Apresentação e pequena ajuda

Um problema nessa caixa auto e gastas outro tanto.

É um facto. Nessa ou em qualquer outra. Mesmo as Mercedes tem as suas manias. Enraizou-se cá que caixas auto nao tem manutenção e depois é o que dá. Mas também ja nao é o bicho de sete cabeças que era. Ja ha quem mexa, ja ha quem compre reconstruídas e as aplique. No caso do XC90 vale o facto de se terem vendido mesmo muitos com caixa auto, vai havendo material de reposição.

Last edited:
Se esse TD5 se refere ao LR Discovery, os bancos de trás (os +2) são tudo menos confortáveis, e aí sim, acabou a mala. Se não era, ignora o meu comentário [:cool:]

Nao conheço nenhum jipe que seja verdadeiramente de 7 lugares e consiga ter mala capaz

Nao conheço nenhum jipe que seja verdadeiramente de 7 lugares e consiga ter mala capaz
No caso do Td5 aqueles lugares de trás serem de lado são o verdadeiro problema. Não é questão de ter mala capaz, não tem mesmo xD

No caso do Td5 aqueles lugares de trás serem de lado são o verdadeiro problema. Não é questão de ter mala capaz, não tem mesmo xD

Sim. Sei bem o que é isso. Nos Defender 110 íamos 9 macacos la dentro e com tralha para eventos onde supostamente tinhamos de colocar os pés.
Algarve, Lisboa nesses preparos era top [:)]

É um facto. Nessa ou em qualquer outra. Mesmo as Mercedes tem as suas manias. Enraizou-se cá que caixas auto nao tem manutenção e depois é o que dá. Mas também ja nao é o bicho de sete cabeças que era. Ja ha quem mexa, ja ha quem compre reconstruídas e as aplique. No caso do XC90 vale o facto de se terem vendido mesmo muitos com caixa auto, vai havendo material de reposição.

seja como for o XC90 ou qualquer outro SUV esbarra na capacidade de reboque com travão que parece-me ser o caso. E ai os jipes da velha guarda estão a anos luz.

O Pajero 2.8, Patrol GR 3.0 DI, Defender Td5 e mesmo o ML nalgumas versões passam os 3000 kgs que podem rebocar de atrelado com travão.
O Xc90 fica-se nos 2200 kg. Ou seja o motor ajuda mas a transmissão é onde está a grande diferença.
Por exemplo o ML é o único a pode andar em redutoras sem ter qualquer bloqueio do diferencial central ativado permitindo-te circular em estrada à vontade mesmo em redutoras.
Assim de rajada para andar à vontade e indo para uma viatura mais recente e grande com 7 lugares o Patrol GR 3.0DI longo parece-me uma solução mais acertada.
Claro está que os 15s dos 0-100km/h e os 160 km/h de velocidade máxima condicionam qualquer rapidez que se possa querer em estrada, pior claro se for carregado.

Infelizmente é uma parvoíce (cá como também lá fora, em muitos casos), da questão das caixas não terem manutenção e troca do fluído, mesmo em caixas manuais.

Culpa de facto também das marcas, por terem a indicação em muitos casos, de óleo para a vida em que só apenas indicam o reatesto...

Mas que fazendo a mudança do dito, só há a ganhar, sem sombra de dúvidas e ajudando a preservar as ditas.

Infelizmente é uma parvoíce (cá como também lá fora, em muitos casos), da questão das caixas não terem manutenção e troca do fluído, mesmo em caixas manuais.

Culpa de facto também das marcas, por terem a indicação em muitos casos, de óleo para a vida em que só apenas indicam o reatesto...

Mas que fazendo a mudança do dito, só há a ganhar, sem sombra de dúvidas e ajudando a preservar as ditas.

Claro que sim.
O meu primeiro carro auto foi o Land Cruiser HDJ80 que estava equipado com caixa auto.
Obviamente que o dono, como todos os donos deste modelo, gastam umas lecas a recuperar o mesmo, mas obviamente não chega a tudo, contudo coisas básicas como o óleo da caixa não sabia se quer que se mudava.
É algo simples de fazer e chama-se flushing pois nunca consegues mudar o óleo todo de uma caixa auto dai que é importante cumprir com o preconizado de vida útil do referido óleo.

O resultado quando mudei o óleo em caso foi deveras assustador...se bem que no íman não existam vestígios de limalhas...
Deve ter sido das primerias coisas que fiz quando o comprei além de uma bela limpeza interior
No ML não falha, cada 60.000 kms óleo da caixa, filtro e a ficha elétrica... tudo novo

O espaço de mala não importa, só importa que caibam 7 pessoas e que aguentem a viagem. Com caravana não precisas de mala.

Pois... essa é a outra questão...

Tenho sérias dúvidas do conforto desse lugar do meio.... Foto de um GR . E os bancos de trás tambem nao sao a melhor das coisas.

https://apollo-ireland.akamaized.ne...bxez2zM8pJdCDz7rCPGPDoLnjGVA/image;s=1080x720

Mesmo num XC 90 não é muito melhor.... É sempre para colocar o mais elegante ao meio. Mas se ha coisa pela qual a volvo é conhecida, é de ter dos melhores bancos no mercado...

https://apollo-ireland.akamaized.net/v1/files/7v3udpprin8n2-PT/image;s=1000x700

é ir ver e experimentar... sendo sempre de ter em conta que sao carros com propositos totalmente diferentes.

óleo da caixa velho vs novo
5kPHb3x.png

parece preto mas não é...o óleo queimado fica castanho tipo lama
stVHIB7.png

óleo recomendado para as caixas tradicionais de conversor de binário
PXM9eQe.png

Ai está uma das razões pelas quais os "planos de revisao recomendada" dos fabricantes sao normalmente uma bela treta... Isso e os Long Life e afins... [;)]

Sobre a caixa da Volvo, se estiver suave nas passagens, é fazer-lhe a manutenção e a caixa tem uma fiabilidade equivalente às restantes Auto do mercado.

É uma caixa Aisin, exactamente igual à utilizada em muitas outras marcas, incluindo Toyota / Lexus.

O grande problema destas caixas é a falta de manutenção. Culpa da marca tornar opcional a substituição do óleo no plano de revisões e de estarmos num país com falta de tradição em caixa Auto's.

A minha XC é automática. Comprei-a com a caixa "avariada" e um orçamento de reparação de 2500€. Uma muda de óleo depois, incluindo limpeza dos solenoides / actuadores (tal o estado em que estava o lubrificante anterior), ficou impecável já lá vão 4 anos. Custo: 12 litros de valvolina (mão de obra da casa).

Ai está uma das razões pelas quais os "planos de revisao recomendada" dos fabricantes sao normalmente uma bela treta... Isso e os Long Life e afins... [;)]

Sem sombra de dúvidas...

Depois é ver as mecanicas a irem à vida... e no entanto, ter sido sempre assistido como a marca recomenda... e isto, sem entrar na questão de por vezes serem usados óleos, que não tem a norma desejado ou viscosidade...

Sobre a caixa da Volvo, se estiver suave nas passagens, é fazer-lhe a manutenção e a caixa tem uma fiabilidade equivalente às restantes Auto do mercado.

É uma caixa Aisin, exactamente igual à utilizada em muitas outras marcas, incluindo Toyota / Lexus.

O grande problema destas caixas é a falta de manutenção. Culpa da marca tornar opcional a substituição do óleo no plano de revisões e de estarmos num país com falta de tradição em caixa Auto's.

A minha XC é automática. Comprei-a com a caixa "avariada" e um orçamento de reparação de 2500€. Uma muda de óleo depois, incluindo limpeza dos solenoides / actuadores (tal o estado em que estava o lubrificante anterior), ficou impecável já lá vão 4 anos. Custo: 12 litros de valvolina (mão de obra da casa).

Mesmo em caixas manuais, é recorrente. [s)]

Há uns anos a um familiar, indicaram-lhe que a caixa já não deveria estar nas melhores condições (dura de manusear nas passagens de relação).

O mesmo comentou, se o poderia ajudar a ver valores para usada/reconstruida... às minhas expensas disse-lhe que trocava o óleo/valvulina... se resultasse, pagaria os custos da operação.. senão, arcaria eu com despesa.

Disse-me para deixar estar quieto, que não valia a pena e que tinha comentado a possibilidade da troca da valvulina na oficina (da marca)... ao que responderam que problema não estaria aí.

No entanto lá acabou por ceder... certo é, que após as troca da valvulina e mesmo com carro parado e desligado, a troca das passagens de caixa, passaram a ser outra... manusear aquele selector de velocidade, é como se fosse "manteiga"... coisa que o mesmo não se recordava de tal, nem quando adquiriu viatura com 6 meses...

E assim continua até hoje com a mesma.

Há aqui um user que tem, é a versão carrinha da pick up navara d40.
Sei que na navara houve uma série que teve problemas com o chassi, partia ao meio. Mas já aparece aqui alguém que perceba mais do modelo.

Bem... Estou a ver que fico apenas com uma opção. O espaço de bagagem não é importante, tenho uma bagageira de tejadilho. O problema é a canalha atrás... Queria um carro mais robusto para viajar com 7 e puxar uma caravana... Talvez seja melhor o Xc90.
Mas agora que já abriram os stands vou tentar ver e experimentar os kdj, mas did é afins, para ver se eu caibo nos bancos e se dá para aguentar uma viagem de 4 ou 5 horas, com paragens obviamente.
Ou talvez o TD5 mesmo. Tenho é receio dos problemas que esteja a comprar...
Obrigado pelas contribuições.
Não tenho TD5, mas é da família... já por algumas vezes abri os bancos da bagageira (estes abrem de lado no 300Tdi, como já foi dito) e senti que a traseira do jipe baixou "meio metro" :sh)
Tenho molas com mais alguns centímetros e amortecedores a acompanhar a altura, são relativamente novos, não terão 100mil km feitos ainda.
O carro fica desconfortável de se conduzir com os 7 lugares... Na minha opinião, o Land Rover não é uma boa solução para o pretendido.
Em relação às outras hipoteses, não falo, pois não os conheço [:cool:]

Back