Aquecimento. Termoestato?

ljv

New member
Boa noite,

Hoje passou-se o seguinte comigo. Sai de casa, andei 3 ou 4 km (a temperatura estava no normal a meio). Sai do carro e ouvi a ventoinha a trabalhar (a ventoinha trabalha mesmo com o carro desligado), achei estranho pois tinha andado muito pouco com o carro.
Abri o capot e os tubos estavam todos frios excepto um. O reservatorio da água (liquido refrigerante) estava mais cheio que o normal. Liguei a ventilação no quente e não deitava quente. Voltei a ligar o carro, o ponteiro da temperatura voltou ao normal, mas depois de mais alguns segundos começou a subir (coisa rarissima neste carro) e a ventoinha começou novamente a trabalhar. Desligo outra vez o motor. Entretanto ouço um som a sair do reservatorio da agua (tipo vapor) e a agua começou a descer ate ao nivel normal...
Depois disso tudo voltou ao normal... O carro dispara normalmente, os tubos estao todos quentes, como é normal... O que se terá passado? Algum problema com o termoestato? Será que vale a pena troca-lo já?
O carro é um Rover 25 1.4 de 2000. Tem 170 000km. Sim a junta.... a junta tem uma pequena passagem, mas penso que não seja disto. Atenção que o carro nunca aqueceu... A passagem deve-se a envelhecimento da mesma. Ainda nao a troquei pois ainda é uma pequena passagem.
Será do termoestato?
Obrigado

Boas.

Vejam o que pus noutro topico:

<<Viva pessoal.

Estou muito surpreendido com o que leio aqui, pois estou com um problema semelhante (ou igual??) e comeco a ficar preocupado.

Tenho um Rover 214 de 1996 que fez agora 100.000 km. Trouxe-o para a Holanda em Maio, e antes de vir fiz uma revisao completa na Norauto, onde supostamente verificaram o nivel do liquido de refrigeracao.

O certo e' que andou sempre bem, incluindo no verao onde as temperaturas do ar chegaram aos 27 graus, e agora em Setembro comecou a aquecer.

Notei a primeira vez na autoestrada, a cerca de 120 km/h, e o ponteiro da temperatura bastante mais acima do meio (posicao normal). Passado pouco tempo ja tinha baixado, para logo depois voltar a subir. Nunca chegou ao vermelho, mas nessa altura a temperatura do ar ja' andava pelos 13-15 graus.

Consegui perceber que as variacoes da temperatura tinham a ver com a necessidade de carregar mais ou menos no acelerador para manter a velocidade. Tambem experimentei colar-me a um camiao para manter a velocidade com o minimo de acelerador, e nessa situacao a temperatura realmente baixava.

Ao fim de 2 ou 3 dias com este comportamento, la' arranjei tempo para abrir o capot. Resultado: o vaso de expansao estava sequinho sequinho.

La fui comprar 2L de liquido de refrigeracao, e atestei o sistema. Deixei-o a trabalhar ate' a ventoinha iniciar, e mais algum tempo depois, e o ponteiro voltou a estacionar no meio da escala, posicao normal.

Problema resolvido, pensei eu, mas sempre com a ideia de que nao e' normal e portanto devo ter um furo no radiador.

Andou assim cerca de um mes, sem nunca mais dar este problema, e ontem, de repente, voltou ao mesmo em plena AE, sem aviso. Hoje, ao vir para o trabalho, voltou a fazer o mesmo.

Ainda nao tive oportunidade para abrir o capot e ver o nivel do liquido, mas se o nivel fosse descendo gradualmente, eu diria que a temperatura tambem devia ir subindo gradualmente, o que nao acontece.

Outra coisa estranha que so' agora, ao ler este topico, relaciono, e' que das duas vezes que isso aconteceu, o aquecimento interior (chauffage) deixou de deitar ar quente. Hoje vim para o trabalho a bater o dente porque o carro nao manda ar quente, e estao 5 graus quando saio e preciso do ar para desembaciar os vidros.

Queria evitar levar o carro a uma oficina, porque aqui sao bem caras e ja' nem ha' representantes da Rover. O carro sempre teve uma vida calma, pois era do meu avo, e eu tambem tenho cuidado com o carro, evitando aceleracoes com o motor frio e coisas assim.

Alguma ideia do que devo fazer, verificar, etc? Para ja', assim que chegar a casa vou ver como esta' o nivel do liquido, mas atestar nao vai resolver o problema, apenas adiar os sintomas.

Obrigado.>>

Entretanto atestei o reservatorio do liquido de refrigeracao, e voltou 'as temperaturas normais.

O que acho muito estranho e' o pormenor de deixar de sair ar quente quando o carro comeca a aquecer.

Se não chegar agua ao radiador da chaufage,é normal não chegar ar quente ao habitaculo.
No seu caso deve ser alguma fuga (num tubo ou radiador).

Nunca pensei que a chauffage tivesse de alguma forma ligada ao radiador/sistema de refrigeracao. Isso explica porque demora tanto tempo a aquecer, de manha, quando estao 5 graus!

Nao seria mais facil e logico fazer um sistema de aquecimento de resistencia electrica?

Bom, por tudo o que tenho lido, tenho concerteza uma fuga. Sei que ha' uns produtos (liquidos) que se poem no radiador para tapar fugas. Isso funciona? E' recomendavel?

Eu diria que o furo e' pequeno, porque demorou algumas semanas a perder o liquido novo que eu pus.

Não ponhas produtos "tapa-fugas", pelo menos como solução "definitiva".

Leva-o a uma oficina para que substituam o líquido de arrefecimento (usa um bom anticongelante a 50%), depois de lavarem bem todo o circuito e drenarem bem o ar.

De preferência num local onde conheçam bem esse motor para não se esquecerem de confirmar o bom funcionamento da válvula que existe entre o colector de admissão e o vaso de expansão (dentro do colector, portanto não é acessível do exterior, apenas se consegue fazer passar água em pressão no sentido vaso de expansão --> colector).

Depois disso fazer um teste de estanquecidade ao circuito e trocar a tampa do vaso de expansão.

Há muito mais a fazer mas... uma coisa de cada vez.

ljv - tem ares de termostato avariado ou cheio de nanha, o que vai dar ao mesmo... aproveitar a lavar o circuito, ver a tal válvula, etc.

Voltar
Superior