Apagar topico

Não será o óleo o menos aconselhável ?!

off toppic:chiça o barulho desse motor a trabalhar parece o do tractor do meu avó!!

Não terás mudado o filtro de gasoleo? já me aconteceu o mecanico não ter enchido bem o filtro e só depois de feitos alguns quilometros é que lá começou a pegar bem.

no 1º video não pega tão mal mas no segundo pega muito mal, dá mesmo para perceber o tempo que leva, não é nada normal, porque durante o dia quando dou á chave ele pega logo em 1seg, é instantaneo.

mudei o filtro combustivel sim por um da concorrencia e como me falaram que podia ser da valvula anti-retorno que está encaichada no filtro comprei uma nova mas continua igual e por acaso quando o mecanico tirou a valvula antiga ao espreitar pelo buraco estava vazio o filtro, até ele comentou que estava vazio.

o oleo é o castrol edge 5w40 turbo diesel, acho que é indicado e muita gente poe este oleo nos golfs tdis.
não sei é se por ser muito fininho e por ter muitos kilometros o carro se gastará oleo.
o meu mecanico diz sempre que é fininho os oleos levo para meter nos carros, para ele o oleo que põe nos carros todos é 15w40 mineral.lol
quando o carro leva aquele tempo que pega mal manda uma nuvem grande de fumo branco pelo escape.
e mesmo em andamento noto um bocado de fumo a sair pelo escape, será normal carros a diesel sair sempre um bocado de fumo?

a revisão que fiz levou isto tudo:

-Filtro ar novo
-Filtro oleo novo
-Filtro gasoleo novo
-Filtro habitaculo novo
-Kit distribuição novo
-Apoios de motor novos
-Apoio de caixa novo
-Bomba agua nova
-Correia alternador e esticador novos
-Pastilhas travão traseiras novas
-Castrol Edge Turbo Diesel 5W-40 novo
-Liquido radiador g12 plus novo
-Oleo da caixa velocidades novo
-Retentor oleo do motor novo
-Resguardo cava da roda pendura com parafusos e molas novo
-4 velas incadescencia novas
-Kit bimassa Luk volante+prensa+disco+rolamento novo
-Ponte das velas incandescencia

Last edited:
Não será a bateria a dar o berro?

Pois poderá de facto ser a bateria que já não estará nas melhores condições.

Mas mesmo assim, não acho assim tanto tempo de anormal para colocar o motor a trabalhar.

Experimenta fazer um teste com uma bateria nova, e vê se a voltagem desta é a mínima indicada para o carro.

compra um cabo Vag-Com baratinho e possivelmente resolves o problema seguindo estes passos:

select » 01 engine » login 11 »
em "enter login code" colocar 12233 » do it »
10 adaptation » canal 5
em "new value" colocar 33268.

isto vai aumentar o debito de combustivel no arranque

Peço desculpa ao autor do tópico, mas se calhar "precisa" de problemas reais para se preocupar.
Tanto num vídeo como noutro, não vi nada que possa ser considerado anormal.

É certo que poderia pegar melhor, no entanto.
De tudo o que aqui foi dito, penso que faltou dizer uma coisa. É que esses motores TDI, entre 98 e 2002, salvo erro, vinham com um motor de arranque sub-dimensionado. Nos primeiros anos de vida, a coisa ainda ia. Depois começavam esses sintomas - cada vez mais voltas ao motor para ele pegar.

O meu skodazito também faz isso, aliás, dá ainda mais voltas, mas por enquanto anda assim, porque a solução é um motor de arranque mais potente, e eu não estou para aí virado.

Espero ter ajudado.

no ibiza tdi de 97 aquilo sempre pegou muito bem à 1ª se qualquer esforço...

o toledo tdi de 1999 já custa mais um bocadinho, mas nada de especial.... Mas acho que o problema não é do motor de arranque. O problema parece ser bateria, falta de gasoleo (algum problema com o filtro), velas (mas se já as trocaste, não deve ser daí)...

acho muito estranho o filtro não ter gasoleo... :confused:

Além do relé 109 o teu carro tem no sistema eletrico um fusivel muito proprio para o aquecimento/arranque que pode estar danificado; um bom electricista descobre isso em 3 tempos e pronto.

Edit: estive a ver os videos e procura na antepara entre o motor e o parabrisas do lado esquerdo de quem olha para o carro ( lá para trás do vaso de expansão mas junto ao vidro no chamado curcuvan)

Last edited:
desliga a ficha do sensor de temperatura, e depois vem cá contar o que se passou...
esse carro não tem temporizador de velas, e quem comanda o accionamento das mesmas é a centralina via relé, mas atenção que faz accionamento por negativo.
Ao desligar a ficha do sensor de temperatura, a centralina irá assumir um valor negativo. Logo irá colocar corrente nas velas e a motor arrancar convenientemente.
Experimenta e deixa feedback

Vê o timing da bomba injectora.
Com VAG-COM, como referiram uns posts atrás vê-se isso.
Provavelmente está muito atrasado.

o timing da bomba consiste em quê?
e se não estiver bom como se resolve?

pois a bateria ainda n esperimentei uma nova.

e onde posso arranjar um motor de arranque mais potente e que sirva neste carro?
compra-se na concorrencia ou tem que ser na marca?

há uma coisa que reparei eu e o mecanico depois de meter a valvula anti-retorno e liguei o carro ve-se a passar bolhas no tubo transparente do gasoleo que vai do filtro á bomba, ainda esta tarde abri o capô e vi a passar bolhas.

epá mas voces dizem que até não pega muito mal mas para mim não me sai da cabeça todos os dias pegar no carro e levar este tempo parece que tenho o carro avariado.
ele não fazia isto dantes e depois de pegar a 1º vez do dia as outras pega mesmo isntantaneo em 1seg de dar á chave, assim é que é pegar bem para mim.lol

Back