Aquecimento central!!O diário de uma purga! com fotos!!:)

Já apanhei um valente susto....agora ando sempre a mexer nos termostatos.
Problema mesmo é recuperador de água a trabalhar e faltar a energia electrica....:sh)

Tenho um baldinho com areia ao lado do recuperador. [:cool:] Deixei-o lá desde quando uma vez o motor deixou de funcionar e só reparei quando as válvulas de segurança dispararam e começaram a deitar vapor para dentro da sala. Desde aí coloquei um termometro que me deixe verificar sempre a temperatura da água, e o baldinho para o que der e vier.

Mas o aquecimento central ainda compensa ?? Eu tenho isso instalado no piso superior da casa, e ao preço a que está cada garrafa de gás (100€ as grandes) não me parece que compense muito, tanto que eu não uso há anos. Uso aquecimento electrico, que apesar de gastar alguma energia, não tem aumentado a conta em grande escala nos ultimos anos. Não fiz contas a fundo em relação a este assunto mas ...

Mas o aquecimento central ainda compensa ?? Eu tenho isso instalado no piso superior da casa, e ao preço a que está cada garrafa de gás (100€ as grandes) não me parece que compense muito, tanto que eu não uso há anos. Uso aquecimento electrico, que apesar de gastar alguma energia, não tem aumentado a conta em grande escala nos ultimos anos. Não fiz contas a fundo em relação a este assunto mas ...

Compensa se o que queimamos é gás natural :)
Ao principio era a gás propano e Deus me livre...

Compensa se o que queimamos é gás natural :)
Ao principio era a gás propano e Deus me livre...

Bem me parecia que havia qualquer coisa que não estava a apanhar [:D]
Na minha zona não há gás natural, logo o que se tem cá em casa são essas garrafas de propano que custam 100€ cada. Nem me tinha lembrado do gás natural, e nem faço ideia do preço, mas pelos visto é bem mais barato.

Bem me parecia que havia qualquer coisa que não estava a apanhar [:D]
Na minha zona não há gás natural, logo o que se tem cá em casa são essas garrafas de propano que custam 100€ cada. Nem me tinha lembrado do gás natural, e nem faço ideia do preço, mas pelos visto é bem mais barato.

Em geral fica a menos de metade do preço.

Por aqui é gasóleo....e agora é que está caro.:sh)

Contas por alto, em 2012 gastei em gasóleo cerca de 50 Euros mês para Aquecimento Central e águas quentes sanitárias de uma moradia de R/C e 1º Andar com 4 pessoas.

Uma pergunta:

Este Domingo liguei o aquecimento central em minha casa (caldeira mural a gás natural) e notei um efeito estranho.

Os radiadores em cada divisão têm torneira termostática, graduadas de 1 a 5.

Notei um efeito estranho: alguns dos radiadores aqueciam normalmente com a torneira regulada para o máximo (5). No entanto, se reduzisse para o 4, esse radiador não aquecia NADA. Não deviam ficar, pelo menos, mornos?

O que é que se pode estar a passar aqui? :confused:

Uma pergunta:

Este Domingo liguei o aquecimento central em minha casa (caldeira mural a gás natural) e notei um efeito estranho.

Os radiadores em cada divisão têm torneira termostática, graduadas de 1 a 5.

Notei um efeito estranho: alguns dos radiadores aqueciam normalmente com a torneira regulada para o máximo (5). No entanto, se reduzisse para o 4, esse radiador não aquecia NADA. Não deviam ficar, pelo menos, mornos?

O que é que se pode estar a passar aqui? :confused:

E se voltasses a clocar no 5, voltavam a aquecer?
Se sim, provavelmente as torneiras não estarão 5**, ou seja, fecham completamente quando não o deveriam fazer.

Ar não deve ser, problemas no vaso de expansão talvez.

Coisa que poderei resolver?
Tenho jeito para bricolage.
Ou é mesmo tarefa só para técnicos em caldeiras?

Verifiquei agora carregando no "retentor" da válvula e não saiu ar, devo ter mesmo o vaso de expansão sem ar, certo?
Será só pegar numa bomba de ar e encher até aos 0.7bar tipo como se estivéssemos a encher os pneus do carro?
Ou é necessário proceder a outros cuidados antes de encher os tais 0.7 bar de pressão de ar para dentro do vaso de expansão?

Encontrei isto na net, não me parece ter grande ciência, mas ............

Depósito de expansión (cada 3 años)
B Dejar sin presión el aparato.
B Controlar el depósito de expansión llenándolo dado
el caso con una bomba de aire hasta alcanzar una
presión aprox. de 0,75 bar.
B Adaptar la presión previa del depósito de expansión
a la altura estática de la instalación de calefacción.

Encontrei isto na net, não me parece ter grande ciência, mas ............

Depósito de expansión (cada 3 años)
B Dejar sin presión el aparato.
B Controlar el depósito de expansión llenándolo dado
el caso con una bomba de aire hasta alcanzar una
presión aprox. de 0,75 bar.
B Adaptar la presión previa del depósito de expansión
a la altura estática de la instalación de calefacción.

Sim...é isso. O despejar a água do sistema é para que seja mais fácil o enchimento com ar, do vaso de expansão.

E se voltasses a clocar no 5, voltavam a aquecer?
Se sim, provavelmente as torneiras não estarão 5**, ou seja, fecham completamente quando não o deveriam fazer.

Sim, colocando no 5 voltavam a aquecer.

Estranho estarem com uma gama de ajuste tão pequena...

Também necessito de ajuda

Também necessito de ajuda

Pois é...
Tenho um velho problema que volta e meia me dá que fazer...ar na canalização do A.C. que impede que um irradiadior receba água e aqueça. Estou cansado de diariamente purgar o radiador para que ele aqueça; o que vale, é que por norma é sempre o mesmo. No ano passado isto aconteceu e acabou por resolver-se, este ano, as «coisas» começaram bem mas depressa descambaram.:sh)

Como o meu sistema tem um depósito/cilindro para água sanitária, noto que, no final do aquecimento desta e quando a água quente remanescente é lançada no circuito de aquecimento da casa, ouvem-se ruidos de ar nos canos. Ou seja, tenho a sensação que o ar «aparece» no circuito de aquecimento da cas após o funcionamento do circuito de aquecimento de águas sanitárias.
Aliás, desloquei-me junto da bomba de circulação do circuito da água sanitária e os ruidos que ela faz, dão a sensação que está a passar ar. Ora se há ar. deveria haver fuga de água....e eu não a encontro. Para além disso, o circuito funcionou bem durante uns 15 dias....
Alguma dica?
Obrigado

Tenho um problema parecido... ar no sistema que não consigo tirar.
A caldeira em si tem o mesmo comportamento. No final de aquecer águas sanitárias, lança água para o circuito do AC para libertar o calor. É mesmo o comportamento esperado. O que me acontece é purgar os radiadores, dentro do melhor possível que consigo, e fica tudo ok. Passado uns tempos volto a ter ruidos e algum ar no sistema. Se é ar que sempre lá esteve e não chegou a ser purgado ou se é ar que vai sendo injectado nesta operação não faço ideia.

Depois de tantas voltas já desisti de me chatear...
Já lá tive técnicos a ver a caldeira, a tentar ajudar na purga, mas passado uns tempos volta sempre ao mesmo.

Pois é...
Tenho um velho problema que volta e meia me dá que fazer...ar na canalização do A.C. que impede que um irradiadior receba água e aqueça. Estou cansado de diariamente purgar o radiador para que ele aqueça; o que vale, é que por norma é sempre o mesmo. No ano passado isto aconteceu e acabou por resolver-se, este ano, as «coisas» começaram bem mas depressa descambaram.:sh)

Como o meu sistema tem um depósito/cilindro para água sanitária, noto que, no final do aquecimento desta e quando a água quente remanescente é lançada no circuito de aquecimento da casa, ouvem-se ruidos de ar nos canos. Ou seja, tenho a sensação que o ar «aparece» no circuito de aquecimento da cas após o funcionamento do circuito de aquecimento de águas sanitárias.
Aliás, desloquei-me junto da bomba de circulação do circuito da água sanitária e os ruidos que ela faz, dão a sensação que está a passar ar. Ora se há ar. deveria haver fuga de água....e eu não a encontro. Para além disso, o circuito funcionou bem durante uns 15 dias....
Alguma dica?
Obrigado

Tenho um problema parecido... ar no sistema que não consigo tirar.
A caldeira em si tem o mesmo comportamento. No final de aquecer águas sanitárias, lança água para o circuito do AC para libertar o calor. É mesmo o comportamento esperado. O que me acontece é purgar os radiadores, dentro do melhor possível que consigo, e fica tudo ok. Passado uns tempos volto a ter ruidos e algum ar no sistema. Se é ar que sempre lá esteve e não chegou a ser purgado ou se é ar que vai sendo injectado nesta operação não faço ideia.

Depois de tantas voltas já desisti de me chatear...
Já lá tive técnicos a ver a caldeira, a tentar ajudar na purga, mas passado uns tempos volta sempre ao mesmo.

Eu também deixava de me chetar se o ar não impedisse que um ou dois radiadoes aquecessem.
Ontem estive perto de uma hora num ciclo de purga/enche o sistema/purga....
Vamos ver se valeu a pena.

Estou tentado a substitir os purgadores automáticos da instalação pois podem estar inop devido ao calc
ário da água.....

Aguardemos sugestões dos técnicos que por cá andam no Fórum.

Pois é...

Alguma dica?
Obrigado

Pois parece que a solução foi encontrada...pareeeeeeeeeeeeeeeece.

Este FS todos os irradiadores aqueceram bem e não há sinais de ar no sistema.
Depois de falar com «quem sabe», fiquei a saber, também eu, que a pressão no sistema deve ser superior a um bar, pois sendo esta a pressão atmosférica, se a pressão no sistema for inferior, os purgadores automáticos que existem na linha, em vez de deixarem sair ar...metem-no na linha/sistema. Pensei que o «movimento» do ar nos purgadors era num só sentido....pelos vistos estava enganado.

Para ter certezas de que não entra ar, fechei os 3 purgadors que existem no sistema. Agora não entra ar pelos purgadores...mesmo.

Vou dando feedback.

Boa Tarde Malta,

Os meus radiadores têm purgadores automáticos.
Também é necessário tirar o ar?
Como proceder? apenas rodar no sentido dos ponteiros do relógio507611_th.jpg

Obrigado

Back