Aquecimento / Arrefecimento de casa nova

Anualmix

New member
Malta,

Talvez me consigam ajudar. Numa casa nova construída de raiz com bom isolamento e piso radiante (arrefecimento/aquecimento) qual será a opção perfeita para complementar a casa?

Ventiloconvectores ou Ar Condicionado? Mais para o arrefecimento porque o chão deverá conseguir aquecer a casa toda sem grandes problemas.

Obrigado!

Para arrefecimento tem que ser sempre ar condicionado. Existem é vários tipos de instalação, depende muito dos teus gostos e capacidade financeira.
Mas a casa já está feita ou é para fazer ainda?

Para ventiloconvectores tens que ter um chiller e instalação para fazer circular a água. Uma instalação dessas arrefece e aquece, logo o pavimento radiante está a mais (até porque gasta mais energia).

Tudo depende do local do país, da altitude, da exposição solar, mas, com uma casa bem isolada e com pavimentos radiantes, eu experimentaria tentar passar sem ar condicionado.

Malta,

Talvez me consigam ajudar. Numa casa nova construída de raiz com bom isolamento e piso radiante (arrefecimento/aquecimento) qual será a opção perfeita para complementar a casa?

Ventiloconvectores ou Ar Condicionado? Mais para o arrefecimento porque o chão deverá conseguir aquecer a casa toda sem grandes problemas.

Obrigado!

De certeza que se o isolamento for bom e o controlo solar também não vais precisar de nenhum arrefecimento complementar.

De certeza que se o isolamento for bom e o controlo solar também não vais precisar de nenhum arrefecimento complementar.

É esta a minha experiência e mesmo a necessidade de aquecimento é muito reduzida!

A qualidade dos materiais e respetiva utilização evoluiu imenso nos últimos anos! Não tem muito a ver com há 20 ou 30 anos atrás!

Ar condicionado será sempre uma boa opção para o arrefecimento, podendo ainda complementar o aquecimento.

Mas consideras ser uma opção superior ao Ventiloconvector? Pelo que me foi dito é superior ao A/C.

Para arrefecimento tem que ser sempre ar condicionado. Existem é vários tipos de instalação, depende muito dos teus gostos e capacidade financeira.
Mas a casa já está feita ou é para fazer ainda?

Está a ser feita. Ainda está a tempo de ser escolhido. O chão para o aquecimento sei que é suficiente. Já experimentei em alguns sítios e é bastante agradável. Para arrefecimento é que tenho mais dúvidas. Por este motivo o ventiloconvector estava a ser estudado ou em alternativa o AC.

Para ventiloconvectores tens que ter um chiller e instalação para fazer circular a água. Uma instalação dessas arrefece e aquece, logo o pavimento radiante está a mais (até porque gasta mais energia).

Tudo depende do local do país, da altitude, da exposição solar, mas, com uma casa bem isolada e com pavimentos radiantes, eu experimentaria tentar passar sem ar condicionado.

Alentejo numa zona bem quente [;)]

É esta a minha experiência e mesmo a necessidade de aquecimento é muito reduzida!

A qualidade dos materiais e respetiva utilização evoluiu imenso nos últimos anos! Não tem muito a ver com há 20 ou 30 anos atrás!

O Isolamento idealizado é francamente bom. A questão é que o chão faz até 25ºc temperatura. É agradável mas será suficiente para refrescar a casa naqueles dias de calor forte?

O pavimento faz até ou no mínimo?

Para o piso radiante arrefecer tem de estar no máximo 2 graus acima da temperatura de bolbo húmido para não haver condensação.

Há alguma bomba de calor reversível no sistema?

A única coisa que posso aconselhar são umas ventoinhas portáteis ou de tecto para ajudar à transferência de calor nos dias mais quentes, mas a nada mais que isso.

Última edição:
O pavimento faz até ou no mínimo?

Para o piso radiante arrefecer tem de estar no máximo 2 graus acima da temperatura de bolbo húmido para não haver condensação.

Há alguma bomba de calor reversível no sistema?

A única coisa que posso aconselhar são umas ventoinhas portáteis ou de tecto para ajudar à transferência de calor nos dias mais quentes, mas a nada mais que isso.

No mínimo. Relativamente à bomba já te confirmo [;)]

Obrigado

Do pouquinho que «sei»:
A fonte de calor deve estar em baixo pois o ar quente tem tendência a subir e, ao contrário, a fonte de frio deve estar em cima, uma vez que o ar frio, como é mais pesado desce, por isso....

Se a casa for bem construída, se tiver bons materiais isolantes, não basta só nas paredes, tem que ser no tecto e no chão também, e bem montados, não podendo haver fugas térmicas por mais pequenas que sejam, se assim for não é necessário arrefecimento. Actualmente vivo numa das zonas mais quentes do país e este verão, que foi especialmente quente, tive sempre a casa na ordem dos 20 e poucos graus. De inverno também não arrefece muito. Com isto gasto muito pouco em aquecimento e nada em a/c.
Vale a pena investir num bom isolamento térmico, mas tem que ser bem construído se não pouco adianta.

Do pouquinho que «sei»:
A fonte de calor deve estar em baixo pois o ar quente tem tendência a subir e, ao contrário, a fonte de frio deve estar em cima, uma vez que o ar frio, como é mais pesado desce, por isso....

O sol está lá em cims e aquece bem o nosso planeta.
A radiação é muito importante quer no aquecimento, quer no arrefecimento.

Do pouquinho que «sei»:

Tens razão mas apesar disso costuma ser eficaz

Parece-me muito estranho.

Deverá pelo menos fazer cerca de 15-18 graus para arrefecimento.

Dei uma informação errada. Aquela seria a temperatura da casa!

Se a casa for bem construída, se tiver bons materiais isolantes, não basta só nas paredes, tem que ser no tecto e no chão também, e bem montados, não podendo haver fugas térmicas por mais pequenas que sejam, se assim for não é necessário arrefecimento. Actualmente vivo numa das zonas mais quentes do país e este verão, que foi especialmente quente, tive sempre a casa na ordem dos 20 e poucos graus. De inverno também não arrefece muito. Com isto gasto muito pouco em aquecimento e nada em a/c.
Vale a pena investir num bom isolamento térmico, mas tem que ser bem construído se não pouco adianta.

Obrigado! O isolamento irá ser bom mas para as eventualidades queria estar preparado. Chão radiante já está decidido. Falta apenas saber se completo com ventiloconvector ou A/C.

O sol está lá em cims e aquece bem o nosso planeta.
A radiação é muito importante quer no aquecimento, quer no arrefecimento.

[;)]

Já por duas ou três vezes neste fórum falei sobre aquecimento/arrefecimento de piso radiante, utilização, custos, vantagens... mas foi sempre trucidado pela malta que fala sem conhecimento de causa ou pelos pró-A/C. Mas é bom que a mentalidade está a mudar...

Anualmix, já estiveste numa casa arrefecida por chão radiante? Eu já! [:cool:]

Frequento uma vivenda relativamente recente (6,7 anos...), construída como "manda a lei" no que diz respeito a isolamentos, vidros e persianas.
Posso dizer-te que o arrefecimento é ligado meia dúzia de vezes por ano e apenas naqueles dias em que estão "40 graus à sombra". O resto dos dias de Verão, a casa é suficientemente confortável para o arrefecimento estar desligado.

Se tu estás a construir de raíz, não poupes no isolamento térmico. Vais poupar muitos euros em climatização.
Dito isto, se o teu isolamento estiver como "manda a lei" e se jogares com a abertura/fecho das persianas nas horas certas, o chão radiante é mais do que suficiente para o que precisas.

Se fosse a ti esquecia a instalação do ar condicionado porque só vais gastar dinheiro... e depois não vais usufruir.

Podes, por favor, especificar? [;)]

Sansoni7, repara que coloquei entre aspas e, realmente, devia ter explicado. "como manda a lei" apenas queria referir-me às técnicas, legislação e materiais de hoje em dia.
No caso concreto, sei que a casa foi construída com parede dupla + caixa de ar + wallmate. Relativamente ao tipo de bloco, espessuras de bloco e isolamento isso já não sei. :sh)

Edit: Mas nestas coisas não há uma solução ideal... podia ser parede simples + capoto e o resultado ser o mesmo.

Última edição:
À uns pares de meses a trás estive na Giacomini aqui no norte do país, numa casa que fazia de escritório/centro de formação e tive oportunidade de conhecer o sistema deles de piso radiante e fiquei impressionado.
Posso corroborar o que tem sido dito aqui tanto a nível de arrefecimento como aquecimento. Se a instalação tiver qualidade, penso que não precisarás de sistemas extra de arrefecimento.

À uns pares de meses a trás estive na Giacomini aqui no norte do país, numa casa que fazia de escritório/centro de formação e tive oportunidade de conhecer o sistema deles de piso radiante e fiquei impressionado.
Posso corroborar o que tem sido dito aqui tanto a nível de arrefecimento como aquecimento. Se a instalação tiver qualidade, penso que não precisarás de sistemas extra de arrefecimento.

E eles arrefecem a casa pelo chão? :confused:

Voltar
Superior