ASAE afinal pode não estar plenamente legal

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_Rasec
  • Data de início Data de início
Creio que a ASAE esteja ainda limitada em termos humanos... Estas fiscalizações têm de cair aleatóriamente ou então perdem eficiência.

Eu acho que se mobilizarem os meios necessários, em determinadas zonas podiam fiscalizar mais do que 2 ou três.

A exemplo do que fazem quando é as feiras, que mobilizam agentes provenientes de outros locais do pais, para uma acção em concreto.

Por exemplo naquele caso das escutas, só há em Lisboa ?

Agora as casas de Leiria, Coimbra e Porto, escondem o produto para evitar chatices.

Depois desta acção de fiscalização, certamente que muitos politicos passaram a dormir mais descansados [:D]

Eu não teria tanta certeza, acho que agora os caçadores de "ruecuerdos" de Audio e Video viram um universo maravilhoso a abrir-se de par em par.

Agora é que vai ser paparazzi em cada esquina. [8b]

Eu acho que se mobilizarem os meios necessários, em determinadas zonas podiam fiscalizar mais do que 2 ou três.

A exemplo do que fazem quando é as feiras, que mobilizam agentes provenientes de outros locais do pais, para uma acção em concreto.

Por exemplo naquele caso das escutas, só há em Lisboa ?

Agora as casas de Leiria, Coimbra e Porto, escondem o produto para evitar chatices.

Aonde é que está a AR e a maioria dos orgãos de soberania?
Aonde é que fica a CML e grande parte das empresas do Estado?
Aonde é que fica o Largo do Rato?

[:D]

Aonde é que está a AR e a maioria dos orgãos de soberania?
Aonde é que fica a CML e grande parte das empresas do Estado?
Aonde é que fica o Largo do Rato?

[:D]

OK.

Mas deixemos isso de lado, para tal abri o outro tópico. [;)]

E reformulo a pergunta, será que as antigas tasquinhas estão mesmo condenadas ?

Será que se conseguirão modernizar para corresponder ás exigências da legislação, sem contudo perderem o "elan" e traça que lhes é característica ?

OK.

Mas deixemos isso de lado, para tal abri o outro tópico. [;)]

E reformulo a pergunta, será que as antigas tasquinhas estão mesmo condenadas ?

Será que se conseguirão modernizar para corresponder ás exigências da legislação, sem contudo perderem o "elan" e traça que lhes é característica ?

Como disse, grande parte irão fechar por não poderem comportar os custos das intervenções necessarias.

Ainda o mês passado fui a Lisboa e o meu pai foi a tasca da ginginha.
Se não estou em erro, aquilo fechou porque foi inspecionada e não tinha condições?
É pena porque gosto das tasquinhas tipicas e centenárias, dão um certo ar à cidade.

É pá há situações chatas! Mas tb há regras a cumprir.

!

Regras??? a ginginha já existe dos tempos nos nossos avós ou bisavós e sempre foi um local de eleição, foi preciso inventarem a ASAE para esta decidir que um estabelecimento emblemático como é fecha portas[8b]

enfim acho uma falta de respeito, ainda há 2 semanas passei lá e bebi uma ginja e ninguem reclama pk razao a ASAE fecha o que não lhe pertente?

enfim só palhaçada[8b]

Ainda o mês passado fui a Lisboa e o meu pai foi a tasca da ginginha.
Se não estou em erro, aquilo fechou porque foi inspecionada e não tinha condições?
É pena porque gosto das tasquinhas tipicas e centenárias, dão um certo ar à cidade.

e que condições é preciso para despejarem uma ginja num copo?....[:blush:]

e estao claro...

aquilo é um local que já os nosso antepassados lá iam e ninguem se queixou...é preciso virem os palhaços da ASAE para dizerem que nao tem condições[8b]

O que é doce nunca amargou [kiss]

Mas se foi fechada é porque existe qualquer coisa que não está bem, ou a tua formação capacita-te para garantires que tem condições :confused:

Se lá ías sabes perfeitamente que os copos eram passados por água, não eram lavados, achas pouco ?

O que é doce nunca amargou [kiss]

Mas se foi fechada é porque existe qualquer coisa que não está bem, ou a tua formação capacita-te para garantires que tem condições :confused:

Se lá ías sabes perfeitamente que os copos eram passados por água, não eram lavados, achas pouco ?

os copos era lavados com agua...aparentemente estavam limpos...será que a ASEA levou os copos a um laboratório para ver se estavam mal lavados?[:blush:]

Vi uma noticia que na zona de Viseu morreu um homem por injestão de cianeto ao beber agua da torneira.... estes casos publicos a ASAE não faz nada, isto sim é grave

Um texto meio divertido, meio sério.

A ginja
Francisco José Viegas, Escritor

O leitor ou conhece ou ouviu falar da Ginjinha do Rossio, em Lisboa. De contrário, terá de acreditar na minha descrição é um minúsculo estabelecimento de bebidas especializado na venda de uma das mais populares bebidas portuguesas, a ginjinha; com clientela rápida e despretensiosa, a Ginjinha do Rossio é uma referência para turistas que passam pela zona e para várias gerações de frequentadores que, por razões certamente inexplicáveis, continuam a passar pelo seu balcão e a pedir "uma com elas" ou "sem elas". Uma ginjinha. O estabelecimento nunca envenenou ninguém, sendo certo que também não é um modelo de limpeza. Mas é a Ginjinha do Rossio.

O meu amigo Paulo Moreiras, romancista, dedicou à ginja dois livros exemplares. De acordo com a sua preciosa investigação, a melhor ginja é a da zona de Óbidos e a Ginjinha do Rossio servia um dos melhores exemplares. Seja como for, Óbidos por um lado, e a Ginjinha do Rossio por outro, enchem-se de turistas e de apreciadores que vão em busca dessa bebida simpática, comovente e em risco de vida. Como é bom que se diga, Paulo Moreiras começou a investigar a história da ginja depois de lhe terem dito, num restaurante, que não era uma bebida "à altura".

Desta vez, foi a ASAE, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que partiu em busca da Ginjinha do Rossio, encerrando-lhe as portas. O argumento é a falta de higiene, tendo sido capturadas algumas garrafas da bebida.

Ao capturar as garrafas e ao encerrar o estabelecimento, a ASAE estava apenas a cumprir a sua função, que está distribuída pela segurança alimentar, pela segurança de produtos e instalações, pelas questões de propriedade intelectual e industrial e também - naturalmente - pelo turismo. Ou seja, a ASAE zela pelo cumprimento da lei. E zela de forma muito eficiente, apresentando-se ao serviço público de colete à prova de bala e de gorro passa-montanhas. Por aí já o leitor vê como é arriscado o seu trabalho e como é perigoso o mister de fiscal das actividades relacionadas com a segurança alimentar. Ser atingido por uma ginja que não mencione a sua origem é grave e fatal.

Acontece que Portugal é, segundo a ASAE (e depois das suas investidas) "um dos países mais seguros no que diz respeito à higiene e qualidade dos alimentos". Isso é uma vantagem enorme. Hoje já não há castanhas assadas embrulhadas nas Páginas Amarelas nem bolas-de-berlim nas praias. A aguardente de medronho tradicional, que procurávamos na Serra de Monchique, e que já tinha sido atingido pelos incêndios, também foi perseguida pela ASAE. Há duas ou três semanas precisei de negociar uma aguardente tradicional de vinho verde, refrescada, como um americano durante a lei seca.

A Ginjinha do Rossio era um monumento nacional. Uma referência que amigos italianos, brasileiros e alemães procuravam para provar uma das melhores ginjinhas portuguesas. Aquele espaço tresandava a história e a convivialidade, a sorrisos largos e a um leve ondular de fígados conservados em ginja. Pois que se varrese o seu chão com mais frequência. Que se pusesse um médico à porta. O mal, porém, não é apenas o encerramento da Ginjinha do Rossio, esse parapeito da história da cidade e do país. O mal é a onda de lixívia sintética que vai passando por tudo quanto é "segurança alimentar" nas vetustas tascas onde vinhos fatais fizeram literatura e, certamente, doenças hepáticas. Essa onda que prega a normalização dos costumes alimentares acabará com a pequena alma dessas nobres instituições de pecado, como a Ginjinha do Rossio. Portugal aplica estas leis melhor do que ninguém. A breve prazo, agentes policiais entrarão nas nossas casas apreendendo bacalhau com excesso de sal e ginja da Beira Alta. Seremos saudáveis e faremos jogging. Tudo o resto será encerrado.

Francisco José Viegas escreve no JN, semanalmente, às segundas-feiras fjviegas@gmail.com
http://jn.sapo.pt/2007/11/19/opiniao/a_ginja.html

Voltar
Superior