Aprender alemão - Conselhos

TheDriver37

New member
Bom dia a todos.

Gostaria muito de aprender alemão e gostaria de obter conselhos de como o fazer.
A situação é a seguinte:

Tenho interesse em aprender alemão. Eventualmente, é uma possibilidade ir para a Alemanha por motivos profissionais, mas é algo que a curto prazo não acontecerá (se for, só daqui a uns 3 ou 4 anos). Dito isto não preciso de fazer um curso muito intensivo, nem estou disposto a estudar muitas horas por dia, até porque tenho também outras coisas onde gostaria de me focar. Algo entre meia hora a uma hora por dia seria interessante para mim.

Eu já frequentei parte do curso de alemão do Duolingo e não desgostei. Deu-me conhecimentos que não tinha antes mas por outro lado há coisas que o Duolingo não consegue cobrir e por isso estava a pensar em ter aulas síncronas.

Naturalmente sei que isso será pago mas é algo que estou disposto a fazer caso isso valha a pena.
No meu caso terá de ser algo em horário pós-laboral, e dou preferência a ensino online.

O que sugerem?

hoje de manhã estava aqui no sofá a olhar para uma caixa da Devolo Magic 2 - Powerline

a caixa está toda em alemão

e fixei-me nesta frase :

"Heute schon im Ubermorgen leben"

ainda perdi um minuto a perceber o sentido

isto para dizer que tenho o Alemão adormecido, andei na escola na Alemanha até aos 11 anos, a falar e a entender bem alemão

nunca mais falei ou pratiquei, mas noto que mesmo passados 40 anos ele ainda cá está

quanto à tua pergunta

o Alemão tem muitas parecenças com o Inglês em alguns aspectos, mas é mais difícil na gramática

como em todas as outras línguas tem que se aprender pela prática, uma escola onde haja professores fluentes em português e alemão

há várias escolas e cursos

https://www.goethe.de/

https://www.cambridgeschool.pt/

Arranja uma namorada alemã.

ou então Goethe Institut.

Não sei o que ficará mais caro, nomeadamente se ela for bávara [:cool:]:sh)

Instala a app Duolingo.

Não é perfeita, mas dá para ir conhecendo a língua e algumas características. Se depois quiseres aprofundar, entras numa escola ou instituto e já levas algumas bases.

Começa por colocar uma pedra debaixo da língua!!!

Mais a sério, não é uma língua fácil! Tive, por gosto pessoal, no 10.º ano e esqueci quase tudo e dei conta disso quando fui à Alemanha! Não praticando, como já te disseram, esqueces muito rápida! A gramática é complicada, o léxico e a fonética idem... brrr! Do que me lembro melhor são as asneiras!!!

PS: se queres mesmo aprender, marca um mês de férias na Alemanha e faz um curso intensivo, incluindo a vida social lá!

Arranja uma namorada alemã.

ou então Goethe Institut.

Não sei o que ficará mais caro, nomeadamente se ela for bávara [:cool:]:sh)

Mas há alguma que não seja cara? Seja bávara, portuguesa, espanhola ou de outra nacionalidade qualquer. Fala quem já teve namoradas portuguesas e acabou a casar com uma alemã.

Não praticando, como já te disseram, esqueces muito rápida!

é isso, sem prática...pufff....

mas isso acontece em todas as línguas

eu no meu caso devo estar no nível 1 em Alemão, mas era capaz de avançar bem rápido porque ele está todo adormecido, desde a minha infância que não o pratico, são 40 anos

aquela frase acima da Devolo, estive assim quase um minuto a tentar entender, mas entendi

"Heute schon im Ubermorgen leben"

então quer dizer

que hoje já vivemos o depois de amanhã

no fundo um slogan a dizer que estão avançados no tempo

era eu um adolescente a passar para o 10º ano, e tal como todos os adolescentes, sabia tudo de todos os assuntos.
Então meti na cabeça que queria estudar alemão.. Estávamos no fim dos anos 90 no auge das importações de carros da alemanha e eu achava que ia aprender alemão suficiente para poder ir à alemanha importar carros e dominar o mundo.
Os meus colegas, bem mais espertos que eu foram para espanhol e andaram bem descansados durante 3 anos..

Só te digo que passei 3 anos de agonia e preocupações. O alemão é dificil para cacete ( e continuo a achar que nada tem de parecido ao inglês (tenho 10 anos de inglês + 2 de técnicas de tradução de inglês)
Curiosamente acabei por ter de ir estudar espanhol( fora do ensino regular) pois foi necessário a nível profissional . Os meus colegas que o estudaram no liceu por ser mais fácil se calhar nunca o usaram..

Talvez ainda reconsidere reciclar o alemão ( apenas porque me deu tanto trabalho que não queria perder de vez o pouco que acabei por aprender) num daqueles cursos livres pós laboral da Universidade de Aveiro....

Última edição:

eu ja aprendi um bocado de alemao e achei um bocado difícil lol tanto que olho para os meus apontamentos e ja nao me lembro de nada..os pronomes pessoais nunca me entravam na cabeça..esquecia me sempre deles lol

muito sinceramente, se nao tens pressa para aprender compra um bom livro e guia-te por videos no youtube que nao faltam muitos

Última edição:
era eu um adolescente a passar para o 10º ano, e tal como todos os adolescentes, sabia tudo de todos os assuntos.
Então meti na cabeça que queria estudar alemão.. Estávamos no fim dos anos 90 no auge das importações de carros da alemanha e eu achava que ia aprender alemão suficiente para poder ir à alemanha importar carros e dominar o mundo.
Os meus colegas, bem mais espertos que eu foram para espanhol e andaram bem descansados durante 3 anos..

Só te digo que passei 3 anos de agonia e preocupações. O alemão é dificil para cacete ( e continuo a achar que nada tem de parecido ao inglês (tenho 10 anos de inglês + 2 de técnicas de tradução de inglês)
Curiosamente acabei por ter de ir estudar espanhol( fora do ensino regular) pois foi necessário a nível profissional . Os meus colegas que o estudaram no liceu por ser mais fácil se calhar nunca o usaram..

Talvez ainda reconsidere reciclar o alemão ( apenas porque me deu tanto trabalho que não queria perder de vez o pouco que acabei por aprender) num daqueles cursos livres pós laboral da Universidade de Aveiro....

revejo-me muito aqui. no 10º ano tinha uma professora muito nossa amiga, que nos ensinou muito. nos 11º e 12º tive um sacristão que gostava de fazer festas e de meter as mãos por dentro das t-shirts dos rapazes, ao menos na parte das costas e não aprendi quase nada. hoje em dia continuo com o sotaque, mas pouco sei daqueles tempos idos. foi pena. de um 15 passei para um 10 à rasca e a ter que copiar no exame com cenas escritas pelo dicionário fora. precisava de tirar um 6, tirei um 7. [:p]

a minha mãe se estudar um pouco, lembra-se e desenrasca-se muito melhor que eu, mas à vontade!

eu andei com vontade de aprender um pouco mas de italiano aqui há poucos anos, mas entretanto acabei por por a ideia um pouco de lado devido à vida profissional e familiar.

Instala a app Duolingo.

Não é perfeita, mas dá para ir conhecendo a língua e algumas características. Se depois quiseres aprofundar, entras numa escola ou instituto e já levas algumas bases.

A meio do meu post eu falo disso.
Já instalei a app, o que eu procuro é o próximo nível.

eu ja aprendi um bocado de alemao e achei um bocado difícil lol tanto que olho para os meus apontamentos e ja nao me lembro de nada..os pronomes pessoais nunca me entravam na cabeça..esquecia me sempre deles lol

muito sinceramente, se nao tens pressa para aprender compra um bom livro e guia-te por videos no youtube que nao faltam muitos

O problema do youtube ou do livro é o não te treinar a dicção
Não tens grande maneira de saber se estás a andar bem ou não

Voltar
Superior