As praxes deviam ser proibidas?

As praxes deviam ser proibidas?

• Sim, as praxes devem ser proibidas

Votos: 38 38,8%
  • devem ser combatidas, mas não proibidas

Votos: 4 4,1%
  • devem apenas ser regulamentadas e vigiadas

Votos: 31 31,6%
  • deixemos os estudantes em autoregulamentação

Votos: 15 15,3%
  • devem ser promovidas

Votos: 10 10,2%
  • não sei, não vi, não estava lá, outras hipóteses

Votos: 0 0,0%

• Total de eleitores
    98

lll

New member
O ministro do ensino superior, Manuel Heitor, considera as praxes uma pratica fascizante e que deve ser alvo de um combate cerrado.

Não chega a defender a sua proibição.

Nas forças armadas estão proibidas as praxes.

Pessoalmente acho que deviam ser proibidas, concordam ou não com uma eventual proibição das praxes?

As praxes são levadas a cabo pelos maiores medíocres da sociedade estudantil. Não passam de uns frustrados oportunistas que, não tendo normalmente qualquer credibilidade, aproveitam-se dos mais débeis para se autopromoverem. Não passam de uns bêbados imbecis!

Devem ser incentivadas... Gostei das praxes e de praxar [kiss]
Promoveu em muito a minha vida social, fiz carradas de amigos/as, etc. Se o tempo voltasse a trás tornava a participar de novo, gostei bastante.

Mas também conheci pessoal que não gosta e que se tenha recusado a participar... temos que respeitar

As praxes são levadas a cabo pelos maiores medíocres da sociedade estudantil. Não passam de uns frustrados oportunistas que, não tendo normalmente qualquer credibilidade, aproveitam-se dos mais débeis para se autopromoverem. Não passam de uns bêbados imbecis!

Se as generalizaçõe matassem, tu estavas morto e enterrado!

...embora, em muitos casos, tenhas alguma razão [:D][:D][:D]

Fui praxado e adorei, tal como há quem tenha sido praxado e odeiado.

Pelo simples facto da praxe ser facultativa e não obrigatória, não deveria ser proibido.
Quem quer ser praxado, é praxado, quem não quer ser praxado não o é. Ponto final.
Nem percebo porque raio é que há uma discussão em torno disto.

Eu pessoalmente adorei. O convivio em torno da praxe foi absolutamente fantástico. Ao fim do segundo dia de praxe já tinha feito mais de 40 amigos novos. 15 anos depois continuo amigo de quase metade destas pessoas.

São brincadeiras, que podem ser parvas ou não, mas em última análise feitas com consentimento por jovens Adultos.
Logo, como tantas outras coisas parvas, acho que a liberdade de ser parvo não deve ser regulamentada.

Já existe legislação contra atentados à integridade física e sexual, se algo houver de errado, pode-se fazer queixa com às autoridades e recorrer aos mecanismos já existentes.

Não acho que deva ser proibida, mas cada faculdade é diferente. Não tive problema nenhum quando fui praxado, não achei que tenha promovido a minha integração estudantil mas também não houve qualquer tipo de abuso e algumas brincadeiras tiveram piada. Regulamentada, provavelmente, principalmente nas faculdades onde têm acontecido os abusos, para evitar as que tanto têm acabado mal. É que há muito estúpido com a mania que está no topo de algum tipo de hierarquia que lhe dá poderes, e um estúpido com poder dá sempre m*rda.

Se as generalizaçõe matassem, tu estavas morto e enterrado!

...embora, em muitos casos, tenhas alguma razão [:D][:D][:D]
São as generalizações e a mania de as vir apontar. Claro que quando se generaliza se considera que existem excepções e nem vale a pena referir isso. Chamar a atenção para esse facto é deitar conversa fora só para ter que dizer... Qualquer lei tem sempre excepções mas não são as excepções que são importantes!

o problema das praxes é que na actualidade já vão para lá das brincadeiras, e os exageros já se estão a tornar fatais como já aconteceu diversas vezes, portanto se o pessoal que está a praxar não sabe quanto deve parar e quer ir alem e depois corre mal, assumir responsabilidades tá quieto...

portanto a meu ver na actualidade com as mentalidades que por ai andam deviam erradicar as praxes definitivamente...

tradições são uma coisa, mas isto já chegou ao cumulo da estupidez , portanto se não sabem cumprir as coisas dentro da tolerância, acaba-se com as coisas de vez...

São as generalizações e a mania de as vir apontar. Claro que quando se generaliza se considera que existem excepções e nem vale a pena referir isso. Chamar a atenção para esse facto é deitar conversa fora só para ter que dizer... Qualquer lei tem sempre excepções mas não são as excepções que são importantes!

Pois...então também vou generalizar

Quem não gosta ou acha que deve ser proibida, são uns coninhas da sociedade que não sabem viver em grupo, são uns anti sociais, e para eles fazer amigos é pedir amizade no facebook, com toda a certeza estas mesmas pessoas tem inveja de não conseguirem olhar outra pessoa nos olhos e dizerem um simples não.
Também aposto que para estas pessoas um bom programa de fim de semana é estar fechado num quanto sozinho em frente ao computador.
#coninhasgona****te

Se as praxes devem ser proibidas? Não. É um acto de livre-arbítrio, só vai quem quer.

Então devem ser permitidas praxes violentas/degradantes/ofensivas? Não, devem estar ao coberto da lei do direito à integridade física e do respeito.

Se são positivas? Podem ser, se decorrerem com base no respeito e no espírito de amizade.

Se têm pontos negativos? Podem ter, uma vez que são promotoras da leviandade de vida e do desprezo dos valores e da dignidade (álcool, drogas, comportamentos desviantes, degradação de personalidade).

Se fazem sentido? Não, pois baseiam-se numa pseudo-hierarquia inexistente, apenas existente na cabeça dos "veteranos", pois os "caloiros" (termos entre aspas pois não os reconheço como classificativos de pessoas que se encontram na mesma circunstância) não são menos que os restantes, são exactamente o mesmo. É curioso que os jovens aceitem e interiorizem esta hierarquia quando sabemos que desprezam outras bem mais legítimas e indiscutíveis.

Se são benéficas para a integração? Podem ser, mas a integração é relativa, pois só interessa se for integração em algo bom. Integração em maus grupos não é desejável.

Que concluo?
Concluo que apesar de serem uma demonstração de imaturidade por parte dos estudantes universitários, o que me leva a crer que o grau de maturidade da juventude de hoje diminui com a progressão lectiva, uma vez que no Básico e Secundário não costumam existir praxes e os alunos das referidas fases são normalmente bem mais maduros, de não terem basicamente fundamento algum, não devem ser proibidas uma vez que a adesão às mesmas é facultativa. Porém, devem sem dúvida ser vigiadas e sujeitas à regulamentação e lei mais básica, no sentido de se evitarem desastres e de se proteger a integridade física e moral de quem nelas participa.

Última edição:

Quem não gosta ou acha que deve ser proibida, são uns coninhas da sociedade que não sabem viver em grupo, são uns anti sociais, e para eles fazer amigos é pedir amizade no facebook, com toda a certeza estas mesmas pessoas tem inveja de não conseguirem olhar outra pessoa nos olhos e dizerem um simples não.
Também aposto que para estas pessoas um bom programa de fim de semana é estar fechado num quanto sozinho em frente ao computador.
#coninhasgona****te
Acabaste de demonstrar a pequenez e falta de saber estar dos praxistas! Mas como és um puto - ou pelo menos comportas-te como tal - nem vou levar em consideração...

#coninhasgona****te

com esse discurso da treta, tens quê?? 10 anos de idade???:sh)

o problema das praxes é que na actualidade já vão para lá das brincadeiras, e os exageros já se estão a tornar fatais como já aconteceu diversas vezes, portanto se o pessoal que está a praxar não sabe quanto deve parar e quer ir alem e depois corre mal, assumir responsabilidades tá quieto...

portanto a meu ver na actualidade com as mentalidades que por ai andam deviam erradicar as praxes definitivamente...

tradições são uma coisa, mas isto já chegou ao cumulo da estupidez , portanto se não sabem cumprir as coisas dentro da tolerância, acaba-se com as coisas de vez...

Subscrevo na integra!apr:)

#coninhasgona****te
Uma coisa é certa, tu não passas de um ordinário.

Nem é para levares, tens é que estar bem com as tuas ideias e eu com as minhas. Isto não é para convencer ninguém a gostar de praxes ou a detestar.

Eu gostei e tive uma experiência positiva, só isso.

com esse discurso da treta, tens quê?? 10 anos de idade???:sh)

Não, estava apenas gozar com a situação.

Assim como alguém fez a generalização de que quem participa nas praxes são os medíocres da sociedade estudantil, eu generalizei dizendo que quem não participa são uns anti sociais e coninhas

Uma coisa é certa, tu não passas de um ordinário.

Não sei de que tempo és, mas já Eça de Queirós escreveu sobre as praxes, e também te digo, nesse tempo até os professores eram praxados antes de poderem dar aulas.

É a tua ideia sobre mim, não me conheces, mas podes ter a tua ideia

Voltar
Superior