Aquariofilia!

mete isso no meio da sala e arriscas-te a ires parar á casa do vizinho[:D]

Acho que devias começar já que querer começar em grande com um de 100x50x40 no maximo. e sem discos mas sim com uma variedade d peixes para equilibrar o aquario.

Que exagero ó Neph! 300 litros dá perfeitamente para ter numa sala, o meu tem 260 litros com 1,20 e nunca tive problemas com estrutura.

A única pessoa que conheço que teve alguns problemas foi devido ao facto do aquário ter 2 metros, mais de 1000 litros e mais de 1 tonelada de peso em soalho de madeira! :eek:

Mas umas tábuas de reforço e ficou como novo.

Boas

Necessitava de ajuda, pois tenho um aqua com 80*40*55 (142litros brutos), e com os seguintes peixes:

6 Tetra limão
10 cardinais
2 Rasboras alerquim
2 Colisas sota
1 Neritina
2 Coridoras aeneus
2 Ancistrus Dolicopterus
3 caridinas saponicas
1 Naked rasbora
2 escalares muito pequenos
1 apistograma borelli
3 arco iris

Sendo que há pouco tempo apareceu no aquário um peixe comido pela metade, e mais dois mal tratados com as caudas comidas, sendo um cardinal e um arco iris, qual dos peixes estará a fezer este serviço. [s)]

Obrigado

Boas

Necessitava de ajuda, pois tenho um aqua com 80*40*55 (142litros brutos), e com os seguintes peixes:

6 Tetra limão
10 cardinais
2 Rasboras alerquim
2 Colisas sota
1 Neritina
2 Coridoras aeneus
2 Ancistrus Dolicopterus
3 caridinas saponicas
1 Naked rasbora
2 escalares muito pequenos
1 apistograma borelli
3 arco iris

Sendo que há pouco tempo apareceu no aquário um peixe comido pela metade, e mais dois mal tratados com as caudas comidas, sendo um cardinal e um arco iris, qual dos peixes estará a fezer este serviço. [s)]

Obrigado

Sul Americanos não é de todo a minha área, mas quanto pequenos são os escalares?

Parece que alguém exigia a minha presença neste tópico![:D]

Não tenho fotos actualizadas, mas sou conhecido por simplesmente não alterar os meus layouts durante meses. Última foto:

DSC03569.jpg

E alguma da minha fauna favorita:

P1010736.jpg

P1010705.jpg

P1010752.jpg

[:blush:]

Tenho o meu aqua á mais de 2 anos e numca consegui ter o fundo sem algas(verdete) como consegues ter sempre a areia branca?
Produtos ou lavas a areia?
What is the Secrete?

Qual é o método mais prático para fazer TPAs? Eu tenho o aquário "on hold", mas brevemente vou retomar as hostilidades, e uma das grandes batalhas que tenho que ganhar é com isto das TPAs. O aquário é de 80l, tenho um jerrican de 20, tirar agua para o jerrican é na boa, mas colocar de volta é um martírio. Uso uma mangueira com uma bomba manual, só que aquilo é claramente insuficiente para colocar a agua de volta no aquário. Meter 20 ou 40 litros de água às mijinhas é horas perdidas naquilo... há algum método melhor?

Vou comprar um filtro externo (em principio o Eheim 2222 parece-me bom, faz 500 litros/hora), será que não é mau usar a bomba do filtro para bombear a água para o aquário? Ou é preferível alguma bomba ou assim?

Qual é o método mais prático para fazer TPAs? Eu tenho o aquário "on hold", mas brevemente vou retomar as hostilidades, e uma das grandes batalhas que tenho que ganhar é com isto das TPAs. O aquário é de 80l, tenho um jerrican de 20, tirar agua para o jerrican é na boa, mas colocar de volta é um martírio. Uso uma mangueira com uma bomba manual, só que aquilo é claramente insuficiente para colocar a agua de volta no aquário. Meter 20 ou 40 litros de água às mijinhas é horas perdidas naquilo... há algum método melhor?

Vou comprar um filtro externo (em principio o Eheim 2222 parece-me bom, faz 500 litros/hora), será que não é mau usar a bomba do filtro para bombear a água para o aquário? Ou é preferível alguma bomba ou assim?

Eu utilizei e adaptei uma bomba interna pequena com capacidade para uns 200 lts/h com uma mangueira. Um lado fica dentro do aquário, o outro (a bomba submergivel) fica dentro de um balde que vai levando água a uma determinada temperatura.

Enquanto o processo decorre vou colocando uma gota de vez em quando do anti-cloro para não ser tão agressivo para a fauna.

Em alternativa o típico garrafão de água de 5 litros e uma pequena mangueira fazem maravilhas.

Eu utilizei e adaptei uma bomba interna pequena com capacidade para uns 200 lts/h com uma mangueira. Um lado fica dentro do aquário, o outro (a bomba submergivel) fica dentro de um balde que vai levando água a uma determinada temperatura.

Enquanto o processo decorre vou colocando uma gota de vez em quando do anti-cloro para não ser tão agressivo para a fauna.

Em alternativa o típico garrafão de água de 5 litros e uma pequena mangueira fazem maravilhas.
Até posso adaptar um filtro antigo também... tenho que estudar as hipóteses, e fazer a tal experiência com o filtro. Normalmente, para não ser tão agressivo, coloco a agua no jerrican a uma temperatura mais próxima da do aquário e vou colocando gotinhas, quando coloco no aquário ela já vai mais "própria para consumo".

Quanto tinha o meio aquario de 200litros a funcionar mudava a agua parcialmente assim de forma facil e rapida:

para retirar:

tinha e tenho um tubo sifão, e um jerricam de 20litros que o colocava em vcima de um banco e com o tubo sifão era facilimo retirar a agua.

para meter agua nova:

É facilimo, é o mesmo processo com o tubo sifão mas tinha que colocar o jerrican em cima de um escadote para ficar mais alto que o aquario e assim a agua passa do jerricam para o aquario atravez da lei da gravidade.[;)]

Até posso adaptar um filtro antigo também... tenho que estudar as hipóteses, e fazer a tal experiência com o filtro. Normalmente, para não ser tão agressivo, coloco a agua no jerrican a uma temperatura mais próxima da do aquário e vou colocando gotinhas, quando coloco no aquário ela já vai mais "própria para consumo".

depende da percentagem da agua, nao convem o aquario ter arrefecimentos bruscos mas pode arrefecer um bocado que nao ha problema, no entanto eu enchia o jerrican retirava o cloro e metia a agua lá dentro, de inverno uso um bocado o esquentador para encher o jerrican para a agua nao ir gelada.[;)]

Quanto tinha o meio aquario de 200litros a funcionar mudava a agua parcialmente assim de forma facil e rapida:

para retirar:

tinha e tenho um tubo sifão, e um jerricam de 20litros que o colocava em vcima de um banco e com o tubo sifão era facilimo retirar a agua.

para meter agua nova:

É facilimo, é o mesmo processo com o tubo sifão mas tinha que colocar o jerrican em cima de um escadote para ficar mais alto que o aquario e assim a agua passa do jerricam para o aquario atravez da lei da gravidade
.[;)]
Isso é o que eu tento não fazer... é perigoso colocar em cima de um escadote, para além de ser um grande peso, e eu não sou o Tarzan Taborda.

Bons dias,

Apesar de não participar muito no forum costumo andar várias vezes por aqui na leitura e agora surgiram-me umas duvidas neste campo e nada melhor que perguntar por aqui.
Aqui à tempos decidi mais a minha namorada comprar um aquário, como queríamos algo pequeno decidimos comprar um de 40cm (26l). Temos lá 4 peixes de agua fria, estive para comprar um filtro da semana passada para por no aquario da marca "Elite" senão me engano( se tiver corrijam-me sff), mas um familiar meu entusiasmou-se com os peixes e ofereceu-nos um filtro da marca "Fluvial" que diz que é para 30cm - 45l. Que acham desta marca ? E qual deles melhor ? É que este fluvial foi mais caro do que os outros qe tinha visto a venda. Se puderem dar uma ajudinha, agradecia.

Cumprimentos

Bons dias,

Apesar de não participar muito no forum costumo andar várias vezes por aqui na leitura e agora surgiram-me umas duvidas neste campo e nada melhor que perguntar por aqui.
Aqui à tempos decidi mais a minha namorada comprar um aquário, como queríamos algo pequeno decidimos comprar um de 40cm (26l). Temos lá 4 peixes de agua fria, estive para comprar um filtro da semana passada para por no aquario da marca "Elite" senão me engano( se tiver corrijam-me sff), mas um familiar meu entusiasmou-se com os peixes e ofereceu-nos um filtro da marca "Fluvial" que diz que é para 30cm - 45l. Que acham desta marca ? E qual deles melhor ? É que este fluvial foi mais caro do que os outros qe tinha visto a venda. Se puderem dar uma ajudinha, agradecia.

Cumprimentos

Fluval, Eheim e JBL CrystalProfi são consideradas marcas muito boas no mundo de aquariofilia em termos de filtros.

Portanto julgo teres ficado bem servido.

Obrigado pela ajuda. Agora preciso é de ajuda sff :( Já me morreram dois peixes, e tenho lá um que também parece estar doente. Um deles era quase preto e morreu praticamente sem cor nenhuma e o que parece estar doente parece ter pontos brancos no corpo. Já li que pode ser a doença dos pontos brancos e que é necessário comprar um anti-bacteriano para matar o "virus". Que me aconselham fazer ? É que não gostava mesmo que morresse mais nenhum.

Desde já obrigado.
Cumprimentos

Obrigado pela ajuda. Agora preciso é de ajuda sff :( Já me morreram dois peixes, e tenho lá um que também parece estar doente. Um deles era quase preto e morreu praticamente sem cor nenhuma e o que parece estar doente parece ter pontos brancos no corpo. Já li que pode ser a doença dos pontos brancos e que é necessário comprar um anti-bacteriano para matar o "virus". Que me aconselham fazer ? É que não gostava mesmo que morresse mais nenhum.

Desde já obrigado.
Cumprimentos

parece ser ictus, acho que é assim que se escreve, é so comprar o medicamento que em principio eles se safam todos isto se ainda ñ tiver atacado muito!

O melhor mesmo é teres um pequeno aquario hospital para os doentes para fazeres o tratamento!

Obrigado pela resposta, eu tenho outro aquario onde posso fazer isso. Mas li que o tratamento deve ser feito no aquario principal para tratar todos os peixes. O que é melhor ?

Cumps.

Já agora, quando puser o produto mudo a agua do aquario ou deixo estar a mesma ?

Última edição:
meteres os que estão mais doentes no hospital e fazeres um tratamento de prevenção no aquário principal!

Depois é usares esse aquário que tens a mais para sempre que comprares um peixe novo fazeres nele a quarentena do peixe! pois a doença foi trazida por um peixe que compraste recentemente.

Voltar
Superior