Antigamente é que era... Será mesmo assim?

MBernardo

New member
Olá a todos,
Ouve-se com muita frequência as pessoas fazerem afirmações do género: "antigamente é que era"; "já não há respeito"; "o mundo está pior"; etc.
Tenho algumas reservas em aceitar este tipo de pensamento, porque há mais informação e conhecimento, mas a história também mostra que a evolução humana nem sempre é boa. Houve períodos de retrocesso. O que é acham: estamos piores em termos de valores?

não. isso é conversa de velhos. Dantes era melhor pq a morte estava longe. e a memória tende a dourar as coisas, apaga o mau, cristaliza o bom.

agora é diferente.

os mais velhos em algumas coisas até podem ter razão face ás gerações mais recentes, mas no geral tem de ver que os tempos actuais não tem nada haver com o tempo da sua juventude logo, essa do "antigamente é que era" são meras memorias dos seus tempos de outrora que não se enquadram neste momento no que se passa no presente, pois muita coisa mudou ao longo dos tempos e vai continuar a mudar...

Algumas coisas melhoraram e outras pioraram concerteza....

A ideia que tenho e que as pessoas são mais anti sociais... E mais "o mundo roda a minha volta", Mas não vivi os dois tempos por isso não sei...

Acham então que em termos de valores estamos melhores? Não acham que há uma certa tendência para a superficialidade, para o culto da imagem, para ficarmos pela "rama" das coisas, deixarmo-nos ir, sem aprofundar os temas, sem questionar?

Quando ouço a do "o mundo está pior do que nunca", lembro-me sempre que gostava de ter tido uma conversa com as pessoas que atravessaram as duas guerras mundiais e testemunharam "o fim do mundo" no verdadeiro sentido da palavra.

Gostava de tentar perceber o que é que elas achavam no momento em que estavam a viver aquilo. De certeza que houve períodos em era mais do que aceitável acreditar que não existiria mundo depois do que se estava a passar...

Acham então que em termos de valores estamos melhores? Não acham que há uma certa tendência para a superficialidade, para o culto da imagem, para ficarmos pela "rama" das coisas, deixarmo-nos ir, sem aprofundar os temas, sem questionar?

Os valores também sofrem ciclos.

Nenhuma sociedade caminha sempre para a superficialidade ou a liberalização total.

Os anos 20 e 30 foram extremamente liberais comparados com o mundo pré-1914. Nos anos 50 houve um regresso aos valores conservadores da família, do lar, etc (apenas para dar um exemplo).

Eu penso que agora é que está tudo bem, e que pessoas como eu tendo 40 anos é que estamos velhos, agora existem muitos mais valores e princípios que antigamente, outra coisa a internet tem feito os jovens muito mais inteligentes.

Naquele tempo:
-havia respeito pelos mais velhos e pela autoridade
-não havia corrupção de agora
-só meia dúzia de familias roubavam o povo (hoje são 80% a roubar os restantes)
-não havia internet
-conversávamos
-brincávamos na rua até à meia noite
-não havia patetice do dia das bruxas
-havia o Salazar e depois houve o Marcelo (o Caetano)
-O SCP foi campeão
-etc etc

naquele tempo...naquele tempo...

É que era BOM!![:D]

"Os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos, se passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, apresentam-se em sociedade com enfeitos estranhos. Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes, cruzam as pernas e tiranizam os seus mestres. SÓCRATES (470-399 A.C.)

“O nosso mundo atingiu um estado crítico. As crianças já não dão ouvidos aos seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”
(Sacerdote egípcio, ca. 2000 a.C.)

“Esta juventude está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura.”
(Inscrição em cerâmica encontrada nas ruínas de Babilónia, ca. 2000 a.C.)

“Não tenho nenhuma esperança quanto ao futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem comedimento, simplesmente terrível.”

Hesíodo (ca. 720 a.C.)

“O pai teme os seus filhos. O filho acha-se igual ao seu pai e não tem nem respeito nem consideração aos seus pais. O que ele quer é ser livre. O professor tem medo dos seus alunos. Os alunos cobrem o professor de insultos. Os mais novos querem tomar já o lugar dos mais velhos. Os mais velhos, para não parecerem antiquados ou despóticos, consentem nesta demissão. E, para coroar tudo, em nome da liberdade e da igualdade: a libertação dos sexos !”
(Platão ; 428-348 a.C.; A República, livro VIII)

Eu penso que agora é que está tudo bem, e que pessoas como eu tendo 40 anos é que estamos velhos, agora existem muitos mais valores e princípios que antigamente, outra coisa a internet tem feito os jovens muito mais inteligentes.

Então não, isso vê-se a léguas, nas entrevistas para no trabalho então...

"Os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos, se passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, apresentam-se em sociedade com enfeitos estranhos. Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes, cruzam as pernas e tiranizam os seus mestres. SÓCRATES (470-399 A.C.)

“O nosso mundo atingiu um estado crítico. As crianças já não dão ouvidos aos seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”
(Sacerdote egípcio, ca. 2000 a.C.)

“Esta juventude está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura.”
(Inscrição em cerâmica encontrada nas ruínas de Babilónia, ca. 2000 a.C.)

“Não tenho nenhuma esperança quanto ao futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem comedimento, simplesmente terrível.”

Hesíodo (ca. 720 a.C.)

“O pai teme os seus filhos. O filho acha-se igual ao seu pai e não tem nem respeito nem consideração aos seus pais. O que ele quer é ser livre. O professor tem medo dos seus alunos. Os alunos cobrem o professor de insultos. Os mais novos querem tomar já o lugar dos mais velhos. Os mais velhos, para não parecerem antiquados ou despóticos, consentem nesta demissão. E, para coroar tudo, em nome da liberdade e da igualdade: a libertação dos sexos !”
(Platão ; 428-348 a.C.; A República, livro VIII)

Isto é que são bons argumentos!:)

Voltar
Superior