Aquecimento e Arrefecimento.

00bjz00

Well-known member
Kia Sportage de 2007, crdi de 140cv. Não sei se é importante para a questão, mas pode ajudar para compreender se é feitio do carro ou eventualmente avaria.

O AC não resfresca muito, mas isso deve ser apenas necessitar de gás.

Mas a questão que tenho maior dúvida é a chaufage (será que se escreve assim?).

Aquilo aquece muito pouquinho... tenho de regular lá para os 30º e mesmo assim sai pouco quente, pelo menos em relação a todos os carros que tive...

Presumo que mereça uma visita ao mecânico não?

Kia Sportage de 2007, crdi de 140cv. Não sei se é importante para a questão, mas pode ajudar para compreender se é feitio do carro ou eventualmente avaria.

O AC não resfresca muito, mas isso deve ser apenas necessitar de gás.

Mas a questão que tenho maior dúvida é a chaufage (será que se escreve assim?).

Aquilo aquece muito pouquinho... tenho de regular lá para os 30º e mesmo assim sai pouco quente, pelo menos em relação a todos os carros que tive...

Presumo que mereça uma visita ao mecânico não?
O ar sai pouco quente,mas a temperatura de funcionamento atingiu o nivel normal?

O A/C é automático?
Se for automático pesquisa como ver os erros/anomalias.
Se não for automático... o melhor mesmo será levar o carro a um mecânico...

É automático sim.

Pesquisar erros e anomalias é equivalente a ligá-lo a uma máquina de diagnóstico não é?

Exactamente esse.

O rádio é diferente mas o AC é igualzinho.

@filtro do habitáculo: boa questão. Não sei porque comprei o veículo em 2ª mão. Achas que se estiver muito "sujo" pode explicar o ar não passar como caudal que seria suposto?

Exactamente esse.

O rádio é diferente mas o AC é igualzinho.

@filtro do habitáculo: boa questão. Não sei porque comprei o veículo em 2ª mão. Achas que se estiver muito "sujo" pode explicar o ar não passar como caudal que seria suposto?
Obviamente que pode. Experimenta a soprar por uma palhinha apertando a ponta ou sem apertar a ponta para veres a diferença. Pode não ser esse o problema, mas deves começar por aqui.

Ora, para actualizar o tópico.

Fui hoje à oficina, quando o mecânico tirou o filtro, além de muito sujo estava todo roído.

O próprio plástico onde encaixa o filtro estava todo roido.

Diagnóstico do mecânico: ratos. E devem ter roído os tubos que vão dar para o local por onde sai o ar para o carro, porque só um deles funciona mais ou menos bem, dois muito fracos e outro não funciona de todo.

Perguntei qual a solução, a resposta foi que ia ficar caríssimo... só tirar o tablier leva uma eternidade de tempo, e depois além dos tubos se os ratos tiverem partido coisas da "coluna do ar" (expressão minha) comprar uma nova ia ficar caríssimo.

O carro ainda está em garantia... mas garantia de stand motor e caixa... não o estou a ver a arranjar isto de borla...

Ora, para actualizar o tópico.

Fui hoje à oficina, quando o mecânico tirou o filtro, além de muito sujo estava todo roído.

O próprio plástico onde encaixa o filtro estava todo roido.

Diagnóstico do mecânico: ratos. E devem ter roído os tubos que vão dar para o local por onde sai o ar para o carro, porque só um deles funciona mais ou menos bem, dois muito fracos e outro não funciona de todo.

Perguntei qual a solução, a resposta foi que ia ficar caríssimo... só tirar o tablier leva uma eternidade de tempo, e depois além dos tubos se os ratos tiverem partido coisas da "coluna do ar" (expressão minha) comprar uma nova ia ficar caríssimo.

O carro ainda está em garantia... mas garantia de stand motor e caixa... não o estou a ver a arranjar isto de borla...
É frustrante, quase todos os dias somos confrontados com posts destes.

O teu carro tem garantia de dois anos. No máximo, podes ter prescindido de um e ficaste com garantia de um ano, se foi tua opção isso.

E, LEGALMENTE, é isto. A garantia é, por lei, inerente ao carro, nao a caixa e motor ou outra qualquer opção. O carro esta coberto pela garantia. E como é inerente, também é ilegal ter um preço sem e outro preço com garantia.

Qualquer documento a prescindir da garantia ou a limitar a garantia a um ou dois elementos do carro, mesmo assinada por ti... não colhe, não tem qualquer valor legal.

Procura, no google, por tópico garantia forum autohoje...

EU percebo o que estás a dizer... mas o que é certo é que de certeza que o stand não vai querer assumir a reparação.

Já agora, contando com a recusa do stand o que posso fazer?

Eu sei que existe um centro de mediação do sector automóvel... mas e se o stand não aceitar a mediação o que me resta? Tribunal? Isso não vai ser caríssimo?

Primeiro que tudo, expõe-lhes a situação e tenta entender-te com eles "a bem".

Se não resultar (e partindo do pressuposto que tens provas de que lhes compraste o carro, incluindo fatura) voltas lá com um advogado que saiba da matéria.

Se nem assim resultar, não te resta outra solução que a via litigiosa.

É quase garantido que vais ganhar, mas isso vai levar tempo e terá custos, inclusive de desgaste pessoal.

Se não existem provas de que lhes compraste o automóvel... começa já à procura das peças que necessitas em sucateiros ou afins.

Caso nada disto te interesse, podes ainda continuar com o carro assim ou "enganar" outro incauto!

Eu comprei o carro num stand da marca.
Legalmente com factura.

Eu sei que a garantia que eles me passaram é treta... mas para fazer a compra já exigi uma mudança da distribuição, e depois já na vigência da garantia a substituição de um módulo do ABS.

Agora a questão que coloco é em termos práticos, vale a pena gastar em advogados para um arranjo que se calhar só será feito daqui a não sei quantos anos?

Nem sei se ainda tenho o carro na altura... ou o espatifei contra um muro... ou assim...

Percebem a questão?

Tipo, gastar 300€ num advogado para ir buscar um arranjo de 1000€ (?) e arriscar-me a esperar não sei quantos anos em que entretanto tanta coisa pode acontecer com o carro?

Claro que tenho de ir ao stand conversar e tentar encontrar uma solução equilibrada, mas entretanto vim aqui para recolher opiniões, que desde já agradeço aos que as deram e aos que possam vir a dar.

E quanto ao problema em si o que acham?

Desmontar todo o tablier e arranjar o que o raio dos ratos tenham estragado deve sair muuuito caro?

Isso das garantias é bonito mas as garantias cobrem defeitos de material ou defeitos de fabrico, não cobre ratos.´

O carro foi vendido há quanto tempo? O stand pode sempre alegar que não tem culpa de o cliente ter o carro num sítio com ratos.

O carro dorme em garagem sem ratos.

O problema vinha do dono anterior.

Mas como é que eu provo isso?

Estou tramado né?

Comprei-o em finais de Junho, na altura reparei que o AC no frio não era grande espingarda, mas pensei que fosse feitio...

Quando chegou o frio (por estes dias) é que ao usar a sofagem me apercebi que algo estava mesmo errado, pois funciona pior do que regulando para frio.

Pensando bem no argumento do user ClioII se calhar estou mesmo tramado...

Se calhar nem vale a pena ir falar com o stand... sempre escuso de ouvir para ir falar com os ratos que fizeram aquele bonito serviço.. [s)]

Back