Ar condicionado

A minha opinião é de que devias ir para o Mitsubishi Electric, para além da elevada fiabilidade, esta marca continua a ter peças para os seus modelos mais de 20 anos depois (foi um dos detalhes que me fez ir para um modelo desta marca), o que faz toda a diferença para as outras marcas, que só andam à volta dos 10 anos obrigatórios.

Acredito que sejam aparelhos que dão outras garantias.

A questão é que tenho aqui um orçamento de 6000€ e outro de 6600€ para Mitsubishi...

E se já num contexto normal dificilmente gastaria tal valor no sistema de AC, neste momento nem pensar.

Só duas notas para baralhar.

A tecnologia progride, tanto em ganho de eficiência ou aumento de funcionalidade.

O custo de um modelo que dura 10 anos talvez seja equivalente a um que dura 20 anos mas que custa o dobro. Já que no fim de vida perdeu o seu valor por completo. Embora isto só faça sentido em níveis de eficiência semelhantes.

Na linha dos Midea/Haier, vê os Samsung/LG.

No seguimento do meu post anterior, basicamente se um Haier/Midea me durar 10 anos e tiver que o substituir ao fim desse tempo, acabo por gastar o mesmo do que se colocar agora um sistema melhor pelo dobro do preço, com a vantagem de daqui a 10 anos certamente colocar um aparelho mais moderno e eficiente.

Samsung/LG tem preços similares, ou pouco superiores, ou manda-se para os preços do Mitsubishi?

No seguimento do meu post anterior, basicamente se um Haier/Midea me durar 10 anos e tiver que o substituir ao fim desse tempo, acabo por gastar o mesmo do que se colocar agora um sistema melhor pelo dobro do preço, com a vantagem de daqui a 10 anos certamente colocar um aparelho mais moderno e eficiente.

Samsung/LG tem preços similares, ou pouco superiores, ou manda-se para os preços do Mitsubishi?

Meti AC em 2019. Na altura a empresa com que trabalhei tinha Daikin, Mitsubishi e Samsung.
​​​​​​
os orçamentos para as duas primeiras eram muito aproximados, diria que a escolha se prendia com as características e funções de cada um.

A Samsung aposentava um valor de cerca de 25% mais barato e o Sr dizia que tinham boa qualidade e montava mesmo muitos, logo amostragem não lhe faltava.

Como escolhi a Daikin não posso ajudar nesse ponto.

Obrigado a todos. Do pouco que pude pesquisar, parece-me que a nível de funcionamento e eficiência são bons aparelhos. A questão será mais a fiabilidade a médio/longo prazo, mas, lá está, falamos de mais 3k, é muita pasta.

Não vi, desculpa.
Honestamente é caríssimo.

Os 3000€ aceitava agora 6000€?

Qual a area onde fica a unidade de 12? Só para me ajudares..

Na família há as três marcas. O Haier já tem uns anos, para aí quatro, e funciona bem, um compressor para 5 splits numa moradia pequena mas alongada. As queixas são o barulho do compressor, que felizmente está num local onde não se ouve, e este mês ter pifado uma das pens USB de WiFi que permitem controlar os aparelhos remotamente (mesmo fora de casa). Parece ser fácil de substituir, não se espera que seja caro.

Os Daikin e Mitsubishi são mais recentes e simples, e mais silenciosos. Mesmo com os compressores perto da janela, pode não se dar por eles.

Não vi, desculpa.
Honestamente é caríssimo.

Os 3000€ aceitava agora 6000€?

Qual a area onde fica a unidade de 12? Só para me ajudares..

Eu é que peço desculpa, pois afinal referi multisplit mas não indiquei a configuração.[;)]

Sim, tenho orçamento de 3000€ para Midea e o mais caro dos Mitsubishi 6600€.:sh)

Em principio devo mesmo avançar para o Midea.

Na família há as três marcas. O Haier já tem uns anos, para aí quatro, e funciona bem, um compressor para 5 splits numa moradia pequena mas alongada. As queixas são o barulho do compressor, que felizmente está num local onde não se ouve, e este mês ter pifado uma das pens USB de WiFi que permitem controlar os aparelhos remotamente (mesmo fora de casa). Parece ser fácil de substituir, não se espera que seja caro.

Os Daikin e Mitsubishi são mais recentes e simples, e mais silenciosos. Mesmo com os compressores perto da janela, pode não se dar por eles.

Tenho feito alguma pesquisa, e apesar de não se encontrar muita coisa, o que se diz é genericamente bom. Tanto a a Haier como a Midea são marcas com dezenas de anos de existência e parecem funcionar bem. Claro que não serão comparáveis com outras mais conceituadas, mas ficar com o AC a funcionar e com 3000€ no bolso parece-me bem.

Está tudo mais caro que há uns anos atrás, isso é certo, mas também há o factor montagem... Nalguns casos simples, noutros casos nem tanto. Pode distorcer um pouco a nossa visão aqui de um orçamento.

Em 2019 o meu Daikin era um 12+9+9 mais a unidade exterior e não foi dos mais fáceis montar. Ficou perto dos 3500 euros.

Está tudo mais caro que há uns anos atrás, isso é certo, mas também há o factor montagem... Nalguns casos simples, noutros casos nem tanto. Pode distorcer um pouco a nossa visão aqui de um orçamento.

Em 2019 o meu Daikin era um 12+9+9 mais a unidade exterior e não foi dos mais fáceis montar. Ficou perto dos 3500 euros.

No meu caso tenho orçamentos com valores de montagem absurdos e outros quase irrelevantes. É um 2° andar mas tem uma varanda comum no 1° andar que facilita a coisa. No orçamento mais em conta (Midea) já me disseram que não necessitam andaime, que era o que podia encarecer. Esse valor para o Daikin é passado, infelizmente. Agora mais 1000€ não chegam. :(

Tenho um apartamento e queria colocar ar condicionado na sala e nos 2 quartos. Pelo que tive a ver a melhor solução será uma unidade exterior multisplit. 12kbtu na sala e 9kbtu em cada quarto.
Há algumas empresas que recomendem na zona ade Gaia para fazer consultas? Vi no leroy um samsung wind free que me ficava sem montagem a cerca de 2200€. Parece um bom preço ou nem por isso?
Já agora como está aquela situação do estado do fundo ambiental? Alguém sabe?

Tenho um apartamento e queria colocar ar condicionado na sala e nos 2 quartos. Pelo que tive a ver a melhor solução será uma unidade exterior multisplit. 12kbtu na sala e 9kbtu em cada quarto.
Há algumas empresas que recomendem na zona ade Gaia para fazer consultas? Vi no leroy um samsung wind free que me ficava sem montagem a cerca de 2200€. Parece um bom preço ou nem por isso?
Já agora como está aquela situação do estado do fundo ambiental? Alguém sabe?

Atenção que a montagem pode ser cara, especialmente se não tiveres pré-instalação.

No meu caso, deverei optar por Midea, pois para além de me ter sido aconselhado por vários instaladores, pelas pesquisas que fiz é um dos maiores fabricantes mundiais e quem os tem está satisfeito.

Para uma 1 exterior e 4 interiores (12+9+9+9), o melhor preço que tenho é de 3150€ para o modelo Xtreme Save, que não é o mais barato da gama. Tenho pré-instalação, mas a montagem (já incluída) contempla o trabalho de desmontagem dos aparelhos antigos.

https://www.sgtmidea.com/produto/xtreme-save/

Um alerta que me fizeram, e que penso ser sensato, é que é preferível optar por uma empresa que venda e instale, pois caso contrário nas grandes superfícies vais comprar a eles e depois a montagem é feita por outra empresa, o que em caso de avaria/garantia pode causar dissabores. E olha que, pelo que tenho visto, não te fica mais caro.

Fundo ambiental, para já, não há nada, só há orçamento (https://www.fundoambiental.pt/listag...ambiental.aspx)

Como sou da região de Lisboa não te consigo ajudar em termos de empresas da tua zona.

Última edição:
Obrigado a todos. Do pouco que pude pesquisar, parece-me que a nível de funcionamento e eficiência são bons aparelhos. A questão será mais a fiabilidade a médio/longo prazo, mas, lá está, falamos de mais 3k, é muita pasta.

Segundo os testes da Revista Proteste em 2022 às diferentes marcas, tens a Daikin, LG, Mitsubishi e Toshiba, com classificação de muito boa qualidade e boa qualidade, tendo em conta a avaliação dos diferentes parametros. Depois com Qualidade Média tens a Samsung, Hisense, Midea e Panasonic. Depende também dos modelos/ gamas em teste, tem um modelo da Samsung que ficou classificado com má qualidade! Os testes realizados por eles, valem o que valem.

Eu na minha casa coloquei Mitsubishi exterior e duas unidades interiores, e não chegou aos 3.000€ em maio de 2021. A diferença de preço para os Midea andava na casa dos 300/400€, por isso acho que 3.000€ de diferença bastante entre as 2 marcas, podes partilhar os modelos em causa? Faz como eu, pede pelo menos 5 orçamentos para veres se determinado instalador não se está a esticar no preço! Procura recomendações junto de amigos e conhecidos, empresas da tua zona que trabalhem bem.

Segundo os testes da Revista Proteste em 2022 às diferentes marcas, tens a Daikin, LG, Mitsubishi e Toshiba, com classificação de muito boa qualidade e boa qualidade, tendo em conta a avaliação dos diferentes parametros. Depois com Qualidade Média tens a Samsung, Hisense, Midea e Panasonic. Depende também dos modelos/ gamas em teste, tem um modelo da Samsung que ficou classificado com má qualidade! Os testes realizados por eles, valem o que valem.

Eu na minha casa coloquei Mitsubishi exterior e duas unidades interiores, e não chegou aos 3.000€ em maio de 2021. A diferença de preço para os Midea andava na casa dos 300/400€, por isso acho que 3.000€ de diferença bastante entre as 2 marcas, podes partilhar os modelos em causa? Faz como eu, pede pelo menos 5 orçamentos para veres se determinado instalador não se está a esticar no preço! Procura recomendações junto de amigos e conhecidos, empresas da tua zona que trabalhem bem.

Já tenho 5 orçamentos, e um 6º daqueles online que nem vale a pena, tal o preço descabido.

Dos que contemplam Mitsubishi, os valores são efetivamente demasiado elevados.

Atenção que eu tenho uma máquina exterior para 4 interiores, ou seja, tens uma máquina exterior mais potente e mais 2 splits. Basta ver naqueles sites com preços a diferença entre um 1x2 e um 1x4.

Mas estou a juntar propostas e a analisar, na certeza, porém, que dificilmente irei para a Mitsubishi dada a diferença de preços.

Já agora, o Midea Xtream Save foi considerado pela Proteste a escolha acertada, mas, lá está, vale o que vale.

Orçamentos MItsubishi:
6.600,00€
6.200,00€
5.990,00€
4.700,00€​

(de Maio de 2021 até agora o contexto mudou substancialmente)[;)]

Última edição:
Voltar
Superior