Aos arquitectos do Fórum

BPacheco

New member
Quando um arquitecto acaba um trabalho, é da "norma" entregar os ficheiros em Auto CAD ao cliente que o comprou?

Quando um arquitecto acaba um trabalho, é da "norma" entregar os ficheiros em Auto CAD ao cliente que o comprou?

Eu não sou arquitecto, mas tal como entregarias o projecto em papel, deverás entregá-lo em ACad... nada demais.

Por norma dá-se uma cópia em papel de todo o processo, porque para 99% dos clientes querem apenas papel e nem sabem abrir o autocad.

Mas depende dos casos pode-se fornecer os desenhos em CAD. Depois depende de que desenhos e para quê.

Desenhos de detalhes não gosto de fornecer a ninguém. Alguns detalhes são bibliotecas que demoram anos a criar e a aperfeiçoar e pertencem ao Arq. e não devem "andar por ai" .

É por caso de um evento, que se repete anualmente. Tem sido um arquitecto a fazê-lo e agora será outro, pelo que convêm partir de alguma base.

Por norma dá-se uma cópia em papel de todo o processo, porque para 99% dos clientes querem apenas papel e nem sabem abrir o autocad.

Mas depende dos casos pode-se fornecer os desenhos em CAD. Depois depende de que desenhos e para quê.

Desenhos de detalhes não gosto de fornecer a ninguém. Alguns detalhes são bibliotecas que demoram anos a criar e a aperfeiçoar e pertencem ao Arq. e não devem "andar por ai" .

Mas forneces esses detalhes em papel, certo?

No caso da arquitectura não sei, mas no caso da mecânica, é comum fornecerem-se todos os elementos em CAD, muitas vezes de transposição directa para o fabrico de peças.

Afinal, o cliente certamente pagou de acordo com o trabalho que espera receber. Sem os detalhes, o cliente fica muitas vezes sem os elementos necessários para a conclusão da obra.

O que não estamos ainda a ver bem é que o CAD substitui o estirador. Se antes se forneciam os desenhos dos detalhes, não vejo porque razão não se hão-de fornecer esses mesmos detalhes em formato digital, já que é esse que está, actualmente, em uso.

Mas forneces esses detalhes em papel, certo?

No caso da arquitectura não sei, mas no caso da mecânica, é comum fornecerem-se todos os elementos em CAD, muitas vezes de transposição directa para o fabrico de peças.

Afinal, o cliente certamente pagou de acordo com o trabalho que espera receber. Sem os detalhes, o cliente fica muitas vezes sem os elementos necessários para a conclusão da obra.

O que não estamos ainda a ver bem é que o CAD substitui o estirador. Se antes se forneciam os desenhos dos detalhes, não vejo porque razão não se hão-de fornecer esses mesmos detalhes em formato digital, já que é esse que está, actualmente, em uso.

Sim claro que forneço em papel.

A questão do desenho de estirador n é a mesma coisa. Posso ter um detalhe que demorou 20h a desenhar e que com o Acad posso copiar e colar em 3 projectos diferentes com escalas diferentes com alterações mínimas em 2 ou 3 minutos.
Um desenho impresso ou de estirador não é possível fazer isso.

Quando compras um livro, n recebes o ficheiro word editável pois não?
Quando compras uma música não recebes as faixas separadas.
etc etc

É por caso de um evento, que se repete anualmente. Tem sido um arquitecto a fazê-lo e agora será outro, pelo que convêm partir de alguma base.

Sim, nesse caso é normal fornecer os desenhos.

Por exemplo um cliente qdo paga um levantamento, recebe em dwg o levantamento! Porque precisa de isso para desenvolver o resto do processo.

Assim como uma tela final também pode ser entregue em dwg.

É nessas alturas em que se faz 'explode' e depois 'purge', sai limpinho... [:D]

Será que tu próprio não te socorres de bibliotecas de terceiros? Muitas delas até são fornecidas com o próprio software e outras de alguns fabricantes de componentes.

Diria que qualquer criação que se envia para um cliente vai carregada de know-how. É inevitável.

No caso da arquitectura talvez o problema não se coloque da mesma forma como na mecânica, pois na mecânica usa-se muito o recurso das máquinas de comendo numérico. Se não existe em CAD tal como foi criado, há que desenhar novamente! Não estou a ver que um cliente pague duas vezes pelo mesmo trabalho ;)

Não deixo de entender o teu ponto de vista sobre o proteccionismo do teu trabalho, mas há que ver igualmente o outro lado [;)]

O exemplo do livro não tem paralelo, já que quando se compra um livro é para o ler e não para o produzir e/ou alterar. Apesar disso, não faltam livros em pdf.

Será que tu próprio não te socorres de bibliotecas de terceiros? Muitas delas até são fornecidas com o próprio software e outras de alguns fabricantes de componentes.

Diria que qualquer criação que se envia para um cliente vai carregada de know-how. É inevitável.

No caso da arquitectura talvez o problema não se coloque da mesma forma como na mecânica, pois na mecânica usa-se muito o recurso das máquinas de comendo numérico. Se não existe em CAD tal como foi criado, há que desenhar novamente! Não estou a ver que um cliente pague duas vezes pelo mesmo trabalho ;)

Não deixo de entender o teu ponto de vista sobre o proteccionismo do teu trabalho, mas há que ver igualmente o outro lado [;)]

O exemplo do livro não tem paralelo, já que quando se compra um livro é para o ler e não para o produzir e/ou alterar. Apesar disso, não faltam livros em pdf.

Mas em relação à arquitectura quando compras o projecto, não é para o voltares a repetir ou alterar, já que não podes fazer isso sem o consentimento do arquitecto.

Por exemplo, não podes comprar um projecto de uma moradia, e depois fazeres 10 iguais espalhadas pelo país, ou mesmo lado a lado.

Claro que são fornecidos todos os detalhes necessários a executar esse projecto, a quem de direito e ao cliente. Mas tirando peças e pormenores que podem/devem ser feitas por computador e onde é necessário o ficheiro informático, os outros detalhes não são necessários em Cad para ninguém e até dão é jeito em papel, ao construtor e ao cliente.

Mas como disse, cada caso é um caso.

Nas propostas indico logo o numero de cópias em papel e se inclui desenhos em suporte informático ou não. Fica tudo definido no inicio.

Até tenho feito projetos que só entrego em suporte informático, normalmente para o estrangeiro. Seguem por mail.[:D]

Nas propostas indico logo o numero de cópias em papel e se inclui desenhos em suporte informático ou não. Fica tudo definido no inicio.

Até tenho feito projetos que só entrego em suporte informático, normalmente para o estrangeiro. Seguem por mail.[:D]

Em execução envias tudo?

DWG ou DWF?

Não sou arquitecto, sou topografo e no meu entender fez todo sentido enviar os meus trabalhos em DWG, tal como os arquitectos enviarem os projectos em DWG...

Como disse o SilverArrow, cada caso é um caso e como disse o 500c, depende do que foi acordado com o cliente. No mínimo, o arquitecto envia os ficheiros em pdf para o cliente depois imprimir e dar às diferentes especialidades em obra, câmaras, bombeiros, etc.

De qualquer modo, no caso dos dwg's dá sempre para o autor salvaguardar a sua propriedade intelectual, quer enviando os dwg's com software próprio de bloqueio (dwglock) ou explodindo blocos, etc.

Eu por exemplo, utilizo o Civil 3D em especialidades e como não queremos que outros se aproveitem dos nossos templates (que demoram muito tempo a criar - propriedade intelectual da empresa) enviamos o projecto com os layouts em dwg mas como os alinhamentos, perfis, tabelas, etc que são objectos parametrizáveis do Civil 3d e aparecem como AEC objects no autocad. No autocad usamos o comando -EXPORTTOAUTOCAD e esses objectos perdem as suas propriedades tornando-se em simples entidades geométricas do autocad que depois são enviados para o cliente.

https://www.youtube.com/watch?v=5a5Ncrlwtgw

https://www.youtube.com/watch?v=QMlfJCnzX2o

Não sou arquitecto, sou topografo e no meu entender fez todo sentido enviar os meus trabalhos em DWG, tal como os arquitectos enviarem os projectos em DWG...

Não é a mesma coisa. Alguém vai precisar do teu DWG para alterar e usar como base para um projecto.

Ninguém vai precisar de um projecto completo de execução em dwg de arquitectura.

Talvez [:D] mas ás vezes não é bem assim... experimenta lá explodir blocos com atributos, o que acontece? Vai a informação toda com os porcos. O mesmo acontece com outros objectos parametrizáveis [;)]

Talvez [:D] mas ás vezes não é bem assim... experimenta lá explodir blocos com atributos, o que acontece? Vai a informação toda com os porcos. O mesmo acontece com outros objectos parametrizáveis [;)]

Há um comando que explode os blocos com atributos mantendo os textos.

Back