Ar condicionado quente ?!

claro que é, basta regular a temperatura que pretendes.

eu uso no verão e no inverno.

vantagens ? o carro não fica embaciado por dentro.

desvantagens, consumo ligeiramente superior.

de qualquer forma é recomendável pela mais valia na segurança e conforto.

Então e a chofagem?? Não funciona? no meu um click liga ac no quentinho, outro click desliga ac e vem o ar quente do motor tal como os carros sem ac.
Uma significativa redução de humidade no ar só pode ocorrer com o compressor do a/c a trabalhar. A "chofagem" apenas aquece o ar, não lhe retira humidade.

O melhor do AC é no inverno ...

O AC em si tecnicamente só dá ar frio , mas conjugado com o radiador da sofagem a quente faz com que saia ar quente mas seco ... o que é optimo para o habitaculo ficar seco e nao haver embaciamentos !

Na serra da estrela eu e uns amigos andamos na neve e como tal neve dentro do calçado e molhados , metemo-nos no carro e ficamos todos secos com o AC e sofagem no quente .

Uma significativa redução de humidade no ar só pode ocorrer com o compressor do a/c a trabalhar. A "chofagem" apenas aquece o ar, não lhe retira humidade.

Penso que não é retirada humidade no ar devido a ser por a/c. O aquecimento por si só, baixa a humidade relativa do ar.

Eu por exemplo, apesar de ter a/c, no inverno apenas uso a "chofagem" para aquecimento.

Penso que não é retirada humidade no ar devido a ser por a/c. O aquecimento por si só, baixa a humidade relativa do ar.

Eu por exemplo, apesar de ter a/c, no inverno apenas uso a "chofagem" para aquecimento.

Eu sei que com AC e sofagem em quente o ar é muito mais seco , de tal forma que desembacia num apice contrariamente se fosse sem AC ligado

Não necessariamente. Com a ventilação ligada e sem a/c, tudo o que estás a fazer é a inserir ar húmido e quente no carro. Pode ser quente, mas continua a ser húmido. Só se o ar vindo do motor atingir o ponto de evaporação da água (100ºC ou lá próximo) é que o ar quente também sai seco.

Eu sei que com AC e sofagem em quente o ar é muito mais seco , de tal forma que desembacia num apice contrariamente se fosse sem AC ligado

Eu acho que a diferença está na potência de aquecimento que é maior com a/c.

Não necessariamente. Com a ventilação ligada e sem a/c, tudo o que estás a fazer é a inserir ar húmido e quente no carro. Pode ser quente, mas continua a ser húmido. Só se o ar vindo do motor atingir o ponto de evaporação da água (100ºC ou lá próximo) é que o ar quente também sai seco.

Só para ilustrar o que estou a dizer, como podes ver pelo diagrama seguinte, se na rua estiver ar com 0ºC e 100% de humidade relativa e que seja aquecido até aos 15ºC (em que não há variação da humidade absoluta) já fica na casa dos 30-40% de humidade relativa. No caso de 20ºC já anda por 20-30%.

http://www.fao.org/docrep/x5027S/x5027SAG.GIF

Quanto maior a temperatura do ar, mais água este pode "conter".

Eu acho que a diferença está na potência de aquecimento que é maior com a/c.

Só para ilustrar o que estou a dizer, como podes ver pelo diagrama seguinte, se na rua estiver ar com 0ºC e 100% de humidade relativa e que seja aquecido até aos 15ºC (em que não há variação da humidade absoluta) já fica na casa dos 30-40% de humidade relativa. No caso de 20ºC já anda por 20-30%.

Quanto maior a temperatura do ar, mais água este pode "conter".
Exactamente. Conceitos básicos de termodinâmica.

Eu, regra geral, uso AC em dias de chuva/frio, apenas quando o vidro começa a embaciar. Ou então naqueles dias tórridos de verão. Regra geral, apenas ventilação normal. Com o AC ligado, o meu carro fica uma arrastadeita.

Última edição:
Voltar
Superior