Ar Condicionado

insyspower

New member
Boas, os ventiladores só renovam o ar, não aquecem nem esfriam o ar, o que pode ser o problema mais comum e como resolver?
O manómetro de temperatura da água, dá sempre a mesma temperatura (parece estar avariado).
A seleção de frio/quente, roda mas a temperatura que renova o ar é igual á temperatura ambiente sempre, se estiver frio dá frio, se estiver quente dá quente. Também quando chove á muito embaciamento/condensação interior, e quase não se vê para o exterior, por exemplo ontem choveu muito, e tive de deixar de conduzir, já não havia condiçoes de visibilidade para o exterior o que é muito perigoso.

Last edited:
Bom.... Vou usar este tópico para fazer a questão, provavelmente vai andar aqui perdido...

Tenho dúvidas quando ao funcionamento eficaz do AC das minhas duas viaturas, mas era mau demais estarem as duas com "problema".

Nestes dias de calor dos 40 graus parece-me que não arrefecem tanto quanto faziam antigamente.

Comprei uns termometros com sensor em fio e pendurei o sensor dentro da grelha de ventilação frontal do habitáculo.

Em ambas as viaturas a temperatura mínima que regista quando tenho o frio na temperatura mais baixa possível anda a rondar 5 a 7 graus.

Será este valor o normal ou deveria ser mais frio?

Pode baixar mais uns graus.

O filtro de habitáculo está em condições? E o desumidificador? Qual a pressão em repouso e carga?

Pode baixar mais uns graus.

O filtro de habitáculo está em condições? E o desumidificador? Qual a pressão em repouso e carga?
Obrigado, vou mudar os filtros do habitáculo, já os mandei vir, mas obviamente não tenho competência para mais terei que ir a um profissional.

Só sei que em ambos o ano passado fui á Norauto fazer aquele carregamento básico e em uma das viaturas o papel disse que só tinha 30 e tal gramas iniciais...

Qual seria a temperatura ideal de referência?

Bem... Acabei de marcar um serviço numa desses talhos com tapa fugas incluido.

Assim comparo a quantidade de gás que foi colocado em relação ao ano passado.

Depois para a revisão em Janeiro tenho de pedir á oficina que verifique o AC.

Tapafugas no sistema de AC? Assim não há milagres. Vai piorar a eficiência. Segue-se o compressor, condensador e radiador entupido.

eblase se poderes dar a tua opinião enquanto profissional e Free-Of-Charge:

No ano passado levou 10 gramas (eu é que pensei que só tivesse 10 gramas)
Este ano levou 2 gramas e 2 gramas supostamento do tapa fugas.

Ontem, com 42 graus na rua e 55 no habitáculo, dentro das tubagens do AC junto à grelha central, a temperatura minima atingida apenas com o carro ao relantim foi de 9 graus e pouco.
Depois em estrada baixou de facto aos 5 mas a sensação era de ar fresco, mas que poderia ser mais fresco dentro do habitáculo (vinha de 55 graus).

Agora depois do "carregamento", ficou praticamente igual, engraçado é que a temperatura minima dentro da grelha já chegou aos 4,8 mas lá fora estavam 33 graus e a viatura tinha estado à sombra nas ultimas horas.

Portanto: é mudar o filtro do habitáculo e não mexer mais, certo?

Já agora, 156 euros por 2 gramas (mais 2 gramas?). Alguém sabe o preço de mercado da grama de coca?

Boa sorte

boa.jpg

Já agora, 156 euros por 2 gramas (mais 2 gramas?). Alguém sabe o preço de mercado da grama de coca?

no meu caso não colocaram tapa fugas, mas faz 2 ou 3 semanas, o serviço que foi feito (CLK270):
remoção gás antigo
lubrificação circuito
teste fugas com UV
recarga gás novo
75€

Tenho repetido pelos tópicos deste fórum.

Quantas vezes carregaram o frigorifico lá de casa? Nenhuma? Se não tem fugas, não perde gás.

O mesmo se passa com os automóveis. Se é preciso carregar, tem fuga. Se gostam de andar a gastar 70€(ou mais se for R744 ou o mais baratinho R1234yf) todos os anos, é convosco. Depois não se admirem que o compressor berrou.

Percebo a ideia.

Na realidade no meu caso nem deveria ter nada se calhar foi apenas psicológico.

Mas um automóvel está sujeito a forças aplicadas que um frigorífico não está.

Obviamente que todo o circuito deve estar dimensionado para aguentar, mas...

Ainda agora apanhei com condensador com fuga e o AC ainda a funcionar. Cliente recusou orçamento porque ainda funciona. [:D]

Aproveito este tópico para também fazer uma pergunta sobre este tema.

Para o AC fazer calor sei que é necessário esperar uns minutos até que o motor do carro aqueça mas em relação ao frio é normal começar a fazer um pouco mais de frio ao fim de cerca 5 minutos do carro estar a trabalhar?

esse sintoma geralmente indica fuga no sistema, ou seja, pouco gás, e como tal demora a fazer frio ...

O sistema de AC só é estanque na teoria. Na pratica, ao fim de uns 2-3 anos (se for mesmo bem construido!!) começa a perder aqui e ali. Ao fim de 10 anos, apesar de não ter exactamente o mesmo gás que tinha em novo, funciona, está bom e recomenda-se.
Quem anda atrás de fugas de 2-3% ao ano, bem pode enterrar dinheiro que o mais provável é a fuga passar a 4-5% depois de tudo reparadinho em condições com valvulas, compressores, condensadores, filtros, borrachas e tudo o resto tudo novo do bom e do melhor [:D]

Boa sorte com o parte-compressores. Desculpa, tapa-fugas, esqueci-me de actualizar o auto-correct.

Back