Aquariofilia!

citação:Originalmente colocada por jcpr

Tou prestes a iniciar a minha aventura na aquariofilia.

O Aquario em si devo ir comprá-lo à vidromoldura no cacém. Tenho tido muito bom feedback sobre eles, e os preços são muito bons.

Estou a pensar em algo com 120x50x60 em vidro 12mm.

Acham que é melhor usar travessas?

Já agora... podem sugerir lojas boas de aquariofilia, na zona norte/centro de lisboa?

Abraços
nem de aproposito,tanbem vou lá mandar fazer um quase igual.:D
tenho ouvido boas criticas ao trabalho deles.;)
quanto a travessas com essa dimensão tem mesmo que levar e aconselhava-te as francesas pois dão um ar mais limpo ao aqua e não cortam a luz.;)
abraço.

ps-conselho,basta reduzires a altura de 60cm para 59cm e a esp. recomendada para o vidro já baixa pra 10mm e o aqua fica-te bem mais barato.;)

citação:Originalmente colocada por jcpr

Já agora... se calhar troco a medida da altura pela da largura... o que acham? Quais as vantagens de ter alturas "grandes"?
pretendes fazer um de agua salgada ou doce??[:0]
se fôr de agua salgada,quanto mais fundo melhor,pois a decoração á base de rocha precisa de muito espaço,e se alem disso fôr pra ter corais não pode ter muita altura,se fôr de agua doce,50cm de fundo penso que chega perfeitamente,no entanto se fosse eu fazia 120x60x59(c/l/a)pois gosto da sensação de profundidade.;)

citação:Originalmente colocada por carrilhoni

Originalmente colocada por jcpr

Já agora... se calhar troco a medida da altura pela da largura... o que acham? Quais as vantagens de ter alturas "grandes"?

Por norma a largura é sempre mais útil que uma altura. Dependendo do objectivo do aquário como é lógico.

Não entrando pelos salgados, se é para ter um aquário plantado por exemplo, tens que ponderar que quanto mais alta a coluna de água, maior o investimento em iluminação.

Outro exemplo, para Mbunas do malawi (a minha opção), uma altura superior a 50 cms começa a ser inútil porque são peixes que frequentam predominantemente o fundo do aquário, junto a rochas.

Com uma largura >50cms o espaço para um hardscape em profundidade dá-te margem de manobra para fazer um aquário espectacular. Se não tiveres limitação de espaço, usa e abusa da largura.;)

citação:jcpr
AH Membro Gold

Portugal

6569 Posts
Colocado - 26/10/2006 : 09:44:13
--------------------------------------------------------------------------------

Tou prestes a iniciar a minha aventura na aquariofilia.

O Aquario em si devo ir comprá-lo à vidromoldura no cacém. Tenho tido muito bom feedback sobre eles, e os preços são muito bons.

Estou a pensar em algo com 120x50x60 em vidro 12mm.

Acham que é melhor usar travessas?

Já agora... podem sugerir lojas boas de aquariofilia, na zona norte/centro de lisboa?

Abraços

Julgo que com esse tamanho não é necessário.

Uma boa loja é a loja dos discus em Odivelas.

Já agora um belo aquário

(img)(/img)

Esse Sr. não é ao Takashi não-sei-quantas? Os aquários dele são fenomenais!

Já agora, tive a fazer contas à agua e luz e upa, upa. Vou optar por cortar na altura de 50 para 40 (120x60x40).

Vêem algum incoveniente nisto?

O Aquário vai ser de água doce, dado que não tenho experiência nenhuma nestas lides.

citação:jcpr
AH Membro Gold

Portugal

6571 Posts
Colocado - 26/10/2006 : 18:59:36
--------------------------------------------------------------------------------

Esse Sr. não é ao Takashi não-sei-quantas? Os aquários dele são fenomenais!

Já agora, tive a fazer contas à agua e luz e upa, upa. Vou optar por cortar na altura de 50 para 40 (120x60x40).

Vêem algum incoveniente nisto?

O Aquário vai ser de água doce, dado que não tenho experiência nenhuma nestas lides.

Editado por - jcpr em 26/10/2006 19:03:14

Um dos problemas da altura excessiva é a dificuldade em chegar ao fundo com o braço. No aquário que "postei" tens que meter a cabeça na água (não estou a brincar). Isto com alguns peixes pode ser problemático. [8D]

Acho que para o que pretendes fazer seria mais equilibrado com as medidas 120x50x50. Não é nada habitual os aquários serem mais largos que altos. Ou até 120x40x50. Tens um orçamento ? ou uma ideia de quanto te vai custar ?

Pelo que tenho visto em alguns tópicos, deverá rondar os 150-200€ dependendo da espessura do vidro (isto para a medida 120-50-60).

O não ser usual, já estou habituado. Normalmente tenho umas paragens e fujo do que é habitual...

A minha questão é se é complicado ou stressante para os peixes apenas 40 cms de água em altura?

O Sr. Takashi... é do catano. Vénias ao sr. e ao seu trabalho.

O problema é que não são 40 cm de altura. São 40 cm menos uns 5 de altura do areão e outros 5 porque não enches o aquário até transbordar. Aliás talvez seja esta a explicação para não ser muito usual aquários mais largos do que altos;).

Em que peixes estás a pensar ?

Boa... este tipo de coisas é que me escapa. Então se calhar vou mesmo para um 120x60x50.

Peixes?? Ainda não sei bem... Gosto de bettas, discus e escalares. Mas discus são muito sensiveis e para um maçarico, a probabilidade de dar raia é grande. Bettas também lá li que têm pancadas e às tantas começam a atacar tudo e todos. Não sei... Eu gosto de peixes muito coloridos.

quem diz que não é habitual ver aquas mais fundos do que altos,é pq não está dentro do universo dos salgados.:D
medidas malucas são o prato do dia e já agora,eu por ex. vou mandar fazer um (quase) cubo com 95x90x65(c/l/a).;)
na minha (modesta) opinião,ou bem que se equilibram as duas medidas ou então SEMPRE mais fundo do que alto.;)

Aqui fica o meu aqua.

2006102721053_100_1514.jpg

Voltar
Superior