Apresentar queixa (como funciona)

PinkStar

New member
Olá a todos.

Há uns tempos tive conhecimento de um caso de violência doméstica. Na altura ninguém apresentou queixa, e recentemente o agressor disse à vitima que nunca lhe tocou (negou por completo a agressão) mas que a vitima tinha até 6 meses para apresentar queixa...

Bem a minha duvida é a seguinte, posso ser eu a apresentar queixa em vez da vitima? (sou familiar directa de ambos...) E se sim como o posso fazer? Dirijo-me a quem? Eu nao assisti directamente à situação só vi as mazelas passados uns dias... E que consequencias tem a minha apresentação de queixa?

Infelizmente arrependo-me de nao o ter feito na altura, mas nao quero ficar arrependida para toda a vida de nunca o ter feito!..

É um crime publico, deves apresentar queixa. Vai a uma esquadra e conta o que aconteceu, eles dão encaminhamento ao caso. podes, também, entrar em contacto com a APAV.

Vou à PSP da zona de residencia das pessoas onde isto aconteceu?

Obrigada pelas respostas.

E depois o agressor nao é notificado de nada? Nem do nome da pessoa que apresentou queixa contra ele? (atenção que nao tenho nenhum problema que ele saiba q fui eu que apresentei queixa)

Quero lá saber se não lhe acontece nada... Eu quero é que se (espero que nao) acontecer outra vez já lá esteja o registo de que nao é a 1ª vez!

Mas mesmo estando quase a fazer os 6 meses eles lá na policia nao vao dizer nada ou estranhar? É que nao faço a menor ideia de como as coisas se processam... É chegar lá e dizer "quero apresentar uma queixa de violencia domestica" ??

) mas que a vitima tinha até 6 meses para apresentar queixa...

Bem a minha duvida é a seguinte, posso ser eu a apresentar queixa em vez da vitima? !..

Podes .... mas depois a vitima vai dizer que nao sofreu agressão nenhuma e tu ainda passas por mentirosa e caluniosa.

Entre marido e mulher costuma-se dizer que ninguem deve meter a colher, se eles sao casados e porque o quiserem e sao livres de viver na filosofia de casamento que escolherem, mesmo que essa filosofia a nivel comportamental aos nossos olhos seja incorrecta.[;)]

Como já disseram o crime é público. Basta fazer a comunicação dos factos que as entidades têm obrigação de proceder em conformidade, entenda-se promover o respectivo procedimento criminal.

Até por mail podes fazer isso. [;)]

Podes .... mas depois a vitima vai dizer que nao sofreu agressão nenhuma e tu ainda passas por mentirosa e caluniosa.

Entre marido e mulher costuma-se dizer que ninguem deve meter a colher, se eles sao casados e porque o quiserem e sao livres de viver na filosofia de casamento que escolherem, mesmo que essa filosofia a nivel comportamental aos nossos olhos seja incorrecta.[;)]

Esta é uma das maiores barbaridades que já disseste. Então o homem que continue a bater "forte e feio" que ninguém não tem nada que se meter. Em que século é que tu vives?

Esta é uma das maiores barbaridades que já disseste. Então o homem que continue a bater "forte e feio" que ninguém não tem nada que se meter. Em que século é que tu vives?

Falar é muito bonito....Já alguma vez te meteste num caso de violencia domestica? eu já! apenas uma vez e com desconhecidos, no supermercado vi um fulano bater forte e feio numa mulher, meti-me a separar e ainda ameacei o fulano que lhe dava porrada, chegou a policia a mulher a sangrar da boca ainda teve a lata de dizer que eu é que tinha originado tudo e ameaçado o "inocente" marido[8b] ou seja a sorte é que havia testemunhas senao ainda era eu que ia para á esquadra.

Perante esta situação que segundo estudos até é uma situação bastante comum achas que nao tenho razão?

eu vivo num seculo onde as pessoas casam e se divorciam de forma livre...[;)]

Hmmmm filosofia de casamento...mas há mais alguma filosofia no casamento que não seja a harmonia entre o casal, constituir família? Essa filosofia do parto-te a tromba não conhecia [:)]
Portanto no teu entender ele pode ter casado com essas intenções a mulher é que coitada, estava no sitio e local errado.

Nephilim essa tua historia é completamente distinta da minha...

Ok vou entao apresentar queixa... Se a vitima negar azar o dela (mas duvido que o faça) quero mesmo é que fique registado porque já nem digo nada em relaçao a nao poder voltar a acontecer outra vez!

O meu receio é que o agressor saiba que foi apresentada uma queixa, nao digam quem foi, e ele virar-se contra a vitima! Estou aqui com uns grandes dilemas internos...

Por pensamentos como estes é que morrem milhares de mulheres por ano vítimas de violência doméstica.

Deve fazer uma denúncia anónima para salvaguardar de certa forma a sua integridade física.
Dirige-se a um Gabinete de Apoio á vitima de violência doméstica , mais próximo da sua área de residência. Eles depois accionam os meios necessários.
Os Gabinetes de Apoio à Vítima têm disponível, de acordo com os recursos da sua rede de Voluntariado, serviços de apoio emocional, jurídico, psicológico e social à vítima de crime.

O atendimento e o acompanhamento são personalizados.

O apoio é confidencial e gratuito.

Onde estão?

Onde Estamos | Contactos

ps: Como aqui já disseram é considerado crime público qualquer pessoa pode apresentar queixa.

Nephilim essa tua historia é completamente distinta da minha...

Ok vou entao apresentar queixa... Se a vitima negar azar o dela (mas duvido que o faça) quero mesmo é que fique registado porque já nem digo nada em relaçao a nao poder voltar a acontecer outra vez!

O meu receio é que o agressor saiba que foi apresentada uma queixa, nao digam quem foi, e ele virar-se contra a vitima! Estou aqui com uns grandes dilemas internos...

Eu percebo a tua duvida e isso que dizes pode acontecer, por isso disse aquilo que se passou comigo quando me meti num caso desses.

Ja agora um conselho:

e se em vez de ires tu á PSP apresentar queixa e eles negarem e tal que é o mais certo, e tu visto seres familia da vitima, nao podes tu como amiga aconselhar a vitima a ser ela apresentar queixa? ou seja ajudares de outra forma , que por sinal mais eficaz pois está provado que esses casos tem de ser a vitima a tomar uma atitude.

Pink, ia falar precisamente nesse ponto.

Aconselho-te a pensares bem, não naquilo que vais fazer porque compreendo perfeitamente e aplaudo a tua decisão, mas em como o vais fazer. Infelizmente, os casos dos quais vamos tendo conhecimento não são ficção e, por vezes, têm desfechos que ultrapassam em horror aqueles que são ficcionados.

A "criatura" pode muito bem vingar-se na mulher após receber uma notificação (ou coisa parecida) e aí a tua consciência como fica? Será que a vítima estará na disposição de abandonar a pessoa em questão antes que aconteça algo pior do que aquilo que já se passou? Poderás tu ajudar a vítima caso ela esteja disposta a isso?

Não quero com isto aconselhar-te a ficares parada ou a desistires da tua ideia. Antes pelo contrário... espero que percebas que apenas te quero alertar para as consequências do teu acto, de modo a estares preparada para todo este processo onde a tua participação poderá não acabar, mas sim começar, com a denúncia.

Pink, ia falar precisamente nesse ponto.

Aconselho-te a pensares bem, não naquilo que vais fazer porque compreendo perfeitamente e aplaudo a tua decisão, mas em como o vais fazer. Infelizmente, os casos dos quais vamos tendo conhecimento não são ficção e, por vezes, têm desfechos que ultrapassam em horror aqueles que são ficcionados.

A "criatura" pode muito bem vingar-se na mulher após receber uma notificação (ou coisa parecida) e aí a tua consciência como fica? Será que a vítima estará na disposição de abandonar a pessoa em questão antes que aconteça algo pior do que aquilo que já se passou? Poderás tu ajudar a vítima caso ela esteja disposta a isso?

Não quero com isto aconselhar-te a ficares parada ou a desistires da tua ideia. Antes pelo contrário... espero que percebas que apenas te quero alertar para as consequências do teu acto, de modo a estares preparada para todo este processo onde a tua participação poderá não acabar, mas sim começar, com a denúncia.

Este último post...como não podia deixar e vindo de quem vem, espelha exactamente o que penso [;)]

Pink acho que devias seguir este exemplo.

NOTA NEGATIVA: Mais uma vez num tópico sério somos brindados pela "inteligência" do Nephilim...parabéns man continuas o mesmo.

Voltar
Superior