LuisCapelo
New member
espreitar não, rezar.e depois ir lá abaixo de vez em quando espreitar se ainda tá tudo no mm sítio..
espreitar não, rezar.e depois ir lá abaixo de vez em quando espreitar se ainda tá tudo no mm sítio..
as maneiras controladas é mete-las dentro de um caixote de chumbo...
enfiá-las num buraco fundo (e.g., mina abandonada)
e depois ir lá abaixo de vez em quando espreitar se ainda tá tudo no mm sítio..
espreitar não, rezar.
É muito mais fácil guardar de forma segura os residuos nucleares do que controlar todo o dióxido de carbono que já libertámos e que ainda vamos libertar.
Não era necessário preencher todos os telhados com paineis fotovoltaicos para termos preenchidas todas as nossas necessidades de energia, o problema é o custo.
Já a energia solar térmica é a energia mais barata que temos, não dá é muito jeito transformar em electricidade em nossa casa. Já deviamos era ter centrais solares térmicas para produzir energia eléctrica tal como Espanha tem perto de Sevilha.
Falta de energia barata não temos, é só escolher entre energia solar térmica e energia nuclear. Só que infelizmente os governos dependem muito dos produtos petrolíferos, esse é que é o principal problema...
Um sistema bem instalado tem sempre um backup a gás, já para prever essas situações e também picos de consumo.
Além de que se tiveres um sistema de aquecimento central, dificilmente consegues autonomia com solar térmico sem que gastes uma quantia astronómica em painéis solares.
Não é bem assim, a ideia de que não servem de nada os painéis solares térmicos quando as temperaturas estão baixas é errada. Basta ver que na Alemanha e na Áustria, por exemplo, são amplamente utilizados. Não se esqueçam que funcionam com a radiação solar...
O apoio a gás funciona apenas para o circuito secundário, para quando a temperatura desce além do estabelecido e este apoio pode ser tb eléctrico ou mesmo a pellets (=energia renovável).
O fluído do circuito primário não congela por ser uma mistura de glicol e por ter uma bomba de circulação para evitar o congelamento.
Paineis Fotovoltaicos nos telhados prenchem todas as necessidades de energia!!!!![]
Faz os calculos de um telhado de um predio pequeno, por exemplo com 500m2 de telhado e só cinco andares com apenas 2 apartamentos por andar, ou seja 10 apartamentos, e depois vê qual o consumo diario que fica para cada apartamento.
Tinhas que deitar fora a maior parte dos electrodomesticos que nos rodeiam.
Se fizeres os calculos para um predio com um telhado com 1000m2 e 20 andares e 4 apartamentos por piso, chegas rápidamente à conclusão que os paineis fotovoltaicos tem um rendimento insignificante para os 80 apartamentos.
Eu acho que o futuro passa por soluções "fora da caixa", muita micro-produção, produção descentralizada, uso de resíduos florestais e lixos para gerar energia (não esquecer os incêndios florestais por causa da falta de limpeza e que algumas lixeiras JÁ produzem electricidade com geradores abastecidos a gases como metano).
Como em muita coisa neste mundo, acredito que estamos num limiar de mudança!!!
Correcto, o fluido para aquecimento da casa não congela, mas o que eu referi foi a àgua para tomar um duche, e se os paineis tiverem com neve e gelo, a àgua não circula nos canos até ao chuveiro.
E porque é que estás só a considerar prédios? E as casas, indústrias, centros comerciais, etc...
Mas eu faço-te as contas.
Em Portugal a energia solar recebida anualmente é mais ou menos de 2000 kWh/m2.
Se um painel fotovoltaico tiver uma eficiência de 20% temos 400kWh/m2
500 m2 dão 500 * 400 = 200 000 kWh.
Eu acho que gasto em minha casa mais ou menos 5000 kWh por ano.
Ora bem, se 10 apartamentos gastarem o mesmo que eu dá 50 000 kWh, ou seja, apenas 25% da energia fornecida pelos painéis solares fotovoltaicos.
Ainda sobra muito para alimentar o futuro automóvel eléctrico. [kiss]apr![]()
1. A queima dos residuos florestais não vai libertar gases, nomeadamente CO e CO2?
2. Se formos para processos mais avançados como a Micro-geração em que até o calor dos gases de combustão é aproveitado, conseguem-se resultados interessantes mas quanto custa implementar um sistema de Micro-geração? Muito.
Como???:sh)
Epá, isso é que era bonito, está a nevar, já não há água no chuveiro...
E que tal se fizesses uma pesquisa na net para ver como é que os paineis solares realmente funcionam?
1. Sim, liberta. Mas se pensares bem é um CO/CO2 renovável por causa da fotossíntese.
2. Há algumas soluções muito interessantes na calha, algumas das quais são ovos de Colombo devido à sua simplicidade!!!
Onde foste buscar 2000KW por hora por m2? Isso tinhamos o planeta Terra em brasa!
Não conheço nenhum sistema de aquecimento de àguas sanitarias que funcione só com energia Solar que consiga obter àgua quente num dia de Inverno com temperaturas abaixo de 0ºC.
Mas pode ser que tu saibas fazer milagres.
Existem sim sistemas que o fazem, mas gastas gás natural ou electricidade.
Térmicos.
Fotovoltaicos, não.
porque as radiações nucleares ficam cá até depois da humanidade desaparecer, enquanto que uma barragem rebentada não passa de muito mais do que isso. um planeta contaminado pela radiação é um planeta irrecuperável para a nossa civilização.Era milhares de vezes mais fácil colocar uma bomba numa barragem hidroeléctrica e matar milhares de pessoas afogadas, no entanto aparentemente ninguém tem medo disso, porque é que têm tanto medo das radiações nucleares???![]()