Aprender Karaté

cjr

Well-known member
Boas,

Neste momento, e porque quero praticar alguma actividade, estou a ponderar aprender karaté. Confesso q as artes marciais no geral não são algo q morra de amores por (apesar de não detestar, obviamente), ou seja, são-me um pouco indiferentes.

Mesmo nesta situação, e quem pratica, acha q é sempre bom praticar esta modalidade?

O q é q eu posso esperar?

Prós e contras?...

Obrigado!

Era muito míudo quando fiz alguns anos Karaté.

Mas neste momento, tendo disponibilidaed, gostava de praticar o Tai Chi. É muito bom. O relaxamento fisico e principalmente, espiritual, é muito, muito bom.

Tive a oportunidade de praticar uma tarde Tai Chi nuns dias de férias que fiz há 2 anos num Inatel.

É apenas para ficares em forma?
É também para teres alguma disciplina mental?
É para te sentires mais confiante contigo próprio?

Pergunto-te isso porque vai depender do que queres retirar da modalidade.

Acho que dentro dos desportos de combate tens melhores alternativas para ficares em forma.

É apenas para ficares em forma?
É também para teres alguma disciplina mental?
É para te sentires mais confiante contigo próprio?

Pergunto-te isso porque vai depender do que queres retirar da modalidade.

Acho que dentro dos desportos de combate tens melhores alternativas para ficares em forma.

O problema é q nem eu sei bem! [:D]

Gostava de estar em forma e de perceber um pouco a tal hierarquização marcial (confesso q não gosto de hierarquias do estilo "a idade é um posto") e como é q eu me conseguiria adaptar a um conceito completamente novo para mim.

Daí a atracção pelo Karaté (se calhar posso estar errado).

Não queria desportos de combate "puros e duros", porque não tenho grande objectivo de andar a arrear porrada a torto e a direito. [:D]

O problema é q nem eu sei bem! [:D]

Gostava de estar em forma e de perceber um pouco a tal hierarquização marcial (confesso q não gosto de hierarquias do estilo "a idade é um posto") e como é q eu me conseguiria adaptar a um conceito completamente novo para mim.

Daí a atracção pelo Karaté (se calhar posso estar errado).

Não queria desportos de combate "puros e duros", porque não tenho grande objectivo de andar a arrear porrada a torto e a direito. [:D]

Quanto a mim ao nível da disciplina, concentração e uma certa comunhão corpo/mente o karate funcionaria na perfeição. O respeito (pelo adversário, pelo mestre, pela vida) que é instituido nas artes marciais também é muito bom para o teu desenvolvimento enquanto pessoa.

Agora para trabalhar a tua forma física, a capacidade de aguentamento e resistência, a tua capacidade de te desenvencilhares numa rixa qualquer, quanto a mim existem melhores actividades de combate.

Em resposta ao Agent, penso que o kickboxing ou a "ciência dos 8 membros" do muay thai, judo ou mesmo jiu jitsu poderão fazer mais por ti em pura capacidade fisica do que o karate.
Existem é supostos ginásios de kickboxing onde te mandam dar uns socos no saco, umas flexões e acabou a aula. Esses quanto a mim não são grande coisa.

Depende sempre do até onde queres ir.

Depende do objectivo. A aprendizagem de um desporto de combate, deverá ter em minha opinião, sempre implícito, a transformação num ser mais perfeito e em evolução, desta forma, deverá ser sempre entendido numa filosofia de defesa e não de ataque. Também penso, que não se deve limitar a uma transformação física, mas subentende um crescimento como ser humano e um entendimento holístico do ser.

Praticar um desporto de combate, não tem o mesmo objectivo de uma lipoaspiração.

Last edited:
Depende do objectivo. A aprendizagem de um desporto de combate, deverá em minha opinião, tem sempre implícito a transformação um ser mais perfeito e de evolução, desta forma, deverá ser sempre entendido numa filosofia de defesa e não de ataque. Também penso que não se deve limitar a uma transformação física, mas subentende um crescimento como ser humano, e um entendimento holístico do ser.

Praticar um desporto de combate, não tem o mesmo objectivo de uma lipoaspiração.

Exactamente, nem mais nem menos. E é impossível dissociar a preparação física da preparação mental.

Depois infelizmente muita gente entende os desportos de combate como "deixa-me cá aprender a dar umas chapadas na rua e vou ser o rei do bairro".

Eu que já fiz várias artes marciais (Kung-Fu, Capoeira, Kick-Boxing e Krav-Maga) acho que o Karaté pode ser uma boa opção.

É muito importante perceber é como é a escola e principalmente a pessoa que ensina.

Há uma certa tendencia para a ocidentalização das artes marciais, aligeirando as componentes da disciplina, rigor e progressão sustentada e lenta.

Este caminho, é um caminho de auto-conhecimento fisico e mental que prepara as pessoas e por isso um mestre é como se fosse uma arma, mas uma arma que não se disparará com facilidade. As simplificações levam às vezes a que certas pessoas já tenham parte desse poder fisico e mental e não estejam preparadas para o ter.

Portanto vê como é que a escola e a pessoa que está à sua frente, isso faz toda a diferença.

Eu que já fiz várias artes marciais (Kung-Fu, Capoeira, Kick-Boxing e Krav-Maga) acho que o Karaté pode ser uma boa opção.

É muito importante perceber é como é a escola e principalmente a pessoa que ensina.

Há uma certa tendencia para a ocidentalização das artes marciais, aligeirando as componentes da disciplina, rigor e progressão sustentada e lenta.

Este caminho, é um caminho de auto-conhecimento fisico e mental que prepara as pessoas e por isso um mestre é como se fosse uma arma, mas uma arma que não se disparará com facilidade. As simplificações levam às vezes a que certas pessoas já tenham parte desse poder fisico e mental e não estejam preparadas para o ter.

Portanto vê como é que a escola e a pessoa que está à sua frente, isso faz toda a diferença.

Em relação ao mestre, fiz umas investigações na net, e posso dizer q é um mestre extremamente reputado, diria até dos mais reputados neste momento em Portugal. Não sei se é um pouco rude dizer o nome, até porque ainda não estou inscrito. [;)]

Contras: gastas dinheiro, pouco melhoras a tua condição fisica, aprendes coisas que não interessam nem ao menino Jesus e nada eficazes para...seja o que for, demoras uma porrada de tempo até atingires um cinto decente, sobrevalorizas a tua capacidade de te defenderes quando na verdade estás tão habilitado a defender-te como quando entraste.

Prós: não estou a ver nenhum

Contras: gastas dinheiro, pouco melhoras a tua condição fisica, aprendes coisas que não interessam nem ao menino Jesus e nada eficazes para...seja o que for, demoras uma porrada de tempo até atingires um cinto decente, sobrevalorizas a tua capacidade de te defenderes quando na verdade estás tão habilitado a defender-te como quando entraste.

O que sugeres, ou qual sugeres neste caso, para ajudares o user?

Agradeço a tua preocupação, mas regra geral não me dou bem com radicalismos. Não pratico o desporto, mas só ao veres coisas negativas e nenhuma positiva não me parece q seja esta opinião q procuro.

Obrigado na mesma. [;)]

Já não passo sem o meu Karaté e não penso mudar. Ganha-se outra sintonia corporal, ganha-se algum físico mesmo sem usar máquinas e uma calma com situações de stress :)

Agradeço a tua preocupação, mas regra geral não me dou bem com radicalismos. Não pratico o desporto, mas só ao veres coisas negativas e nenhuma positiva não me parece q seja esta opinião q procuro.

Obrigado na mesma. [;)]

whatever mate

Back