Antigamente é que era... Será mesmo assim?

antigamente o povo ficava sereno nas varandas a observar crimes deste género?

https://www.jn.pt/justica/interior/video-mostra-agressoes-a-homem-numa-rua-de-coimbra-8887825.html

Claro que sim. Simplesmente não haviam era cams a filmar em todo o lado.

Essa conversa de velho do restelo, é sempre a mesma. "Os jovens isto, os jovens aquilo..." Os pais deles disseram o mesmo, e os avós também.

Não estamos piores em termos de valores, estamos mais inteligentes, mas ao mesmo tempo, mais egoístas. Simplesmente não queremos saber "realmente" dos outros.

Claro que sim. Simplesmente não haviam era cams a filmar em todo o lado.

Essa conversa de velho do restelo, é sempre a mesma. "Os jovens isto, os jovens aquilo..." Os pais deles disseram o mesmo, e os avós também.

Não estamos piores em termos de valores, estamos mais inteligentes, mas ao mesmo tempo, mais egoístas. Simplesmente não queremos saber "realmente" dos outros.

estes da notícia são "jovens". não me parece que no interior profundo de há 40 ou 50 anos estes "jovens" tivessem trela solta.

o filho do sr. regedor, sr. doutor e afins talvez, o resto não. "jovens" destes provavelmente eram corridos a tiro, quer pela família, quer pelos populares.

"Os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos, se passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, apresentam-se em sociedade com enfeitos estranhos. Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes, cruzam as pernas e tiranizam os seus mestres. SÓCRATES (470-399 A.C.)

“O nosso mundo atingiu um estado crítico. As crianças já não dão ouvidos aos seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”
(Sacerdote egípcio, ca. 2000 a.C.)

“Esta juventude está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura.”
(Inscrição em cerâmica encontrada nas ruínas de Babilónia, ca. 2000 a.C.)

“Não tenho nenhuma esperança quanto ao futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem comedimento, simplesmente terrível.”

Hesíodo (ca. 720 a.C.)

“O pai teme os seus filhos. O filho acha-se igual ao seu pai e não tem nem respeito nem consideração aos seus pais. O que ele quer é ser livre. O professor tem medo dos seus alunos. Os alunos cobrem o professor de insultos. Os mais novos querem tomar já o lugar dos mais velhos. Os mais velhos, para não parecerem antiquados ou despóticos, consentem nesta demissão. E, para coroar tudo, em nome da liberdade e da igualdade: a libertação dos sexos !”
(Platão ; 428-348 a.C.; A República, livro VIII)

MUITO BOM! :)

Mas eu diria que estas coisas são ciclicas. É como um pendulo: ora vão para um extremo, ora para o outro.

A grande questão é: todas essas civilizações tiveram o seu auge e o seu declinio. Agora alguém que se dê ao trabalho de descobrir se há correlação ou não.

MUITO BOM! :)

Mas eu diria que estas coisas são ciclicas. É como um pendulo: ora vão para um extremo, ora para o outro.

A grande questão é: todas essas civilizações tiveram o seu auge e o seu declinio. Agora alguém que se dê ao trabalho de descobrir se há correlação ou não.

A correlação nestes textos (citados pelo manelov) parece ser a adolescência ou a juventude, ou seja, estados de desenvolvimento da pessoa que estão associados a certos comportamentos que aparentemente não mudaram muito

Última edição:
Sim, pancada sempre houve, havia no meu tempo, havia no tempo do meu pai. Há no entanto uma diferença desses tempos para os tempos de hoje, no meu tempo não me lembro sequer de um caso em que tenham ocorrido pontapés na cabeça de alguém tombado sem sentidos no chão.

Sim, pancada sempre houve, havia no meu tempo, havia no tempo do meu pai. Há no entanto uma diferença desses tempos para os tempos de hoje, no meu tempo não me lembro sequer de um caso em que tenham ocorrido pontapés na cabeça de alguém tombado sem sentidos no chão.

Também assisti a imensas cenas de pancadaria e também nunca tal vi. Se alguém ia ao chão, ninguém lhe tocava, era uma espécie de "desistência" assumida por ambas as partes.

Está aqui a resposta.[;)]

Pontapés na cabeça acho que houve em todas as épocas. Atrocidades de todo o género.

Está aqui a resposta.[;)]

Pontapés na cabeça acho que houve em todas as épocas. Atrocidades de todo o género.
Como disse, pontapear na cabeça pessoas tombadas no chão e já sem sentidos, simplesmente não era comum há 30 ou 40 anos. O meu pai nascido em 1925 também nunca me relatou tais situações. Como é óbvio poderiam ocorrer mas não era comum como agora em que isso se vê constantemente. Foi só isto que pretendi transmitir.

Como disse, pontapear na cabeça pessoas tombadas no chão e já sem sentidos, simplesmente não era comum há 30 ou 40 anos.

Era exatamente igual e todos sabemos disso.

Que as pessoas não tenham visto/tomado conhecimento ou tenham algum tipo de saudosismo, aceito.

Que digam que não aconteciam, é simplesmente um disparate. Não há atrocidade desde género que aconteça hoje em dia que não tenha acontecido no passado.

antigamente os jovens tinham uma legitima esperança de ter uma vida melhor que a dos seus pais, tinham esperança num futuro melhor
atualmente os jovens enfrentam um mundo com maior competividade e a esperança de terem um futuro melhor que os seus pais não é tão clara como antigamente

além disso há a convivialidade, creio que devido à massificação das redes sociais, à diminuição da natalidade, devido a um maior controle dos pais, etc, etc, as crianças e adolescentes convivem hoje menos que antigamente e isso reflete-se na alegria de viver

Era exatamente igual e todos sabemos disso.

Que as pessoas não tenham visto/tomado conhecimento ou tenham algum tipo de saudosismo, aceito.

Que digam que não aconteciam, é simplesmente um disparate. Não há atrocidade desde género que aconteça hoje em dia que não tenha acontecido no passado.
Fim de conversa porque não tens educação.

Voltar
Superior