Eu estou a construir vivenda e já perdi muito tempo a pensar neste assunto. De facto, o sistema mais eficiente e económico são os ACs com DC Inverter. Têm ainda a vantagem de também arrefecer o ambiente nos dias quentes.
No entanto, não optei pelos ACs, por duas razões:
-As correntes de ar que provocam;
-O barulho durante a noite;
Existe ainda uma terceira razão: tenho algum receio (pouco, mas não gosto de correr riscos) que possa ocorrer alguma avaria que provoque um incêndio do sistema interior. E não digam que é infundado, pois conheço um casal que perdeu os dois filhos porque a televisão se incendiou...
Então qual foi a minha opção?
Aquecimento por piso radiante por circulação de água. O aquecimento da água vai ser feito de três formas diferentes, por esta ordem:
1- Paineis solares;
2- Caldeira a lenha;
3- Resistência eléctrica nos termoacumuladores durante a noite, usando tarifa bi-horária;
Para mim a vantagem da água é que em qualquer altura posso mudar de sistema de aquecimento: gasóleo, gás natural, geotermia, whatever...
É claro que persiste o problema do arrefecimento, mas com o isolamento térmico que estou a prever, provavelmente não será necessário... pelo sim pelo não vou deixar pré-instalação de AC