[Estradas] Animais na auto estrada

CO2

Banido
Boas

Esta semana entro na AE, para quem conhece, sentido Palmela em direcção à ponte.

Até aí tudo bem, passo por um gato esticado no tracejado da estrada, e mais a frente vejo um cão junto do separador central, ou seja do lado de fora, mas junto do separador e a querer atravessar a estrada (espero que tenha conseguido).

Como é que o animal conseguiu ir ali parar, assim que parei no primeiro lance de portagens, alertei o funcionário, foi o mínimo que pude fazer e fiquei a pensar no animal, sujeito a morrer no local devido a atropelamento ou a provocar um acidente.

Como é que estas situações acontecem? Espero que o animal não tenha sido largado por ali.

Pode ter ido lá parar pelos próprios meios, ou ter sido lá largado (mais provável).

Normalmente as autoestradas, IP's e IC's têm uma rede de proteção, mas muitas vezes é roubada e noutras não é impedimento para o atravessamento de animais.
Noutros sítios é mais incontrolável, mas o pior mesmo é o "homem" que faz coisas macabras, como por exemplo atirar um gato bebé pela janela para baixo da ponte, como eu já vi [8b][8b][8b]

cuidadinho com esses animais e o seu atropelamento. até javalis já entraram e embateram em carros, cães grandes, etc e as entidades portageiras escusam-se sempre de pagar o prejuízo. por vezes são milhares de euros pagos pelos próprios donos, já que os cães nunca são de ninguém e a BRISA e outras justificam-se com as redes protetoras e do género.

Se for um cão grande ou um javali, pode causar um grande estrago mais ainda é naquela, agora um cavalo ou uma vaca, a(s) pessoa(s) podem não ficar cá para contar a história, e de volta e meia ouvem-se casos desses!

cavalos e vacas ainda não tinha ouvido. mas já vi cães que esperam que os carros parem ou que não haja carros para poderem passar, não obviamente em AE! [:D]

cavalos e vacas ainda não tinha ouvido. mas já vi cães que esperam que os carros parem ou que não haja carros para poderem passar, não obviamente em AE! [:D]

Não vai à muito que houve um acidente grave com um cavalo, penso que em Évora, e que até houve mortes. E tenho ideia que o carro em questão até era um BMW série 5.
Mas também conheço outros casos mais locais, que provavelmente não saíram na comunicação social.

já vi na A1 ia de noite e vi uma vaca.... até fiquei branco, depois uns KM mais a frente vinha um corsa de marcha atrás com uma vaca atada ao para-choques da frente!!!!

Também já encontrei um cavalo em plena A17, de noite. Ainda por cima tem 2 faixas mas, como costuma estar deserta, por vezes convida a andar.

Por acaso na altura devia ir "apenas" a uns 130 km/h mas se tivéssemos tido a infelicidade de bater nele eu não estaria agora aqui a contar a história. Tal como não estaria alguém que me viesse a ultrapassar no momento, porque o cavalo vinha de frente para quem circula na AE, mas do lado esquerdo. Fiquei branco como a cal na altura. Às vezes passamos a milímetros da morte e nada podemos fazer para o evitar. Dá que pensar. :sh)

O problema de atropelar um animal desse tipo nem tem muito a ver com a velocidade, mas com o facto de ser um animal alto, que cai sobre o capô e invade o habitáculo.

é estilo o teste do alce, mas com alces verdadeiros, não aqueles testes do alce para verem a "flexibilidade" dos carros. [:D]

já me lembro dessa situação do cavalo em évora. provavelmente hoje o cigano ainda deve estar de boa saúde e quem morreu é que se lixou!

animais na estrada deste porte nunca vi, só vi uma vez um carro abandonado na faixa da esquerda no final de uma descida mesmo ao lado da saída para as portagens da trofa, mas o animal tinha fugido. já não me lembro se era um ou dois. consegui travar, pois geralmente ali em vez de dar gás, costumo por em ponto morto e aproveitar o lanço até meio da reta que depois se forma para "descansar o pé". lá me desviei assim quase de repente, páro o carro na berma e eis que estou a ver se está alguém lá dentro morto ou com algum tipo de ataque e do outro lado pára a gnr. era uma carrinha (bmw ou mercedes, já não me recordo, mas penso que bmw série 3) que tinha sido roubada minutos antes e os tipos tinham-na abandonado ali e fugido a pé. lá foi a gnr atrás deles e eu segui caminho. isto de noite bem depois do jantar a um dia da semana, vinha eu sozinho depois de trabalhar. [8b]

Os que andam na via do meio contam ou sem luzes contam?

Também apelidadas de Eguas loiras principalmente na A2 com os seus x6 e Evoques, a sorte delas é aquilo ter luzes automáticas [:D]

Fico surpreendido como é que animais daqueles sabem mexer nos telemóveis ,é que sempre que olho para elas lá estão com a cabeça baixa [:D]

Quanto á ''via'' dou-te os parabéns por teres usado o termo correto e não o mais utilizado por aqui que é ''Faixa do meio'' [:D]apr:)

Última edição:
Voltar
Superior