As Minhas Multas

Quando dizes "estes fixos" referes-te a alguns em especial ou a todos?

Pergunto porque passo por radares fixos todas as semanas ligeiramente acima da velocidade máxima e nunca me chegou nada a casa. É certo que o jogo pode ter mudado agora, o que me leva a refrear a velocidade nessas zonas, mas até aqui, zona de 70, p.e., ia a 80/85 de ponteiro e nada. Mesmo nas AE ali em torno dos 130, com excepção do radar da A23 ao pé da saída para Tomar (acho eu:confused:) sentido N/S que o meu Pai já foi apanhado aí a 128 (após subtracção do erro de radar).

Há dois descontos que deves fazer. Da velocidade de ponteiro para a velocidade que és controlado, e depois para a tolerância da máquina. No meu caso, lembro-me do dia, e que ia a 120 de ponteiro, e a velocidade relevante para a multa foi de 109km/h.

Fiquei a saber que a 120 o meu carro tem um erro de 5km/h[:D]

Que me recorde, apanhei 3 multas de velocidade, todas graves (120 paus) e basicamente foram: 71 numa zona de 50, 101 numa zona de 70 e 131 numa zona de 100. Felizmente foram espaçadas ao longo do tempo e nunca foi preciso entregar a carta. Tenho andado a portar-me bem, a última já foi prai em 2018.

Há dois descontos que deves fazer. Da velocidade de ponteiro para a velocidade que és controlado, e depois para a tolerância da máquina. No meu caso, lembro-me do dia, e que ia a 120 de ponteiro, e a velocidade relevante para a multa foi de 109km/h.

Contar com o erro do radar é o que se chama contar com o ovo no cu da galinha. Se o radar diz que ias 115km/h e que o erro é de 5km/h, quer dizer que a velocidade real do carro era entre 110 e 120km/h. Como em Portugal temos um sistema jurídico que assenta na presunção de inocência e que, em caso de dúvida, favorece-se o réu, penaliza-se pelo valor mais baixo, pois o radar só consegue provar que o réu iria a pelo menos essa velocidade. Ou seja, se fores a 115km/h reais, o radar com erro de 5km/h a essa velocidade vai apresentar um valor entre 110km/h e 120km/h. Ou seja, vai obter um valor entre duas situações limite; 1) 120km/h, que deduzindo o erro fica 115km/h (igual à real) e protegendo o condutor e 2) 110km/h, que deduzindo o erro, vai dar 105km/h, beneficiando o condutor.

Não foi multa, mas sim uma coima decorrente de uma contraordenação 😉
As multas são de cariz criminal.

Facto, sendo que uma é aplicada por um orgão administrativo e a outra, aplicada por um orgão judicial e se não cumprida, pode converter-se em pena de prisão. [;)]

Última edição:
Eu passo lá sempre a 80 e até hoje...

Possivelmente está abaixo do trigger, que pode não ser a 75 reais nem 80, talvez 85 por ex.

Seja como for, aquilo era giro era nos primeiros dias, em 2011, opah, só flashes [:)]

Lá ia eu ali a 70 e parecia que ia parado...só malta a passar a 90/100, cada clarão [:D]

Multas...

Novembro de 1998, Rio de Mouro, falta de documentos, 5 contos.

Março de 2012, Vendas Novas, falta de documentos, €30;

Verão de 2018, aeroporto de Lisboa, abandono de veículo em zona de paragem, €19,95.

CV bem fraquinho. [:)]

Não contando com as da E.M.E.L., apenas tive uma de excesso de velocidade, no já longínquo ano de 1999, na N2 na zona de Montargil.

Fui caçado a 94 em zona de 70.

O Luís já te explicou a cena das tolerâncias. Há muitos anos pensava assim como estás a dizer, mas depois alguém me explicou como se processa.

Segundo o Waze, o meu a 120 vai a 116.

Se até as levezinhas são levam 60 paus no lombo, não bastando a roubalheira e asfixia a que estamos cada vez mais a ser sujeitos enquanto automobilistas, só posso incentivar a que nem uma única multa fique por contestar, a ver se o sistema entope de vez. Chega de tanta passividade e de limitar os protestos a pseudo-petições online sem qualquer efeito legal ou prático.[8b]

Cada multa contestada a mais, é uma ajuda para todos. Quem com ferros mata...

Até hoje tenho 2 multas graves no CV.
Eixo N/S, sentido Lisboa-Almada, radar móvel da PSP na berma de quem entra vindo da Radial de Benfica. Apanhado a 98 km/h, já com desconto, numa zona de 60, num feriado, vazio de trânsito.

A segunda foi 72 km/h numa zona de 50, dentro da localidade, à saída do túnel da Quinta do Conde em que os meninos estavam parados na parte de cima a apanhar quem saía do túnel.
Não há pessoas a circular, está delimitado com blocos de cimento, mas a velocidade era de 50 km/h.
Até apanharam alguém que se mexeu e bem e agora a velocidade é de 70 km/h.

não sei se é para contabilizar tudo ou só de radares mas cá vai.
de salientar que algumas assumi e paguei, outras impugnei (das quais só uma teve seguimento até decisão em tribunal) e outras não fui eu.

- excesso de velocidade tunel campo grande-LX, radar movel, não soube a quanto ia em local de 50
- excesso velocidade av. gago coutinho-LX, radar movel, cerca de 90km/h em local de 50
- excesso de velocidade av. dos combatentes-LX, radar movel, cerca de 140km/h em local de 50

- 1x sem ipo
- 3 ou 4x estacionamentos
- 1x sem cinto de segurança
- 1x buzinar sem motivo
- 1x sem capacete
- 1x levantar roda

já agora, com e sem culpa:

- 4 ou 5x quedas ligeiras de mota (sem contabilizar no mato)
- 2x acidentes de mota (1 grave)
- 2x despistes de carro (ligeiros apenas com poucos danos materiais)
- 3x acidentes (ligeiros apenas com poucos danos materiais)

que nódoa de condutor:sh)[:D]

Se até as levezinhas são levam 60 paus no lombo, não bastando a roubalheira e asfixia a que estamos cada vez mais a ser sujeitos enquanto automobilistas, só posso incentivar a que nem uma única multa fique por contestar, a ver se o sistema entope de vez. Chega de tanta passividade e de limitar os protestos a pseudo-petições online sem qualquer efeito legal ou prático.[8b]

Cada multa contestada a mais, é uma ajuda para todos. Quem com ferros mata...

Não percebi.
Pisas o risco, és multado. Há casos de digamos injustiça mas podes sempre contestar.

Agora numa zona de 120 passas a 180 vais contestar o quê?

Voltar
Superior