ANSR e o excesso de velocidade

CapitaoIglo

New member
Estava a ver o telejornal há uns dias atrás quando alguém da ansr disse que a sinistralidade rodoviária diminuiu, o que é de louvar.

Presumo que estivessem a referir-se ao primeiro trimestre de 2009, já que apanhei a reportagem +/- a meio.

Mas, considero que esta redução por si só, não representa melhorias nas vias, na fiscalização, na consciência ao volante, porque não tomaram em conta os efeitos que a "crise" teve e tem no número de veículos a circular.

Fez-me lembrar alguém do governo o ano passado, que veio de peito inchado dizer que a sinistralidade diminuiu por causa das medidas implementadas pelo governo. Sim... não fosse ter dito isto aquando do boom do preço do petróleo a meio do ano passado.

Mais à frente, ouço qualquer coisa como "Iremos definir medidas para combater o excesso de velocidade." Tinha que ser.

Nesse mesmo dia, um tipo ultrapassa-me numa linha contínua para se meter à minha frente. No sítio que é, é a manobra do chico esperto de passar todos à frente. Por muito pouco que não me bateu porque o gajo à minha frente travou e ele viu-se sem espaço.

No dia seguinte, dou sinais de luzes a um tipo que ia a meio de duas faixas. Endireitou para a faixa da esquerda com a direita livre e ali ficou e ainda mandou uns olhares de mau pelo espelho.

Mais uns dias depois, vejo um rapaz novo a mudar de faixa para cima de um camião. Deu pisca e nem viu um camião enorme ao lado. Simplesmente não olhou para os espelhos nem para o lado. Curiosamente, o rapaz tinha repinhas à frente dos olhos.

Hoje, durante uma chuvada tremenda, passo devagarinho por uma tipa de óculos de sol que circulava com as luzes desligadas e ia a escrever mensagens.

Sinceramente, eu acho que há algo de profundamente errado neste povo e em quem o governa.

Em vez de se punir severamente estes comportamentos, é mais fácil e lucrativo montar radares e alapar o cú no carrito a vê-los passar.

Assim não vamos lá. Nem o povo, nem quem nos governa.

Infelizmente nunca terás um UT (usando a nova terminologia Unidade De Transito) em cada esquina, pelo que esse tipo de infracções irão sempre ocorrer sem punidade.
Aí terá que ser a mentalidade das pessoas a mudar, não creio que uma UT a ver tais manobras não autuassem.

Quanto ao excesso de velocidade - se calhar mais velocidade excessiva - continua a ser uma das causas de sinistros que aliado às manobras perigosas... é explosivo.
Não acho mal os radares, apenas acho que deviam estar identificados. [;)]

Eu nem queria que estivessem em todo o lado, mas de certeza que as autoridades sabem perfeitamente quais os pontos mais apetecidos dos espertinhos.

Por norma, nas entradas e saídas de ae's e vias rápidas é onde se vêem mais cavaladas, de parte de gente que se mete à cão para não ser estúpido como os outros que aguardam nas filas mais lentas.

Compreendo é que dá muito mais dinheiro e menos trabalho multar excessos de velocidade, do que penalizar a falta brutal de civismo que demonstram outro tipo de infrações (perigosas ou não).

É que este "sistema" está ao contrário, ou seja, a mensagem que passa é que desde que eu não passe os xxx km/h, está tudo bem, posso fazer todo o tipo de infrações.

Ao passo que, se penalizassem TODO o tipo, não só excessos e outras infrações "fáceis", as pessoas interiorizariam a ideia que qualquer infração não passaria impune.

Mas, o que nasce torto nunca se endireita.

Basta que as UT estejam mais visiveis, aqui funciona e muito bem, não há um dia em que não veja uma ut, ou cruza comigo ou estão na berma da estrada simplesmente na conversa, mas o efeito é bastante disuasor. Hoje por exemplo mandaram-me encostar, perguntaram para onde ia, olharam para dentro do carro e mandaram seguir. nem 30 s estive parado. Mas o subconsciente está de alerta, porque nunca se sabe onde eles estão e antes de fazer alguma manobra é exactamente isso que se pensa.
Não passam muitas multas e as zonas onde estão radares há um sinal que avisa que essa parte de troço possivelmente está vigilada.
Não vejo acidentes, nem manobras perigosas, porque será?

Back