Aplicar Azulejo

• Thread starter Thread starter LH
  • Start date Start date
Tirei umas fotos para veres...

A parede já com alguns azulejos recolados:
A cola antiga
A próxima vítima, como se vê na zona da união já há bastante folga, isto devido aos azulejos já estarem todos descolados...
Edit: Para teres uma ideia da qualidade da cola, eu arranquei os azulejos que ainda estavam mais ou menos presos com uma chave de fendas e alguma pressão, ainda que muito ligeira.

Iso deve ter sido colado com cimento apenas que custa 5euros 40kg e uma boa cola custa 25 ou 30euros 20 ou 30kg...

Esses "artistas" devem ter já a parede regularizada e seca nem se devem ter dado ao luxo de molhar o ladrilho e aplicaram o cimento e isso "colou" na altura...mas depois caí....claro a "cola" não adere ao azuleijo seco...enfim é um trabalho de "merd@"...[8b] é uma tristeza:confused:

A "melhor" massa de colagem de ladrilhos é da marca Weber...isso sim qdo bem aplicado duvido que akilo se solte... mas a weber é cara...

A marioria dos "artista" usa cimento[:D] pelo menos no chão

e isso de nos interiores os azuleijos saltarem...é por agora é "moda" alguns "artistas" só os colarem nos cantos[:blush:]

O meu namorado riu-se a brava com esta (isto pq tem em casa uma pessoa que é artista), diz que colarem nos cantos lol so se for pa partir.. mas se é moda.. e os "artistas" o fazem, entao contratem brazukas pelo preço mais barato, e os que sabem verdadeiramente do assunto estao sem emprego, ah depois n se queixem que o trabalho fica mal feito, ou partiu, ou estao desnivelados, ou descolou, ou parte nos cantos.. enfim..

Isto pq quem sabe, sabe, quem nao sabe, nao invente!!

obrigado pelas dicas.

Sim é para o chão, por isso então chama-se pavimento, né? lol não percebo nada disto.

nós cá por casa até nos metiamos a fazer isso, mas para o que é, preferimos que o trabalho fique mesmo bem feito.

o pavimento escolhido é quadrado, sem curvaturas, é uma coisa simples deverá ter pouco menos de 20cms de lado.

A aréa tem à volta de 350m2, nós só lhe fornecemos o pavimento. As colas, ou cimentos, ou o resto que o pedreiro precisar, é ele que se fornece.

Em relação à tal ligeira inclinação, penso que não irá existir, para o caso, acho que não irá ser necessário.

No entanto, tendo em conta que os azuleijos são grandes, o pedreiro numa hora, faz uma data de m2...

por isso os 7€ parece-me muito...
350x7=2450€ perto de 500contos só para a mão de obra, parece-me muito...

menos de 20cm? no chao exterior normalmente tem mais de 30cm...(mas tb ha com menos de 20cm)

Isso é onde? se for na area de Lisboa se kiseres um orçamento para isso ser aplicado diz...colado com bom boa cola e tal...[;)]

O meu namorado riu-se a brava com esta (isto pq tem em casa uma pessoa que é artista), diz que colarem nos cantos lol so se for pa partir.. mas se é moda.. e os "artistas" o fazem, entao contratem brazukas pelo preço mais barato, e os que sabem verdadeiramente do assunto estao sem emprego, ah depois n se queixem que o trabalho fica mal feito, ou partiu, ou estao desnivelados, ou descolou, ou parte nos cantos.. enfim..

Isto pq quem sabe, sabe, quem nao sabe, nao invente!!

Os brasileiros é que por vezes se auto-definem como tecnicos e alguns nunca o foram..não tem preceito nenhum...só pk compraram uma colher na loja dos 300 dizem que sao pedreiros...[8b] mas isto da cola nos cantos é moda espanhola...é azuleijos aplicados com pislola de massa...enfim agora há empresas k fazem tudo a despachar de forma barata e é um nojo...[:vm)]

Esses "artistas" devem ter já a parede regularizada e seca nem se devem ter dado ao luxo de molhar o ladrilho e aplicaram o cimento e isso "colou" na altura...

Por acaso não sabia que era preciso molhar o ladrilho, apenas borrifei água para a parede antes de colar, tal como se costuma fazer quando se "reboca" um muro ou parede.. Quando retomar a bricolage irei fazer como dizes;)

Fui ver o nome do cimento que estou a usar, é da Quilosa e chama-se bricofix.

Por acaso não sabia que era preciso molhar o ladrilho, apenas borrifei água para a parede antes de colar, tal como se costuma fazer quando se "reboca" um muro ou parede.. Quando retomar a bricolage irei fazer como dizes;)

Fui ver o nome do cimento que estou a usar, é da Quilosa e chama-se bricofix.

O molhar convem fica com outra aderencia...e nao é cimento mas sim cola(ou cimento -cola) e tb dependo do azuleijo de for grés mto pouco poroso tem mesmo k ser uma cola especial(tb um cimento -cola ) para grés porque isso devido a ver mto vidrado ainda descola mais facilmente.

O molhar convem fica com outra aderencia...e nao é cimento mas sim cola(ou cimento -cola) e tb dependo do azuleijo de for grés mto pouco poroso tem mesmo k ser uma cola especial(tb um cimento -cola ) para grés porque isso devido a ver mto vidrado ainda descola mais facilmente.
Não se deve molhar os azulejos se for para assentar com cola.[8b]

Um bom ladrilhador faz 30m2 por dia portanto se ele fornecer a cola o preço não esta nada mau.
Da weber (fermaflex) custa 20€ o saco e faz meia duzia de metros (variável).
As contas são faceis de fazer[;)]

Isto foi o que eu disse[;)]

Com os ligantes da weber devidamente escolhido um ladrilho nunca mais se descola...[;)]

Nem mais! [;)]

Há coisas que custam puco dinheiro e são caras...
Há outras que custam "muito" dinheiro e revelam-se mais baratas.

Como esse serviço não é para fazer anualmente mas sim, certamente, para durar uns tempos é melhor encontrar uma boa relação preço / qualidade. A weber, para mim situa-se nesse patamar.

Não se deve molhar os azulejos se for para assentar com cola.[8b]

Um bom ladrilhador faz 30m2 por dia portanto se ele fornecer a cola o preço não esta nada mau.
Da weber (fermaflex) custa 20€ o saco e faz meia duzia de metros (variável).
As contas são faceis de fazer[;)]

Essa está boa...pelos vistos os brasileiros já fazem as regras[:blush:] [:D]

Eu estava-me a referir a colar com cimento ou cimento -cola do mais barato...aí é molhado se for par ter aderencia futura...ate a alvenaria devia ser molhada é assim k devia ser mas ninguem faz...[:blush:]
Há colas que podem dispensar o facto de terem sido mergulhados e tb o tarem encharcados não convem...mas convem estarem humidos por a argamassa adere melhor.
Aqui fica o metodo como isso deve ser feito:
-----------------------------------------------------------------------

img_2_2.gif

Antes da instalação, mergulhar dentro de água limpa, os azulejos em grés ou cerâmica porosa.

Espalhar a cola horizontalmente com uma colher de pedreiro e, em seguida, abrir estrias com uma espátula dentada numa única passagem numa superfície de 0,5 m2. Começar na intersecção 0 e continuar ao longo do eixo A - B.

Assentar o primeiro azulejo no canto, e colocar a 1ª fila utilizando o barrotes horizontal como base.

Evitar deslizar o azulejo sobre a cola para evitar que se forme um rebordo na junta.

Colocar as cruzetas nos cantos à medida que vai colocando os azulejos para obter juntas regulares.

Bater ligeiramente sobre cada azulejo com um maço de borracha sobre a ripa de madeira de modo a esmagar os sulcos de cola.

Colocar, em seguida, a 2ª fila de azulejos horizontalmente partindo do barrote vertical e assim sucessivamente.

Deixar secar durante 12 horas, retirar os barrotes e, em seguida, colocar os azulejos periféricos.

A colocação de barra ou de azulejos decorados faz-se simplesmente, à medida que se avança no trabalho, nos locais seleccionados.

Sobre o fermaflex realmente dispensa humidade em excesso pois isso seria prejudicial mas tem que estar feito da forma correcta.

Sacos sao de 25kilos é tem um rendimento de 3-4kmg por m2...(não dá só para meia duzia[;)] ) é só fazer contas..[:D] [:D]

E sobre um ladrilhador aplicar 2 m2 por dia...é mto relativo..pois depende dos cortes e depois de betumar ´no dia seguinte...mas 30m2 dia como media é bom mas isso não se aplica por vezes em interiores é complicado essa media. Ás vezes é dias só em recortes...

Last edited:
Essa está boa...pelos vistos os brasileiros já fazem as regras[:blush:] [:D]

Eu estava-me a referir a colar com cimento ou cimento -cola do mais barato...aí é molhado se for par ter aderencia futura...ate a alvenaria devia ser molhada é assim k devia ser mas ninguem faz...[:blush:]
Há colas que podem dispensar o facto de terem sido mergulhados e tb o tarem encharcados não convem...mas convem estarem humidos por a argamassa adere melhor.
Aqui fica o metodo como isso deve ser feito:

img_2_2.gif

Antes da instalação, mergulhar dentro de água limpa, os azulejos em grés ou cerâmica porosa.

Espalhar a cola horizontalmente com uma colher de pedreiro e, em seguida, abrir estrias com uma espátula dentada numa única passagem numa superfície de 0,5 m2. Começar na intersecção 0 e continuar ao longo do eixo A - B.

Assentar o primeiro azulejo no canto, e colocar a 1ª fila utilizando o barrotes horizontal como base.

Evitar deslizar o azulejo sobre a cola para evitar que se forme um rebordo na junta.

Colocar as cruzetas nos cantos à medida que vai colocando os azulejos para obter juntas regulares.

Bater ligeiramente sobre cada azulejo com um maço de borracha sobre a ripa de madeira de modo a esmagar os sulcos de cola.

Colocar, em seguida, a 2ª fila de azulejos horizontalmente partindo do barrote vertical e assim sucessivamente.

Deixar secar durante 12 horas, retirar os barrotes e, em seguida, colocar os azulejos periféricos.

A colocação de barra ou de azulejos decorados faz-se simplesmente, à medida que se avança no trabalho, nos locais seleccionados.

Sobre o fermaflex realmente dispensa humidade em excesso pois isso seria prejudicial mas tem que estar feito da forma correcta.

Sacos sao de 25kilos é tem um rendimento de 3-4kmg por m2...(não dá só para meia duzia[;)] ) é só fazer contas..[:D] [:D]

E sobre um ladrilhador aplicar 2 m2 por dia...é mto relativo..pois depende dos cortes e depois de betumar ´no dia seguinte...mas 30m2 dia como media é bom mas isso não se aplica por vezes em interiores é complicado essa media. Ás vezes é dias só em recortes...

Teorias...são uma coisa e na prática é outra[;)]. Apareçam em frente ao ladrilhador com uma folha impressa com as instruçoes de assentamento e vão ver o que é rir...(já assentei milhares de metros de azulejo e nao foi no Brasil onde aliás nunca estive)[:)]

Teorias...são uma coisa e na prática é outra[;)]. Apareçam em frente ao ladrilhador com uma folha impressa com as instruçoes de assentamento e vão ver o que é rir...(já assentei milhares de metros de azulejo e nao foi no Brasil onde aliás nunca estive)[:)]

Eu sei que a teoria é uma coisa e a pratica já vi coisas que não lembra a ninguem, na realidade uma boa cola o azuleijo pode (e por vezes é recomendado pelo fabricante dessa cola estar seco) estar seco , mas a norma é estar molhado, e que se diz molhado é qdo é aplicado com com os produtos "normais"

As "normas" sao testada pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e por vezes certos pormenores dão alguma diferença ao longo dos anos, e o mais giro é que não custam nada na altura de se fazer mtas vezes até facilita.Ninguem molha os tijolos, regam as lajes de betão é mesmo assim as vezes ainda deixam aquilo abrir fentas de todo o tamanho.

obrigado pelas dicas. apr:)

Acabámos por aceitar os 7€, no entanto, continuo a achar muito... Por outro lado aquilo ainda tem bastantes paredes à volta e alguns cantos, o que obriga a muitos recortes.

Mas o meu pai preferiu assim... [;)] Agora, o que interessa é que realmente fique um trabalho bem feito...[;)]

mais uma vez, obrigado pelas dicas [:cool:]

o nosso forum funciona muito bem, mesmo em qualquer assunto apr:)

Tenho aqui uma "maquete" do que vai levar azuleijo... percebe-se?

Last edited:
Back