Aquariofilia!

Em casa dos meus pais tenho um que era meu e do meu irmao. Tem 150L ou 200L, ja nao sei. Tem agua, esta tudo a funcionar, mas nao tem peixes. lol Para o apartamento não é viavel. Mas tenho uns mais pequenos, mas são feios, alguns feitos em casa.

Sim, tenho um sera de 300litros hora.
Foi o meu maior investimento.
Tudo o que vês de plantas pedras e tronco, ficou praticamente de borla.
Pedras e tronco vieram da praia, as plantas foram oferecidas na maioria

Última edição:
Este filtro consome 13w, mas existe uns mais económicos,
O aquecedor tem 100w e os leds 13w.
Sei que o consumo mensal ronda os 5€ em tempo frio.

Todo o material nao vivo como troncos, pedras etc, tem de levar um banho de água e sal de vários dias.

Depois a regra de ouro dos novos aquários é deixar rodar a água durante 30 dias sem peixes (ciclo do azoto).

Boas,

Desde há uns bons anos que sonho em poder montar um aquário e entrar neste mundo fascinante da aquariofilia ... por diversas razões o projeto tem vindo a ser adiado.

O meu principal problema atualmente é a falta de espaço em casa (casa pequena e sem grandes hipóteses de ter um grande aquário - não dá mesmo).

Há uns dias, a ver umas fotos e uns vídeos de aquários deparei-me com um aquário que, em termos de medidas me serviria perfeitamente para eu conseguir colocar em casa, no entanto não sei se será o indicado para começar.

Para mim seria ótimo para começar a entrar (sem fazer grandes ondas em casa) e talvez levar os restantes habitantes a gostar da coisa e poder almejar outros tamanhos num futuro talvez não muito longínquo ....

O aquário a que me refiro é o Nano Cube 30 da Dennerle.

Como também não quero que os peixes andem para aí a sofrer acham que será um escolha interessante para começar?

Estava a pensar num plantado, com alguns peixinhos (poucos) pequenos.

Achando possível esta solução entraria aqui com as minhas questões (sendo possível este formato para começar):

Qual será o melhor material que eu deveria adquirir para manter o melhor possível boas condições da água do aquário? (filtros, termostato, etc.)

Que plantas e que peixes poderia colocar num aquário destes (tipo e quantidades).

Agradeço todas as dicas e alternativas viáveis (dentro das limitações referidas) que me puderem enviar.

Cumprimentos,

Começar com um nano não é a forma mais fácil!
Quanto mais pequeno mais difícil será manter o equilíbrio no sistema.
No entanto há projetos muito bons neste tipo de aquários. Se procurares no youtube podes tirar algumas ideias interessantes.
Ficam bem com camarões ou uns cardumes mono-espécie de neons ou rásboras ou outros peixes pequenos.
Vais ter de ter um filtro externo ou de cascata para não roubares o pouco espaço interior e convém ter os acessórios internos em vidro porque há pouco espaço para esconder tubos.
Força nisso...

Boa noite amigos.
Tenho um colega que quer despachar os peixes de água salgada, mais propriamente um Hepatus e dois palhaços.
Ele quer vender os animais a preço simbólico. Alguém sabe onde poderá fazer isso ou alguém conhece quem os queira?
Os peixes já são grandes e não encontra nenhuma loja que os queira.
Ele é da zona de Viana do Castelo.

Não sei se interessa a alguém, mas para quem quiser renovar as ventosas do aquário, basta mergulhar em água quente durante 10 minutos. Ficam como novas.

Pessoal, estou a tentar reduzir os custos de aquecimento do aquário, mas o raio do aquecedor quase que não desliga!
Estou a pensar forrar as três paredes do aquário complacas de esferovite para reduzir as perdas.
Já tapei também a parte superior deixando um pequeno orifício para o oxigénio.
Com tudo isto o aquecedor desliga 5minutos por cada meia hora ligado.
Não sei o que fazer, alguém tem mais alguma sugestão?
Já agora aquário de 100 litros com aquecedor de 100 wats. Já reduzi o volume da água para 80 litros, mas mesmo assim não adiantou.

Última edição:
Pessoal, estou a tentar reduzir os custos de aquecimento do aquário, mas o raio do aquecedor quase que não desliga!
Estou a pensar forrar as três paredes do aquário complacas de esferovite para reduzir as perdas.
Já tapei também a partes superior deixando um pequeno orifício para o oxigénio.
Não seios o que fazer, alguem tem mãos algumas sugestão?
Já agora aquário de 100 litros com aquecedor de 100 wats. Já reduzi o volume de água para 80 litros, mas mesmo assim não adiantou.

Regular o termóstato?

PS: Não faço ideia, não percebo nada de aquários. [:D]

Meter um termosstato mais potente ou um segundo termostato.
Vai gastar mais quando está ligado mas vai estar muito menos tempo ligado.
Em princípio resulta mas cada caso é um caso.

Meter um termosstato mais potente ou um segundo termostato.
Vai gastar mais quando está ligado mas vai estar muito menos tempo ligado.
Em princípio resulta mas cada caso é um caso.
Por acaso já tenho aqui um de emergência. Mas a minha ideia é cortar ao consumo.
Agora acabei por eliminar o efeito cascata da bomba para reduzir a área de ar com a agua. Também já calaftei os tubos de água do filtro externo.

Já tapei também a parte superior deixando um pequeno orifício para o oxigénio.
Não sei o que fazer, alguém tem mais alguma sugestão?
Já agora aquário de 100 litros com aquecedor de 100 wats. Já reduzi o volume da água para 80 litros, mas mesmo assim não adiantou.
Não tens o aquário dentro de casa?

Qual o problema de perder aquecimento no aquário se fica em casa?

Voltar
Superior