Aproximar Cães a Gatos

Echos

New member
Amigos,

Brevemente vou tentar aproximar os meus lindos gatinhos (um dia ponho aqui fotos) a um cão retriever.

O cão é de raça pura e é meigo, embora ainda tem a rebeldia da juventude (tem 1 ano de idade).

Podem por favor aconselhar-me abordagens de aproximação, com base na vossa experiência, para que corra tudo bem?

Obrigado

Se fosse os meus gatos, coitadinho do caozinho. [:)][:)]

Tinha uma Podengo português em casa que os "derretia em três tempos". Uma autêntica máquina de caça!
Agora tenho uma irmã (pois a outra devido a ser uma máquina foi-me roubada à porta de casa por caçadores), que foi habituada com uma gata super meiga que apareceu por aqui.
A ela não lhe faz mal, mas aos outros anda sempre em perseguição.
Um cão precisa de ser habituado desde bebé aos gatos. E os gatos não serem demasiado hostis. Se não, é o fim da macacada.
Com um ano já é um cão em início da vida adulta, mas visto ser um cão de raça dócil pode existir uma coexistência pacífica.

O meu labrador, ainda com 1-2 anos, descobriu o ninho dos gatinhos, pegou num, trouxe na boca pra dentro de casa, passaram o resto da vida juntos.

Agora tenho outro em Portugal que o gato se queria dar com ele(o gato tinha quase 1 ano e o labrador 2 meses), o labrador era brincalhao e o gato batia-lhe mas voltava a ter com ele. Foi só uma questao de pegar em um com cada mao e ir aproximando, com eles a olhar para o lado, e depois um olhava, via que estava em contacto com o outro, foram-se habituando. Agora dão-se bem

Como tudo na vida, é preciso ter sorte. As unhas dos gatos devem estar bem aparadas, para evitar que eles magoem o cão e não há fórmulas milagrosas: é chegar com o cão e rezar para que os gatos não se passem da marmita. Não se deve forçar a aproximação e enquanto não tiveres certeza que eles se dão bem, não podes deixá-los sem supervisão... Ao princípio, a ansiedade, o medo, podem transformar esta experiência num pesadelo para ti, mas é passageiro. Na maior parte dos casos (se os gatos não forem bravos e o cão um detesta-gatos), as coisas acalmam e é possível uma convivência pacífica e divertida ;) Boa sorte

Se esperares pela Texuga, ela diz-te não só como aproximar o cão e os gatinhos, mas também cobras, camaleões, ratazanas, lagartos, macacos e possivelmente até rinocerontes.

Tive uma cadela que amamentou um gatinho. E não estou a brincar! [;)]

Eu acredito em si, dado que tenho um gato que mama na minha cadela, e foi graças à cadela que ele vingou, porque o gato veio para minha casa de baixo do meu carro, sem eu saber, enfiou-se no carro quando fui ao café da terra e fez uma viagem de +/- 3 km enfiado no carro e depois a minha cadela adoptou-o. Tenho 4 gatos e todos se dão bem com os meus cães todos que são 6 [:D]

Se esperares pela Texuga, ela diz-te não só como aproximar o cão e os gatinhos, mas também cobras, camaleões, ratazanas, lagartos, macacos e possivelmente até rinocerontes.

É mais ou menos isso![:D]

A NinaChampa já disse tudo, não forces a presença uns dos outros, dá-lhes tempo e espaço.[;)]

eu em minha casa consegui isto:
301600_10150292743462480_1956161_n.jpg

Mas também tenho disto:
28416_397609477479_5863370_n.jpg

[:)] Que é o meu gato quando se cruza com a minha cadela!

E também já tive disto:
img0424vv.jpg

Eu passei por isso há uns 3 anos. Tenho um persa (na altura com uns 8 meses) e tive de ficar com um cão de um familiar em casa por uns meses. O cão tinha uns 4 anos e era bastante agressivo com gatos mas acabou por resultar.

O que fizemos foi deixá-los separados nos primeiros dias, com "uma porta" entre eles. Ora um ficava fechado num quarto ou na sala e o outro andava pela casa, ora o outro tinha direito ao passeio. Aos poucos o cão foi se habituando à presença do gato, ao fim de 2 ou 3 dias começamos a deixá-los no mesmo espaço uns minutos de cada vez, sempre com vigilância. Em pouco mais de uma semana o cão não ligava nenhuma ao gato, apesar do gato andar sempre atrás dele a querer brincar.

Tenta algo desse genero, mas com muito cuidado nos primeiros dias. Antes de deixar que o cão os veja, mete os gatos num quarto com a porta fechada e vê a reacção do cão quando se aperceber da presença deles, a partir daí já consegues ter alguma ideia de como ir avançando com a habituação...

Last edited:
Obrigado pelas preciosas ideias.

Estou a pensar em separa-los e tentar pequenas abordagens, e.. é preciso gerir os ciúmes deles!

Back