serviço...

Peço desculpa, mas este assunto mexe demasiado comigo. Ainda por cima quando o que mais vejo são condutores a conduzir como (estes sim) animais, sem acautelar minimamente um animal errante. Sem qualquer tipo de cautela ou prudência mesmo vendo um animal a ziguezaguear na beira de uma estrada ou até passeio. Eu pessoalmente tenho SEMPRE esse cuidado. Abrando de forma a prevenir e poder manobrar de forma correcta para evitar algo do género. Claro que em estrada aberta e auto-estrada este procedimento nem sempre é possível e pode aliás criar um acidente bem mais grave no caso de uma auto-estrada.

A resposta num caso destes está sempre de acordo com a sensibilidade de cada um.
Eu já levei um animal que tinha sido atropelado e estava em sofrimento ao hospital veterinário do Porto. Se me importei com o sangue na alcatifa do carro? Nem pensei nisso.... Mas à noite chorei ao recordar os olhos daquele Cão enquanto morria a olhar para mim...

Cumprimentos.

O que escrevi são os procedimentos legalmente previstos, a tomar pelas autoridades que forem chamadas ao local.
Agora, se eles são ou não profissionais, já me ultrapassa. Mas temos sempre a possibilidade de reclamar. O livro de reclamações faz milagres.
Abraço.

11 anos a conduzir, e felizmente numca atropelei um bicho! consegui evitar alguns.

ao ler este topico, surgiu-me a mesma duvida...um dia quando atropelar um animal, nao sei o que fazer!

11 anos a conduzir, e felizmente numca atropelei um bicho! consegui evitar alguns.

ao ler este tópico, surgiu-me a mesma duvida...um dia quando atropelar um animal, nao sei o que fazer!
avalias a situação.
se estiver "bem" pegas no animal e levas a um veterinário (nas grandes cidades há hospitais centrais de veterinária).
senão, se ele estiver todo... puff... mas vivo, e tiveres a consciência a pesar, um telefonema para as autoridades não faz mal nenhum. caso esteja morto deverias reportar na mesma, até para fazerem a remoção do infeliz...

Felizmente nunca atropelei nenhum.
Já parei na AE porque vi um cão na berma. Sim andei à noite pela berma à procura do dito cujo.
Já levei um gato que estava atropelado numa berma ao hospital vet. Acabou por morrer...mas simplesmente não era capaz de o ver a sofrer ali.

Da mesma forma, já apanhei 2 cães de estradas nacionais para evitar que fossem atropelados. Um deles era um São bernardo que acabou por ficar a viver cá em casa.

Quanto ao que devem fazer é simples. Pensei se fosse uma criança. O quê que fariam? Devem fazer o mesmo. Uma vida é uma vida. Nunca pensem que um animal se meter a vossa frente a culpa é dele que se meteu à frente, porque de certeza que não era isso que ele queria.

Tive 2 gatos meus atropelados na minha rua, mesmo à minha porta. Uma delas estava grávida quando isso aconteceu. Ambos morreram é claro. O giro é que nunca ninguém viu nada, nunca ninguém parou sequer.

Fazendo minhas as palavras do Corleone...felizmente não vi o carro. A culpa seria minha e só minha

E quem paga a conta? Para além do prejuízo com o carro ainda temos de pagar para tratar um animal que não é nosso? hummm

É chamar as autoridades e eles que se entendam

Isso dos custos depende da consciência de cada um.

Eu se atropelar um animal irei sentir-me culpado mesmo que seja um caso em que eu saiba perfeitamente que não existe culpa nem acção que eu pudesse ter feito para evitar (já me aconteceu com um pardal - nem houve reacção possível pelo que a culpa é inexistente), por isso, se existir possibilidade de reverter a situação (levar o animal ao veterinário encaixa nessa definição - já o fiz) e isso custar dinheiro, é a vida.
À posteriori se a responsabilidade vier a ser de outro, logo se vê.

Porque a verdade...é que por mais que possamos gostar de animais, quem é que csg tocar num cão ou gato dps de ele estar ferido?? Provavelmente o ultimo folgo do bixo, será com o intuito de se defender... e pregar uma valente mordidela ou arranhadela...

Precisamente por se gostar de animais é que não se hesita quando se fala em ajudar um animal atropelado por nós ou por outros que cobarde e selvaticamente o deixaram moribundo para morrer.

Na minha opinião NUNCA se deve deixar um animal que AINDA ESTEJA VIVO a sofrer após um atropelamento. concordo que nem todos possam ter a disponibilidade financeira necessária para tratar de um cão atropelado, mas há várias soluções, há pedidos de ajuda que se podem fazer, e há muita gente solidária capaz de contribuir com dinheiro para ajudar o animal, e em última análise, há o recurso ao abate num veterinário. TUDO é melhor ao sofrimento, até o abate.

Hoje de madrugada/manhã aconteceu-me a mim, pela 1a. vez. [s)]

Um coelho que se me atravessou à frente, ia eu a uns 60-70 km/h. Ainda o consegui evitar com as rodas da frente, mas devo ter-lhe passado por cima com a roda traseira, pois ao olhar para o espelho, vi que ficou na estrada e já não se mexia.

Enfim, espero que tenha sido uma morte indolor para o bicho... :sh)

Olá

Olá

Boas a todos,
Eu sou da opinião que devemos sempre prestar auxilio aos animais.Eu pessoalmente não consigo de maneira nenhuma ficar indiferente...mas isso vai da sensibilidade e formação de cada um. Falta de sensibilidade infelizmente há demasíada...pobres animais[s)]

Cumprimentos,

Boas a todos,
Eu sou da opinião que devemos sempre prestar auxilio aos animais.Eu pessoalmente não consigo de maneira nenhuma ficar indiferente...mas isso vai da sensibilidade e formação de cada um. Falta de sensibilidade infelizmente há demasíada...pobres animais[s)]

Cumprimentos,

Como penso que já foi discutido aqui, existe situações em que não podes, e mais uma vez digo, que primeiro esta a vida humana e depois a animal.

Back