Apoio na escolha e compra de carro

gscardeira

New member
Olá a todos,

A minha mãe pediu-me ajuda para lhe comprar um carro, mas sendo um pouco leigo na matéria, ia pedir a vossa ajuda para me ajudar a fazer um 1º filtro e escolher as melhores opções na relação qualidade-preço.
Segue o questionário. Espero que ajude a perceber o contexto. 😊

1. Que tipo de carros gostas?
Procuro um carro para a minha mãe (68 anos) que seja pequeno, simples, confortável e fácil de conduzir e estacionar. Ela está habituada a conduzir um Peugeot 106 de 1998, pelo que valoriza um carro de dimensões compactas, com boa visibilidade e comandos minimamente intuitivos. Ela não dá valor a grande sostificação.

NOTA: A minha mãe reside na Marinha Grande, pelo que acabará por comprar um carro nestas redondezas (Marinha Grande, Alcobaça, Leiria).

2. Quais os segmentos ou tipos de carro em consideração?
Principalmente:

• Segmento A — Citadino;
  • eventualmente Segmento B — Utilitário, desde que não seja demasiado grande e continue a ser fácil de manobrar.
Ela não pretende SUV/jipe, monovolume, familiar grande, desportivo ou cabrio.

3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Ela não tem nenhuma preferência fechada por uma marca ou modelo. Tendo em conta a utilização e o orçamento, pensei nestes:

• Kia Picanto 1.0;
  • Hyundai i10 1.0;
  • Toyota Yaris 1.0 a gasolina;
  • Honda Jazz 1.3 a gasolina,
  • Toyota Aygo 1.0;
  • Peugeot 108 1.0;
  • Citroën C1 1.0.
Mas não temos de nos focar por aqui. Ela está aberta a ver qualquer opção. Mas do que conheço, talvez sejam opções válidas.

4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Só muito pontualmente. A utilização será maioritariamente individual e raramente irá usar lugares traseiros. Ainda assim, é preferível ter cinco portas, para facilitar o acesso ocasional de outras pessoas e colocar compras ou outros objetos nos bancos traseiros.

5. Precisarás de levar carga com frequência?
Não. A bagageira é suficiente para compras, sacos ou pequenos objeto, sem necessidade de grande capacidade.

6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-á manter nos próximos anos?
No máximo, diria que serão realizados +\- 5 200 km por ano, considerando um limite de 100 km por semana (e estou a ser ambicioso!). Na prática, a quilometragem poderá ser inferior, uma vez que a utilização é pontual.

A previsão é que este padrão de utilização se mantenha ou reduza nos próximos anos.

7. Farás muitas viagens em estradas nacionais, circulares ou autoestradas?
Não. A utilização será principalmente em pequenas deslocações na cidade e percursos locais entre aldeias e vilas próximas. Raramente irá utilizar autoestrada, circulares ou viagens longas.

8. Os consumos terão grande importância?
Os consumos são relevantes, mas acho que não são o principal critério de decisão, devido à baixa quilometragem.

Serão mais importantes:
  • preço de aquisição;
  • segurança;
  • fiabilidade;
  • facilidade de condução;
  • visibilidade;
  • custo de manutenção;
  • estado e histórico da viatura.
Penso que um motor a gasolina será suficientemente económico para esta utilização. Ela não quer gastar mais por híbridos ou elétricos apenas para reduzir o consumo. Mas pelo perfil, se acharem que justifica…

9. A potência do motor terá grande importância?
Não. Não existe necessidade de grande potência. Ela não vai valorizar.

10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra ou trilhos?
Poderá existir circulação em estradas municipais e vias locais entre aldeias e vilas, não vai andar em terra ou trilhos.

11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Não existe um valor mínimo obrigatório, já que o objetivo é encontrar a solução com melhor relação custo-benefício. O limite máximo andará por volta dos 15 000 €. Não quer dizer que não se possa passar esse valor, mas não me parece justificar-se em termos de custo benefício.

Se for encontrado um veículo fiável e seguro por cerca por menos valor que respeite os critérios, não existe obviamente necessidade de gastar os 15.000 €.

12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Penso que será mais seguro partir para um 'pouco usado'. Mas também pode-se considerar um carro mais velho se estiver muito bem mantido, possuir bom equipamento de segurança e apresentar um preço claramente vantajoso. Honestamente, sendo leigo, nem sei dizer para este perfil qual será a opção mais segura em termos de risco-beneficio-preço.

Agradeço o vosso apoio 😊

Last edited:
Já tive segmento A durante alguns anos e ainda mais segmento B que aliás é que tenho desde há vários anos.

O segmento A tem vantagem de ser mais ágil e eventualmente consumos melhores mas as vantagens ficam-se por aqui.

O segmento B moderno já tem também consumos excelentes, mas em comparação com o A, é muito mais confortável e versátil, já é outro nivel.
Depois há sempre a questão do preço.

Apenas uma dica importante: eu evitaria a todo o custo segmentos B com motores atmosféricos de 65, 70, 80cv. Nos dias de hoje ficam muito limitados.

Um motor turbo com 90cv por ex tem logo outro à vontade.Mesmo que a potencia nao tenha importancia, aqui é mais no sentido de ter uma condução mais agradável.

Já nos A qq coisa acaba por combinar mesmo que seja uns 70cv.

Leste o post inicial, que por sinal está muito bem redigido e claro? Achas que a senhora está preocupada se o carro tem turbo ou se tem 90 ou 100 CV?

Olha, a minha mãe comprou agora há cerca de 3 anos um dacia spring e não quer outra coisa. Pequenino, fácil de conduzir, relativamente ágil, e cabe em qualquer canto. Tem um problema no joelho e estava a custar-lhe cada vez mais conduzir. O facto de não ter mudanças ajuda bastante. Contra: O raio do carro não tem banco ajustavel em altura e teve de comprar uma almofada para colocar no assento. [:D] Além disso tem algumas falhas que valha-me Deus, mas no geral cumpre.

Leste o post inicial, que por sinal está muito bem redigido e claro? Achas que a senhora está preocupada se o carro tem turbo ou se tem 90 ou 100 CV?

A questão é que é muito mais agradável não pela performance de pista como é óbvio, mas por ser muito mais silencioso e ter de recorrer muito menos à caixa.

Se for dentro do orçamento eu acho que era uma melhor opção.

E sim li o post todo. E ?
Não é pela potencia em si mas pelo binário mas que normalmente está associado a motores a partir dos 90cv que já costumam ser sobrealimentados.

LinoMarques muito obrigado pelo apoio. Entretanto já editei no post, mas ela mora na Marinha Grande e acabará por comprar um carro por essas redondezas (Marinha Grande, Leiria, Alcobaça).

Olha, a minha mãe comprou agora há cerca de 3 anos um dacia spring e não quer outra coisa. Pequenino, fácil de conduzir, relativamente ágil, e cabe em qualquer canto. Tem um problema no joelho e estava a custar-lhe cada vez mais conduzir. O facto de não ter mudanças ajuda bastante. Contra: O raio do carro não tem banco ajustavel em altura e teve de comprar uma almofada para colocar no assento. [:D] Além disso tem algumas falhas que valha-me Deus, mas no geral cumpre.

Fogo esse carro é um vicio de conduzir ao contrário dos outros dácias, dá mesmo gosto [:cool:]

É talvez o carro mais facil de conduzir que existe por aí? pelo menos do que experimentei, sem duvida.

Infelizmente é um bocado saltitão / rijo mas é o que é.

Já tive segmento A durante alguns anos e ainda mais segmento B que aliás é que tenho desde há vários anos.

O segmento A tem vantagem de ser mais ágil e eventualmente consumos melhores mas as vantagens ficam-se por aqui.

O segmento B moderno já tem também consumos excelentes, mas em comparação com o A, é muito mais confortável e versátil, já é outro nivel.
Depois há sempre a questão do preço.

Apenas uma dica importante: eu evitaria a todo o custo segmentos B com motores atmosféricos de 65, 70, 80cv. Nos dias de hoje ficam muito limitados.

Um motor turbo com 90cv por ex tem logo outro à vontade.Mesmo que a potencia nao tenha importancia, aqui é mais no sentido de ter uma condução mais agradável.

Já nos A qq coisa acaba por combinar mesmo que seja uns 70cv.

Obrigado pelo apoio EscapeLivre. Ela hoje usa um de 60cv salvo erro e não se queixa, mas também nunca experimentou outro 😅

Obrigado pelo apoio EscapeLivre. Ela hoje usa um de 60cv salvo erro e não se queixa, mas também nunca experimentou outro 😅

Isso é um canhao comparando com um qualquer 70cv segmento B de hoje em dia, acredita [:D]

Nao mas eu tb tou a dizer isto porque já vi muita gente desinteressada de carros ficar chateada com carros mais fracos por causa de ter que fazer uma conduçao mais empenhada.

Mas tb verdade seja dita, nada como experimentar e da mesma maneira que há quem se importe, há quem nao se importe.

Obrigado darkwings. Esse não é o eléctrico? Podia ser uma opção mas ela não tem onde carregar isso. Tens algum feedback positivo da DACIA noutros modelos a gasolina?

LinoMarques muito obrigado pelo apoio. Entretanto já editei no post, mas ela mora na Marinha Grande e acabará por comprar um carro por essas redondezas (Marinha Grande, Leiria, Alcobaça).

Eh lá, então somos vizinhos! Eu devia ter "desconfiado" pelo apelido! [:D]

Já foram ao stand Car4You, logo a seguir ao Pingo Doce da Embra? Costumam ter carros recentes ali.

Last edited:
Obrigado darkwings. Esse não é o eléctrico? Podia ser uma opção mas ela não tem onde carregar isso. Tens algum feedback positivo da DACIA noutros modelos a gasolina?

Aqui já foram 4 Dacias portanto 3 sanderos GPL e o Spring.

Ora eu cansei-me do conceito ( excepto o spring ).

Cumprem face ao que custam mas como eu gosto de uma boa transmissão e os dacias nao tinham, achava-os cansativos no dia a dia.

Há ainda outros pormenores mas não me parecem relevantes para o contexto do topico, uma vez que face a um 106 será sempre um upgrade gigante [:D]

Se é da Marinha podes começar na Lizauto a ver o Jazz e depois vais subindo até à Autojulio e a tua mãe pode ver tudo o que referes...

Se bem que o Honda Jazz parece-me uma carta um pouco fora do baralho, pois o preço deverá ser bastante superior aos restantes. Mas não sei se isso é relevante para ti ... Se não for, a par com o Yaris, é capaz de ser o melhor de todos eles.

12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Penso que será mais seguro partir para um 'pouco usado'. Mas também pode-se considerar um carro mais velho se estiver muito bem mantido, possuir bom equipamento de segurança e apresentar um preço claramente vantajoso. Honestamente, sendo leigo, nem sei dizer para este perfil qual será a opção mais segura em termos de risco-beneficio-preço.
Não tinha visto este teu ultimo comentário.

A Honda não sei, mas todos os restantes concessionários/marcas que referes têm lá sempre uma quantidade boa de usados. Também tens em frente ao Continente um stand de usados onde era/é a Auto Industrial como carros de várias marcas.

E na MCoutinho/Renault/Dacia tb tens lá muita coisa.

Sim, este é o elétrico. Não tendo garagem torna-se mais complicado, embora há muita malta a carregar na garagem do prédio. Colocam um contador dedicado, e depois carrega com o carregador doméstico. Como a bateria não é muito grande, também carrega relati rápido.

Além desse, têm um Duster gpl, anda o meu pai com ele. Também não têm razões de queixa.

Olá novamente,

Entretanto, percebi que por questões familiares só existe para ela uma opção (stand) onde comprar o carro.

Analisei algumas opções disponíveis​ e gostaria de pedir a vossa opinião sobre qual será a opção mais adequada para o perfil que descrevi da minha mãe.

SEAT Ibiza 1.0 TSI Style

• Ano: 2024
  • Quilómetros: 45 205 km
  • Potência: 95 cv
  • Preço: 14 990 €
  • Destaques: sensores traseiros, assistência de faixa, cruise control adaptativo, AC automático e faróis Bi-LED.
Kia Rio 1.2 CVVT Dynamic
  • Ano: 2023
  • Quilómetros: 49 693 km
  • Potência: 84 cv
  • Preço: 15 890 €
  • Destaques: motor atmosférico, câmara traseira, sensores de estacionamento e ajuda ao arranque
Fiat Panda Pandina 1.0 Hybrid
  • Ano: 2025
  • Quilómetros: 16 164 km
  • Potência: 70 cv
  • Preço: 15 490 €
  • Destaques: posição de condução elevada, sensores traseiros, assistência de faixa e sistema anticolisão frontal.
Hyundai Bayon 1.0 T-GDI Premium
  • Ano: 2021
  • Quilómetros: 37 855 km
  • Potência: 101 cv
  • Preço: 15 990 €
  • Destaques: posição de condução mais elevada, câmara traseira, sensores, assistência de faixa e AC automático.
Mitsubishi Space Star 1.2 Intense Connect Edition
  • Ano: 2023
  • Quilómetros: 46 526 km
  • Potência: 71 cv
  • Preço: 13 490 €
  • Destaques: dimensões compactas, motor atmosférico, cinco portas e utilização simples.
Peugeot 208 1.2 PureTech Active
  • Ano: 2024
  • Quilómetros: 39 378 km
  • Potência: 102 cv
  • Preço: 15 990 €
  • Destaques: AC automático, airbags laterais, faróis Bi-LED e reconhecimento de sinais.

Qual vos parece ser a melhor opção para o perfil dela?

Obrigado.

Back