[Saúde] Aspectos POSITIVOS do (pós-)COVID

LinoMarques

Well-known member
Boas!

Antes de mais, peço que não vejam este tópico como "Mais um tópico sobre COVID? Que seca!", mas como algo que acho que falta debater aqui e que por isso tem o seu espaço, até porque no tópico "principal" sobre a doença já se perdeu grande parte do seu propósito inicial, servindo já muitas vezes apenas para insultos pessoais entre utilizadores ou a figuras públicas.

Como pessoa que tenta ser um eterno optimista e como fartos de ouvir desgraças já todos nós estamos, ainda mais potenciados por essa espécie abundante de abutres que se designa de Comunicação Social, gostaria de abrir aqui um espaço de debate de notícias e de previsíveis consequências positivas que resultarão desta crise, sobretudo quando a mesma estiver debelada, como esperamos, a breve prazo.

Começo por este link: Hábito de voar menos vai manter-se no pós-pandemia , pois parece-me que um dos grandes benefícios desta crise está já a ser a nível ambiental, sobretudo devido à grande redução no uso de transportes privados e públicos. A crise veio demonstrar que, afinal, muito do trânsito matinal que as pessoas enfrenta(va)m todos os dias, sobretudo nas grandes cidades, pode ser evitado através do teletrabalho. Este, por sua vez, de certeza quase absoluta que teve em todos nós o efeito de ter passado a gastar muito menos papel e tinta em impressões, é ou não é assim? [;)]

Por outro lado, certamente se instalaram certos hábitos e cuidados adicionais de higiene (a nível pessoal, comercial e até industrial) que poderão vir a evitar doenças futuras.

E certamente que os serviços ficaram mais bem preparados para dar uma resposta mais rápida a futuras situações semelhantes que venham a surgir, seja em termo de saúde, de catástrofes naturais, etc.

O que pensam disto?

Boas, também já pensei nisso!
No meu caso o teletrabalho é impossível mas reparo que ajuda a poupar muito o ambiente.

Boas, também já pensei nisso!
No meu caso o teletrabalho é impossível mas reparo que ajuda a poupar muito o ambiente.
Acho que será muito por aqui. A quantidade de pessoas que fazia deslocações diárias sem necessidade e o impacto ambiental que isso traduz sem nenhum motivo lógico ( só porque tinha que ir picar o ponto ).

O lado positivo é que mostrou o estado deplorável em que está o SNS.

Outro lado positivo é que muitos ficam em casa a coçar a micose e a receber na mesma (FP) ou em tele-trabalho e evitam o stress do dia a dia no transito, aturar gente maluca pessoalmente. Para estes sim é importante que se feche tudo. Assim deste modo reduz se os níveis de poluição que os carros emitem [:D]

Não estou a ver nenhum ponto positivo pós Covid.... Vai tudo voltar a consumir o mais que pode...

Em relação ao tele trabalho talvez alguns ajustes.... Por outro lado vejo aproveitamentos... Muitos FPs a ficarem em tele qualquer coisa menos trabalhar o resto da vida....

O ponto positivo é que vai aliviar as contas da SS.... Mas não é ponto positivo é bastante negativo.....

Um aspeto positivo foi a demonstração que muitas atividades podem ser desenvolvidas à distância sem grandes perdas de produtividade.

Penso que o trabalho remoto em muitas áreas veio para ficar, com vantagens ao nível do tempo gasto em viagens, poluição, etc. Já há muito tempo que tenho um sonho que parecia uma utopia: trabalhar remotamente ao mesmo tempo que viajo por destinos exóticos. O mais interessante é que de repente, isso tornou-se possível (quando acabar a pandemia).

Tópico de treta desculpa lá !!! Quem é q quer saber do ambiente neste momento? Poupa-se nas emissoes p a atmosfera mas vê-se cada vez mais mascaras no chao !!! Tão-se a defecar p o ambiente é o q é. Já agora porque nao usam o tal famoso hospital de campanha q angariaram no primeiro confinamento? Ah pois é [;)]

Rapidamente (pelo menos em Portugal) tudo voltara ao normal.

Portugueses nao encaixam bem com o homeoffice, pagam uns pelos outros mas não ha mentalidade.

Grande maioria nao tem ritmo, as coisas não acontecem. Perde-se o espirito de e entreajuda.

Muitas vezes parece (longe da vista longe do coração)

Já trabalhei numa empresa onde homeoffice era comum e normal, curiosamente reduziram por abusos (ja nao estava la).

Não é no pós-COVID, mas este ano decidi tirar o Mestrado e em termos de rendimento tem sido excelente estar em teletrabalho e aulas à distância.

Sou bem mais produtivo em ambos. Fecho o PC profissional e abro o pessoal, sem custos de deslocação e sem tempo gasto para tal [kiss]

Mais um que gosta de viver dentro de uma bolha, a criar um tópico a pedir pontos positivos numa era onde reina em estado puro a incerteza, o medo e a morte.

A única coisa positiva....talvez ter gasto menos por não poder sair.

Uma coisa eu sei, a medida de distanciamento até foi positiva e deveria manter-se onde as pessoas têm forçosamente de permanecer próximas das outras, por exemplo nas filas dos espaços comerciais e supermercados por causa daqueles espertinhos apressados e mal educados com a mania de se colarem nas costas.

Eu pessoalmente passei de fazer 200 voos por ano para... zero.

Por outro lado, os meus dias estão a ter uma média de 11/12 horas de trabalho com 20min para almoçar a correr. Almoço que alterna entre as 11:30 e as 17:00, dependo dos dias.

Preferia a rotina dos voos e viagens.

Resumindo, estou farto desta mer.d.a e só gente a cometer anormalidades e a serem uns egoistas asquerosos.

Toda a gente está a levar na cabeça de uma maneira ou de outra... Portugal até foi dos países com menos restrições desde a abertura em Junho... Parecido só a Suiça.

Apertem a barriga e aguentem!

Uma coisa eu sei, a medida de distanciamento até foi positiva e deveria manter-se onde as pessoas têm forçosamente de permanecer próximas das outras, por exemplo nas filas dos espaços comerciais e supermercados por causa daqueles espertinhos apressados e mal educados com a mania de se colarem nas costas.
É o aperto de mão! Era uma coisa que detestava. Só de saber que muitos não lavam as mãos depois de ir ao WC.

Se viermos a diminuir deslocações, será um aspecto muito positivo.

Se pessoas que íam diariamente ao escritório, puderam passar a ir apenas metade dos dias também será bom, pelo que se poupa em termos de recursos, mas também de tempo.

Por outro lado tudo isto deve ter o efeito de nós fazer rever as nossas prioridades.

Mais um que gosta de viver dentro de uma bolha, a criar um tópico a pedir pontos positivos numa era onde reina em estado puro a incerteza, o medo e a morte.

A única coisa positiva....talvez ter gasto menos por não poder sair.

Estás a ver que com um pouco de "esforço" até apontaste um aspecto positivo? [;)] [:D]

Voltar
Superior