darkwings
Well-known member
Já apanhei um valente susto....agora ando sempre a mexer nos termostatos.
Problema mesmo é recuperador de água a trabalhar e faltar a energia electrica....:sh)
Tenho um baldinho com areia ao lado do recuperador. [
Já apanhei um valente susto....agora ando sempre a mexer nos termostatos.
Problema mesmo é recuperador de água a trabalhar e faltar a energia electrica....:sh)
A válvula que pinga, dispara a que pressão?
Mas o aquecimento central ainda compensa ?? Eu tenho isso instalado no piso superior da casa, e ao preço a que está cada garrafa de gás (100€ as grandes) não me parece que compense muito, tanto que eu não uso há anos. Uso aquecimento electrico, que apesar de gastar alguma energia, não tem aumentado a conta em grande escala nos ultimos anos. Não fiz contas a fundo em relação a este assunto mas ...
Compensa se o que queimamos é gás natural
Ao principio era a gás propano e Deus me livre...
Bem me parecia que havia qualquer coisa que não estava a apanhar []
Na minha zona não há gás natural, logo o que se tem cá em casa são essas garrafas de propano que custam 100€ cada. Nem me tinha lembrado do gás natural, e nem faço ideia do preço, mas pelos visto é bem mais barato.
Mas o aquecimento central ainda compensa ?? Eu tenho isso instalado no piso superior da casa, e ao preço a que está cada garrafa de gás (100€ as grandes) não me parece que compense muito, tanto que eu não uso há anos. Uso aquecimento electrico, que apesar de gastar alguma energia, não tem aumentado a conta em grande escala nos ultimos anos. Não fiz contas a fundo em relação a este assunto mas ...
Uma pergunta:
Este Domingo liguei o aquecimento central em minha casa (caldeira mural a gás natural) e notei um efeito estranho.
Os radiadores em cada divisão têm torneira termostática, graduadas de 1 a 5.
Notei um efeito estranho: alguns dos radiadores aqueciam normalmente com a torneira regulada para o máximo (5). No entanto, se reduzisse para o 4, esse radiador não aquecia NADA. Não deviam ficar, pelo menos, mornos?
O que é que se pode estar a passar aqui?![]()
Ar não deve ser, problemas no vaso de expansão talvez.
Coisa que poderei resolver?
Tenho jeito para bricolage.
Ou é mesmo tarefa só para técnicos em caldeiras?
Encontrei isto na net, não me parece ter grande ciência, mas ............
Depósito de expansión (cada 3 años)
B Dejar sin presión el aparato.
B Controlar el depósito de expansión llenándolo dado
el caso con una bomba de aire hasta alcanzar una
presión aprox. de 0,75 bar.
B Adaptar la presión previa del depósito de expansión
a la altura estática de la instalación de calefacción.
E se voltasses a clocar no 5, voltavam a aquecer?
Se sim, provavelmente as torneiras não estarão 5**, ou seja, fecham completamente quando não o deveriam fazer.
Pois é...
Tenho um velho problema que volta e meia me dá que fazer...ar na canalização do A.C. que impede que um irradiadior receba água e aqueça. Estou cansado de diariamente purgar o radiador para que ele aqueça; o que vale, é que por norma é sempre o mesmo. No ano passado isto aconteceu e acabou por resolver-se, este ano, as «coisas» começaram bem mas depressa descambaram.:sh)
Como o meu sistema tem um depósito/cilindro para água sanitária, noto que, no final do aquecimento desta e quando a água quente remanescente é lançada no circuito de aquecimento da casa, ouvem-se ruidos de ar nos canos. Ou seja, tenho a sensação que o ar «aparece» no circuito de aquecimento da cas após o funcionamento do circuito de aquecimento de águas sanitárias.
Aliás, desloquei-me junto da bomba de circulação do circuito da água sanitária e os ruidos que ela faz, dão a sensação que está a passar ar. Ora se há ar. deveria haver fuga de água....e eu não a encontro. Para além disso, o circuito funcionou bem durante uns 15 dias....
Alguma dica?
Obrigado
Tenho um problema parecido... ar no sistema que não consigo tirar.
A caldeira em si tem o mesmo comportamento. No final de aquecer águas sanitárias, lança água para o circuito do AC para libertar o calor. É mesmo o comportamento esperado. O que me acontece é purgar os radiadores, dentro do melhor possível que consigo, e fica tudo ok. Passado uns tempos volto a ter ruidos e algum ar no sistema. Se é ar que sempre lá esteve e não chegou a ser purgado ou se é ar que vai sendo injectado nesta operação não faço ideia.
Depois de tantas voltas já desisti de me chatear...
Já lá tive técnicos a ver a caldeira, a tentar ajudar na purga, mas passado uns tempos volta sempre ao mesmo.
Pois é...
Tenho um velho problema que volta e meia me dá que fazer...ar na canalização do A.C. que impede que um irradiadior receba água e aqueça. Estou cansado de diariamente purgar o radiador para que ele aqueça; o que vale, é que por norma é sempre o mesmo. No ano passado isto aconteceu e acabou por resolver-se, este ano, as «coisas» começaram bem mas depressa descambaram.:sh)
Como o meu sistema tem um depósito/cilindro para água sanitária, noto que, no final do aquecimento desta e quando a água quente remanescente é lançada no circuito de aquecimento da casa, ouvem-se ruidos de ar nos canos. Ou seja, tenho a sensação que o ar «aparece» no circuito de aquecimento da cas após o funcionamento do circuito de aquecimento de águas sanitárias.
Aliás, desloquei-me junto da bomba de circulação do circuito da água sanitária e os ruidos que ela faz, dão a sensação que está a passar ar. Ora se há ar. deveria haver fuga de água....e eu não a encontro. Para além disso, o circuito funcionou bem durante uns 15 dias....
Alguma dica?
Obrigado