Nephilim
Banido
Isto foi o que eu disse[
Com os ligantes da weber devidamente escolhido um ladrilho nunca mais se descola...[
Tirei umas fotos para veres...
A parede já com alguns azulejos recolados:
A cola antiga
A próxima vítima, como se vê na zona da união já há bastante folga, isto devido aos azulejos já estarem todos descolados...
Edit: Para teres uma ideia da qualidade da cola, eu arranquei os azulejos que ainda estavam mais ou menos presos com uma chave de fendas e alguma pressão, ainda que muito ligeira.
A "melhor" massa de colagem de ladrilhos é da marca Weber...isso sim qdo bem aplicado duvido que akilo se solte... mas a weber é cara...
A marioria dos "artista" usa cimento[] pelo menos no chão
e isso de nos interiores os azuleijos saltarem...é por agora é "moda" alguns "artistas" só os colarem nos cantos[:blush:]
obrigado pelas dicas.
Sim é para o chão, por isso então chama-se pavimento, né? lol não percebo nada disto.
nós cá por casa até nos metiamos a fazer isso, mas para o que é, preferimos que o trabalho fique mesmo bem feito.
o pavimento escolhido é quadrado, sem curvaturas, é uma coisa simples deverá ter pouco menos de 20cms de lado.
A aréa tem à volta de 350m2, nós só lhe fornecemos o pavimento. As colas, ou cimentos, ou o resto que o pedreiro precisar, é ele que se fornece.
Em relação à tal ligeira inclinação, penso que não irá existir, para o caso, acho que não irá ser necessário.
No entanto, tendo em conta que os azuleijos são grandes, o pedreiro numa hora, faz uma data de m2...
por isso os 7€ parece-me muito...
350x7=2450€ perto de 500contos só para a mão de obra, parece-me muito...
O meu namorado riu-se a brava com esta (isto pq tem em casa uma pessoa que é artista), diz que colarem nos cantos lol so se for pa partir.. mas se é moda.. e os "artistas" o fazem, entao contratem brazukas pelo preço mais barato, e os que sabem verdadeiramente do assunto estao sem emprego, ah depois n se queixem que o trabalho fica mal feito, ou partiu, ou estao desnivelados, ou descolou, ou parte nos cantos.. enfim..
Isto pq quem sabe, sabe, quem nao sabe, nao invente!!
Esses "artistas" devem ter já a parede regularizada e seca nem se devem ter dado ao luxo de molhar o ladrilho e aplicaram o cimento e isso "colou" na altura...
Por acaso não sabia que era preciso molhar o ladrilho, apenas borrifei água para a parede antes de colar, tal como se costuma fazer quando se "reboca" um muro ou parede.. Quando retomar a bricolage irei fazer como dizes
Fui ver o nome do cimento que estou a usar, é da Quilosa e chama-se bricofix.
Não se deve molhar os azulejos se for para assentar com cola.[8b]O molhar convem fica com outra aderencia...e nao é cimento mas sim cola(ou cimento -cola) e tb dependo do azuleijo de for grés mto pouco poroso tem mesmo k ser uma cola especial(tb um cimento -cola ) para grés porque isso devido a ver mto vidrado ainda descola mais facilmente.
Isto foi o que eu disse[]
Com os ligantes da weber devidamente escolhido um ladrilho nunca mais se descola...[]
Não se deve molhar os azulejos se for para assentar com cola.[8b]
Um bom ladrilhador faz 30m2 por dia portanto se ele fornecer a cola o preço não esta nada mau.
Da weber (fermaflex) custa 20€ o saco e faz meia duzia de metros (variável).
As contas são faceis de fazer[]
Essa está boa...pelos vistos os brasileiros já fazem as regras[:blush:] []
Eu estava-me a referir a colar com cimento ou cimento -cola do mais barato...aí é molhado se for par ter aderencia futura...ate a alvenaria devia ser molhada é assim k devia ser mas ninguem faz...[:blush:]
Há colas que podem dispensar o facto de terem sido mergulhados e tb o tarem encharcados não convem...mas convem estarem humidos por a argamassa adere melhor.
Aqui fica o metodo como isso deve ser feito:
-----------------------------------------------------------------------
![]()
Antes da instalação, mergulhar dentro de água limpa, os azulejos em grés ou cerâmica porosa.
Espalhar a cola horizontalmente com uma colher de pedreiro e, em seguida, abrir estrias com uma espátula dentada numa única passagem numa superfície de 0,5 m2. Começar na intersecção 0 e continuar ao longo do eixo A - B.
Assentar o primeiro azulejo no canto, e colocar a 1ª fila utilizando o barrotes horizontal como base.
Evitar deslizar o azulejo sobre a cola para evitar que se forme um rebordo na junta.
Colocar as cruzetas nos cantos à medida que vai colocando os azulejos para obter juntas regulares.
Bater ligeiramente sobre cada azulejo com um maço de borracha sobre a ripa de madeira de modo a esmagar os sulcos de cola.
Colocar, em seguida, a 2ª fila de azulejos horizontalmente partindo do barrote vertical e assim sucessivamente.
Deixar secar durante 12 horas, retirar os barrotes e, em seguida, colocar os azulejos periféricos.
A colocação de barra ou de azulejos decorados faz-se simplesmente, à medida que se avança no trabalho, nos locais seleccionados.
-----------------------------------------------------------------------
Sobre o fermaflex realmente dispensa humidade em excesso pois isso seria prejudicial mas tem que estar feito da forma correcta.
Sacos sao de 25kilos é tem um rendimento de 3-4kmg por m2...(não dá só para meia duzia[] ) é só fazer contas..[
] [
]
E sobre um ladrilhador aplicar 2 m2 por dia...é mto relativo..pois depende dos cortes e depois de betumar ´no dia seguinte...mas 30m2 dia como media é bom mas isso não se aplica por vezes em interiores é complicado essa media. Ás vezes é dias só em recortes...
Teorias...são uma coisa e na prática é outra[]. Apareçam em frente ao ladrilhador com uma folha impressa com as instruçoes de assentamento e vão ver o que é rir...(já assentei milhares de metros de azulejo e nao foi no Brasil onde aliás nunca estive)[
]