Aquisição SUV

kikascb

New member
Boas,

Estou à procura de ajuda para decidir qual SUV comprar.

Já estiver a ver o Kia Sportage, Seat Ateca, Hyundai Tucson e Mazda CX-5, vi outros como o Toyota mas estes 4 foram os que me chamaram mais atenção.

Inicialmente estava a procura de uma versão diesel, mas desde que encontrei o forum que estou na dúvida se compensa mais a gasolina, principalmente porque as motorizações a diesel têm poucos cavalos (ou são muito caras).

Apresentaram-me propostas para 4x4 mas ai já pago classe 2 certo? E compensará?

Aqui vai o formulário com respostas:

- Que tipo de carros gostas?
SUV

- Que marcas e modelos gostas e equacionas?
É-me indiferente, mas dou valor a boa assistência. Dou preferência a modelos/marcas com bons extras, especialmente na parte de segurança (Ateca por exemplo)

- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Sim, diariamente (bebe)

- Precisarás de levar carga com frequência?
Com alguma frequência sim

- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

Nesta fase uma vez que me encontro a trabalhar a partir de casa fora da cidade, faço menos, mas talvez em 10.000 a 15.000km por ano

- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Maior parte nacionais e municipais, e talvez 2 ou 3 vezes mensalmente auto-estrada (80km cada lado). Não estou a incluir viagens esporádicas de férias (Ex: Porto -> Algarve)

- Os consumos terão grande importância?
Não é a minha principal preocupação, mas quanto menos melhor :)

- A potência do motor terá grande importância?
Sim, este é um dos pontos que está adiar a minha decisão, estive mesmo para fechar com o Kia Sportage 2.0 136CV, mas tenho receio que 136CV seja pouco...

- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Sim, como disse em cima, especialmente estradas municipais.

- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Tenho desconto frota (ENI), tenho andado a pedir orçamentos para carros à volta de 35k-40k (já com desconto).

- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Apenas novo

Muito obrigado desde já pela ajuda :)

Dos sugeridos por ti, o Hyundai Tucson, sem dúvida! A estética é imbatível... O Mazda CX-5 seria a minha segunda opção, falam maravilhas do motor, mas as configurações ao nível estético, não são muito diversificadas, o que o torna um carro vulgar. O Seat Ateca, parece um carro de 2007, por fora e por dentro.

Obrigado madking :)

Também gosto muito do Tucson. Gasolina ou diesel?

O cx-5 não foi fechado na primeira visita ao stand mesmo por causa disso, muito básico em extras e estética (a Maria em termos de estética também foi o que gostou menos).

Estou a considerar sugestões de outras marcas/modelos também.

Pelo fórum não se fala muito no Sportage, não são bons?

- A potência do motor terá grande importância?
Sim, este é um dos pontos que está adiar a minha decisão, estive mesmo para fechar com o Kia Sportage 2.0 136CV, mas tenho receio que 136CV seja pouco...

Esse motor está muito castrado mas deve andar bem melhor que o 1.7 do tucson mesmo tendo menos 5 cv.

Em todo o caso tens o 1.6 turbo gt line com 177 cv. por 32K, carregado de equipamento.. a autohoje mediu um consumo médio de 8 l/100 para os km que fazes acho que era boa escolha o carro é muito bonito de resto.

Atualmente a escolha é tão grande que o melhor mesmo são umas visitas aos Stands durante os próximos tempos.
Estudar bem catálogos, propostas e equipamentos e depois então decidir.
O Qashqai deve ser alvo em breve de um refresh

Engraçado como o rei do segmento não está incluído na listagem, o Nissan Qashqai

Não é dos meus preferidos, para além disso vai sair a nova versão em meados Março 17 (pretendo trocar antes), e também considero que seja um modelo muito "batido" :) Tem outro pormenor que me fez riscar da lista, a motorização, a disel não pretendo comprar abaixo de 2.0

Esse motor está muito castrado mas deve andar bem melhor que o 1.7 do tucson mesmo tendo menos 5 cv.

Em todo o caso tens o 1.6 turbo gt line com 177 cv. por 32K, carregado de equipamento.. a autohoje mediu um consumo médio de 8 l/100 para os km que fazes acho que era boa escolha o carro é muito bonito de resto.

Foi o que pensei, não consigo perceber pq é que a Kia não lançou um modelo com 150/170cv para a versão 2.0 Gt line...quer-se dizer, eles até têm uma versão 185CV 4x4 mas segundo o comercial fica em mais de 50k... De qualquer das formas, o Tucson que ando a ver é a versão 2.0.

Essa versão a gasolina foi uma das que me cativou depois de ter encontrado o forum e ter começado a ler opiniões sobre carros a gasolina.

Da lista a minha escolha recaia no CX5, de seguida o Hyundai e iria ver tambem o Qashqai.

Cumps

Obrigado, e sem ser da lista, recomendas algum? :)

Atualmente a escolha é tão grande que o melhor mesmo são umas visitas aos Stands durante os próximos tempos.
Estudar bem catálogos, propostas e equipamentos e depois então decidir.
O Qashqai deve ser alvo em breve de um refresh

O problema é mesmo esse, há tanta variedade ehehe, mas ainda não encontrei um em que diga, é este :)

É hibrido, motor a gasolina e elétrico: http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Toyota/RAV4/P9009097/, também seria a minha escolha.

Sim eu sei que é hibrido, estava era a perguntar se o insight sugeria diesel ou gasolina (noutro modelo) :)

Ainda bem! É sinal que não se mexe por modas...

Por mim ia para o Kia Sportage 1.6 T_GDi 177cv (gasolina) versão GT-Line é grande máquina

:) É dos modelos a gasolina é o que me tem chamado mais atenção, a maria quer teto panôramico e o Tucson não tem na versão a gasolina nem na versão diesel com pack extra. (jante 19")

O SUV mais vendido na Europa e o VW Tiguan. Por 40k nao se arranja nada em Portugal?

Arranjar até penso que se consegue, mas muito básico ao nível de extras...Para além disso, segundo o comercial da marca a VW deixou de praticar desconto de frota para ENI, que no meu caso ajuda bastante em outras marcas pois permite-me usar o desconto em equipamento.

-----

Obrigado a todos pelas sugestões/opiniões.

Ainda continuo bastante indeciso sobre gasolina vs diesel para SUV no meu caso especifico, alguém me pode dar mais umas sugestões de forma a tentar esclarecer as minhas dúvidas?

....

Foi o que pensei, não consigo perceber pq é que a Kia não lançou um modelo com 150/170cv para a versão 2.0 Gt line...quer-se dizer, eles até têm uma versão 185CV 4x4 mas segundo o comercial fica em mais de 50k... De qualquer das formas, o Tucson que ando a ver é a versão 2.0.

Essa versão a gasolina foi uma das que me cativou depois de ter encontrado o forum e ter começado a ler opiniões sobre carros a gasolina.

.....

Ainda continuo bastante indeciso sobre gasolina vs diesel para SUV no meu caso especifico, alguém me pode dar mais umas sugestões de forma a tentar esclarecer as minhas dúvidas?

A kia tem uma politica um bocado estúpida nos motores disponibilizados ou então é condicionada pela Hyundai.

https://www.youtube.com/watch?v=O2Vu8gzg9E4
https://www.youtube.com/watch?v=A4Jd13eCjUY

Se andas a ver o Tucson e o Kia esses review se calhar ajudam-te... o Kia tem melhores interiores as prestações do 2.0 diesel do tucson são semelhantes ao Sportage...a diferença de preços e enorme não faz nenhum sentido a não ser que queiras mesmo o 4x4.

Eu configurei o Tiguan 1.4 TSI DSG Confortline com tecto panoramico, GPS, banco do condutor configuravel em 14 vias e massagem (para o passageiro mais 300 euros) e fica em 38 000 euros.

Se for possivel 34 000 com 5 anos de garantia. Senao ia para o Mazda CX-5

Quantos kms/ano?

10.000 a 15.000

Eu configurei o Tiguan 1.4 TSI DSG Confortline com tecto panoramico, GPS, banco do condutor configuravel em 14 vias e massagem (para o passageiro mais 300 euros) e fica em 38 000 euros.

Se for possivel 34 000 com 5 anos de garantia. Senao ia para o Mazda CX-5

Tens razão, inicialmente como só andava a ver diesel, os valores do Tiguan são bem mais altos...O Mazda o que me chamou foi a qualidade do motor, porque de resto não me chamou muito, muito simples em termos de extras (exteriores), mas possivelmente será dos melhores que anda por ai em termos de motoro.

A kia tem uma politica um bocado estúpida nos motores disponibilizados ou então é condicionada pela Hyundai.

https://www.youtube.com/watch?v=O2Vu8gzg9E4
https://www.youtube.com/watch?v=A4Jd13eCjUY

Se andas a ver o Tucson e o Kia esses review se calhar ajudam-te... o Kia tem melhores interiores as prestações do 2.0 diesel do tucson são semelhantes ao Sportage...a diferença de preços e enorme não faz nenhum sentido a não ser que queiras mesmo o 4x4.

Obrigado vou ver...Nem sabia que a Kia/Hyndai eram do mesmo grupo :/ pode ser a explicação...

Pelo que dizes, o Tucon 2.0 4x4 186cv tem a mesma pretação do Sportage 136cv?

Agora que falaste nisso da Kia vs Hyundai, faz sentido a Kia não comercializar o sportage 4x4 2.0 185cv cá em PT...

O Peugeot 3008 deve estar a chegar, acho que vale a pena esperar, vi um no verão e tem uma presença brutal e por dentro é diferente de tudo, se for para fazer 10 000 km/ano, a escolha certa é a gasolina, se for para fazer 15 000 km/ano, escolhe a diesel.

Cumps

Bem, como é habitual neste tipo de questões, puxamos a brasa à nossa sardinha. Neste caso, possuo 1 bmw X1 18d (modelo novo) e estou bastante satisfeito com ele. Em relação ao preço é que é preciso ter algum cuidado com os extras que se escolhem. De resto, gosto da estética do seat Ateca e VW tiguan, assim como o dos modelos da Kia e Hyundai (que devem ficar uns furos abaixo em qualidade, mas melhores no equipamento). O QQ, embora bonito, é um modelo 1 pouco batido nas nossas estradas.

O Peugeot 3008 deve estar a chegar, acho que vale a pena esperar, vi um no verão e tem uma presença brutal e por dentro é diferente de tudo, se for para fazer 10 000 km/ano, a escolha certa é a gasolina, se for para fazer 15 000 km/ano, escolhe a diesel.

Cumps

Vi esta semana esse modelo, esteticamente é muito bonito :)

Já há datas para lançamento?

Será entre 10.000 a 15.000 mais que isso não.

Bem, como é habitual neste tipo de questões, puxamos a brasa à nossa sardinha. Neste caso, possuo 1 bmw X1 18d (modelo novo) e estou bastante satisfeito com ele. Em relação ao preço é que é preciso ter algum cuidado com os extras que se escolhem. De resto, gosto da estética do seat Ateca e VW tiguan, assim como o dos modelos da Kia e Hyundai (que devem ficar uns furos abaixo em qualidade, mas melhores no equipamento). O QQ, embora bonito, é um modelo 1 pouco batido nas nossas estradas.

O meu pai tem 1 X1 18d também, eu actualmente conduzo um 320d, mas acho muito pequeno o X1, se bem que o do meu pai não é o modelo mais recente, ainda não experimentei o novo.

Em relação ao preço vs extras, esse é também um dos motivos de andar a tentar ver qual será a melhor escolha, tem de haver balanço, há coisas que não quero abdicar e há outras que estou disposto. Inicialmente tive a ver com mais atenção o Ateca, mesmo por causa disso, muito equipamento a um preço aceitável...mas depois retiraram a versão 150cv...Já o Tiguan pode ser bom e boa construção, mas para o nível de equipamento que trás face à concorrência...

Voltar
Superior