Armas de ar comprimido (pressão de ar)

jomaso

Well-known member
Pretendo adquirir uma carabina de pressão de ar (vulgo espingarda de chumbos), mas não sou entendido na matéria nem tenho noção do bom ou mau equipamento/negócio.
Pelo que já vi, os calibres são basicamente dois: 4,5mm e 5,5mm.
Há por aqui alguém entendido na matéria que me possa esclarecer sobre este tipo de equipamentos?

Eu tenho uma diana espanhola, custou cerca 200€ no ano passado e é entrada de gama. Parece-me jeitosa mas tb não sou mestre na matéria.

Tb ando à procura de uma para dar uns disparos na quintarola.
Sempre tive a ideia que as Diana são do melhor. A Diana 35 sempre foi a arma a ter pelo que estou mto inclinado para uma Diana.

Se houver marcas mais em conta e com qualidade digam!

Depende muito do que queres fazer, é para a brincadeira? Qualquer 4.5 articulada serve. Gammo/Diana, etc.

Se for para brincadeira mais séria, ia para uma 5.5 com cano fixo mas com uma boa mola.

Modifiquei uma que tinha com uma mola de 45j e tive de deixar de usar miras telescópicas, ela dava-me cabo delas com o recuo.

As 5.5 também dão para umas brincadeiras com cápsulas de comprimidos e pólvora/fulminante.

Alguns vão achar piada, mas tenho um grave problema com pombas que dormem no telhado da casa e estão na verdade a borrar-me o tecto todo e varandas.
Disseram-me que o ideal para o que pretendo é o calibre 5,5mm.
Acham que o calibre de 4,5mm é suficiente?
Que manutenção tem este tipo de equipamento?

eu tenho uma norica 4.5 já à uns bons anos, e para mim é a melhor marca do mercado
o modelo da minha já não existe, era o modelo silver, e acima só o modelo gold que um amigo meu tem
a carabina dele é tão potente que teve ue comprar uma mira para carabina de caça, porque estava sempre a desafinar, tal era a força da mola
ele fazia uma coisa engraçada, que era meter bastante wd40 no cano e depois disparar, parecia um tiro de caçadeira[:D]

Alguns vão achar piada, mas tenho um grave problema com pombas que dormem no telhado da casa e estão na verdade a borrar-me o tecto todo e varandas.
a manutenção é o normal, que é a limpeza e lubrificação
se conseguires arranjar chumbos redondos, como as esperas, é do melhor

Não era mais fácil comprares daquelas tiras anti-pombo e colocar no telhado.

Isso que queres fazer tb é ilegal, cuidado. Se alguém vê e chama a polícia vais ter chatices.

As 4.5mm normais não são suficientes.

a manutenção é o normal, que é a limpeza e lubrificação
se conseguires arranjar chumbos redondos, como as esperas, é do melhor

Esferas numa pressão de ar com cano estriado é meio caminho andado para dar cabo do cano.

Existem chumbos próprios para caça mas embora se possam comprar penso que é proibido o seu uso para caça.

Esferas numa pressão de ar com cano estriado é meio caminho andado para dar cabo do cano.

Existem chumbos próprios para caça mas embora se possam comprar penso que é proibido o seu uso para caça.

É isto?

gamo_match_large.jpg

Cheguei a caçar um pássaro do tamanho de uma pomba com estes - no estrangeiro - mas apesar de lhe ter dado 3 chumbos ( o último à queima roupa para ver se morria ) ele fugiu a voar... :sh)

Jurei nunca mais caçar pássaros.

Last edited:
É isto?

gamo_match_large.jpg

Cheguei a caçar um pássaro do tamanho de uma pomba com estes - no estrangeiro - mas apesar de lhe ter dado 3 chumbos ( o último à queima roupa para ver se morria ) ele fugiu a voar... :sh)

Jurei nunca mais caçar pássaros.

Esses são os chumbos normais, podes ir ao site da Gamo e vês a variedade que eles têm.

Pode-se comprar/ter uma arma dessas sem qualquer problema?

Desde há uns anos para cá a lei mudou, penso que agora nem as pressões de ar se possam comprar sem uma licença.

O melhor é consultarem este site ou ir a um armeiro.

As armas » Perguntas Frequentes

Desde há uns anos para cá a lei mudou, penso que agora nem as pressões de ar se possam comprar sem uma licença.

A minha só saiu da Loja com os meus dados todos e fotocopia do BI... O Armeiro disse-me que era obrigatório o registo mas tb não fui confirmar. Não recebi nenhuma licença.

Não era mais fácil comprares daquelas tiras anti-pombo e colocar no telhado.

Isso que queres fazer tb é ilegal, cuidado. Se alguém vê e chama a polícia vais ter chatices.

NunoMCCII, que tiras são essas?
A questão é que o telhado tem um acesso dificil, e ao fim de algum tempo teria de voltar a colocar essas tiras (?).

Back