Aquecimento Central

É interessante isso..

Este artigo, fala de como balancear o sistema, e ajustar a velocidade da bomba para ter uns 'ideais' 11ºc de diferença entre o supply e return:
Allow the house to get to its typical room temp, then adjust the flow rate by altering the circulating pump speed until you get this 11 degrees difference between flow and return. If the pump is not powerful enough, or in the case of a variable head pump it is set at too low a speed, even with all the lock shields fully open there will still not be enough flow to keep the temperature gradient shallow enough. With the speed on maximum, if the drop is greater than 11C, the pump will have to be replaced with a larger model.

Balancing a Central Heating System

If all radiators have a similar drop that is not 12 degrees Centigrade (20 degrees Fahrenheit) it may only be necessary to adjust the pump speed and/or boiler temperature -

Balancing And Setting Up Central Heating

Já tenho com que me entreter no fds

Boas,

Como já referi anteriormente no tópico os meus pais instalaram aquecimento central utilizando uma caldeira a lenha. Esta caldeira é independente de lareira ou recuperador de calor. Foi colocada na garagem que fica anexa á casa. Ultimamente ela tem libertado fumo para o interior da garagem, isto acontece desde que os meus mais fecham na totalidade uma alavanca que lhe dá abertura, para reduzir a queima de lenha. Esta situação é bastante incómoda porque a garagem fica cheia de fumo. Não acho isto normal, apesar de o instalador assim o relatar. Diz que se tem de ter a alavanca sempre aberta, mas se assim fosse para que é que ela existe?! Acho que deve haver ali alguma avaria na caldeira, mas como sou leigo não quero teimar mais com o homem, já diz que também pode ser da lenha... O que quero saber é se alguém daqui tem conhecimento, se é normal este tipo de caldeiras libertarem fumo sem ser pela chaminé? Durante este fim de semana vou enviar um mail ao fabricante e no inicio da semana muito provavelmente irei entrar em contacto com a assistência técnica da marca.

Cumps

Última edição:
Viva
A minha também liberta, principalmente em dias de vento. Funciona muito bem com as portas semi fechadas.
Muito do segredo no bom escoamento dos gases de uma lareira/caldeira, está na chaminé; os orifícios deverão estar acima do ponto mais alto do telhado. Como estão no teu caso?

Sim a chaminé está bem alta, acho que não é esse o problema! Realmente com a porta semi-fechadas também é raro libertar. Mas nunca pensei que aquilo pudesse libertar fumo assim!! Sai por uns sitios estranhos, por onde consegue passar!!!

Boas,

Como já referi anteriormente no tópico os meus pais instalaram aquecimento central utilizando uma caldeira a lenha. Esta caldeira é independente de lareira ou recuperador de calor. Foi colocada na garagem que fica anexa á casa....fumo sem ser pela chaminé? Durante este fim de semana vou enviar um mail ao fabricante e no inicio da semana muito provavelmente irei entrar em contacto com a assistência técnica da marca.

Cumps

Tenho uma caldeira a lenha da Zaima à 8 anos e nunca libertou fumo algum, e sempre que posso tenho sistema totalmente fechado poupando assim lenha.

Sim a chaminé está bem alta, acho que não é esse o problema! Realmente com a porta semi-fechadas também é raro libertar. Mas nunca pensei que aquilo pudesse libertar fumo assim!! Sai por uns sitios estranhos, por onde consegue passar!!!

A tubagem até à chaminé não tem curvas?

Eu creio que as entradas de ar são importantes para aumentar a velocidade de ascensão do ar quente/fumo.
A entrada de ar enriquece a combustão, aumenta a temperatura e o ar /fumo sobe melhor. Não deve ser indicado fechar totalmente as entradas de ar....digo eu.

A chaminé nasce na parte de trás da caldeira. Não no topo!! Mas com aquilo fechado liberta muito fumo por uns orificios. A mim não me parece nada natural!!!

Boa sorte e depois dá notícias.
Pode ser defeito da caldeira.

Espero bem que sim porque é um pouco desagradável.

Em relação á minha caldeira Vulcano lifestar sempre tem um erro na placa electronica, mas resolvi não mudar. O tecnico disse que também não era grave. Instalei um termóstato que não tinha e funciona cinco estrelas. Assim contornei a situação de ela não desligar quando atinge temperatura da água desejável.
Vou dar a contagem do gás no final do mÊs para comparar gastos com o mês anterior.

Preciso de opiniões sobre soluções para aquecimento centrar a lenha:

Estou temporáriamente numa casa que tem uma caldeira a gasóleo com radiadores. Tenho autorização e possibilidade de montar em paralelo um sistema a lenha.

Sou obrigado a pensar numa solução que depois me venha a servir para a minha futura casa.

Pensei primeiro num fogão a lenha que dá para aquecimento. É tipo os da Hergon, mas em ferro.
Tem a grande vantagem que é um 2 em 1, pois aquecia a casa e ao mesmo tempo podia cozinhar nele.

Agora eu estava a pensar numa caldeira a lenha, usada. Para mim tem 2 vantagens em relação ao fogão: mais rendimento e mais horas a queimar sem meter lenha. A minha mulher é que não está de acordo porque gosta de ver a lenha a arder, estando indecisa entre o fogão e não comprar nada por agora, para depois montarmos na nossa casa um recuperador para aquecimento.

O que me aconselham? Não acham que seria preferível a caldeira e depois montar só um recuperador normal na futura casa?

Em relação à água quente estou a pensar manter a caldeira a gasóleo a aquecer enquanto estiver nesta casa. Quando tiver a minha casa, quero que o mesmo sistema aqueça a casa e a água.

A opção lenha é a mais lógica, pois tenho lenha disponível e suficiente para queimar.

Preciso de opiniões sobre soluções para aquecimento centrar a lenha:

Estou temporáriamente numa casa que tem uma caldeira a gasóleo com radiadores. Tenho autorização e possibilidade de montar em paralelo um sistema a lenha.

Sou obrigado a pensar numa solução que depois me venha a servir para a minha futura casa.

Pensei primeiro num fogão a lenha que dá para aquecimento. É tipo os da Hergon, mas em ferro.
Tem a grande vantagem que é um 2 em 1, pois aquecia a casa e ao mesmo tempo podia cozinhar nele.

Agora eu estava a pensar numa caldeira a lenha, usada. Para mim tem 2 vantagens em relação ao fogão: mais rendimento e mais horas a queimar sem meter lenha. A minha mulher é que não está de acordo porque gosta de ver a lenha a arder, estando indecisa entre o fogão e não comprar nada por agora, para depois montarmos na nossa casa um recuperador para aquecimento.

O que me aconselham? Não acham que seria preferível a caldeira e depois montar só um recuperador normal na futura casa?

Em relação à água quente estou a pensar manter a caldeira a gasóleo a aquecer enquanto estiver nesta casa. Quando tiver a minha casa, quero que o mesmo sistema aqueça a casa e a água.

A opção lenha é a mais lógica, pois tenho lenha disponível e suficiente para queimar.

Segundo entendi, pretendem comprar algo que possam usar agora mas que também possam levar mais tarde para a casa nova, não?

Tanto a caldeira como o fogão são boas opções, pois permitem poupar gasóleo no sistema actual. Ponderem qual deles poderá servir melhor na nova casa. Ou então sigam pelo mais barato, caso seja mesmo necessário comprar o equipamento para a habitação temporária. Se preferirem não comprar qualquer equipamento agora, podem comprar algo melhor para a casa nova (até porque não ficam com um mono sem utilização futura). Terão de ser vocês a pesar bem os prós e os contras de cada uma das soluções.

Como gostam de ver arder a lenha, uma boa opção para a casa nova poderá passar pela instalação de um recuperador de calor para aquecimento central, a realizar também permuta de calor num tanque de acumulação de água quente sanitária, ao qual estaria também ligado um sistema solar térmico forçado. Aqui também poderiam reutilizar o fogão ou a caldeira previamente adquirido(a).

Vou desenterrar o tópico para pedir a opinião a quem tem aquecimento central a gás natural.

Tenho aquecimento central a gás natural, configuração caldeira e termo-acumulador, tenho um total de 9 radiadores (2 de WC e os restantes são normais, nenhum é muito longo), dos quais normalmente 2 estão fechados (francamente não preciso que estejam a funcionar) e os restantes estão abertos ao máximo. Não utilizo o aquecimento muitas vezes, ultimamente tem sido 2/3 vezes por semana durante aproximadamente 1h em média.

Como até a pouco tempo tenho recebido faturas um pouco elevadas, a cerca de 3 semanas começei a monitorizar os consumos. Então conclui que facilmente consumo entre 8 a 10m3 por semana de gás natural, francamente pareceu-me um bocado. O termo-acumulador está configurado a 40ºC, e a temperatura para o aquecimento na caldeira está a meio (é um botão rotativo), fora a utilização pouco frequente do aquecimento, o gás natural é utilizado para tomar banho diariamente (o resto é tudo electrico).

Já desliguei a caldeira e o termo-acumulador e a avaliar pelo consumo não existem fugas (com tudo desligado o contador não se mexe rigorosamente nada), com base nesta utilização e com base na vossa experiência, este consumo parece-vos normal?

Falta-me despistar se será algo na caldeira ou termo-acumulador (o material tem 1 ano e meio de uso), no entanto este consumo até pode ser normal/aceitável mas queria mais opiniões (afinal de contas estamos a falar de 35 a 40 m3 mensais, noutra casa que não tinha aquecimento central gastava 8 a 10 m3... mensais!!!)

Vou desenterrar o tópico para pedir a opinião a quem tem aquecimento central a gás natural.

Tenho aquecimento central a gás natural, configuração caldeira e termo-acumulador, tenho um total de 9 radiadores (2 de WC e os restantes são normais, nenhum é muito longo), dos quais normalmente 2 estão fechados (francamente não preciso que estejam a funcionar) e os restantes estão abertos ao máximo. Não utilizo o aquecimento muitas vezes, ultimamente tem sido 2/3 vezes por semana durante aproximadamente 1h em média.

Como até a pouco tempo tenho recebido faturas um pouco elevadas, a cerca de 3 semanas começei a monitorizar os consumos. Então conclui que facilmente consumo entre 8 a 10m3 por semana de gás natural, francamente pareceu-me um bocado. O termo-acumulador está configurado a 40ºC, e a temperatura para o aquecimento na caldeira está a meio (é um botão rotativo), fora a utilização pouco frequente do aquecimento, o gás natural é utilizado para tomar banho diariamente (o resto é tudo electrico).

Já desliguei a caldeira e o termo-acumulador e a avaliar pelo consumo não existem fugas (com tudo desligado o contador não se mexe rigorosamente nada), com base nesta utilização e com base na vossa experiência, este consumo parece-vos normal?

Falta-me despistar se será algo na caldeira ou termo-acumulador (o material tem 1 ano e meio de uso), no entanto este consumo até pode ser normal/aceitável mas queria mais opiniões (afinal de contas estamos a falar de 35 a 40 m3 mensais, noutra casa que não tinha aquecimento central gastava 8 a 10 m3... mensais!!!)

Antes de mais deixa-me dizer-te que que ao utilizares o aquecimento apenas uma hora por média gastas sempre um valor elevado. No fundo durante essa hora tens o sistema a trabalhar ao máximo e pouco gozas do que ele fez.

Pelo que dizes utilizar esse é um consumo alto.

10-15m3 por semana gasto eu a utilizar constantemente. A casa é um T1, mas está muito mais do que 2 ou 3 horas por semana.

Primeiro que tudo a utilização pontual é, como já dito pelo Esprit, o pior para o aquecimento central. Gasta sempre mais é no inicio para chegar à temperatura desejada, a manutenção da temperatura é mais fácil/gasta menos pelo próprio funcionamento da coisa...

Por isso é que opto por um termoventilador simples quando só é por 30 mins/1h - mais rápido (o aquecimento central demora até mais de 1h para atingir temperatura aceitável) e quando se desliga "acabou"

Depois aconselho que ponhas (se já não tens) um termóstato que indique à caldeira quando desligar e ligar - com horas melhor - pois a caldeira tende a só olhar para a temperatura da água...mas o mais importante e o que te pode poupar é ter a casa num tecto máximo de temperatura -> 22 por exemplo

Obrigado pelas vossas respostas. Esqueci-me de mencionar que a casa é um T3 (pode ter alguma influência).

Posso configurar o termostato (quando o ligo este está configurado para 21ºC que é suficiente), mas como tenho o termo-acumulador, seguramente a caldeira passa o dia a aquecer a água para a manter àquela temperatura, e isso também pode influenciar o consumo de gás natural. Estou a equacionar ao sair de casa de manhã desligar o termo-acumulador, e liga-lo antes de ir para a cama ao final do dia (só tomamos banho de manhã), mas não sei até que ponto não estou a gastar o mesmo ou mais assim visto a água descer a temperaturas mais reduzidas o que obriga a caldeira a trabalhar mais para aquecer a água.

O que acham que posso fazer mais? Quiçá fazer alguma manutenção à caldeira? A mim não me parece desafinada, ela só trabalha para aquecer a água do termo-acumulador (e este pode ser o "problema").

Obrigado pelas vossas respostas. Esqueci-me de mencionar que a casa é um T3 (pode ter alguma influência).

Posso configurar o termostato (quando o ligo este está configurado para 21ºC que é suficiente), _ baixa para 19-20 graus. Não notarás a diferença no ambiente e os consumos vão baixar_ mas como tenho o termo-acumulador, seguramente a caldeira passa o dia a aquecer a água para a manter àquela temperatura, e isso também pode influenciar o consumo de gás natural. _ a caldeira só liga se a temperatura do temoacomulador baixar significativamente....podes ver no manual mas creio qe será mais do que 4-5 graus_Estou a equacionar ao sair de casa de manhã desligar o termo-acumulador, e liga-lo antes de ir para a cama ao final do dia (só tomamos banho de manhã),- Acho que vais gastar mais pois terás mais quantidade de água para aquecer a mais baixa temperatura._ mas não sei até que ponto não estou a gastar o mesmo ou mais assim visto a água descer a temperaturas mais reduzidas o que obriga a caldeira a trabalhar mais para aquecer a água.

O que acham que posso fazer mais? Quiçá fazer alguma manutenção à caldeira? A mim não me parece desafinada, ela só trabalha para aquecer a água do termo-acumulador (e este pode ser o "problema").

Fui respondeno a bold.
Eu tenho um comando que regula o funcionamento da caldeira em termos de aquecimento central. Liga uma hora antes de nos levantarmos, desliga uma hora após e volta a ligar 1 hora antes de chegarmos a casa, para desligar na hora da «deita». A temperatura da casa está regulada para 19 graus no conforto e 16.5 em «repouso».
As janelas do apartamento estão calafetadas?
Ahhh...os estudos dizem que a água quente deve estar a uma temperatura superior a 60 graus como forma de prevenção do desenvolvimento da Legionella....

Aproveitando para desenterrar o tópico, tenho aqui uma dúvida em relação a uma solução alternativa de aquecimento.

A disposição da minha casa (T3 com 3 frentes) e o facto de apanhar luz maioritariamente na sala, cozinha e quarto de casal, faz com que os outros 2 quartos fiquem frios (é normal ao final do dia estarem 3 a 4 graus mais frios), o que se torna desconfortável para crianças.

Com um plus, o termostato encontra-se na entrada da casa que também está quente (o que faz com que ou tenha que aumentar a temperatura do mesmo para uns 27º para que este funcione, mas isto é ridículo).

Já ponderei mudar o termostato de sítio (implica obras), mas só vai camuflar o problema - só preciso de aquecer 2 quartos, e ter o aquecimento a puxar só para isso não me parece viável. Claro que em dias mesmo frios (raros) o aquecimento central será usado. Mas em dias que nem são muito frios, mas que precisam de um calor extra para dar algum conforto em casa, tem que se usar algo.

Estou então a equacionar uma solução alternativa, e após ter investigado recomendaram-me 2 soluções:
1. Emisor térmico: tem uma desvantagem é que pretendo algo móvel, não quero fixar à parede. Encontrei poucos modelos que permitam ter rodas, e um equipamento destes de 1200W com rodas fica-me em 140€;
2. Irradiador a óleo, mas dos topo de gama: recomendaram-me um Delonghi, que fica por 108€ (AQUECEDOR A ÓLEO DELONGHI - TRD41025 - 2500W - DELONGHI)

Foi-me dito que a opção (2) além de mais barata, era mais eficiente (o emissor é B, o irradiador é A). Tem a vantagem de permitir a regulação da potência o que permite utilizar em espaços maiores ou mais pequenos tornando o equipamento mais eficiente.

Agradecia a vossa opinião face a estas opções ou a outras que considerem pertinentes. A ideia é ter uma alternativa que aqueça bem, que mantenha uma temperatura (não que esteja sempre a aquecer, mas sim que mantenha), que seja móvel e que seja eficiente (que aqueça bem e que gaste o mínimo). Preço máximo de aquisição até 150€.

Já ponderaste comprar um termostato portatil e usas o aquecimento central só para esses dois quartos, ao mesmo tempo que fechas as torneiras/passadores dos outros irradiadores?

Voltar
Superior