Aquecimento Central

neste natal faz 2 anos que os meus pais acabaram a "casa nova" que ate levou a canalização po aquecimento central e tudo, mas depois, de muitas contas, o meu pai optou pelo eléctrico, e nos ate nem passamos muito tempo em casa, durante o dia, mas a casa tambem foi muito bem isolada, por isso também nunca é preciso muito para ficar bem quentinha, mas se a dois anos ja compensava o eléctrico, com o que o disel já aumentou, agora ainda mais deve compensar...

Do meu ponto de vista, os ACs só têm dois defeitos:

-Correntes de ar;
-Ruído (de noite é quase impossível deixar AC ligado)

De resto, ao preço a que estão, é de longe a solução mais económica...

Estou a construir vivenda e optei pelo piso radiante, apenas por causa destes dois inconvenientes.
Prece que te esqueceste do calor do verão. [;)]

Obviamente que tb pode libertar calor enquanto carrega... [;)] Não são mutuamente exclusivos, portanto isso n é razão.

É sim, porque desvirtua a ideia de base! Por razão hei-de pagar mais algum dinheiro por uma faculdade que não tenho vantagem nenhuma em utilizar? Para isso mais vale comprar um irradiador eléctrico normal, que por muito bom que seja, é sempre muito mais barato que um acumulador.

Do meu ponto de vista, os ACs só têm dois defeitos:

-Correntes de ar;
-Ruído (de noite é quase impossível deixar AC ligado)

De resto, ao preço a que estão, é de longe a solução mais económica...

Estou a construir vivenda e optei pelo piso radiante, apenas por causa destes dois inconvenientes.

O barulho do AC sinceramente não me incomoda, e, quanto a mim, têm uma grande vantagem: dão frio e quente... [;)] Muita gente com aquecimento central depois equipa a casa com AC, pois no verão a coisa aquece...

Pela descrição deve ser acumuladores de calor.
Quando instalados isoladamente em 1 ou 2 divisões,são ligados através de uma tomada-relógio que comanda as horas em que os acumuladores carregam,ficando depois a libertar calor(sem estar a consumir energia) durante practicamente todo o dia.
Quando é um sistema implantado de raiz é utilizado um comando no quadro electrico que regula toda a instalação da casa.
É "obrigatório" o uso da tarifa bi-horaria para o sistema carregar nas horas de vazio.

Um exemplo:

http://www.ducasa.com/html/catalogo.aspx?actual=65

Saludos

É sim, porque desvirtua a ideia de base! Por razão hei-de pagar mais algum dinheiro por uma faculdade que não tenho vantagem nenhuma em utilizar? Para isso mais vale comprar um irradiador eléctrico normal, que por muito bom que seja, é sempre muito mais barato que um acumulador.

Normalmente os tarifários bi-horários dão-te tarifas mais económicas a horas muito adiantadas, da meia-noite em diante.

As horas em que se precisa de aquecimento, são grosseiramente para a maioria das famílias, das 6 às 9 da manhã e das 19 às 1 da noite.

As horas de tarifa mais barata normalmente situam-se entre as 00h e as 06h.

Não vejo como um radiador normal seja mais vantajoso, a menos que o acumulador refractário seja muito mau e tenha muitas perdas ao longo do dia.

Para a minha casa estou indeciso entre optar pelo sistema de Pellets ou pelo ar condionado.
Alguém sabe por que preços, mais ou menos, fica cada uma destas soluções?

Última edição:
Para a minha casa estou indeciso entre optar pelo sistema de Pellets ou pelo ar condionado.
Alguém sabe por que preços, mais ou menos, fica cada uma destas soluções?

Eu tenho AC Inverter em minha casa, e é sem duvida o mais confortavel e que dá menos trabalho...

Não tenho akilo ligado mtas horas, mas programo-o para ligar 30 min antes de eu acordar e qd me levanto tenho o quarto quente. E isso é impagavel e n conheço mais nenhum sistema que o faça com esta rapidez e automatismo.

Á noite qd estou a ver tv e começo a ficar com a penca fria, pimba dou um toke no botão e akilo liga e akeçe num instante.

Qt a preços n sei ao certo pq ja vinham na casa qd a comprei, mas são daikin.

Eu tenho aquecimento central a gás e até agora não estou desiludida, apesar da minha ideia inicial ser A/C multi-split com sistema inverter. O problema é que as alterações que teria que fazer no apartamento para fazer a instalação do dito, juntamente com o custo do mesmo... upa upa, faziam disparar o preço final da casa.

Ainda não posso fazer contas ao gás gasto porque ainda não recebi nenhuma factura (só lá estou há 2 meses) mas de momento também não estamos a fazer grandes contenções no gasto de gás exactamente para ter uma noção correcta de quanto gastamos para ter um ambiente confortável.

Com a ajuda de um cronotermostato sem fios (que ora está numa divisão fixa ora anda connosco pela casa) lá em casa a temperatura ronda os 20º nas horas a que a caldeira está ligada. P. ex. de manhã, durante a semana, liga das 6h às 7h, para que, quando me levanto às 6h30, eu tenha a toalha quente no toalheiro e a casa quente. À noite está programada das 18h às 24h. Ao fim de semana tem pequenas alterações no horário. Mas geralmente ao fim de 30 minutos a casa está quente.

Eu estou a construir vivenda e já perdi muito tempo a pensar neste assunto. De facto, o sistema mais eficiente e económico são os ACs com DC Inverter. Têm ainda a vantagem de também arrefecer o ambiente nos dias quentes.

No entanto, não optei pelos ACs, por duas razões:
-As correntes de ar que provocam;
-O barulho durante a noite;

Existe ainda uma terceira razão: tenho algum receio (pouco, mas não gosto de correr riscos) que possa ocorrer alguma avaria que provoque um incêndio do sistema interior. E não digam que é infundado, pois conheço um casal que perdeu os dois filhos porque a televisão se incendiou... :(

Então qual foi a minha opção?

Aquecimento por piso radiante por circulação de água. O aquecimento da água vai ser feito de três formas diferentes, por esta ordem:

1- Paineis solares;
2- Caldeira a lenha;
3- Resistência eléctrica nos termoacumuladores durante a noite, usando tarifa bi-horária;

Para mim a vantagem da água é que em qualquer altura posso mudar de sistema de aquecimento: gasóleo, gás natural, geotermia, whatever...

É claro que persiste o problema do arrefecimento, mas com o isolamento térmico que estou a prever, provavelmente não será necessário... pelo sim pelo não vou deixar pré-instalação de AC :)

Eu por acaso tambem vou construir uma vivenda no próximo ano e uma das coisas que mais me preocupa é de facto o aquecimento.
Já pus de parte o ar condicionado porque moro na zona de Peniche e nem no
Verão há necessidade de arrefecer a casa, a temperatura é sempre fresquinha.
Não queria muito por caldeira a gasóleo porque os meus amigos que têm gastam todos á volta de 1000-1200€ de gasóleo por ano e eu queria gastar menos. Prefiro ter um maior investimento inicial e depois ter menos custos de utilização, por exemplo vou investir num bom investimento térmico nas paredes e colocar caixilharias com corte térmico, mas tambem tenho muitas duvidas se devo colocar piso radiante electrico ou ir para a solução dos paineis solares, é que a primeira informação que me deram é que para fazer o aquecimento central precisava de muitos paineis. Já agora o user eu já tem algum orçamento para essa instalação e é capaz de explicar com funciona o sistema com aqucimento a lenha.

Se estas a construir, em primeiro lugar deverias pensar sim num bom isolamento térmico. Se o fizeres vais ver que as necessidades de aquecimento/arrefecimento serão muito mais reduzidas.

Ao pensares ja em soluções para o aquecimento, dá a entender que poderá existir algum descuido em relação ao isolamento.

Se tiveres um bom isolamento térmico, garantidamente que não irás sentir necessidade de instalar nenhum sistema de arrefecimento...Se a eficencia do mesmo isolamento for boa, a melhor solução são os radiadores de convexão electrica. O seu custo é bastante reduzido, o consumo tão é bastante reduzido e como tens um bom isolamento térmico so sentiras necessidade de o ligar nos dias mesmo muito frios.

Tendo em conta que o preço da electricidade, vai aumentar e que agora existem incentivos para a "pordução de energia electrica" sempre podes efectuar a instalação de paineis fotovoltaicos. Não tens necessidade de comprar energia à EDP, produzes tu :)
Deve ser encarado com um projecto com uma amortização a médio prazo, uma vez que o investimento é consideravel, mas economicamente bastante rentavel a uma przo de 8anos.

Consulta este link, pode ser que te ajude um pouco http://www.troquedeenergia.com/.
Contudo se fizeres uma pesquisa mais detalhada, não te vai faltar informação.

Como estás a construir acho que é a melhor solução, até porque quando se constroi o objectivo é que a nossa casinha seja por muitos anos.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
nrps

E Já agora o user eu já tem algum orçamento para essa instalação e é capaz de explicar com funciona o sistema com aqucimento a lenha.

Se queres poupar dinheiro, FOGE do piso radiante eléctrico, pois ainda gastas mais que com gasóleo...

Quanto ao orçamento dos paineis, o meu caso é especial, pois vou ser eu a construí-los. :)

Só para 12 ou 16 paineis e o bloco termodinâmico respectivo o investimento rondará os 13/16 mil euros... para além disso, depois existe o investimento da tubagem necessária e o sistema de aquecimento (piso radiante, radiadores ou convectores)

Olá amigos este forum tem mesmo de tudo um pouco...

Tive um poblema agora mesmo com uma bomba igual a essa que tava a fazer ruido e como nao percebia nada do assunto e pelo que li aqui fui para la mexer... pior nao podia ficar... e so mexi naquele botao das velocidades passei do 3 para 2 e deixou de fazer barulho mas eu nao sei porque. se alguem souber dar uma dica optimo?

Como eu nem sabia da existencia desse botao das velocidades gostaria de saber qual e a velocidade que se adequa melhor ao meu caso ninguem me pode dar uma dica das diferenças entre as velocidades I II e III??

Já agora o nosso colega poderia "postar" aki o manual da nossa "Bomba"

1 abraxo

Voltar
Superior