Aquariofilia!

Por acaso estou a pensar montar um aquario plantado tipo biotopo.. em que não se mistura especies de sitios diferentes! Algum de voces já fez isso? Qual será a "zona" mais interessante? Vai ser grandinho por isso queria alguma diversidade.

Alguem me pode recomendar algum livro sobre biotopos? Daqueles ilustrados era porreiro, porque ver as cenas na net é muita cansativo.
Olha que não, se procurares por exemplo no fórum de aquariofilia (nas págs anteriores encontras o link dele, se quiseres pesquisar por lá) estou certo que encontrarás o que procuras, visto que este tópico é muito abrangente e lá analisasse e esclarecesse mais pormenorizadamente cada sector da aquariofilia.[;)]

Última edição:
Boas noites...

Sou um curioso dos peixinhos, tenho actualmente um aquário de 80 litros com boa filtragem, mas até agora tem tido um problema - o meu pai é que toma conta deles. O areão é azul :sh)o homem sabe lá o que é o ciclo de azoto, e plantas naturais, nem vê-las!

Acabei agora de tirar dois peixes doentes (um com a famigerada doença do buraco na cabeça, outro com outros parasitas) para o "aquário-hospital", e isto fez-me passar um bocado, porque se é para ter animais, ao menos que seja com cuidados dignos. O aquário está bastante artificial, eu acho horrível, e queria começa-lo do zero.

Tenciono comprar um termostato (80W deve chegar, penso), e colocar algumas plantas ao principio, depois uns caracóis e uns camarões, e depois uns peixitos.

Comecemos pelo principio... que me aconselham para o fundo do aquário e plantas? Rochas, troncos, etc...

Boas noites...

Sou um curioso dos peixinhos, tenho actualmente um aquário de 80 litros com boa filtragem, mas até agora tem tido um problema - o meu pai é que toma conta deles. O areão é azul :sh)o homem sabe lá o que é o ciclo de azoto, e plantas naturais, nem vê-las!

Acabei agora de tirar dois peixes doentes (um com a famigerada doença do buraco na cabeça, outro com outros parasitas) para o "aquário-hospital", e isto fez-me passar um bocado, porque se é para ter animais, ao menos que seja com cuidados dignos. O aquário está bastante artificial, eu acho horrível, e queria começa-lo do zero.

Tenciono comprar um termostato (80W deve chegar, penso), e colocar algumas plantas ao principio, depois uns caracóis e uns camarões, e depois uns peixitos.

Comecemos pelo principio... que me aconselham para o fundo do aquário e plantas? Rochas, troncos, etc...

Para já, areão de cor normal (cores vivas stressam alguns peixes) ou escuro.

Quanto a plantas tens uma grande variedade, por exemplo as cabombas ou as elodeas. É uma questão de beleza do aquário.

Algumas pedras também ficam bem, desde que não sejam calcárias (O calcário aumenta o Ph). Arranja xisto ou pedra vulcanica.

O Ph deve ser adequado ao tipo de peixes que lá metes. Caso seja um aquário comunitário, o adequado será teres o Ph a 7 (neutro).

Troncos deves lavar e ferver bastante bem antes de meter no aquário para não trazeres doenças.

O termostato quanto mais potente melhor, tenho um de 100W para 80 Lts e funciona bem, desde que a tampa superior do aquário esteja fechado. Caso a mantenha aberta já fica ligado muito tempo para manter a temperatura.

O peixe que tinha o buraco maior morreu. Ja só tinha metade da cabeça, o cérebro já tava comido, já nem se mexia, respirava já pouco, e boiava a girar sobre o seu "eixo" e pronto.... álcool diluído em agua e acabei com o resto. Os outros já tão no tratamento com metronidazol, espero que fiquem bem [:blush:]

Última edição:
Há aqui belas obras d'arte.

Aqui está o novo elemento da ( futuro ) casa.
O feito panoramica, acrescentou 1 pedra que nao existe, mas está fixe !

panoramicaaquariocopyjz9.jpg

o meu continua; até já comprei outro (45l) que supostamente seria uma maternidade (os guppys não me dão tréguas ) mas já tem mais mais peixes que o maior (120l)

Comprei hoje um aqua de 84 litros, neste momento está assim:

PICT0002-2.jpg

Quero ver se arranjo alguns ciclideos quando tiver o aqua pronto a recebe-los.

Ainda estou a começar, logo quero ver se aprendo algumas coisas.

Posso por plantas verdadeiras sem muito problema? É que tenho medo que elas cresçam descontroladamente e estraguem o ambiente :S

"Repuxando" o tópico...

O meu Betta está realmente num mini-micro-aquário. Eu tenho aquários maiores... Bastantes grandes até, só que não o posso colocar lá dentro visto que tenho gatos e pronto... Não quero arriscar porque já me aconteceram algumas infelicidades graças aos gatos que gostam de mandar unhadas...

Será que há algum problema em mantê-lo no micro-aquário?

"Repuxando" o tópico...

O meu Betta está realmente num mini-micro-aquário. Eu tenho aquários maiores... Bastantes grandes até, só que não o posso colocar lá dentro visto que tenho gatos e pronto... Não quero arriscar porque já me aconteceram algumas infelicidades graças aos gatos que gostam de mandar unhadas...

Será que há algum problema em mantê-lo no micro-aquário?

Fazendo uma analogia, é como um humano na prisão, ele sobrevive, mas não vive muito feliz.

Qualquer peixe gosta sempre de algum espaço para "nadar".

Quantos litros tem o micro-aquário?

malta tou a pensar seriamente nisto...adoro a vida marinha, e sobretudo acho que um aquario cuidado compõe uma sala e até a anima...

dêm-me só uma ideia de custos de manutenção para uma situação tipo...

Aquario aí de 70-80L
3 a 4 peixitos...
cenário montado
alimentação...

Em termos mensais quanto gastam? é um hobbie caro?

malta tou a pensar seriamente nisto...adoro a vida marinha, e sobretudo acho que um aquario cuidado compõe uma sala e até a anima...

Aquario aí de 70-80L
3 a 4 peixitos...
cenário montado
alimentação...

Nem por isso, ao inicio é que podes gastar um pouco mais, no próprio aquário (caso não tenhas ainda um, há kits bem acessiveis) em areão, plantas, comer, etc, depois de estar ciclado vem a manutenção, fazer tpa (transferências parciais de água), convém ter sempre alguns testes para ires vendo os niveis da agua PH, KH, etc. Isto falando em aquários de água doce, porque água salgada, é um pouco mais 'puxadote' (€).[;)]

Descobri que tenho um aquário grandinho com tampa... O que proteje o animal de possíveis arranhadelas dos gatos.

Eu posso colocá-lo lá mas a intensão de comprar o peixe foi meramente decorativa e pensei que o micro-aquário fosse indicado para ele.

Se o mudar de aquário, como faço?

É que não tenho água sufiente de momento para ele a não ser que misture água do garrafão com torneira...

Eu não sei quantos litros terá este aquário mas dúvido até que tenha mais que 1 litro! Meu deus! [:D]

SOU UMA ASSASSINA!

Aquario aí de 70-80L
3 a 4 peixitos...
cenário montado
alimentação...

Para tão poucos peixes sai barato. Mas também depende do nº de plantas que á colocas, a decoração, a luz, CO2, bomba de ar...

se tens um aquario grande porque não aproveitares,para resolveres a situação dos gatos irem lá cheirarem arranja maneira de trancares a tampa talvez com cadeado na parte de trás.

se tens um aquario grande porque não aproveitares,para resolveres a situação dos gatos irem lá cheirarem arranja maneira de trancares a tampa talvez com cadeado na parte de trás.

Fica mais bonito o aquário que tenho...

Eu sei que é anti-natural um animal estar num espaço tão pequeno mas pode ser o necessário para ele.

Descobri que tenho um aquário grandinho com tampa... O que protege o animal de possíveis arranhadelas dos gatos.

Eu posso colocá-lo lá mas a intenção de comprar o peixe foi meramente decorativa e pensei que o micro-aquário fosse indicado para ele.

Se o mudar de aquário, como faço?

É que não tenho água sufiente de momento para ele a não ser que misture água do garrafão com torneira...

Eu não sei quantos litros terá este aquário mas duvido até que tenha mais que 1 litro! Meu deus! [:D]

SOU UMA ASSASSINA!

Enche o aquário com agua da torneira, depois coloca umas gotinhas de um tratamento químico próprio para o efeito. Depois metes o filtro limpo e o termostato, e depois o peixe.

E sim és uma assassina [:D] vais ter sonhos em que um peixe te acha muito bonita e te enfia numa dispensa transparente!

Voltar
Superior